reconhecendo os resultados

Como motivar a sua equipe reconhecendo os resultados?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que você deve aprender a reconhecer os resultados?

Imagine a seguinte situação, é sexta-feira e o seu melhor funcionário está exausto, porém orgulhoso.

Foi uma semana intensa. Ele chegou mais cedo e ficou até mais tarde todos os dias desta semana para entregar o projeto no prazo.

O trabalho foi pesado, mas ele está orgulhoso por que sabe que fez tudo o que lhe pediram e conseguiu concluir o projeto com qualidade.

E mais, ele está se sentindo confiante por que conseguiu manter a calma e lidou com todas as pressões e problemas que surgiram ao longo da semana com competência.

Quando ele está terminando de arrumar as suas coisas para ir embora, aparece o Roberto, um gerente com quem o seu funcionário interage, mas não se reporta diretamente.

Roberto vira para o seu colaborador e diz: “Eu sei que você foi muito pressionado esta semana e deve estar com pressa para ir embora, mas eu só queria te dizer obrigado. Você fez um ótimo trabalho essa semana, estou orgulhoso de você. Muito obrigado”.

Após dizer estas palavras, Roberto sorri e desaparece pelo corredor. Neste momento o seu funcionário se recosta na cadeira satisfeito com o elogio.

Porém, algo o atinge em seguida. Ele percebe que esta é a primeira vez que alguém lhe disse muito obrigado nos dois anos que ele está junto com a equipe. E pior, nem foi o seu chefe dizendo isso!

Neste momento é bem provável que o seu melhor funcionário repense as suas prioridades e relacionamentos.

E pior, normalmente, quando isso ocorre, as pessoas acabam se sentindo exploradas e percebem que chegou a hora de procurar um novo papel em outro departamento ou empresa.

Portanto, quando não reconhecemos e comemoramos os resultados acabamos perdendo as pessoas boas e mantendo as ruins.

Neste artigo, vamos explorar a importância de reconhecer e aplaudir o sucesso dos membros da sua equipe examinando primeiro a parte da psicologia por trás da recompensa e do reconhecimento, e depois, descreverei uma série de maneiras pelas quais você pode reconhecer as conquistas da sua equipe. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua capacidade de motivar as pessoas? Então faça o nosso teste gratuito Qual o seu nível das suas habilidades de motivar.


Por que é importante reconhecer os resultados?

Todos nós queremos nos sentir confiantes e competentes em nosso trabalho. Sabemos que muita dessa confiança vem de fazer um bom trabalho, estar aberto ao aprendizado, ao desenvolvimento e de ter um nível saudável de autoconsciência.

Porém, você como líder também desempenha um papel importante para aumentar a confiança dos membros de sua equipe.

Se você der o crédito devido as pessoas, de forma justa e oportuna, você reforçará o que seu time tem de forte e os encorajará onde eles têm incertezas.

No entanto, se você raramente reconhece um trabalho bem feito, ou constantemente crítica e busca os erros da equipe, há um risco enorme da sua equipe acabar desmotivada.

Sei que muitos gestores se perguntam: por que eu devo aumentar a autoestima dos meus subordinados dado que eles estão apenas fazendo o que é esperado deles?

O esporte nos ensina que equipes orgulhosas e confiantes não descansam e nem se contentam com uma boa partida. Pelo contrário, equipes vencedoras sempre querem e esperam mais sucesso, e continuam tendo um bom desempenho durante todo o campeonato.

Esse padrão de comportamento é igualmente visto em times de alta performance nas empresas. Por isso, reconhecer e celebrar o sucesso das pequenas vitórias faz parte da criação de uma equipe eficaz.

Um estudo feito em Porto Alegre e São Paulo pelo International Stress Management Association aponta que 89% das pessoas afirmam que sofrem de estresse por falta de reconhecimento no trabalho.

Já outra pesquisa do Núcleo Brasileiro de Estágios mostrou que a falta de reconhecimento é o que mais desmotiva os jovens brasileiros.

E mais, quando reconhecemos um bom comportamento ou resultado, estamos mostrando para a equipe qual é o caminho certo, ou seja, reconhecer também é uma forma de dar direção para as pessoas.

Agora, imagine o desperdício de esforços e recursos que a sua empresa tem hoje por não reconhecer os seus funcionários adequadamente.


Quais resultados você deve reconhecer?

Quando pensamos em uma conquista digna de reconhecimento, tendemos a imaginar algo fora do comum, algo grandioso.

Porém, as pequenas vitórias também devem ser reconhecidas. Elas podem ser algo tão simples quanto um bom trabalho realizado de forma discreta e consistente.

Normalmente, as realizações claramente identificáveis como reconhecíveis ocorrem quando atingimos ou excedemos uma meta, economizamos dinheiro, aumentamos as vendas ou concluímos um projeto importante.

