Delegar tarefas para pessoas mais velhas

Como delegar tarefas para pessoas mais velhas?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que aprender a delegar tarefa para pessoas mais velhas?

Saber delegar tarefas de forma efetiva é uma das competências mais importantes de um líder eficaz.

Ao delegar corretamente o líder priorizar o seu tempo para se dedicar as atividades estratégicas, ao mesmo tempo que desenvolve e engaja a sua equipe.

Porém, muitos líderes jovens ficam desconfortáveis e intimidados na hora de delegar tarefas para pessoas mais velhas.

Sempre que converso com líderes recém promovidos escuto afirmações do tipo: “as pessoas mais velhas da minha equipe nunca fazem o que eu mando”.

Isso ocorre a princípio por dois motivos principais. Primeiro, você está delegando atividades operacionais e não responsabilidade para eles. E segundo, você se sente inseguro ao lidar com pessoas mais velhas e não consegue estabelecer a sua autoridade.

A boa notícia é que esta situação é reversível. Delegar é uma habilidade e pode ser desenvolvida através do conhecimento e repetição.

Para ajudá-lo a superar estas barreiras, neste artigo, vou dar dicas de como você pode melhorar a sua postura na hora de delegar tarefas para pessoas mais velhas. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


1. Acredite nas pessoas

Todas as pessoas têm dificuldade em mudar. Por isso procuramos estabelecer rotinas em tudo que fazemos, especialmente as pessoas mais velhas.

Uma das razões para não queremos mudar é a sensação que as coisas podem dar errado e o trabalho perdido. É como diz o ditado popular: não mexa em time que está ganhando.

Esta inercia e resistência a experimentação é geralmente mais forte nas pessoas mais antigas da equipe. Afinal, eles já passaram por muitas experiências e testes que não deram certo ao longo das suas carreiras.

Por isso, é comum que as pessoas mais experientes da sua equipe não acreditem ser possível mudar determinados processos e situações. E esta crença de incapacidade muitas vezes é internalizado pelo líder como falta de capacidade em mudar.

Não deixe as crenças das pessoas limitarem a sua liderança. A magia de um líder excepcional é acreditar que as pessoas podem alcançar resultados que elas acham impossível.

Portanto, use a sua influência para empoderar e encorajar as pessoas mais velhas a fazer as mudanças que elas não acreditam. Ao delegar uma tarefa, olhe nos olhos da pessoa com sinceridade e convicção e diga: “eu acredito em você”.

Líderes eficazes sabem que a melhor forma de motivar as pessoas a aceitar novos desafios é acreditando em primeiro, e encorajando e apoiando depois.

Dica:

Se você quer melhorar as suas habilidades de delegação como um todo, leia o artigo como delegar tarefas.


2. Não aceite devoluções

Quando você é mais jovem que os seus colegas de trabalho, mesmo que seja o gerente deles, é mais fácil as pessoas tirarem vantagem de você, especialmente se você é novo na liderança.

Muitas vezes os trabalhadores mais velhos brincam com os gerentes mais jovens e dizem coisas como: “bem, você é melhor com tecnologias do que eu, talvez seja melhor você fazer esta atividade”.

Porém, o que no início era uma brincadeira, acaba se tornando um hábito das pessoas mais velhas da sua equipe. Elas passam a evitar atividades que exploram novas habilidades e o jovem líder fica sobre carregado.

Por isso, não aceite devoluções quando você delegar uma tarefa. Seja solidário e apoie a pessoa mais velha a realizar o seu trabalho, mas mantenha-a responsável.

Resista ao desejo de fazer o trabalho deles só por que você é mais rápido ou habilidoso em determinadas atividades.


3. Dê autonomia e prazo

Pessoas mais velhas podem usar formas e métodos mais obsoletos para executar as suas atividades do dia a dia.

Ao perceber esta situação, líderes jovens vêm a oportunidade de melhorar a produtividade delas apenas mudando a forma como elas trabalham.

Com isso em mente, estes jovens líderes acabam cometendo o erro de transferir atividades operacionais ao delegar tarefas. Eles dizem para as pessoas o que elas devem fazer e qual ferramenta usar realizar as tarefas.

Porém, apesar da sua intenção positiva, esta postura gera mais problemas do que resultados. Pois, delegar atividades operacionais não transfere a responsabilidade.

E mais, as pessoas mais velhas ficam perdidas na hora de usar as novas ferramentas e acabam devolvendo a atividade para o líder, dado que elas não são responsáveis pela execução.

A forma correta de lidar com esta situação é delegando as tarefas de forma correta, transferindo a responsabilidade e autoridade para a pessoa.

Uma vez transferida a responsabilidade, o líder pode dar sugestões de ferramentas para melhorar a performance da pessoa mais velha, porém ele não deve obrigá-la.

Uns dos segredos para delegar tarefas efetivamente é dar autonomia para as pessoas escolherem o seu melhor caminho para executar a tarefa.


4. Treine-os com respeito

Os trabalhadores mais velhos precisam de treinamento tanto quanto as pessoas mais jovens da sua equipe.

Sim, os temas abordados nos treinamentos podem ser diferentes, mas a necessidade é a mesma. Na maioria das vezes os funcionários mais velhos precisam atualizar as suas habilidades em novas tecnologias e novos conceitos.

Não pense que as pessoas mais velhas não possam ser treinadas. Elas são tão receptivas ao conhecimento quanto seus pares mais jovens.

No entanto, o treinamento de pessoas mais velhas exige que você os trate com respeito e honre que a sua experiência.

Aliás, treinados inteligentes usam isso a seu favor. Eles pedem que as pessoas mais velhas compartilhem as suas experiências durante os treinamentos para ilustrar o que ainda funciona e o que pode ser melhorado.


5. Invista no seu sucesso

A melhor forma de você ganhar o respeito e admiração das pessoas é investindo nelas e elevando o seu potencial.

Um líder eficaz sabe as pessoas são o seu ativo mais importante, por isso a sua prioridade é sempre desenvolver as habilidades do seu time.

Para isso, o líder inteligente delega tarefas certas para as pessoas certas. Na hora de decidir para qual pessoas delegar, ele analisa as suas competências e expectativas das pessoas.

Desta forma os líderes usam as fortalezas dos membros da sua equipe para atingir os objetivos organizacionais com engajamento e motivação.

Esta lógica é válida em todas as suas delegações. Por isso, quando for delegar uma tarefa para uma pessoa mais velha busque analisar quais sãos os seus pontos fortes e preferências.

Por exemplo, se a pessoa não estiver disposta a aprender sobre novas tecnologias, não force a barra, delegue esta atividade para outra pessoa.

Agora, se a pessoa estiver se recusando a aprender coisas novas que são essenciais para o seu trabalho, converse com ela em particular e explique as consequências que ela terá se continuar agindo desta maneira.

Dica:

Para aprender um método para escolher as pessoas certas leia o artigo Como delegar tarefas para as pessoas certas.


Conclusões sobre como delegar tarefas para pessoas mais velhas

Delegar tarefas é competência chave, por isso todo líder deve aprimorar constantemente as suas habilidades de delegação.

Porém, além de aprender e desenvolver o seu processo de delegação, um líder deve ser capaz de adaptar o seu estilo conforme a situação e liderado.

Desta forma o líder consegue atender as necessidades individuais dos membros da sua equipe, e ao mesmo tempo que faz uma melhor gestão do seu tempo através delegação de tarefas.

Portanto, aplique as dicas expostas neste artigo para adaptar o seu perfil e delegar tarefas para as pessoas mais velhas da sua equipe com maestria.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas mais velhas consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.

 


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *