Como influenciar pessoas mais velhas

Como influenciar pessoas mais velhas no trabalho?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que aprender a influenciar as pessoas mais velhas?

Como diria John Maxwell, famoso escritor sobre o tema, “Liderança não é sobre títulos, cargos ou hierarquias. Trata-se de uma vida que influencia outra”.

Isso mesmo, liderança é influenciar as outras pessoas a terem o mesmo sonho, o mesmo propósito, o mesmo objetivo, a mesma visão e etc.

Em outras palavras, liderança é influenciar as outras pessoas agirem voluntariamente em prol de um objetivo comum.

Porém, para muitos jovens líderes influenciar as pessoas mais velhas das suas equipes é um desafio.

Certa vez em uma sessão de coaching ouvi um líder dizer: “quando dou uma ordem ao fulano tenha a sensação que estou mandando o meu pai para ir para o quarto de castigo”.

Esta sensação de autoridade invertida é muito comum. A maioria de nós recebeu dos nossos pais a crença de respeitar os mais velhos.

No entanto, ter esse sentido de desmerecimento pode desencadear muitos problemas um jovem líder. Desde falta de engajamento até desobediência e insubordinação.

Neste artigo vou te dar algumas dicas para ajudá-lo a influenciar os membros mais velhos da sua equipe sem chantagens ou ameaças. Boa leitura!

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1. Seja consistente para ter confiabilidade

A influência e a confiança andam de mão dadas. Somente quando a pessoa mais velha confiar em você, ela estará aberta à sua influência.

Sim, devido a sua posição mais alta na hierarquia da empresa, é possível transmitir uma demanda ou atribuir uma tarefa para ela, porém a verdadeira influência precisa do livre arbítrio.

Pense comigo, se você não tivesse uma posição superior, o seu funcionário mais velho ainda o ouviria e acreditaria que a tarefa deva ser executada?

Se a sua resposta for não, você está usando a autoridade do seu cargo e não a influência. Por isso, comece aprendendo a como ganhar a confiança das pessoas mais velhas.

Agora se você já tem a confiança do membro mais experientes da sua equipe, seja consistente para avançar da confiança para a confiabilidade. O que é isso?

Ter confiabilidade significa que a pessoa mais velha da sua equipe vê você como uma pessoa confiável, ou seja, ela acredita nas suas informações e intenções.

E para ter confiabilidade é necessário ter consistência na sua forma de agir, reagir, pensar, decidir, comunicar, recompensar, avaliar e por que não liderar.

Em outras palavras, para ter confiabilidade você deve cumprir as suas promessas, ser honesto e autentico, executar as suas tarefas com eficiência, estabelecer expectativas realistas, recompensar por mérito e liderar pelo exemplo.

Lembre-se, a inconsistência é a maneira mais rápida de arruinar sua reputação. Líderes incoerentes se tornam imprevisíveis e as pessoas não sabem se devem ou não confiar em suas sugestões.

Portanto, seja consistentemente motivado pelos mesmos princípios. Desta forma as pessoas acreditarão que as suas sugestões são sólidas e confiáveis.

Dica:

Para mergulhar mais a fundo nos seus princípios considere fazer o nosso exercício sobre valores pessoais.


2. Lidere com o que você não sabe

É um pensamento potencialmente destrutivo de muito líderes jovens é: como eu posso ser o chefe se eu tenho menos experiência?

Porém, essa crença aparente limitante pode ser o ponto de partida para você adotar uma estratégia digna para a verdadeira liderança.

Os melhores líderes são capazes de mobilizar a experiência das outras pessoas. Por isso, é muito comum observarmos pessoas inexperientes superam especialistas experientes.

Líderes autênticos não são confiáveis por causa somente das novas ideias que eles trazem. Eles ganham respeito e autoridade por causa da sua curiosidade e abertura a novas ideias.

Em outras palavras, estar no comando não significa fingir ter todas as respostas. Lidere as pessoas mais velhas da sua equipe usando as suas experiências para o que você não sabe.

Lembre-se que mais do que tudo, os membros mais experientes da sua equipe querem líderes que precisem deles. Por isso, o mais importante não é o que você sabe, é sua capacidade de explorar o que as outras pessoas sabem.


3. Lidere com firmeza e respeito

Se você está na posição de líder, não importa a sua idade, faça o seu trabalho com firmeza e respeito.

As gerações mais velhas foram criadas em um modelo onde o líder assumia uma postura autoritária e dava ordens para os seus subordinados.

Por isso, ainda é comum que pessoas mais velhas chamem os seus gerentes de “senhor + sobrenome” ao invés de falar somente o primeiro nome como os jovens preferem.

Logo, ao liderar pessoas mais velhas, você pode esperar receber uma boa dose de respeito e submissão delas.

E com isso, você também ganha a responsabilidade se manter respeitoso e firme em suas orientações ao liderar pessoas mais velhas.

Lembre-se, as pessoas mais experientes esperam ser tratados com respeito. Elas geralmente são mais sensíveis a um líder jovem que age de forma desrespeitosa.

Elas podem não dizer nada, pois isso também pode fazer parte da cultura delas, porém você não terá poder de influência se não estiver liderando respeitosamente.


4. Seja assertivo e não agressivo

Ser assertivo é a única maneira de fazer com que suas ideias sejam notadas, especialmente quando você está tentando influenciar uma pessoa mais velha.

No entanto, há uma diferença enorme entre ser assertivo e ser agressivo.

Para ser assertivo você precisa apresentar os seus pensamentos e ideias de forma estruturada, indicando as suas convicções e com um alto grau de confiança.

Porém, um grau excessivo de confiança pode ser confundido com arrogância pela pessoa mais experiente. E a arrogância acaba com a sua autoridade e influência.

Por isso, tenha cuidado ao apresentar os seus argumentos para uma pessoa mais velha. Não seja arrogante, mantenha-se flexível e mude de opinião se julgar necessário.

Lembre-se, você é naturalmente assertivo quando realmente acredite no que está dizendo. Esse é melhor maneira de cultivar uma reputação de autoridade e obter a capacidade de influenciar seus funcionários mais velhos.


5. Concentre-se nas ações e não nas palavras

Tentar criar influenciar as pessoas mais velhas através das palavras é inútil.

Mesmo um líder com dicção perfeita e formação em estratégia retórica não pode esperar ganhar o poder de influência apenas através de discursos e argumentos.

Se você deseja aumentar a influência, você precisa falar através das suas ações ou ter um histórico comprovado de ações sobre o que você está dizendo.

A consistência que eu apontei na dica 1 entre em jogo aqui também. Trabalhar duro de forma consistente é a melhor forma de obter resultados consistentes capazes de influenciar às pessoas.

Por isso, para aumentar o seu poder de influência sobre as pessoas mais velhas, procure demonstrar as suas ideias através de exemplos reais.

Em vez de discutir sobre como sua ideia funcionará na teoria, coloque-a em prática e mostre como ela funciona ao invés de ficar contando histórias.


Conclusões sobre como influenciar pessoas mais velhas

Desenvolver o seu poder de influência é fundamental para um jovem líder atingir o seu potencial.

Mas lembre-se, o seu objetivo aqui é se tornar mais respeitado pelas pessoas mais velhas da sua equipe, e não levar outras pessoas a fazer coisas que elas não queiram.

Por isso, grandes líderes buscam constantemente aprimorar a sua habilidade de influenciar as pessoas dentro da ética empresarial.

Portanto, use as dicas deste artigo para aumentar a sua capacidade de influenciar os membros mais experientes da sua equipe a ter maior destaque e produtividade.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas mais velhas consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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