Como liderar pessoas tímidas

Como liderar pessoas tímidas ou introvertidas?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre como liderar pessoas tímidas ou introvertidas? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


Por que aprender a liderar pessoas tímidas?

Algumas pessoas simplesmente não querem fazer parte da multidão, porém são excelentes profissionais.

Este era o caso da Silvia, uma antiga funcionária minha. Ela era uma das pessoas mais criativa, talentosa e inteligente que eu já conheci. Porém, ela não gostava de trabalhar com muitas pessoas em volta.

Quando ela trabalha em home office em sua casa, ela apresenta soluções inovadoras que superavam as expectativas e as necessidades dos clientes.

Confesso que no começo eu não entendia, mas Silvia preferia trabalhar sozinha. Na solidão ela era mais bem-sucedida, produtiva e feliz.

No entanto, certos projetos e atividades precisavam ser feitos em equipe. E neste momento surgiam os problemas em relação ao isolamento dela.

Quando inserida no grupo, Silvia não ficava à vontade e nem demonstrava o seu potencial.

Para ela era difícil falar durante as reuniões e se concentrar nas suas atividades devido ao barulho do escritório.

Isso a impedia de pensar criativamente e acabava com a sua produtividade e imagem perante o resto da equipe.

Se você tem um membro tímido dentro da sua equipe, este cenário deve se repetir com você, acertei?

Por isso a pergunta que fica é: como aproveitar os pontos fortes de uma pessoa introvertida e incentivá-la a se integrar efetivamente com o resto da equipe?

Para responder a esta pergunta, neste artigo, mostrarei como você pode liderar pessoas tímidas ou introvertidas de forma a potencializar os seus pontos fortes e aproximá-la da equipe. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


Como reconhecer pessoas introvertidas?

Introversão é um traço de personalidade onde as pessoas aumentam a sua energia através da reflexão e a diminuem durante as interações.

Normalmente as pessoas introvertidas são caracterizadas por comportamentos como quietude, reflexão, calma, isolamento e consideração.

Você pode reconhecer introvertidos como pessoas que:

  • Preferem trabalhar sozinhas do que em grupo;
  • Não falam com frequência, especialmente em um ambiente de grupo;
  • Quando falam, os seus comentários costumam ser inteligentes e atenciosos;
  • São bons ouvintes e possuem um alto grau de inteligência emocional;
  • Gostam de processar as informações lentamente;
  • Preferem pensar em novas ideias e conceitos antes de discuti-las;
  • Preferem se concentrar intensamente em uma tarefa de cada vez;
  • Não gostam de ser o centro das atenções;
  • Preferem um feedback ou elogio individual;
  • Não mantem um grande grupo de amizade no trabalho, mas eles têm conexões profundas e significativas com os amigos que têm.

Qual a diferença entre timidez e introversão?

Embora alguns introvertidos sejam tímidos, dizer que todo introvertido é tímido é um erro. Pessoas introvertidos não necessariamente tem medo de falar em público, elas apenas preferem trabalhar sozinhas.

A timidez é uma forma de ansiedade social que resulta do medo do julgamento ou interação social, mas isso não se aplica a todos os introvertidos.

Porém, para facilitar a leitura e entendimento, estamos usando o termo tímido e introvertido como sinônimos neste artigo.

E mais, este artigo serve como um guia geral. Por isso, tenha em mente que cada pessoa é única.

Logo, você pode ter um membro da equipe introvertido que prefere trabalhar sozinho, mas ele pode não ter problemas em se expressar em um ambiente de grupo.

Assim como, outro membro da equipe introvertido pode gostar de trabalhar regularmente com poucas pessoas de confiança.

Logo, tenha consciência sobre preferências individuais ao definir qual será a sua abordagem de gerenciamento.


Quais os pontos fortes das pessoas introvertidas?

Cada tipo de personalidade tem seus pontos fortes e fracos, e seus membros da equipe introvertidos não são diferentes.

A consideração é um dos maiores pontos fortes dos introvertidos. Eles preferem pensar primeiro e falar depois as suas opiniões.

Normalmente, eles primeiro aprendem ouvindo atentamente e depois processam as informações com calma e atenção. Desta forma eles geralmente apresentam respostas ponderadas ou soluções criativas.

Por isso, os introvertidos podem ser inovadores valiosos e grandes solucionadores de problemas dentro da sua equipe.

Se você procurar uma pessoa introvertida para discutir um problema, é bem provável que você se surpreenda com as informações úteis que ela têm para compartilhar e com os ângulos de visão que só ela percebeu.

Além disso, introvertidos são auto reflexivos por natureza. Com isso, eles geralmente se conhecem bem e entendem como administrar suas emoções.

E mais, eles são ouvintes empáticos e podem ter boas habilidades de comunicação. Normalmente, introvertidos são bons em captar as necessidades emocionais dos outros.

E por fim, introvertidos também podem ser uma presença calma em uma situação de crise ou emergência.


Quais os pontos fracos das pessoas introvertidas?

Trabalhar em grupo costuma drenar a energia das pessoas introvertidas ou tímidas.

Pessoas reflexivas acham difícil entrar em debates com idas e vindas. Por isso, geralmente elas ficam quietas durante as reuniões de brainstorming.

Elas também podem achar difícil processar informações e se concentrar em ambientes barulhentos. Introvertidos produzem melhores ideias quando trabalhando sozinhos.

Em um primeiro momento eles não desejam assumir posições de liderança e destaque dentro da equipe.

Porém, curiosamente, os introvertidos podem se tornar líderes melhores, especialmente quando sua equipe é proativa e envolvida.

Isso ocorre porque eles normalmente passam mais tempo ouvindo do que falando. Isso os torna mais aptos a processar informações de equipes que sugerem muitas ideias.


Como liderar pessoas tímidas?

Os membros introvertidos da sua equipe têm muito a oferecer. Use as estratégias abaixo para ajudá-los a alcançar o seu potencial máximo sozinho e com o grupo.

1. Use uma abordagem colaborativa

Estudos sugerem que pessoas extrovertidas se envolvem em discussões argumentativas para processar as suas ideias e gerar respostas para os problemas.

Por outro lado, os introvertidos geralmente preferem a colaboração um-a-um.

Por isso, se você precisa realizar uma sessão de brainstorming com a sua equipe, dê a todos a oportunidade de compartilhar as suas ideias abertamente.

Mas fique atento para solicitar a opinião dos membros introvertidos. Isso dará a eles a oportunidade de mostrar a sua visão e os encorajará a desenvolver ideias de uma maneira que atenda aos seus pontos fortes.

Você também pode usar o método de brainstorming escrito durante as reuniões. Essa técnica de compartilhamento de ideias é ideal para introvertidos, pois dá a cada pessoa a chance de pensar e expor as suas ideias uma para as outras.

2. Dê tempo para ele se preparar

Os introvertidos precisam de tempo e solidão para preparar os seus pensamentos. É por isso que reuniões de última hora podem deixá-los nervosos e inseguros.

Por isso, dê as pessoas introvertidas o máximo de tempo possível para eles se preparem para as reuniões ou sessões de brainstorming.

Deixe-os saber da agenda com antecedência. Desta forma eles terão tempo para organizar as suas ideias e se preparar para a reunião.

Caso surja um assunto novo, em vez de perguntar aos introvertidos por suas opiniões durante uma reunião, procure-os para uma conversa tranquila depois.

Você descobrirá que eles são mais abertos e confortáveis em conversas particulares. Individualmente eles podem pensar com mais clareza e compartilhar suas ideias com entusiasmo.

3. Enfatize a importância do trabalho em equipe

Alguns de seus membros da equipe introvertidos podem gostar de trabalhar com uma equipe, enquanto outros podem querer evitar a experiência.

Se eles não gostam de trabalhar com os outros, mostre o quão importante é o trabalho em equipe. Enfatize que alguns tipos de trabalho simplesmente não podem ser feitos por um indivíduo trabalhando sozinho.

E mais, explique como as suas forças únicas contribuem para o sucesso da equipe e ajudam a criar um grupo equilibrado e eficaz.

Por último, ensine-os sobre como ser bons jogadores de equipe. Os introvertidos podem não conhecer as melhores maneiras de falar em grupo ou saber como lidar com conflitos.

Conscientize-os sobre como navegar nessas situações para que eles tenham a confiança e as habilidades que precisam para contribuir com a equipe.

4. Crie um ambiente de trabalho apropriado

Quando os membros da equipe preferem trabalhar sozinhos, a sua produtividade, criatividade e eficácia podem ser prejudicadas em escritórios barulhentos.

O ruído do escritório ou as conversas paralelas podem facilmente distrair e provocar altos níveis de estresse em pessoas introvertidas.

Por isso, sempre que possível, certifique-se de que esses membros da equipe tenham um local tranquilo e confortável para trabalhar, dê preferência longe áreas de tráfego intenso.

Outra forma de minimizar as distrações é incentivando as pessoas a ouvirem “ruído branco” ou músicas em fones de ouvido.

5. Escute com atenção

Introvertidos costumam ser excelentes ouvintes. Por isso, quando eles falam, costumam ter algo importante a dizer.

E mais, eles esperam que as outras pessoas os escutem com a mesma atenção e cortesia que eles mesmos demonstram ao ouvir.

Portanto, ao liderar pessoas introvertidas use as suas habilidades de escuta ativa com muito mais atenção.

Não interrompa quando eles começarem a falar e pense na sua resposta ou pergunta somente após eles terminarem a sua fala.

E mais, quando você fizer uma pergunta, conceda a eles tempo suficiente para pensar sobre o que você disse e articular a sua resposta.

Muitos introvertidos acham mais confortável escrever, em vez de falar.

Logo, é provável que você consiga uma resposta melhor e mais ponderada se enviar as suas comunicações não prioritárias por e-mail ou mensagem instantânea em vez de mantê-los no escritório para um bate-papo.

E por fim, tenha em mente que introvertidos podem não ouvir da mesma maneira que os outros membros da sua equipe.

Por exemplo, eles podem olhar para o espaço ou rabiscar em seu bloco de notas durante uma reunião. Apesar da sua linguagem corporal apontar para desatenção, há uma boa chance de que eles estão absorvendo cada palavra que está sendo dita.

Normalmente introvertidos precisam colocar toda a sua atenção na fala para evitar outras distrações sensoriais. Por isso, eles normalmente anotam as informações como uma maneira de ouvir e se concentrar.

6. Aprenda a motivá-los

Os introvertidos geralmente se auto motivam quando trabalham em tarefas ou projetos com os quais se importam.

Para mantê-los engajados, atribua-lhes tarefas que atendam às suas forças e permita que eles se concentrem intensamente em uma tarefa de cada vez.

Pergunte a eles quais projetos eles mais gostam e tente construir mais deles em sua programação.

Você também pode usar a Teoria da Motivação Humana de McClelland para identificar os condutores que os motivam. Isso ajudará você a personalizar seu elogio e feedback de uma forma que realmente motive eles.


Conclusões sobre como liderar pessoas tímidas

Você pode identificar membros da equipe introvertidos por seu comportamento reservado e silencioso. Eles fazem melhor o seu trabalho sozinhos e isolados.

Normalmente pessoas introvertidas precisam de tempo e solidão para formular seus pensamentos, especialmente depois de uma reunião em grupo.

Por isso, para liderar pessoas tímidas ou introvertidos, adote uma abordagem colaborativa nas reuniões e explique para eles quanto a sua visão única é importante para a eficácia da equipe.

E mais, ajude eles a desenvolverem as habilidades que precisam para contribuir e se manter dentro da equipe.

Tenha consciência que pessoas introvertidas podem contribuir significativamente com as suas diferentes visões e capacidade de reflexão.

Portanto, não confunda timidez com falta de interesse ou baixa performance.

Pelo contrário, busque as opiniões e sugestões das pessoas introvertidas da sua equipe. Tenho certeza você irá se surpreender com respostas inteligente e profundas.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas diferentes consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *