Como acabar com as panelinhas dentro da equipe?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que acabar com as panelinhas?

Você chega para trabalhar na segunda-feira de manhã e logo percebe dois membros da equipe cochichando ao seu redor.

No início isso não te incomoda, eles estão falando baixo e dando risadas discretas e você nem sabe sobre o que eles realmente estão falando.

No entanto, com a persistências das fofoquinhas ao longo do dia o seu nível de incomodo vai aumentando gradualmente.

Até que chega a hora da reunião com a equipe e as coisas pioram. A cada comentário os dois colegas acima trocam olhares e risadinhas que deixam as outras pessoas inseguras e constrangidas.

Ao final da reunião você está chateado e com raiva, mas decidi não fazer nada. Afinal, você não é responsável por ensinar as pessoas a como se relacionarem.

Porém, devido a sua falta de intervenção, nos dias seguintes, a situação se repete, os dois membros da equipe continuam com as conversinhas paralelas.

E a rotina da equipe se mantem assim até que em um belo dia, um dos membros da equipe mais talentoso, perde a paciência com os dois colegas.

Ele está cansado das fofocas e intrigas feitas pelos dois colegas e decidi tomar satisfação. Neste momento você intervém para evitar que a discussão saia do controle e prejudique a equipe.

No entanto, a sua intervenção chega tarde demais, a situação nos próximos dias se torna insustentável.

Os membros da sua equipe acabam se dividindo em duas panelinhas rivais. Estes grupinhos acabam trabalhando em sentidos opostos e prejudicando a produtividade da equipe como um todo.

Agora, devido a sua falta de intervenção no início do processo de formação da panelinha, você será obrigado a tomar decisões mais drásticas para colocar a equipe de volta ao trilho, concorda?

Se você já liderou equipe com panelinhas internas a situação acima não lhe é estranha. Esses grupinhos paralelos dentro da equipe são capazes de acabar rapidamente com a coesão do grupo.

Portanto, se você quer acabar com as panelinhas dentro da equipe antes delas se tornarem um problema muito maior, leia este artigo até o final.

Nele eu vou explicar por que as panelinhas se formam e vou dar dicas de como você pode acabar com elas. Boa leitura!

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Como as panelinhas se foram?

Todos nós queremos estar perto de pessoas com que temos afinidades. Isso ocorre em todas as áreas das nossas vidas, inclusive no trabalho.

Por isso, acabar com as panelinhas é praticamente impossível, dentro de uma equipe sempre existiram pessoas que tem mais afinidades entre si.

Logo, o papel do líder não é acabar com as panelinhas propriamente tido. A responsabilidade do líder é evitar que as panelinhas prejudiquem o desempenho da equipe.

E como ele faz isso?

Antes de responder esta pergunta precisamos entender quais os impactos das panelinhas na equipe.


Qual o impacto das panelinhas na equipe?

Há quem diga que as panelinhas nunca fazem bem para a equipe.

Eu tendo a discordar disso, afinal, as panelinhas surgem devido a afinidade entre as pessoas, por isso, as panelinhas surgem quando as pessoas confiam umas nas outras.

Portanto, ter panelinhas é normal, inevitável e saudável, desde que elas não prejudiquem o resultado da equipe.

E quando as panelinhas prejudicam a equipe?

As panelinhas prejudicam a equipe quando elas segregam os membros da equipe conforme os seus interesses.

Por exemplo, um tipo de panelinha muito ruim é quando alguns membros da equipe se juntam por medo. Quando isso ocorre, os membros da panelinha se unem e criam barreiras para a inovação e crescimento da equipe.

Outra situação bastante comum é quando um membro da equipe bem quisto é demitido de forma injusta na visão do grupo.

Normalmente, neste caso, as pessoas se unem em torno da causa e acabam excluindo os novos membros da equipe.

Enfim, existem infinitos exemplos de como as panelinhas podem prejudicar o resultado da equipe.