Porém, existem muitos outros resultados, não tão fáceis de medir, que também merecerem reconhecimento.

Por exemplo, quando o seu liderado provoca uma reunião com a equipe para evitar uma crise. Ou quando ele apoia e treina consistentemente os novos contratados para acelerar a sua prontidão.

Enfim, você deve reconhecer os resultados grandes e pequenos conquistados pelos membros da sua equipe de forma adequada e no momento oportuno.

Para identificar as grandes conquistas é fácil, basta estar próxima da equipe e observar os resultados que impactam diretamente os objetivos organizacionais.

para reconhecer as pequenas vitórias individuais você deve se colocar no lugar das pessoas. Você deve reconhecer sempre que o membro da sua equipe fizer algo que supere as suas próprias limitações.

Por exemplo, se o membro da sua equipe conseguiu fazer o relatório mensal de vendas sozinho pela primeira vez. Ele deve ser reconhecido por ter superado a sua limitação e conquistado esta nova habilidade.

Portanto, o segredo para reconhecer as conquistas diárias da sua equipe é observar os resultados na visão das outras pessoas. Compare a pessoa de hoje com a versão dela de ontem para identificar os seus aprendizados e conquistas.

Mas atenção, cuidado para não exagerar nos elogios diários. Reconhecimento muito frequentes e sem embasamento se tornam sem sentido e perdem o impacto. Por isso, reconheça os avanços reais das pessoas.


Como reconhecer e comemorar os resultados?

Um presente não tem efeito positivo se o destinatário não quiser ou não valorizar o mimo. Não importa quanto você tenha gasto, o valor do presente é proporcional ao interesse da outra pessoa e não ao preço ou valor que você dá a ele.

Por isso, para reconhecer e comemorar os resultados de forma eficaz é necessário entender as preferências e personalidades dos seus liderados.

Por exemplo, se o seu liderado é introvertido, ele pode não querer ser o centro das atenções. É bem provável que ele fique constrangido com um reconhecimento em público. É mais plausível que ele aprecie mais um obrigado pessoal e discreto.

Da mesma forma, não ofereça um almoço na churrascaria para um funcionário vegetariano e nem uma garrafa de vinho para uma pessoa que gosta somente de cerveja.

Sei que ao pensar em todos os gostos possíveis, reconhecer passa a ser visto como um campo minado. Por isso, a melhor maneira de descobrir o que seu pessoal valoriza é simplesmente perguntando para eles.

Você pode fazer isso informalmente através de conversas individuais ou coletivamente por meio de pesquisas ou reuniões de brainstorming.

Converse com os membros da sua equipe para descobrir o que eles desejam. Resista a tendência que temos de imaginar o que as pessoas querem.


Quais as maneiras mais comuns de reconhecer as conquistas?

Agora que você já sabe a importância do reconhecimento, chegou a hora de eu te mostrar as 8 maneiras mais comuns de reconhecer as conquistas individuais e coletivas da sua equipe.

1. Dizer obrigado

Dizer um sincero e pessoal “obrigado” ou “bom trabalho” é provavelmente a maneira mais simples e comum de celebrar o sucesso.

Por outro lado, um e-mail pessoal também pode ser eficaz para demonstrar o seu reconhecimento. Porém, um cartão ou nota manuscrita adiciona um toque pessoal muito valioso e apreciado pelas pessoas.

Outra forma é reunir a equipe para reconhecer e agradecer. Para algumas pessoas uma rodada de aplausos pode ser edificante. Porém, para outras pode ser uma experiência embaraçosa.

Um e-mail de agradecimento em grupo é outra opção, mas é preciso ter cuidado para que isso não pareça estereotipado e mecânico.

Usar o boletim informativo da empresa, a intranet ou até mesmo as mídias sociais para expressar seus agradecimentos são outros canais interessantes que podem ser utilizados.

2. Dinheiro

O reconhecimento pode tomar a forma de um bônus em dinheiro, ou um equivalente não monetário, como um vale que assegura um crédito para compra de mercadorias ou serviços.

Geralmente, o dinheiro é a recompensa mais popular nas empresas. Porém, pense com muito cuidado sobre como os outros funcionários podem perceber esta premiação, principalmente se a empresa estiver cortando custos.

Além disso, tenha consciência que você está estabelecendo um precedente para os futuros reconhecimentos serem feitos desta maneira.

3. Presentes

Presentes como comidas e flores são uma maneira relativamente barata e pessoal de reconhecer os esforços das pessoas.

Mas lembre-se de considerar qualquer problema alimentar ou de alergia da pessoa antes de dar os presentes.

E mais, procure também presentar as pessoas de forma personalizada. Descubra o que a pessoa aprecia na hora de escolher o mimo ideal.

4. Reuniões sociais

Dizer obrigado para a equipe através de um almoço, jantar ou happy hour pode ser uma maneira eficaz de recompensá-los e ajudá-los a comemorar juntos as conquistas.

No entanto, tenha cuidado para não excluir pessoas que estejam de férias ou que não possam aproveitar o evento por restrições médicas.

E mais, se você for obrigado a restringir a quantidade de participantes para somente as pessoas envolvidas diretamente no projeto, lembre-se de comunicar claramente qual foi o critério utilizado para as pessoas “excluídas”.

Além disso, se o seu evento for durante o dia, você precisará estar atento aos impactos nos prazos dos outros colegas e deixar claro se espera que que as pessoas retornem ou não ao trabalho após o evento.

5. Um dia de equipe

Reunir a equipe para fazer algo divertido pode ser uma maneira poderosa de celebrar, mas também é repleta de riscos.

Provavelmente as pessoas terão ideias diferentes de “diversão”. Por isso, encontrar uma atividade que seja popular para todos é muito difícil.

Você não vai querer que ninguém tenha um tempo infeliz ou se recuse a participar das atividades propostas para o dia de equipe.

Este é um risco particular com atividades físicas ou externas que podem ser impossíveis para algumas pessoas devido a problemas de saúde ou incapacidade.

Assim como nas reuniões sociais, tente evitar excluir qualquer pessoa devido às suas circunstâncias individuais.

Depois de concordar com um evento adequado, outras perguntas a serem respondidas são:

  • O que está incluído no dia às custas da empresa?
  • Existe alguém que acharia difícil arcar com as outras despesas do dia?
  • A equipe pode trazer membros da família?
  • Em caso afirmativo, esses membros da família terão que pagar?
  • Como isso afetas as pessoas solteiras ou sem filhos?

Reconhecer através de um dia da equipe é muito interessante, mas pode trazer grandes riscos. Por isso, planeja com cuidado esta ação.

6. Feriado extra

Muitas vezes, a recompensa mais desejada depois de trabalhar muitas horas extras para concluir um projeto é ter uma folga sem descontar das férias.

Algumas empresas reconhecem as conquistas dos seus funcionários oferecendo a segunda-feira ou sexta-feira de folga extra.

Outras simplesmente executam o que está na lei e permitem que os seus funcionários escolham a melhor forma de eliminar as suas horas extras do banco de horas.

E lembre-se, ganhar um tempo de folga é vista com bons olhos por alguns colaboradores, porém não é unanimidade para todos.

Algumas pessoas podem preferir receber as suas horas extras em dinheiro ao invés de gozar dos dias de folga.

7. Hall da fama

Um quadro de avisos ou página de intranet com o “funcionário do mês” pode ser popular e eficaz por um tempo, mas costuma perder o impacto ao longo do tempo quando feito de forma superficial.

E mais, você pode ser acusado de paternalismo se reconhecer somente os membros “estrelas” da equipe.

Para evitar acusações e manter a eficácia do seu hall da fama, procure deixar claro quais são os critérios utilizados para a escolha das pessoas premiadas.

Além disso, para tornar o processo mais participativo e transparente, você pode promover votações entre os membros da equipe para e escolha da “estrela” do mês.

Já para aumentar a importância do hall da fama, você pode ainda gratificar as pessoas escolhidas com outros tipos de reconhecimento.

8. Cerimônia de premiação

Uma noite festiva com música, troféus e discursos é uma maneira empolgante de combinar reunião social, formação de equipes e networking com reconhecimento e celebração formais.

Se você quiser limitar as despesas e aumentar a participação, envolva os membros no gerenciamento e na execução do evento, incluindo a preparação de alimentos e premiações.

Já, se quiser tornar o evento mais surpreendente, envolva poucas pessoas da sua equipe e contrate uma equipe de eventos profissional para organizar a festa.


Conclusões sobre como motivar a sua equipe reconhecendo os resultados

Celebrar as conquistas é uma parte importante da construção e manutenção de uma equipe eficaz e segura de si.

Há muitas maneiras de comemorar conquistas individuais ou em equipe. O segredo aqui é oferecer uma recompensa valorizada através de um processo justo.

Para isso você deve entender e conhecer os membros da sua equipe individualmente para descobrir os seus desejos e necessidades.

A lista de opções de reconhecimento apresentada neste artigo não é exaustiva. Use a sua imaginação e trabalhe junto com a sua equipe para criar uma abordagem verdadeiramente gratificante e motivadora para comemorar conquistas.

Coloque em prática a abordagem escolhida e procure sempre aperfeiçoá-la. Tenha em mente que reconhecer o sucesso é um hábito, por isso precisa ser exercitado continuamente.

Depois de um tempo de prática, veja o que aconteceu com a produtividade e a satisfação no trabalho em seu local de trabalho. Tenho certeza que terá melhorado significativamente.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender mais sobre como motivar as pessoas consulte a página trabalha em equipe. Nela nos organizamos todos os conteúdos blog relacionados a motivação.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *