Pessoa entusiasmada

Como manter as pessoas entusiasmadas até a aposentadoria?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que manter os funcionários entusiasmados?

Ter um time entusiasmo no trabalho geralmente significa ter um time disposto a trabalhar duro para alcançar os objetivos e superar os obstáculos.

Normalmente, as pessoas começam novos trabalhos com muito entusiasmo e prontas para contribuir com o seu máximo para a empresa.

Porém, depois de algum tempo estas pessoas perdem o seu entusiasmo e começam a se adequar cada vez mais ao nível de entrega dos outros membros da equipe.

Infelizmente, isso é muito comum e pode trazer sérios problemas para os gerentes que precisam elevar o nível de produtividade e entrega das suas equipes.

Mas como aumentar a produtividade da equipe se os novos contratados perdem o seu entusiasmo com o passar do tempo e os funcionários antigos tendem a permanecer no mesmo patamar de entrega?

Para responder esta pergunta podemos recorrer a teoria dos Três Fatores de Sirota.

Após pesquisar milhões de trabalhadores em todo o mundo, Sirota e sua equipe catalogaram três conjuntos de fatores que são fundamentais para manter os seus funcionários entusiasmados com o trabalho do dia da contratação até a aposentadoria.

Neste artigo, vou explicar como funciona a teoria dos Três Fatores de Sirota, ao mesmo tempo que mostrarei formas de você aplicá-la na sua empresa. Boa leitura!

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Conhecendo a teoria dos Três Fatores de Sirota

O Dr. David Sirota, é pesquisador e consultor organizacional, e desenvolveu a sua teoria sobre a motivação humana no trabalho após pesquisar mais de quatro milhões de trabalhadores em todo o mundo.

A sua pesquisa foi realizada através de grupos focais, entrevistas, estudos de caso e observações informais.

Após coletar e analisar milhões de informações, Sirota publicou a sua teoria completa em 2005 no livro “The Enthusiastic Employee”. Para ele, a melhor forma de entusiasmar os trabalhadores é dar a eles o que eles querem.

A teoria dos Três Fatores de Sirota se baseia em três princípios fundamentais:

  1. Os funcionários têm demandas básicas que as organizações devem atender;
  2. Entusiasmo dos funcionários dá vantagem competitiva para a organização; e
  3. Os objetivos de uma organização e de seus funcionários não se contradizem.

Para entender a teoria de Sirota é importante conhecer o seu ponto de partida. Para o pesquisador, a maioria das pessoas iniciam um novo trabalho com altos níveis de motivação e entusiasmo.

No entanto, esse estado de entusiasmo gradualmente diminui à medida que as empresas deixam de oferecer um ambiente de trabalho positivo ou recorrem a práticas de trabalho desfavoráveis.

De acordo com Sirota, os três fatores chave para manter os funcionários motivados e entusiasmados são:

  • Equidade e justiça: as pessoas querem ser tratadas de forma justa no trabalho;
  • Realização: as pessoas querem fazer um trabalho importante e serem reconhecidas por isso;
  • Camaradagem: as pessoas querem ter bons relacionamentos com seus colegas de trabalho.

A seguir vou explorar mais cada um destes fatores e explicar como colocá-los em prática.


Fator 1: equidade e justiça

Certas condições básicas são esperadas simplesmente pela relação de emprego. Os funcionários esperam que a empresa para a qual estão trabalhando satisfaçam as suas necessidades básicas.

Em outras palavras, as pessoas esperam um tratamento justo e querem que a sua empresa ofereça condições básicas que respeitem suas necessidades fisiológicas, econômicas e psicológicas.

De acordo com Sirota, para garantir que sua organização demonstre igualdade e senso de justiça, você precisa abordar os três elementos:

1. Segurança fisiológica

Para Sirota, segurança fisiológica significa ter um ambiente de trabalho seguro e com uma carga de trabalho que não prejudique a saúde física ou emocional dos trabalhadores.

Portanto, as condições físicas de trabalho devem ser razoavelmente confortáveis para garantir a segurança física dos trabalhadores.

Para colocar em prática este elemento você deve:

  • Garantir que as condições de trabalho são seguras;
  • Estabelecer expectativas que deem equilíbrio entre trabalho e vida pessoal;
  • Atender a todos os requisitos de segurança no local de trabalho;
  • Fornecer treinamento de segurança regularmente.

2. Segurança econômica

O próximo elemento da equidade é a segurança econômica. Segundo Sirota os trabalhadores esperam ter um grau razoável de segurança no emprego com compensação e benefícios satisfatórios.

Em seu livro, Sirota comenta que os trabalhadores não são ingênuos e entendem que é impossível ter garantia de empreso em uma economia capitalista.

Porém, os trabalhadores tendem a ficar zangados quando eles ou seus colegas são despedidos sem que a empresa tenha uma necessidade urgente, ou quando não esgotou outras maneiras de reduzir custos.

Esta sensação de injustiça é ampliada ainda mais quando as demissões são feitas de forma insensível, sem aviso prévio e sem assistência financeira e de recolocação profissional.

Para fornecer um nível razoável de segurança no emprego considere as seguintes ações:

  • Execute todas as alternativas possíveis antes de demitir trabalhadores;
  • Peça demissões voluntárias quando a demissão for inevitável;
  • Garanta uma comunicação aberta e honesta sobre as demissões;
  • Forneça programas de recolocação para os funcionários demitidos;
  • Garanta o pagamento de todas as indenizações financeiras;
  • Pague salários competitivos e acompanhe a inflação;
  • Inclua algum pagamento variável (bônus) por desempenho;
  • Permita que os trabalhadores compartilhem o sucesso da empresa por meio da participação acionária ou programas de participação nos lucros.

A teoria dos Três Fatores não acredita que o dinheiro está abaixo na lista de fatores motivadores como outras teorias afirmam.

Para Sirota, a remuneração representa respeito e realização, e não apenas a capacidade de comprar as necessidades básicas da vida.

3. Saúde psicológica

O último elemento da equidade é a saúde psicológica. Segundo Sirota, os trabalhadores esperam ser tratados de forma respeitosa por uma administração confiável, consistente e capaz de oferecer uma audiência justa para as suas reclamações.

Para criar um ambiente de respeito, considere as seguintes ações:

  • Trate todos os funcionários da mesma forma, independentemente da sua posição hierárquica;
  • Use o seu poder de forma justa e igualitária;
  • Minimize as distinções de tratamento por cargo. Por exemplo, evite estacionamentos separados ou áreas de alimentação exclusivas;
  • Proporcione autonomia suficiente e apropriada as pessoas;
  • Preste atenção e considere as reclamações dos funcionários;
  • Forneça feedback positivo e reconhecimento constantemente;
  • Mostre interesse genuíno aos trabalhadores;
  • Seja respeitoso e incentive a cortesia no ambiente de trabalho.

Uma necessidade básica dos seres humanos desde a infância até a idade adulta é poder confiar na palavra daqueles cujo as ações têm um impacto significativo sobre as suas vidas.

Por isso, uma fonte significativa de insatisfação entre muitos trabalhadores são as informações incompletas, imprecisas, contraditórias ou simplesmente ausentes sobre assuntos importantes.

Quando os trabalhadores acham que a empresa está deliberadamente retendo informações, os pensamentos paranoicos sobre o que realmente está acontecendo tomam conta do ambiente de trabalho. Esta é a forma mais comum de acabar com a relação entre os líderes e a força de trabalho.

Uma das descobertas de Sirota é que os elementos de equidade e justiça são os mais fundamentais. Por isso você deve abordá-los antes de acrescentar outros fatores de entusiasmo.

Dica:

O fator de equidade e justiça são muitos semelhantes aos fatores de higiene descritos na teoria Herzberg. Desta forma, se quiser saber mais formas de eliminar fatores desmotivadores consulte o artigo Motivadores e Fatores de Higiene de Herzberg.


Fator 2: realização

As pessoas querem ter orgulho de seu trabalho e querem que suas conquistas sejam reconhecidas. Elas também querem se sentir orgulhosas das realizações e conquistas da organização.

Em sua pesquisa, Sirota perguntou aos funcionários sobre a quantidade e o tipo de feedback que eles recebiam, sobre quanto o ambiente de trabalho era participativo, se os recursos necessários para o bom trabalho eram fornecidos e quanto eles estavam orgulhosos da sua empresa.

Após analisar as respostas, ele concluiu que o sentimento de realização tem seis fontes principais, sendo: desafio do trabalho em si, aquisição de novas habilidades, capacidade de executar o trabalho, percepção de importância do trabalho, reconhecimento recebido pelo desempenho e orgulho da empresa.

Para ajudar os seus funcionários a sentir esses sentimentos na sua empresa, você pode atuar nestas quatro áreas:

1. Forneça um ambiente de trabalho de qualidade

Dê às pessoas todos os recursos, conhecimento e condições para que elas possam fazer um bom trabalho:

  • Garante que as pessoas tenham todos os recursos necessários para o trabalho;
  • Disponibilize os equipes e máquinas eficazes e em bom estado;
  • Tenha uma liderança participativa e prática;
  • Elimine a burocracia e a hierarquia para tornar a organização mais plana possível;
  • Delegue tarefas efetivamente e evite o microgerenciamento.

2. Forneça um trabalho desafiador

Permita que as pessoas façam um trabalho interessante que use as suas habilidades e talentos:

  • Contrate pessoas com base em suas competências;
  • Busque formas de enriquecimento e satisfação do trabalho;
  • Comunique como cada trabalho contribui para a empresa como um todo;
  • Forneça treinamentos e oportunidades para as pessoas aprenderem novas habilidades.

3. Use o feedback, reconhecimento e recompensa

Não pressuponha que as pessoas sabem o caminho e conhecem a sua opinião. Ajude as pessoas a saberem como estão se saindo, para isso:

  • Comunique as expectativas da organização de forma clara;
  • Estabeleça e explique as prioridades;
  • Use recompensas tangíveis para reconhecer as conquistas;
  • Busque o equilíbrio entre críticas e elogios;
  • Promova os seus funcionários sempre que possível.

4. Seja uma organização de propósito e princípios

As pessoas querem trabalhar para empresas confiáveis ​​de que possam se orgulhar.

  • Crie uma visão que deixe os trabalhadores orgulhosos;
  • Comunique os princípios da empresa constantemente;
  • Crie uma organização embasada na ética empresarial;
  • Forneça produtos ou serviços de qualidade;
  • Use práticas de gerenciamento de qualidade.

Fator 3: camaradagem

Quando as pessoas vão trabalhar, elas querem se divertir. Isso faz com que as relações interpessoais sejam muito importantes no ambiente de trabalho.

Uma cultura que apoia e incentiva a cooperação, a comunicação, a amizade, a aceitação e o trabalho em equipe é fundamental para manter o entusiasmo dos trabalhadores.

Para criar um ambiente onde o bom relacionamento é parte importante da cultura da empresa, adote as seguintes ações:

  • Demonstre empatia, consideração e respeito por todos os trabalhadores;
  • Espere e exija que todos demonstrem consideração e respeito também;
  • Incentive as interações e ofereça oportunidades sociais;
  • Recompense os comportamentos positivos da equipe;
  • Incentive a interação inter funcional e o trabalho em equipe;
  • Use cartas de equipe para desenvolver regras básicas de convivência;
  • Use a resolução colaborativa de conflitos e negociação ganha-ganha para resolver as diferenças.

Ao criar um ambiente que atenda a todos os três fatores do entusiasmo de Sirota, você pode melhorar a satisfação, a motivação e a produtividade dos trabalhadores.

No entanto, esses três fatores não são independentes um do outro: você não pode ignorar as necessidades de compensação e esperar compensá-las com maior camaradagem.

Da mesma forma, você não pode permitir que um gerente trate mal sua equipe, mesmo que ele forneça elementos de realização.


Conclusão sobre teoria dos Três Fatores de Sirota

O entusiasmo, como uma medida da motivação e produtividade do trabalhador, é o princípio fundamental da teoria dos Três Fatores de Sirota.

Para Sirota, você não precisa motivar as pessoas a fazerem um bom trabalho. Para ele. todos começam motivados e entusiasmados, porém algumas coisas acontecem, ou não acontecem, que reduzem essa motivação ao longo do tempo.

Para reconstruir o entusiasmo dos trabalhadores, os líderes devem criar um ambiente e práticas que proporcionem altos níveis de equidade, realização e camaradagem.

Quando as pessoas são tratadas de forma justa, orgulham-se do trabalho que fazem e fazem isso com as pessoas que gostam, o entusiasmo aumenta juntamente com a moral e a produtividade.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender mais sobre como motivar as pessoas consulte a página trabalha em equipe. Nela nos organizamos todos os conteúdos blog relacionados a motivação.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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