Por isso, fique atento as panelinhas e procure acabar com elas antes que se tornem um problema grande.


Como acabar com as panelinhas dentro da equipe?

Agora que você já entendeu a importância de lidar com esses grupinhos paralelos dentro da sua equipe, vou lhe mostrar 8 dicas de como você pode acabar com as panelinhas dentro da equipe.

1. Servir de exemplo para a equipe

Não adianta o líder querer acabar com as panelinhas dentro da sua equipe se ele faz parte de uma delas.

Neste caso, a iniciativa de acabar com as panelinhas vira uma perseguição aos rivais e este clima de caça às bruxas não contribui para a coesão da equipe.

Portanto, o líder deve sempre ser o exemplo de conduta para a equipe. Para isso ele não deve participar de fofocas e nunca falar mal das outras pessoas não presentes, seja da sua equipe ou não.

Mas atenção, lembre-se que as panelinhas fazem parte do comportamento humano, por isso, não tente acabar com todas elas. Foque a sua energia em fazer isso caso a panelinha esteja prejudicando o resultado.

Caso contrário o líder poderá ser visto como uma pessoa chata e intransigente. Esta visão negativa pode diminuir o respeito e poder do líder perante a equipe.

2. Dar um feedback para o líder da panelinha

Dar feedback construtivos é sempre importante, principalmente quando o líder quer influenciar uma mudança de comportamento no seu liderado.

Por isso, uma das primeiras ações que você deve tomar em relação ao líder da panelinha dar um feedback estruturado.

Para isso, comece analisando os comportamentos das pessoas que compõem a panelinha. Busque identificar qual é a pessoa mais influente do grupinho.

Uma vez identificado o “líder” da panelinha, estruture um feedback duro capaz de mudar o comportamento dele e dê o feedback.

Depois, apoie o seu liderado a mudar de comportamento e com isso acabar com a panelinha.

Mas atenção, estruture o seu feedback com exemplos factuais para evitar que o líder da panelinha crie mais intrigas a partir das suas palavras.

Dica:

Para aprender com dar feedback de forma estruturada leia o artigo Como dar feedback corretamente.

3. Ganhar a confiança do líder da panelinha

Outra opção além do feedback, é o líder da equipe trazer para próximo de si o “líder” da panelinha.

Para isso, você deve se aproximar gradualmente do líder da panelinha e entender o seu ponto de vista sobre a situação.

Ao entender as intenções positivas do líder da panelinha, você será capaz de entender as suas dores e ganhar a sua confiança.

E ao ter a confiança do líder da panelinha você ganha um poderoso aliado para influenciar o restante da equipe.

Mas fique atento, o seu objetivo é ter a confiança do líder da panelinha e não fazer parte dela. Por isso, resista a tentação para não entrar na panelinha e piorar ainda mais a situação.

E mais, caso o líder da panelinha tenha má fé, esta abordagem pode trazer riscos para a posição do líder por expor as suas fragilidades a um “inimigo”.

4. Transferir o líder da panelinha

Outra estratégia bastante comum é transferir o líder da panelinha para outra área e equipe. Isso acontece quase que diariamente com os líderes de facções criminosas nos presídios.

Ao transferir a liderança da panelinha você desestabiliza a organização do grupo. Isso faz com que as pessoas tenham um choque de realidade.

Este choque pode fazer com que os integrantes da panelinha mudam de comportamento e assim melhorar o resultado da equipe.

No entanto, este movimento pode trazer efeitos indesejados na panelinha atual, por exemplo, os membros restantes da panelinha podem ficar desmotivados, revoltados e até eleger um outro “líder”.

E mais, muitas vezes esta ação tem um efeito temporário quando o líder transferido não muda de comportamento na área.

Portanto, se você não quer apenas transferir e postergar o problema, para transferência do líder da panelinha ser eficaz ela deve ser feita junto com um feedback.

