Gestão vs liderança

Gestão e liderança: quais as diferenças e quando usar cada uma?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre as diferença entre gestão e liderança? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


Qual a diferença entre gestão e liderança?

As palavras “liderança” e “gestão” estão entre as palavras mais usadas nos negócios atualmente e são frequentemente usadas como sinônimos. Porém muitas pessoas me perguntam: quais são as diferenças entre gestão e liderança?

Eles são mutuamente excludentes? Os profissionais de hoje devem atuar como gestores ou líderes? Quem é o melhor, o gestor ou líder?

Estas são apenas algumas perguntas recorrente sobre o tema e é bem provável que você tenha outras dúvidas a respeito.

Por isso, neste artigo vou procurar esclarecer as diferenças entre gestão e liderança e com isso responder todas as perguntas sobre este assunto.

Vamos começar com as definições sobre o que é gestão e o que é liderança?


O que é gestão?

Gerenciamento é o ato ou a habilidade de dirigir, controlar, lidar, decidir e supervisionar.

Assim, gestores são as pessoas que planejam, organizam e coordenam as atividades de uma empresa ou departamento.

Ou seja, os gestores são metódicos e estão sempre reavaliando seu processo para garantir que estão progredindo conforme o planejado com base em métricas e indicadores.

E mais, geralmente as atividades relacionadas a gestão estão na descrição do cargo, por exemplo, um gerente comercial é responsável por planejar, organizar e coordenar as atividades da equipe de vendas para alcançar as metas determinadas pela organização.

Desta forma, podemos atribuir aos gestores eficientes as seguintes características:

  • Capacidade de planejar e executar uma visão;
  • Capacidade de organizar os esforços diários;
  • Capacidade de analisar os recursos necessários;
  • Capacidade de estabelecer processos e procedimentos operacionais;
  • Capacidade de orientar e coordenar as pessoas;
  • Capacidade de mensurar a produtividade;
  • Capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas.

Em outras palavras, a gestão acontece quando uma pessoa planeja, gerencia, controla, dirige ou supervisiona um processo ou sistema.

Desta forma, podemos afirmar que o foco da gestão está no negócio e recursos da organização.


O que é liderança?

Definir liderança de forma única e unanime não é uma tarefa fácil. Para saber mais leia o nosso artigo o que é liderança.

Porém, podemos generalizar dizendo que a liderança tem a ver com inspirar, motivar, influenciar e desenvolver as pessoas.

Ou seja, para uma pessoa exercer a sua liderança, não é necessário que os seguidores estejam sob seu controle direto, mas sim dentro de seu círculo de influência.

Desta forma, podemos afirmar que liderança não é um título ou cargo, e sim capacidade de influenciar as pessoas ao seu redor a agir voluntariamente de acordo com um objetivo.

Mas como os líderes influenciam as pessoas?

Listar as habilidades dos líderes não é trivial, cada pessoa tem a sua forma única de liderar. Porém, vou me arriscar e destacar as características que julgo serem as mais importantes:

  • Visão: um líder sabe onde a sua equipe está e onde eles querem ir;
  • Honestidade e integridade: são cruciais para criar confiança com as pessoas;
  • Inspiração: líderes ajudam a equipe a entender seus papéis e contexto;
  • Comunicação: os líderes sempre mantêm sua equipe informada e atualizada;
  • Coragem: os líderes desafiam o status quo e pensam fora da caixa.

Enfim, os líderes são capazes de influenciar as pessoas a agir por conta própria para alcançar objetivos com entusiasmo e motivação.

Portanto, podemos afirmar que o foco da liderança está nas pessoas e no propósito.

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


Quais a diferenças entre gestão e liderança?

Agora que sabemos as definições de gestor e líder, fica mais fácil delimitar as diferenças entre gestão e liderança.

Exemplos gestão e liderança

Para tornar estas diferenças ainda mais claras, vamos citar alguns exemplos:

Líderes criam uma visão, gestores criam metas

Os líderes pintam uma imagem do que eles veem como possível e inspiram e envolvem as pessoas a transformar essa visão em realidade.

Líderes encorajam as pessoas para fazerem parte de algo maior que elas. Eles acreditam que equipes de alto desempenho são capazes de realizar muito mais trabalhando juntas do que indivíduos trabalhando de forma independentes.

Já os gestores se concentram em definir, medir e atingir metas. Eles controlam situações e recursos no dia a dia para alcançar os seus objetivos e realizar a visão.

Líderes são agentes de mudança, gestores mantêm o status quo

Líderes buscam a mudança. Eles sabem que mesmo que as coisas estejam funcionando bem, sempre pode haver um novo caminho melhor.

Um líder sempre tem seus olhos voltados para o horizonte, desenvolvendo novas técnicas e estratégias para a organização.

Por outro lado, os gestores mantêm as coisas funcionando. Eles melhoram os sistemas, estruturas e processos continuamente. Eles geralmente não adotam mudanças drásticas.

Gestores procuram observar os resultados, controlar o fluxo de trabalho e evitar grandes oscilações.

Líderes assumem riscos, gestores controlam o risco

Os líderes estão dispostos a tentar coisas novas, mesmo que possam falhar. Eles sabem que o fracasso é muitas vezes mais um passo no caminho para o sucesso.

Já os gestores trabalham para minimizar os riscos. Eles procuram evitar ou controlar os problemas em vez de abraçá-los.

Líderes pensam no longo prazo, gestores cuidam do curto prazo

Líderes definem grandes objetivos de longo prazo, determinam a direção e permanecem motivados a buscar esta visão, mesmo sem receber recompensas regulares.

Já os gestores, transformam os objetivos em metas de curto prazo e cuidam para que o seu time alcance estas metas.

Líderes constroem relacionamentos, gerentes constroem sistemas e processos

Os líderes se concentram em criar relacionamentos com todas as pessoas necessárias para realizar sua a visão.

Eles sabem identificar quem são seus stakeholders e criam relações baseadas na lealdade e confiança cumprindo consistentemente as suas promessas.

Já os gestores se concentram nas estruturas necessárias para  atingir as metas. Eles se concentram nos sistemas analíticos e recursos necessários para obter os resultados desejados.

Líderes desenvolvem, gerentes orientam

Os líderes sabem que as pessoas que trabalham com ele são capazes de encontrar as respostas e soluções. Por isso eles resistem à tentação de dizer ao seu time o que fazer e como fazer.

Eles buscam formas de desenvolver as competências dos seus liderados, mesmo que isso custe um piora do desempenho de curto prazo.

Já os gestores definem os papeis e responsabilidades, atribuem as tarefas e fornecem orientações claras de como as atividades devem ser executas.

Líderes usam círculos de influência, gestores usam círculos de poder

Líderes não necessariamente ocupam uma posição gerencial. Um líder não precisa ter uma posição formal de autoridade na organização. Ele precisa e pode ter influência em determinadas situações mesmo sem o cargo.

Já os gestores têm subordinados que respondem para ele na hierarquia. Ou seja, o poder de influência do gestor está atrelado ao cargo e posição.


Quando atuar como gestor? E quando atuar como líder?

Há pessoas que são grandes líderes, mas gerentes horríveis, e há também pessoas que são excelentes gerentes e líderes péssimos.

Liderança e gestão devem andar de mãos dadas. Eles não são a mesma coisa, mas estão conectados e são complementares.

Para entender melhor esta relação podemos comparar gestão e liderança com as duas rodas de uma bicicleta.

Diferenças gestão e liderança

Enquanto da roda traseira é responsável por gerar tração e movimento, a roda dianteira é utilizada para dar a direção.

O mesmo ocorre com a gestão e liderança, enquanto a gestão está focada em maximizar a utilização dos ativos e geração de resultados, a liderança está preocupado em gerar uma direção com visão e propósito.

E mais, assim como a bicicleta só funciona se as duas rodas trabalharem juntas, a gestão e liderança também.

Qualquer esforço para separar a gestão da liderança, ou vice-versa, provavelmente causará mais problemas do que soluções.

Portanto, você deve atuar como gestor nas situações que demandam planejamento, organização, controle, acompanhamento, etc.

E deve atuar como líder quando a situação demandar relacionamento, confiança, visão, propósito, desenvolvimento, etc.

Por exemplo, um gerente de vendas ao analisar os indicadores de desempenho da sua equipe está atuando como gestor. Já quando está buscando formas de desenvolver as competências de um determinado colaborador, ele está sendo um líder.

Ou seja, as posições de gestor e líder são complementares e se você quer ter sucesso, deve buscar desenvolver as suas competências em ambas.


Conclusão sobre as diferenças entre gestão e liderança

Neste artigo procurei demonstrar que gestores e líderes são igualmente importantes e quando você encontra uma pessoa com as duas qualidades é como ganhar na megasena.

Talvez no passado fosse possível separar o gestor do líder. Um capataz de uma fazenda provavelmente não precisava pensar muito no que estava produzindo ou nas pessoas que gerenciava.

Porém hoje, o valor das organizações é gerado cada vez mais pelo conhecimento das pessoas. Por isso a gestão e liderança não são mais facilmente separáveis.

Atualmente, as pessoas olham para seus gerentes e não querem apenas uma tarefa, elas querem ter um propósito para o seu trabalho.

Desta forma, os gerentes modernos devem interagir com os seus colaboradores não apenas para maximizar a eficiência. Eles devem cultivar habilidades, desenvolver talentos e inspirar resultados.

Lembre-se que, ao “gerenciar” as pessoas como coisas, você estará limitando ou removendo suas escolhas. E ao fazer isso, você estará perdendo toda a experiência, conhecimento, habilidades e brilho que você contratou.

Portanto, gerencie as tarefas e projetos e lidere as pessoas.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Um comentário sobre “Gestão e liderança: quais as diferenças e quando usar cada uma?

  1. Olá. Estava lendo vários livros de liderança e a cada dia mais confuso. O seu artigo sobre a diferença entre Gestor x Liderança clareou tudo. Entendi que os dois podem atuar conjuntamente, e o Gestor também pode ser um Líder. E o exemplo da bicicleta coloca em perspectiva entre um e outro. Muito bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *