Trabalho em equipe: encontre tudo que você precisa saber aqui!

Trabalhar em equipe é uma das competências chave para se criar uma Startup de sucesso, afinal, não se faz nada grandioso sozinho.

Para ajudá-lo a desenvolver as suas competências, reunimos nesta página todos os nossos artigos relacionados a trabalho em equipe.

Salve esta página nos favoritos do seu navegar e se organize para estudar todos estes conteúdos. Tenho certeza que eles vão fazer a diferença para você criar uma equipe engajada para a sua Startup.

Bons estudos!

Conceitos básicos

O primeiro passo para desenvolver as suas competências para promover um bom trabalho em equipe é aprender quais são os conceitos básicos.

Por isso, reuni abaixo os artigos que explicando o que é trabalho em equipe e quais as funções e papeis dos gerentes nas organizações.

Espero que estes posts ajudem você a aumentar a sua consciência sobre a importância do trabalho em equipe para se alcançar objetivos relevantes.

O que é trabalho em equipe e qual a sua importância?

Não existe uma definição. A melhor forma de definir o que é trabalho em equipe é junto com o seu time. Neste post mostro como você pode fazer isso na prática.

Como gerenciar uma equipe de forma eficaz

A forma como gerenciar uma equipe deve considerar os principais processos organizacionais relacionados a gestão de pessoas e atividades.

Qual o papel do gerente dentro das empresas?

Um gerente exerce muitos papéis diferentes todos os dias. Ele está constantemente trocando de papéis conforme as tarefas e situações.

Que tal 8 dicas de como ser um bom gerente?

Neste artigo mostro algumas dicas para você aprender a como ser um bom gerente e começar o relacionamento com a sua equipe com o pé direito. Não perca.

O que é gestão de pessoas e como implementá-la?

Gestão de pessoas é o departamento responsável pelas políticas, procedimentos e práticas relacionadas administração do capital humano…

Recrutamento e seleção

As Startups normalmente não tem muitos funcionários, por isso, saber contratar as pessoas certas é muito importante.

No entanto, muitos empreendedores conduzem o processo de recrutamento e seleção de forma intuitiva.

Mas essa não precisa ser a sua realidade, leia os artigos abaixo para aprender a como selecionar as melhores pessoas para o seu projeto.

Qual o momento certo para contratar mais pessoas?

Quando contratar mais pessoas? Responder esta pergunta não é uma tarefa fácil, há muitas variáveis para considerar além das reclamações da sua equipe.

Como fazer uma descrição de cargo com significado?

A descrição de cargo ajuda as pessoas a entenderes as atividades, responsabilidades, objetivos. Além de ser fundamental para uma seleção.

Como usar a descrição de cargo e ter objetivos claros?

Neste artigo eu vou explicar como você pode usar as descrições de cargo de maneira ativa para manter o time engajado e contratar as pessoas certas.

O que são os valores corporativos?

Neste artigo eu explico como você pode reconhecer os valores corporativos da sua empresa e selecionar os candidatos que se encaixam neles.

Como usar os valores corporativos?

Neste artigo eu vou te mostrar como usar os valores corporativos no recrutamento para adicionar diferenciais a cultura da sua empresa.

O que é recrutamento interno, externo ou misto?

Você sabe o que é e quais as vantagens e desvantagens no recrutamento interno e externo? Que tal descobrir lendo este artigo e aprendendo a como fazer?

O que é recrutamento de candidato ativo ou passivo?

Neste artigo eu explico o que é recrutamento de candidato ativo ou passivo e quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de candidato.

Como fazer um bom roteiro de entrevista de emprego?

Um roteiro de entrevista é um guia para os recrutadores validarem as informações com os candidatos em um processo de recrutamento e seleção.

Perguntas para fazer em uma entrevista de emprego

Fazer as perguntas certas em uma entrevista de emprego é fundamental. Você deve ser específico para encontrar evidências sobre os candidatos.

Como entrevistar um candidato baseado em competências?

Para entrevistar um candidato baseado em competências, comece definindo os critérios de seleção, depois prepare as perguntas e realize as entrevistas.

Motivação

Motivação é uma porta que se abre de dentro para fora, ou seja, as pessoas são motivadas por elas mesmas.

Mas isso não quer dizer que os fundadores de uma Startup não tenham que se preocupar com isso, pelo contrário, saber motivar a equipe a trabalhar intensamente é um fator chave para o sucesso.