5. Criar um objetivo comum para a equipe

Você quer fazer as pessoas trabalharem juntas? Então obrigue elas a dependerem uma das outras.

E como você faz isso? Como você cria uma interdependência entre os membros da sua equipe?

É fácil, criando um objetivo comum relevante, que obrigue a todos trabalharem juntos para atingi-lo.

Quando as pessoas têm o mesmo objetivo as dores são compartilhadas e nenhum membro da equipe é deixado para traz.

Afinal, quando todos estão engajados na mesma causa o desempenho da equipe é medido pelo seu elo mais fraco.

Por isso, crie um objetivo comum significativo e vincule o cumprimento das metas a recompensas que unam a equipe em um mesmo propósito.

6. Fazer dinâmicas de grupo

Uma opção muito divertida e interativa para acabar com as panelinhas dentro da sua equipe é fazendo brincadeiras com os membros da sua equipe. Existem diversos tipos de dinâmicas em grupo que podem lhe ajudar.

No entanto, dado que o seu objetivo é acabar com as panelinhas, o mais importante é escolher dinâmicas que separem os membros da panelinha.

Caso contrário, a realização da dinâmica pode reforçar o problema da panelinha.

E mais, saber aplicar a dinâmica também é fundamental para não criar intrigadas durante e depois da realização.

Enfim, fazer dinâmicas em grupos pode ajudar os membros da sua equipe a ver a importância do trabalho em equipe e ao mesmo tempo criar laços de amizade entre “rivais”.

7. Incentivar a amizade fora da empresa

Seguindo a mesma linha das dinâmicas em grupo, incentivar a amizade dos membros da equipe fora do ambiente da empresa pode ser muito eficaz para criar laços e afinidades entre as pessoas.

Para isso você pode promover encontros casuais fora do escritório, por exemplo, organizando um almoço em um restaurante legal, marcando um happy hour após o expediente ou fazendo um churrasco no final de semana.

Enfim, existem diversas ações que você pode fazer para aumentar os laços de amizades e confiança dentro da sua equipe.

Mas atenção, cuidado para não transformar estes encontros descontraídos em um pesadelo. Para isso ajude as pessoas a separem o lado profissional e pessoal.

8. Desligar o líder a panelinha

E por fim a ação mais drástica que é demitir o líder da panelinha.

Na minha visão, está é a última ação que o líder deve tomar. Primeiro, o líder deve insistir nas estratégias anteriores.

Porém, existem situações que não adianta, mesmo que o líder faça de tudo, o líder da panelinha permanece remando contra a equipe.

Nestes casos fazer o desligamento do líder da panelinha é a única opção.

No entanto, para esta ação ter efeito positivo, o motivo do desligamento deve ser claro para todos os membros da equipe para servir de exemplo.

E mais, geralmente nesta situação, as reações ao desligamento são maiores, por isso esteja preparado para lidar com a revolta dos membros remanescentes da panelinha.

Todavia, não se sinta culpado por ter tomado esta decisão. Tenha a consciência limpa que você fez tudo que podia para evitar o desligamento e que essa decisão será melhor para todos, inclusive para a pessoa demitida.


Conclusão sobre como acabar com as panelinhas dentro da equipe

As panelinhas são grupos de pessoas com as mesmas afinidades e interesses. Por isso, elas são inevitáveis.

Porém, quando esses grupinhos põem em risco a produtividade da equipe como um todo, o líder tem que entrar em ação para acabar com as panelinhas.

Para isso, o líder pode e deve usar as estratégias discutidas ao longo deste artigo o quanto antes, afinal, lidar com problemas pequenos é muito mais fácil.

Portanto, o segredo aqui é você ficar atento para as panelinhas que existem dentro da equipe e atuar de forma preventiva sempre que observar um comportamento nocivo para a equipe.

Lembre-se, ser o exemplo e agir rápido são as melhores formas de influenciar o comportamento das outras pessoas.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas diferentes consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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