Confiança mais velhos

Como ganhar a confiança das pessoas mais velhas no trabalho?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que ganhar a confiança das pessoas mais velhas?

A confiança é o alicerce da liderança. Sem confiança mútua não existe liderança verdadeira, existe apenas uma relação de patrão e empregado.

Portanto, se você quer ser um líder eficaz é fundamental que você crie uma relação de confiança mútua com cada membro da sua equipe.

Porém, para um líder jovem, pode ser muito difícil ganhar a confiança das pessoas mais velhas da equipe.

Isso pode ocorrer por diversos motivos, desde insegurança do jovem líder até o sentido de não merecimento das pessoas mais seniores.

Apesar da situação parecer ser um tanto assustadora no início, aprender formas de ganhar a confiança das pessoas mais velhas é pré-requisito para você exercer a sua liderança com plenitude.

Afinal, demitir as pessoas mais experientes da sua equipe somente por que você tem dificuldade de se relacionar com elas não parecer ser a melhor solução.

Para ajudá-lo a ganhar a confiança dos seniores da sua equipe, neste artigo, eu vou te dar algumas dicas práticas de como proceder. Boa leitura!

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1. Se posicione no mesmo nível

Especialistas afirmam que as pessoas levam no máximo dois minutos para formar uma impressão duradoura sobre alguém. Eles apenas confirmam o que a sua avó já dizia “a primeira impressão é a que fica”.

Por isso, comece o seu relacionamento com as pessoas mais velhas da sua equipe com o pé direito através de conversas individuais e informais. Não fuja da situação.

E mais, não comece o seu relacionamento adotando a postura de “eu sou o chefe agora”. Normalmente as pessoas mais velhas já passaram por muitas situações diferentes e não irão se impressionar com isso.

Pelo contrário, ao assumir uma posição autoritária você estará afastando todas pessoas, inclusive as mais experientes.

Em vez disso, seja humilde e faça perguntas. Demonstre interesse genuíno pelas pessoas da sua equipe. Mostre desde o início que você quer ter uma comunicação aberta e amigável com eles.

E mais, é bem provável que as pessoas mais velhas já tenham tinha muitos outros chefes. Por isso, deixe claro que você está nisso a longo prazo.

Diga a eles que você está investido na posição e não apenas usando este cargo como um trampolim. Pessoas mais velhas costumam ficar frustradas com jovens gananciosos que estão focados somente em sua próxima carreira.

Além disso, é bem provável que as pessoas mais experientes estejam na empresa há mais tempo que você. Por isso, eles irão te respeitar mais se sentirem que você está comprometido com a equipe acima de tudo.


2. Conheça-os pessoalmente

É importante conhecer os membros da equipe pessoalmente, principalmente com as pessoas mais velhas. Conhecer e compartilhar os mesmos valores pessoais é a chave para criar confiança.

E a melhor forma de conhecer mais a fundo as pessoas da sua equipe é interagindo com eles em ambientes mais informais e descontraídos.

Para isso, leve-os para tomar um café ao longo do expediente, chame-os para almoçar fora do ambiente da empresa. Peça para eles te sugerirem um bom lugar para comer e vá junto com eles neste lugar.

E mais ainda, nas suas conversas, procure entender os seus antecedentes e história. Mergulhar nas suas experiências e permitir que eles contêm as suas histórias será muito interessante e mais edificante do que você imagina.

Procure encontrar algo em comum entre vocês como um hobby, filme favorito ou restaurante predileto. No primeiro momento pode parecer difícil superar a diferença de gerações, mas você tem algo em comum com praticamente qualquer pessoa com quem trabalha.

Pergunte à pessoa mais velha o que ela gosta de fazer fora do trabalho? Como é a sua família? O que fazem os seus filhos? Quais são os seus desejos e preocupações?

Demonstrem interesse genuíno por eles e permita que aspectos da sua vulnerabilidade apareçam. Se razoavelmente honesto sobre seu nervosismo como jovem líder. Esta é uma forma de você mostrar sua confiança neles e acessar a sua sabedoria.


3. Valorize a sua experiência

Um funcionário mais velho tem mais experiência de vida do que um líder mais jovem. Inevitavelmente a pessoa mais velha já fez mais e viu mais em sua vida.

Por isso, dê crédito ao trabalhador mais velho por sua sabedoria e use essa experiência a seu favor. E mais, incentive os outros membros da sua equipe a reconhecer a experiência e a aprender com ela também.

É normal você se sentir um pouco intimidado por um funcionário mais velho no início. Porém, a melhor maneira de lidar com sentimentos de intimidação é com honestidade.

Não invente desculpas por problemas ou finja que sabe mais do que realmente sabe. Este comportamento arrogante pode causar problemas e desconfiança.

Portanto, seja sincero quando não souber como fazer alguma coisa. Peça conselhos e encoraje as pessoas mais velhas a compartilhar com você algumas experiências e aprendizados. Faça perguntas como:

  • Você já experimentou algo assim antes?
  • O que você faria se estivesse no meu lugar?
  • Não estou considerando algo na sua opinião?”

Pedir conselhos e sugestões para pessoas mais experientes é uma ótima forma de trazê-los para o seu lado. Mas lembre-se, você não deve pedir autorização e nem permissão.


4. Aprenda com eles

Todo mundo tem algo para ensinar, não importa a idade. Porém, pessoas mais velhas tendem a ter mais sabedoria e vivência.

Por isso, não saia mudando tudo do dia para a noite. Primeiro entenda como as coisas são feitas, por que elas são feitas assim e quais tentativas de mudança já fracassaram no passado.

Ao buscar entender o contexto antes de sugerir mudanças nos processos demonstra que você valoriza as contribuições já feitas pelos membros da equipe, especialmente das pessoas mais velhas.

E mais, os anos de experiência das pessoas mais velhas as ensinaram a como navegar em suas responsabilidades. Este aprendizado pode ser muito útil para você desenvolver as suas habilidades de gerenciamento e evitar situações constrangedoras.

Normalmente as pessoas com mais de 40 anos são mais hábeis em controlar seu ritmo de trabalho do as pessoas com menos de 40 anos.

Pesquisas sugerem que pessoas na casa dos trinta anos são mais estressadas. Nesta fase da vida nós temos que equilibrar demandas do trabalho, cuidar dos filhos, impressionar os diretores, servir os clientes e etc.

Diante dessas múltiplas demandas, as pessoas mais jovens tendem a ter pouco controle sobre o ritmo do seu trabalho. Isso adiciona mais estresse e perda de foco em suas vidas.

Não é surpresa que pessoas na faixa dos 30 anos digam que estão mais exaustos que os trabalhadores mais velhos.

Por outro lado, os trabalhadores mais velhos já aprenderam a exercer controle sobre seu trabalho. Eles sabem o que e quando delegar, quando recusar demandas dos outros, como evitar confrontos e etc.

Portanto, aprenda com os membros mais experientes da sua equipe a como controlar melhor o seu trabalho, quais brigas evitar, quais demandas delegar e etc.

Enfim, melhore as suas habilidades de gerenciamento através da experiência dos membros mais seniores da sua equipe.

Mas atenção, não fique preso as condições consideradas imutáveis por eles. Aprenda com as pessoas mais experientes o que já foi feito e os erros cometidos para aprimorar a sua estratégia. Não fique preso no passado, inove e seja criativo para melhorar a produtividade da equipe.


5. Atenda às necessidades de segurança

Pesquisadores especializados em motivação sugerem que as pessoas são motivadas por necessidades pessoais. O estudo mais importante sobre este tema é a Pirâmide de Maslow.

Segundo Maslow as necessidades humanas podem ser classificadas em 5 categorias: fisiológicas, de segurança, sociais, estima e realização.

E mais, os pesquisadores sugerem ainda que as nossas necessidades mudam com o tempo e contexto, ou seja, os nossos desejos mudam conforme a idade.

Dado estes conceitos, podemos imaginar que as pessoas mais velhas da sua equipe desejem mais estabilidade do que crescimento.

Normalmente as pessoas mais experientes não almejam mais promoções. Elas já não alimentam mais a expectativa de ocupar cargos elevados na organização.

Por outro lado, elas muitas vezes esperam ter segurança e estabilidade. É muito provável que os seniores da sua equipe estão mais preocupados em como irão se aposentar do que crescer dentro da organização.

Além disso, quando ficamos mais velhos a nossa preocupação com a saúde aumenta, por isso eles também devem valorizar mais o plano de saúde do que o plano de carreira oferecido pela empresa.

Logo, pessoas mais velhas tendem a ficar inseguras sobre a sua continuidade na empresa. Isso pode torna-los mais resistentes a compartilhar os seus conhecimentos.

Para tranquiliza-los procure conversar com eles sobre os seus planos para o futuro. Mostre como a experiência deles é útil nos seus planos e que você não pensam em demiti-las.

Portanto, busque atender as necessidades de segurando dos membros mais experientes da sua equipe. Fale com eles abertamente sobre os seus planos para a aposentadoria se for o caso.

Mas atenção, as necessidades acima não são regra, as pessoas mais velhas da sua equipe podem ter prioridades diferentes das sugeridas. Por isso, o melhor caminho é sempre perguntar para as pessoas o que elas desejam.


Conclusão sobre como ganhar a confiança das pessoas mais velhas

Ganhar a confiança dos membros da sua equipe é fundamental para você se tornar um verdadeiro líder.

Porém, para jovens líderes, achar um território comum para estabelecer uma relação de confiança com pessoas mais velhas pode ser um grande desafio.

As diferenças na forma de viver e ver o mundo podem criar barreiras entre líderes jovens cheios de entusiasmo e pessoas mais experientes cheias de resistências.

Entretanto, o bom relacionamento entre líder e liderado permite que a combinação da energia da juventude e a sabedoria da idade gerem resultados extraordinários.

Portanto, não descarte ou menospreze as experiências das pessoas mais velhas da sua equipe. Use as dicas apresentadas para estabelecer uma relação de confiança mútua e desenvolver as suas habilidades de liderança e gerenciamento.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas mais velhas consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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