Nestes artigos você irá encontrar muitas dicas para motivar a sua equipe, além das principais teorias criados sobre o tema.

O que é motivação e como aplicá-la nas empresas?

Neste post você encontrar os principais conceitos relacionados a motivação. Aprender estes conceitos é muito importante para você entender as próximas dicas.

Avalie as suas habilidades de motivar as pessoas

Você esta curioso para saber se você tem as habilidades necessárias para motivar as pessoas? Então faça esta auto avaliação para descobrir.

Qual a relação entre liderança e motivação?

Qual é o papel do líder na hora de motivar as pessoas? Quais ferramentas ele pode usar? Neste artigo eu vou responder estas perguntas e muito mais…

10 dicas incríveis de como motivar a sua equipe

As pessoas são os ativos mais importante e de maior valor em todas as empresas. Uma equipe motivada é capaz de alcançar qualquer objetivo e resultado.

Conheça as 6 principais linhas de pesquisas

Neste artigo apresento as 6 principais linhas de pesquisa sobre motivação. Assim, você irá conhecer as ideias-chave das teorias mais influentes.

Maslow: a primeira teoria sobre as necessidades

A pirâmide de Maslow foi desenvolvida em 1943 e é considera a primeira grande teoria sobre as necessidades humanas. É uma leitura obrigatória.

Motivadores e fatores de higiene de Herzberg

Os motivadores e fatores de higiene de Herzberg demonstram que eliminar os fatores de higiene não significa aumentar a satisfação e motivação.

Teoria da motivação humana de McClelland

A Teoria da Motivação Humana de McClelland afirma que cada pessoa tem um dos três motivadores: necessidade de realização, afiliação ou poder.

Teoria ERG: como priorizar as necessidades

A psicólogo americano Clayton Alderfer desenvolveu a Teoria ERG na década de 1960 com base em um experimento realizado em uma fábrica.

Teoria da Expectativa: vinculando esforço e resultado

A Teoria da Expectativa de Vroom mostra como gerar uma grande motivação para ir além do padrão vinculando o esforço ao resultado.

Efeito Pigmaleão: motivando através de expectativas

O efeito Pigmaleão ajuda a pensar em como as nossas expectativas influenciam o  desempenho dos membros da equipe.

Teoria X e Teoria Y: entendendo o que motiva as pessoas

Para a Teoria X e Teoria Y, as suas suposições sobre as necessidades dos seus funcionários influenciam no seu estilo de gerenciamento.

Como incentivar a automotivação nos seus funcionários?

Pesquisas recentes sugerem que as pessoas têm um desempenho melhor e mais satisfação com o trabalho quando estão automotivadas.

Como motivar a equipe através de pequenas vitórias?

A Teoria do Progresso mostra que através de pequenas vitorias as pessoas têm melhores relacionamentos e são mais motivadas.

Mantendo as pessoas entusiasmadas até a aposentadoria?

As pessoas começam novos trabalhos com entusiasmo para contribuir com a empresa. Porém, depois de algum tempo elas perdem o seu entusiasmo, por que?

Como motivar as pessoas a trabalharem duro?

Neste artigo, falo sobre a Teoria da Motivação de Handy, uma poderosa teoria para motivar o seu pessoal a trabalhar duro em busca de resultados.

Como reconhecer os resultados da sua equipe?

Neste artigo falo sobre a importância de reconhecer o sucesso dos membros da sua equipe. Também apresento 8 maneiras de fazer isso.

Delegar tarefas

Delegar tarefas é uma habilidade chave para todo líder que deseja ser bem-sucedido. Delegar não é dizer o que as pessoas devem fazer e muito menos treiná-las e sim torná-las responsáveis.

Para tornar as pessoas responsáveis pelo seu trabalho é necessário transferir parte da autoridade, caso contrário tudo fica nos ombros do líder.

Nestes artigos você irá aprender a como delegar as tarefas da forma certa para a sua equipe, além de se tornar consciente sobre os principais pontos de atenção.

Como delegar tarefas da forma certa?

Neste post você encontra um tudo que precisa saber sobre como delegar tarefas. Nele explico quais tarefas devem ser delegadas e como fazer isso da forma certa.

Avalie as suas habilidades de delegação

Você esta curioso para saber se esta delegando da forma certa? Então faça esta auto avaliação sobre as suas habilidades de delegação para descobrir.

Como delegar a tarefa certa para a pessoa certa?

Umas das etapas mais importantes na hora de delegar é saber alocar a tarefa certa para a pessoa certa. Neste post você aprenderá um método simples para fazer isso.

O dilema que enfrentamos na delegação de tarefas

Saber delegar é uma competência chave do gestor eficaz. Porém muitas pessoas lutam e resistem. Neste post mostro como você pode superar os principais obstáculos.

Evitando o microgerenciamento

O microgerenciamento é um erro bem comum. Esta forma de agir elimina os benefícios da delegação ao mesmo tempo que enfraquece a equipe. Saiba mais neste post.

Como tornar a sua equipe mais independente

Algumas equipes se tornam dependentes dos seus gestores. Elas relutam em tomar as decisões mais simples. Neste post mostro como mudar isso!

10 erros mais comuns da delegação

O erro é a porta para o aprendizado. Porém, você não precisa cometer os erros mais comuns na hora de delegar, basta ler este post para acelerar o seu desenvolvimento.

Feedback

Dar feedback não é fácil. Quando pergunto para aos líderes se eles sabem dar a resposta geralmente é sim.

Porém, quando pergunto para os seus liderados se eles recebem feedback a resposta é normalmente não.

Até aqui você pode achar que é apenas uma confusão, mas não se engano, normalmente não sabemos dar feedbacks.

E lembre-se, o feedback é um competência fundamental para você desenvolver as competências dos membros da sua equipe.

O que é feedback e como aplicá-lo no trabalho?

O que é feedback: é uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a sua melhoria.

Quer 10 dicas incríveis de como dar um feedback?

Que tal 10 dicas sobre como você pode dar feedback de forma efetiva para os seus liderados, pares, superiores, sócios e até amigos?

Como dar um feedback imediato corretamente?

O feedback imediato é quando você informa às pessoas como elas estão funcionando em tempo real. É a melhor forma de orientação.

Como dar um feedback construtivo corretamente?

O feedback construtivo é utilizado para encorajar e apoiar as pessoas a mudarem o seu comportamento ou corrigem erros recorrentes.

Como dar um feedback duro para um comportamento?

Neste artigo eu mostro como você pode aplicar um feedback duro baseado no modelo SCI capaz de mudar um comportamento.

Gestão do tempo

O tempo é o nosso recursos mais escasso atualmente, por isso, qualquer desperdício nesta área é irreparável.

Mas como desenvolver as competências de gestão do tempo na sua equipe? Como torná-los mais produtivos?

A resposta para estas perguntas está dentro de você. Liderança é exemplo, e quando você faz uma boa gestão do tempo a sua equipe passa a segui-lo e fazer o mesmo.

Como achar mais tempo fazendo um diário de atividades?

O diário de atividades é uma ferramenta simples, porém muito poderosa. Através dele você pode encontrar oportunidades de ter mais tempo na sua vida.

Qual o nível das suas habilidades de gestão do tempo?

Como você administra o tempo e prioriza as ações realmente importantes para alcançar os seus objetivos e sonhos? Faça este teste gratuito e descubra!

Como organizar a sua agenda semanal de forma inteligente?

Neste artigo mostro o passo a passo que você pode fazer para organizar a sua agenda semanal de forma inteligente. Não subestime esta habilidade.

Como acabar com o estresse organizando uma lista de tarefas?

Neste artigo mostrarei o passo a passo que você pode fazer para organizar a sua agenda semanal de forma inteligente. Não subestime o poder da agenda.

Como gerenciar as suas novas tarefas eficientemente?

Neste artigo mostro como você pode gerenciar as milhares de informações recebidas diariamente para transformá-las em novas tarefas.

Como aumentar a sua produtividade no home office?

Neste artigo falo sobre os benefícios e desafios de trabalhar home office e dou dicas para ajudá-lo a trabalhar em casa de forma produtiva e bem-sucedida.

Como liderar e gerenciar funcionários em home office?

Neste artigo falarei sobre os desafios específicos de liderar e gerenciar funcionários em home office, além de dar algumas dicas práticas preciosas.

Como gerenciar os e-mails com eficiência sem perder informações?

Neste artigo vou explorar 6 estratégias que você pode utilizar para gerenciar os e-mails de forma produtiva e ao mesmo tempo bem informado.