Startup Enxuta: encontre tudo que você precisa saber aqui!

Criar empresas ou produtos pelos métodos tradicionais ensinados no MBAs é praticamente uma questão sorte.

Felizmente, hoje, a internet descentralizou os canais de distribuição, permitindo aos empreendedores adotarem uma nova metodologia para criação de empresas e produtos.

Esta nova forma de criar negócios, conhecimento como Startup Enxuta, veem ganhando cada vez mais espaço, seja em empresas de tecnologia, pequenas empresas ou grandes corporações.

Nesta página você irá encontrar todos os conteúdos do blog relacionados ao tema e organizados de forma didática.

Espero que você aproveite esta oportunidade para aprender a ter um pensamento enxuto e criar negócios de forma ágil e barata.

Bons estudos!

O que é a Startup Enxuta (ou Lean Startup)?

A Startup Enxuta é uma metodologia desenvolvida para a criação de empresas e produtos de forma ágil e barata. Descubra por que neste artigo.

Por que a Startup Enxuta é o melhor método?

Neste artigo vou comparar as diferenças entre o método tradicional de criação de novos produtos com a metodologia da Startup Enxuta.

O que é desperdício na visão da Startup Enxuta?

Para o pensamento enxuto, desperdício é tudo que não gera benefícios para o cliente, ou seja, desperdício é tudo que não gera valor para os clientes.

O que é um experimento na Startup Enxuta?

Um experimento válido é uma primeira versão do produto. É algo que você possa colocar na frente do cliente e medir o seu uso e comportamento.

Quais são as hipóteses mais importantes?

Existem duas hipóteses que são fundamentais para sustentar um modelo de negócio, são as hipóteses de valor e crescimento. Saiba mais neste artigo.

O que é o ciclo de feedback construir-medir-aprender?

O ciclo de feedback construir-medir-aprender ajuda o empreendedor a organizar as suas ideias, criar experimentos e avaliar os seus resultados.

Como identificar o que deve ser testado?

Identificar as hipóteses não é uma tarefa fácil. Vieses cognitivos fazem com que os empreendedores muitas vezes se tornem superconfiantes.

Como testar as hipóteses através do MPV?

E a melhor forma testar as hipóteses segundo a Startup Enxuta é através de um mínimo produto viável. Neste artigo descubra como.

Quais são os tipos de MPVs?

Para deixar mais claro o conceito, neste artigo eu mostro 7 exemplos reais de tipos de MPVs (mínimos produtos viáveis) mais utilizados por Startups.

O que é a contabilidade para inovação?

A contabilidade para inovação proposta no livro “A Startup Enxuta” é uma forma diferente de mensurar os aprendizados ideal para uma Startup.

Como criar métricas acionáveis?

Métricas acionáveis são indicadores que mensuram se os esforços para melhorar o modelo de negócio de uma Startup estão dando certo ou não.

O que é e como fazer um teste A/B?

o teste A/B é utilizado para identificar quais funcionalidades e características do produto influenciam o comportamento do cliente.

O que é pivotar na Startup Enxuta?

Fazer uma pivotagem é mudar a trajetória da Startup e passar a testar outras hipóteses fundamentais para a construção do modelo de negócio.

Quando pivotar ou perseverar?

A decisão de pivotar ou perseverar não é fácil, normalmente as pessoas estão tão envolvidas que os vieses cognitivos as tornam irracionais.

Quais os tipos de pivotagem?

Existem diversos tipos de pivotagem, um para cada tipo de hipótese nova a ser validada. Neste artigo você irá conhecer exemplos dos 10 tipos mais comuns.

Como acelerar o seu desenvolvimento?

A melhor forma de acelerar o desenvolvimento da sua Startup é adotando o método de pequenos lotes. Duvida, leia este artigo e descubra por que.

Como crescer a sua Startup Enxuta?

O motor de crescimento é o mecanismo usado pelas Startups para alcançar um crescimento sustentável. Para saber mais leia este artigo.

Como criar uma cultura adaptativa?

Uma cultura adaptativa é capaz de criar um sistema consistente para melhorar os processos aos poucos e não em grandes lotes como estamos acostumados.

Como estimular a inovação com a Startup Enxuta?

Os três atributos fundamentais para incentivar a inovação são: recursos limitados, desenvolvimento independente e interesse pessoal.