Pessoas mal-humoradas

Como liderar pessoas mal-humoradas e resmungonas?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que aprender a liderar pessoas mal-humoradas?

Ao longo de um dia de trabalho as pessoas podem experimentar todos os tipos de emoções. Elas podem ficar felizes com um elogio, tristes com um projeto cancelado, zangadas com uma cobrança indevida e às vezes mal-humorados.

Porém, algumas pessoas são constantemente mal-humoradas. Elas passam o dia resmungando e reclamando de tudo e todos, nada nunca está bom.

A energia negativa das pessoas mal-humoradas pode lançar uma sombra de tristeza em um escritório inteiro.

Uma única pessoa resmungando o dia inteiro é capaz de afetar o moral e a produtividade de toda uma equipe.

E o seu papel e responsabilidade como líder é não permitir essa nuvem negra prejudique o desempenho da sua equipe, concorda?

Para ajudá-lo a liderar pessoas mal-humoradas, neste artigo, mostrarei como você pode reverter os seus humores negativos dos membros ranzinzas da sua equipe. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


Como reconhecer uma pessoa mal-humorada?

Reconhecer pessoas mal-humoradas é fácil, basta observar se os seus comentários a respeito das coisas são sempre negativos, pessimistas, raivosos, críticos, debochados e sarcásticos.

Normalmente as pessoas mal-humorada estão sempre resmungando e reclamando da vida. Elas insistem em ver somente os problemas e lado negativo das coisas.

Para a psicologia, o mau humor patológico traz embutidos outros sentimentos como intolerância, impaciência, baixa motivação, irritabilidade e até tristeza.

Alguns estudos apontam que pessoal mal-humoradas tem baixa autoestima. Elas não se veem como capazes, não se gostam ou não se valorizam.

Quando o quadro de mau humor é permanente pode acabar virando uma doença chamada Distimia. Este transtorno foi reconhecido pela medicina nos anos 1980 e visto como uma forma crônica de depressão, só que com sintomas mais leves.


Qual a origem do mal humor?

Quem nunca acordou de mau humor, de cara virada para a vida, ou simplesmente ficou irritado de uma hora para outra no meio do dia?

É normal ficarmos de mau humor quando algo nos incomoda. Quem é capaz de manter o bom humor quando está indo para uma reunião importante, mas achou preso em um congestionamento?

Portanto, ter momentos de mau humor é normal. Porém as pessoas consideradas mal-humoradas apresentam este descontentamento de forma recorrente e o tempo todo.

De forma geralmente, o mau humor crônico surge quando a pessoa tem dificuldade em lidar com os seus problemas e conflitos internos.

O mau humor frequente pode ser desencadeado por diversos motivos como: falta de autoestima, distúrbios do sono, depressão, ansiedade e estresse.

E mais, algumas pessoas podem apresentar um quadro de mau humor frequente sem ter um gatilho específico e outras ficam mal-humoradas em certos períodos da sua vida devido a problemas pelos quais estão passando.

Além disso, observar o mau humor nas outras pessoas geralmente é mais fácil do que ter consciência sobre o seu próprio humor.

Por isso é muito importante você observar a forma como você tem lidado com os seus desafios para avaliar o impacto que tem causado na sua equipe.


Qual o impacto de ter pessoas mal-humoradas na equipe?

Pode ser uma tarefa difícil administrar pessoas mal-humoradas, porém não fazer nada é uma péssima escolha.

Pessoas rabugentas reclamam constantemente sobre seu trabalho e a vida, mas parecem pouco dispostas a fazer qualquer coisa para mudar a sua situação.

Além do clima ruim causado pelas suas reclamações constantes, pessoas mal-humoradas podem ignorar os seus colegas, relutar em cooperar em projetos de equipe, mostrar desrespeito aos outros com suas ações ou palavras negativas.

Sem contar que pessoas resmunguentas muitas vezes dizem rejeitam ou ficam criticando negativamente as novas ideias que você e a sua equipe apresentam.

Em suma, pessoas mal-humoradas fazem parecer que elas querem levar você e todas as pessoas com quem trabalham para o mesmo estado de mau humor vivido por elas.


Como liderar pessoas mal-humoradas?

Liderar com eficiência pessoas mal-humoradas não é fácil. Porém, se você colocar em prática as dicas abaixo com certeza terá resultados melhores do que os atuais:

1. Seja um bom exemplo

Pare e reflita para o seu próprio comportamento por alguns minutos. Você chega no trabalho se sentindo positivo e empolgado com a agenda proposta para o dia ou você parece mal-humorado e cansado?

Todo mundo passa por altos e baixos, mas se você chega no trabalho ranzinza e desanimado, você serve como um mau exemplo para todos em sua equipe.

Liderança em exemplo, por isso não adianta usar aquele velho ditado: “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.

Se você quer influenciar uma mudança comportamental em uma pessoa, você deve ser o exemplo para esta pessoa.

Lembre-se sempre da famosa frase de Mahatma Gandhi: “seja a mudança que você quer ver no mundo”.

Por isso, antes de abordar a pessoa mal-humorada da sua equipe, faça uma visita interna nos seus sentimentos e analise se você tem sido um bom exemplo ou não.

2. Crie um ambiente de trabalho feliz

Um ambiente de trabalho negativo e tóxico pode fazer com que as pessoas mais otimistas do mundo fiquem mal-humoradas.

Use a Teoria da Higiene da Motivação de Herzberg para descobrir coisas que fazem os membros da equipe se sentirem insatisfeitos no trabalho.

Converse com eles para descobrir como você pode melhorar o ambiente de trabalho para tornar as pessoas mais positivas e engajadas.

Faça tudo que puder para criar um local de trabalho saudável para sua equipe e certifique-se de minimizar o estresse e aumentar o comprometimento.

3. Veja as coisas de sua perspectiva

Após olhar para si e analisar o ambiente, dê um passo para trás e tente ver as coisas do ponto de vista da pessoa mal-humorada.

Esta pessoa sempre foi resmunguenta e ranzinza? Você consegue identificar uma possível razão para sua atitude negativa?

Geralmente as pessoas se tornam mal-humoradas quando não se sentem bem, quando estão inseguras, quando estão com problemas em casa ou estão sobrecarregadas de trabalho.

Busque entender qual é o gatilho emocional que está afligindo a pessoa mal-humorada. Procure descobrir o que lhe está incomodando principalmente se o mau humor é recente.

Além disso, considere se você disse ou fez algo que poderia estar causando o mau humor na pessoa. Se vocês têm um bom relacionamento, pergunte a ela se você fez algo.

Se você fez alguma coisa que a está perturbando, peça desculpas e faça o que puder para fazer as pazes e colocar a pessoa de volta nos trilhos.

4. Escute atentamente

Todos nós precisamos de um ouvido atento de vez em quando, incluindo as pessoas rabugentas.

Muitas vezes as críticas negativas e reclamações intermináveis são um sinal de que a pessoa quer ser ouvida apenas. Similar a criança que faz besteiras para chamar a atenção dos pais.

Por isso, use a sua escuta empática enquanto conversa com as pessoas mal-humoradas da sua equipe. Mostre que você está prestando atenção às suas necessidades.

Mas atenção, há uma linha tênue entre escutar com atenção e valorizar as reclamações de uma pessoa rabugenta.

Seja atencioso quando a pessoa mal-humorada estiver falando sobre uma situação especifica que a perturbou. Você não deve se sentir obrigado a ouvir reclamações intermináveis e sem fatos concretos.

Pelo contrário, valorizar as reclamações não fará bem a você e nem aos outros membros da equipe.

Portanto, estabeleça limites e peça para as pessoas mal-humoradas explicarem a origem da sua insatisfação especificamente.

5. Distraia-os dos seus pensamentos

Um estudo muito interessante sugere que os gestores podem distrair as pessoas mal-humoradas do clima negativo colocando mais demandas em seus pensamentos. Como diria aquele velho ditado: “cabeça vazia oficina do diabo”.

A estratégia central aqui é você dar para as pessoas ranzinzas da sua equipe outras coisas para pensar ao invés de ficar procurando defeitos nas coisas.

Para fazer isso, desafie a pessoa mal-humorada com um problema difícil ou peça a sua opinião sobre o trabalho que você está fazendo. E mais, incentive os outros membros da equipe a fazer o mesmo.

Além de aumentar as suas demandas, você também pode distrair as pessoas rabugentas com humor. Em situações apropriadas, procure contar uma piada ou história engraçada para melhorar seu humor e clima dentro do seu trabalho.

6. Confronte a pessoa mal-humorada

Caso nenhuma das dicas anteriores tiverem efeito, você precisará confrontar a pessoa mal-humorada da sua equipe. Principalmente se o seu mau humor estiver causando um efeito negativo na equipe.

Para fazer isso, fale com a pessoa em particular. Tenha em mente que ela pode não estar consciente de como sua atitude negativa afeta as pessoas ao seu redor. Por isso, conduza o seu feedback com sensibilidade.

Durante o seu feedback, use a primeira pessoa com “eu” em vez de ‘você” para comunicar o efeito que seu mau humor tem sobre a equipe. E mais, seja específico sobre como esse comportamento está prejudicando o desempenho da equipe.

Por exemplo, ao falar “você está sempre mal-humorado”, você generaliza o problema e coloca a culpa inteiramente nela. Em vez disso, você poderia dizer: “eu fico triste e chateado quando você reclama dos nossos clientes. Acho que isso desanima também as outras pessoas e faz com que elas se sintam amedrontadas de conversar com você sobre os projetos”.

Note que a segunda afirmação é clara e especifica sobre como o mau humor da pessoa afeta você e a equipe.

E mais, deixe claro também ao longo da sessão de feedback quais comportamentos da pessoa mal-humorada tem que mudar.

7. Forneça o apoio necessário

Mudar de um comportamento negativo para uma atitude positiva não é fácil. As crenças que levam aos pensamentos negativos na maioria das vezes são tão profundas que se confundem com a identidade da pessoa.

Por isso, para ter efetividade neste processo de mudança certifique-se de que as pessoas mal-humoradas tenham o apoio e os recursos que precisam para lidar com o seu comportamento negativo.

Por exemplo, você pode precisar treiná-las sobre como ser mais positivo e ajudá-las a desenvolver a inteligência emocional.

E mais, você também pode apoiá-las dando dicas de como eles podem lidar com o estresse e as pressões do trabalho no dia a dia.

Enfim, garanta que as pessoas que estão em processo de mudança tenham o treinamento e o suporte de que precisam para atingir os seus objetivos.


Conclusões sobre como liderar pessoas mal-humoradas

Pode ser especialmente desafiador liderar pessoas que são constantemente mal-humoradas. Porém com as dicas acima você pode apoiar a pessoa a mudar o seu humor negativo.

Se omitir e fazer vistas grossas é sempre a pior opção, pessoas mal-humoradas afetam negativamente a missão da equipe.

Por isso, enfrente a situação e encoraje a pessoa a mudar o seu comportamento. Um líder eficaz é medido pela sua capacidade de lidar com situações difíceis.

E mais, seja sensível às necessidades da pessoa mal-humorada, porém deixe claro que seu comportamento precisa mudar.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas diferentes consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

2 comentários sobre “Como liderar pessoas mal-humoradas e resmungonas?

  1. Muito bom o texto, Parabéns.
    Só uma observação que talvez tenha passado despercebido… Na verdade é mau humorado em vez de mal-humorado.

  2. Olá, obrigada pelo conteúdo! Estou lidando com uma pessoa com essas características dentro da minha equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *