O que é o ciclo de feedback da Startup Enxuta?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Todos precisamos de pessoas que nos deem feedback. É assim que melhoramos. – Bill Gates

Quem deve ler este artigo?

  • Empresários que querem transformar a sua empresa em um Startup
  • Empreendedores que querem criar uma Startup do zero
  • Executivos que querem aumentar a inovação dentro das suas organizações
  • Pessoas curiosas que querem saber o que é a Startup Enxuta

Por que você deve ler este artigo?

Imagine que o seu objetivo é descobrir qual é a melhor metodologia de aprendizado para fazer um vaso de cerâmica.

Para isso você decidiu fazer o seguinte experimento:

  1. Selecionar aleatoriamente duas pessoas que nunca fizeram um vaso de cerâmica
  2. Disponibilizar para as duas pessoas as mesmas matérias primas, utensílios, maquinários e tempo
  3. Pedir para que elas façam vasos de cerâmica enquanto você as observa

Porém, a primeira pessoa usará a metodologia one shot, ou seja, ela deverá fazer um único vaso de cerâmica no intervalo de 10h, enquanto a segunda pessoa deverá fazer 100 vasos no mesmo intervalo de tempo.

Ao final do experimento, quem você acha que terá feito o melhor vaso, a pessoa que ficou dedica a fazer uma única peça ou a pessoa que fez 100 vasos.

Pois bem, é mais provável que a pessoas que fez 100 vasos tenha aprimorada a sua técnica a cada rodada, assim as chances dela ter feito o melhor vaso são muito maiores.

Por mais que a primeira pessoa tenha tido mais tempo, ela desenvolveu menos a sua habilidade de fazer vasos de cerâmica devido à falta de repetição, falta de treino.

Este mesmo efeito ocorre com as Startups que não utilizam um processo estruturado para obter feedbacks e aprendizado.

Elas ficam tão preocupadas em criar um produto perfeito já na primeira versão que deixam de aprender através da experimentação.

Para ajudá-lo a estruturar este processo de aprendizado, neste artigo vou falar sobre o ciclo de feedback construir-medir-aprender da metodologia Startup Enxuta. Boa leitura!


O que é o ciclo de feedback?

Na década de 1980, a gestão da qualidade passou a ser vista como um diferencial estratégico das empresas.

Com a ascensão da importância da qualidade, o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Action), popularizado pelo professor William Edwards Deming, se tornou uma das ferramentas de gestão mais utilizadas pelas empresas.

No livro “Startup Enxuta”, Eric Ries faz uma atualização do ciclo PDCA para adaptá-lo a dinâmica de uma Startup.

No livro, ele apresenta para o mundo o ciclo de feedback construir-medir-aprender conforme ilustrado na figura abaixo:

Assim como no PDCA, o objetivo primordial do ciclo construir-medir-aprender é estruturar o processo de aprendizado e melhoria contínua.

Em outras palavras, o ciclo de feedback ajuda o empreendedor a organizar as suas ideias, criar experimentos e avaliar os seus resultados de forma estruturada afim de gerar um aprendizado validado.

Para tornar mais claro estes conceitos, vou explicar agora rapidamente o que é cada um dos componentes do ciclo construir-medir-aprender.


Quais os componentes do ciclo construir-medir-aprender?

O ciclo de feedback construir-medir-aprender é composto por 6 componentes básicos ordenados de forma bastante intuitiva, são eles:

Ideais

Todas as realizações nascem no mundo as ideais. Tudo que existe começou com um pensamento. Por isso, a primeira etapa do ciclo é justamente as ideais.

Aqui o empreendedor deve organizar todas as suas ideias, ou melhor, as suas hipóteses a serem testadas através de experimentos.

Construir

Como mencionei no artigo O que é um experimento, ideias são o ponto de partida, porém elas não são fatos até que sejam validadas.

Por isso, nesta etapa do ciclo o empreendedor é desafiado a pegar uma das ideias e construir um experimento para testá-la.

Produto

O produto nada mais é do que o meio pelo qual é feita o experimento, ou seja, ele é o resultado da etapa anterior (construir).

Vale reforçar aqui que o produto não é um pedaço da solução e nem um protótipo. Para gerar aprendizado o produto ou nova funcionalidade deve ser simples, porém completa e mensurável.

Medir

Nesta etapa devemos medir a utilização do produto ou funcionalidade, ou seja, devemos mensurar o comportamento dos clientes através de métricas acionáveis. Falarei mais sobre esses indicadores em um próximo artigo.

Lembre-se, o objetivo de uma Startup não é lançar o produto perfeito e sim aprender através de experimentos como desenvolver o produto ideal, por isso, medir os resultados é fundamental para este propósito.

Dados

Os dados são a materialização dos feedbacks gerados através do produto. Eles podem ser qualitativos ou quantitativos.

Dados qualitativos são comentários que os clientes fazem sobre produto, ou seja, são mensagens dizendo o que eles gostam e o que eles não gostam.

Já os dados quantitativos são as métricas referentes a utilização do produto, por exemplo, quantas pessoas utilizaram o novo produto, por quanto tempo elas utilizaram, qual a taxa de conversão de visitantes em vendas e etc.

Aprender

Esta é a etapa mais importante do clico de feedback, é aqui que analisamos os dados e geramos aprendizados validados.

Em outras palavras, é nesta fase que transformamos as hipóteses em fatos ou as refutamos.

E mais, uma vez gerado o aprendizado é possível reiniciar o ciclo construir-medir-aprender gerando mais ideias (hipóteses) a serem testadas a partir destes aprendizados.


Como aplicar o ciclo de feedback?

O ciclo de feedback é executado na ordem descrita acima, primeiro construímos o experimento na forma de um produto, depois medidos os resultados através de dados e por fim obtemos o aprendizado validado e geramos novas ideias.

Este ciclo deve ser aplicado de forma completa, não adianta fazer somente uma das etapas, para obtermos o aprendizado é necessário executar todas as etapas.

Porém, apesar da execução ser na ordem acima, o planejamento do teste deve ser feito na ordem inversa.

Primeiro temos que ter clareza do aprendizado que queremos obter e depois identificar como medi-lo e como testá-lo. Falarei mais sobre como executar cada uma das etapas nos próximos artigos.


O que você aprendeu neste artigo?

Neste artigo você conheceu o ciclo de feedback construir-medir-aprender da metodologia Startup Enxuta.

Como você pode observar, o ciclo é uma adaptação do famoso PDCA da manufatura enxuta para o universo das Startups.

Porém, ele não é uma simples mudança de palavras, ele é de fato um aperfeiçoamento do PDCA devido a sua abordagem mais focada no aprendizado validado.

Para continuarmos na nossa jornada, no próximo artigo vou falar sobre Como identificar as hipóteses que precisam ser testadas. Até lá.

Dica:

Para aprender tudo sobre como a metodologia da Startup Enxuta consulte a página Startup Enxuta. Nela eu reuni e organizei todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *