Pessoas diferentes

Como liderar pessoas difíceis, ou melhor, diferentes?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre como liderar pessoas difíceis? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


Por que você tem que saber gerenciar pessoas difíceis?

É inevitável ter que se relacionar com pessoas difíceis, seja no trabalho, no seu círculo social ou até mesmo na sua família.

Na minha última palestra eu perguntei “quem aqui tem um membro difícil dentro da equipe? Alguém com quem você não consegue criar uma relação de respeito, confiança e reciprocidade”.

Praticamente todos levaram as mãos, desde líderes de RH, empresários, coordenadores, gerentes e diretores.

Todos, sem exceção, demonstravam estar frustrados e cansados de tentar encontrar uma solução para esse problema: como liderar pessoas difíceis.

E por que você deve aprender a lidar com pessoas difíceis e não apenas demiti-las?

Existem diversos motivos para aprender a lidar com esta situação, os principais são:

  • Elas podem ser excelentes especialistas;
  • Elas podem contribuir com novas visões e perspectivas;
  • O problema pode estar em você.

Ou seja, nem sempre uma pessoa considerada difícil é um problema. Pelo contrário, para ter um time de alta performance é necessário ter pessoas com diferentes perfis dentro da equipe.

Porém, quando um membro da equipe não se conecta com os outros de maneira respeitosa, as consequências podem ser a redução da produtividade, diminuição da inovação e pioria o clima organizacional.

Portanto, saber liderar pessoas difíceis é fundamental para você usar os talentos e habilidades das pessoas de forma saudável e construtiva.

Neste artigo, vou dar algumas dicas de como você pode lidar como uma pessoa difícil em casa ou no trabalho. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


1. Mude sua comunicação interna

O primeiro ponto para liderar uma pessoa difícil é você mudar a sua comunicação interna, ou seja, é você retirar os rótulos que você atribui para a pessoa.

Quando nós rotulamos uma pessoa, o nosso cérebro passa a filtrar os comportamentos da pessoa que confirmam o rótulo dado. Isso se chama viés de confirmação.

Por exemplo, se você considera uma pessoa arrogante, o seu cérebro irá tornar consciente para você somente os comportamentos da pessoa que confirmam o rótulo de arrogante.

Por isso, o primeiro passo é você mudar a sua comunicação interna para algo positivo ou neutro. Por exemplo, ao invés de rotular como uma pessoa difícil, recomendo que você rotule apenas como uma pessoa diferente.

Note que a simples mudança de “liderar uma pessoa difícil” para “liderar uma pessoa diferente” já muda significativamente a nossa perspectiva e motivação. Concorda?


2. Separe pessoa do comportamento

Agora que você está lidando com uma pessoa diferente, o próximo passo é você separar a personalidade da pessoa do comportamento considerado inadequado (difícil).

Para isso você deve se perguntar:

  • Quais comportamentos da pessoa são difíceis de aturar?
  • O que ela faz especificamente?
  • Quando estes comportamentos se manifestam?

Ao responder estas perguntas você irá identificar quais comportamentos específicos devem ser trabalhados junto com pessoa.

Por exemplo, você pode identificar que a pessoa perde a paciência fácil, ou coloca dificuldade em tudo, ou bota defeito e críticas as novas ideias, ou age sempre na defensiva, ou não é receptiva aos feedbacks etc.

Esta etapa é muito importante, ao separar a pessoa do comportamento indesejado, você cria as condições para analisar racionalmente a situação e preparar um feedback construtivo para o seu liderado.

E mais, ao separar a pessoa do comportamento você torna o problema específico e facilita o processo de mudança. Nós não conseguimos mudar a nossa identidade, mas conseguimos mudar comportamos isolados.


3. Analise a origem do comportamento inadequado

Geralmente as pessoas não são difíceis em todas as situações, embora possa parecer que sim quando você as lidera pela primeira vez.

Por isso, depois de identificar a atitude indesejado, você deve procurar entender quando a pessoa passou a manifestar este comportamento indesejado. Em quais situações este comportamento se manifesta?

Se a pessoa encaixava bem com a equipe no começo, você pode se perguntar:

  • Quando ela passou a manifestar este comportamento “ruim”?
  • O que mudou nas suas responsabilidades?
  • O que mudou na configuração da equipe?
  • Ela está passando por alguma mudança na sua vida pessoal?

Já se você está conhecendo esta pessoa agora, pergunte para os outros gestores e colegas de confiança:

  • Esta pessoa sempre se comportou assim?
  • Este comportamento indesejado era aceitável antes?

Enfim, procure entender se a pessoa sempre teve o comportamento inadequado ou passou a manifestá-lo recentemente. Aproveite esta análise para entender melhor o contexto e se preparar para o seu feedback.


4. Dê um feedback construtivo

Depois de analisar a origem do comportamento indesejado e colher evidências (exemplos), você estará pronto para dar um feedback construtivo e estruturado para a pessoa considerada difícil.

Para isso, você deve se preparar para dar o feedback escolhendo o momento oportuno e local adequado. Evite dar feedback em momentos de estresse ou com os ânimos alterados.

Inicie o seu feedback falando sobre os pontos positivos da pessoa. Desta forma o seu liderado ficará mais confiante, seguro e disposto a te ouvir.

Uma vez estabelecida uma relação de confiança mútua, contextualize o feedback e apresente um ou dois exemplos que você vivenciou o comportamento indesejado.

Em seguida, convide a pessoa a compartilhar a sua opinião e juntos avaliem as consequências negativas relacionadas a este comportamento específico.

Depois, apoie a pessoa a identificar ações e estabelecer metas para a mudança de comportamento. Se posicione como um parceiro dela neste processo.

E por fim, encerre a sessão de feedback revisando as ações definidas e encorajando a pessoa a fazer as mudanças. Para isso, reforce novamente os pontos positivos e demonstre a seu comprometimento.


5. Se prepare para situações desafiadoras

Dar feedback para alguém considerado “difícil” não é fácil. Por isso, você deve estar preparado para lidar com situações como choro, raiva e vitimização.

A melhor forma de você se preparar para estas situações desafiadoras é imaginando qual será a sua reação caso a pessoa comece a chorar, gritar, bater na mesa, te culpar etc.

Por exemplo, você pode imaginar que se a pessoa começar a chorar, você irá reconhecer a sua emoção e fará uma pausa para ela se recompor. Já se a pessoa começar a gritar, você pode se imaginar mantendo a calma e comunicando para a pessoa os limites da situação com um tom de voz mais incisivo.

Enfim, prever as suas reações nas mais diversas situações irá te ajudar a manter a calma e controle durante o feedback.

Outra dica interessante é marcar as sessões de feedback para o final do expediente. Assim a pessoa poderá sair do ambiente corporativo para pensar e refletir sobre os pontos falados.


Conclusão sobre como liderar pessoas difíceis

Na maioria das vezes nós temos dificuldade em liderar pessoas difíceis por não sermos capazes de aceitar as diferenças.

Porém, para criar um time de alta performance, é necessário colocar pessoas com perfis e comportamentos diferentes para trabalhar juntas.

Ou seja, para você se tornar um líder eficaz, compreender os comportamentos das pessoas sem julgá-los é fundamental.

Portanto, use as dicas deste artigo para mudar a sua forma de pensar e agir em relação as pessoas difíceis, ou melhor, diferentes.

Lembre-se, times onde as pessoas se comportam da mesma forma são mais vulneráveis do que times diversificados.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas diferentes consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *