O que é pivotar na metodologia da Startup Enxuta?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Cada fracasso ensina ao homem algo que ele precisava aprender. – Charles Dickens

Quem deve ler este artigo?

  • Empresários que querem transformar a sua empresa em um Startup
  • Empreendedores que querem criar uma Startup do zero
  • Executivos que querem aumentar a inovação dentro das suas organizações
  • Pessoas curiosas que querem saber o que é a Startup Enxuta

Por que você deve ler este artigo?

Imagine que você está perdido no meio do deserto. Para sobreviver, você sobe na duna de areia mais alto para tentar achar uma direção para onde seguir.

Ao enxergar um pequeno ponto escuro no horizonte, você decide caminhar naquela direção por acreditar que lá deve existir uma cidade.

Porém, depois de caminhar por 4 horas, você percebe que o ponto escuro não ficou mais próximo, pelo contrário, ele parece ter ficado mais longe.

Neste momento você é obrigado a tomar uma decisão importantíssima para a sua sobrevivência, é melhor perseverar na direção escolhida ou é melhor mudar de direção?

Agora é bem possível que você esteja pensando, ok, concordo, mas qual a relação entre a história de uma pessoa perdida e a criação de uma Startup?

Pois bem, para criar uma Startup também temos que tomar decisões importantes entre perseverar na estratégia escolhida ou pivotar e mudar de direção em um ambiente com profunda incerteza, igual a história do sobrevivente acima.

Por isso, é muito comum empreendedores fracassarem por não saberem a hora certa de mudar de estratégia e iniciar um novo ciclo de aprendizado.

Se você não quer correr o risco de nadar e morrer na praia, leia este artigo e aprenda o que é e quando pivotar a sua Startup. Boa leitura!


O que é pivotar?

Pivotar em uma Startup significa girar para uma outra direção e testar novas hipóteses estratégicas sem perder o aprendizado já adquirido.

Em outras palavras, fazer uma pivotagem é mudar a trajetória e passar a testar outras hipóteses fundamentais para a construção do modelo de negócio.

Por exemplo, após realizar muitos testes A/B para melhorar a taxa de conversão de visitantes em clientes pessoa física (B2C), os fundadores da Startup percebem que não estão conseguindo ter êxito e decidem mudar a estratégia e passar a focar em clientes pessoa jurídica (B2B).

Esta mudança de estratégia recebe o nome de pivotagem no universo das Startups. O termo foi criado por Eric Ries que se tornou popular após a publicação do livro “A Startup Enxuta”.

Resumidamente, a pivotagem consiste em manter o pé no chão do que aprendemos até agora sobre o cliente ou problema, ao mesmo tempo que fazemos uma mudança brusca na estratégia para buscar uma aprendizagem nova ainda maior.


Por que é importante pivotar?

Não existe maior desperdício do potencial humano do que perseverar no caminho errado. Muitas vezes ficamos presos em situações onde não estamos gerando os resultados esperados por lealdade a ideia original.

Eu mesmo já persisti em caminhos que não estavam gerando resultados significativos por sentir que o sucesso estava logo ali, igual a figura abaixo:

Sim, perseverança é uma característica importante dos empreendedores de sucesso, porém, insistir no caminho errado não leva ao sucesso.

Pelo contrário, quanto mais tempo, dinheiro e energia são investidos em uma ideia, mais difícil é pivotar e mudar para a direção correta.


Quais as armadilhas da perseverança?

Todas os dias ouvimos histórias de empreendedores bem-sucedidos dizendo que o caminho para o sucesso é a persistência.

Sim, ter resiliência é importante, mas não adianta insistir e investir tempo e dinheiro em estratégias que não estão gerando resultado.

Por isso, um dos erros mais comuns dos empreendedores que fracassam é não identificar as suas hipóteses e respectivas métricas acionáveis para testá-las.

Quando simplesmente fazemos algo sem nenhum objetivo concreto definido, qualquer resultado obtido é bom, concorda?

Não podemos confiar cegamente em nossa intuição, todos os seres humanos são habilidosos em analisar resultados de forma retroativa e criar uma história coerente de sucesso.

Por isso, é muito comum fundadores de Startup focaram as suas energias e recursos no desenvolvimento de produtos sem ter uma noção clara do resultado que desejam obter.

Ao fazer isso eles acabam investimento tempo e dinheiro para construir algo, e depois acabam buscando encontrar nos resultados obtidos dados que justifiquem as suas expectativas.

Em outras palavras, estes empreendedores acabam presos em métricas de vaidade que não mostram se a Startup está no caminho certo ou não.


Por que evitamos pivotar?

Eu gostaria de dizer que a decisão de perseverar ou pivotar é meramente técnica, mas isso não é verdade.

Toda mudança de direção é emocionalmente desgastante, desde uma simples mudança de hábito até uma mudança de estratégia empresarial.

É sempre perturbador reconhecer que toda a energia e tempo investidos no desenvolvimento de um produto foi um desperdício.

Por isso, muitos empreendedores preferem não especificar as suas hipóteses e metas. Desta forma, eles se sentem mais confiantes que estão melhorando e crescendo.

Porém, lançar algo e simplesmente ver o que acontece sempre leva ao sucesso. Os primeiros resultados de uma Startup são ambíguos e não mostram com clareza se estamos no caminho certo.

Em outras palavras, muitos empreendedores evitam a pivotagem por medo. Eles relutam em reconhecer o fracasso por terem receio da sua visão estar errada.

Eles temem que a sua visão seja desconsiderada pelos clientes sem ter tido a chance real de prova-la, por isso, insistem em criar produtos completos e evitar contato direto com clientes.

Portanto, o medo de pivotar geralmente também leva a resistência em lançar um MPV, fazer testes A/B e validar as suas hipóteses de forma consistente.


O que você aprendeu neste artigo?

Neste artigo você aprendeu o que é pivotagem segundo a metodologia proposta por Eric Ries no livro “A Startup Enxuta”.

Espero que você tenha compreendido a importância de aprender continuamente para encontrar de forma objetiva o caminho mais rápido para o sucesso.

Tenha em mente que quando as pessoas são obrigadas a mudar contra a sua vontade o processo é mais difícil, mais demorado e os resultados são piores.

Por isso, seja protagonista e busque avaliar as métricas acionáveis da sua Startup de forma objetiva.

Mas como saber se é hora de pivotar? Quais critérios devemos adotar?

Responderei esta pergunta no próximo artigo da série Quando pivotar ou perseverar. Até lá.

Dica:

Para aprender tudo sobre como a metodologia da Startup Enxuta consulte a página Startup Enxuta. Nela eu reuni e organizei todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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