O que é feedback

O que é feedback e como aplicá-lo no trabalho?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que você deve aprender o que é feedback?

Uma das coisas mais importantes que um líder faz é dar feedback para os seus liderados, pares e até superiores.

Ao dar feedbacks você mostra para as pessoas o que elas estão fazendo certo e quais comportamentos elas têm que mudar.

Portanto, é através do feedback que o líder recompensa os membros da equipe e mostra para todos qual é o comportamento positivo esperado por ele.

Porém, segundo uma pesquisa realizada com 1.000 executivos no Brasil pela Michael Page, a falta de feedback (12%) e de reconhecimento (12%) estão entre os fatores que mais contribuem com a insatisfação dos funcionários.

Mas por que os líderes acham tão difícil dar feedback?

Alguns líderes de fato ficam desconfortáveis ​​na hora de dar um feedback. Eles sentem que têm as habilidades para fazê-lo corretamente.

Porém, a grande maioria dos líderes acha que sabe dar feedback, quando na verdade eles não sabem. E isso torna o problema mais grave, pois eles acham o que problema está nos funcionários que não aceitam ou percebem os seus feedbacks.

De qualquer forma, ambos podem vir a ter problemas sérios por deixar de dar feedback efetivamente.

Para ajudá-lo, neste artigo eu vou explicar quais são os tipos de feedback e qual a sua importância. Também vou dar dicas do que não pode faltar em um feedback. Boa leitura!


O que é feedback?

Nos últimos anos, o termo feedback passou a ser utilizado com bastante frequência dentro das empresas.

Se tornou comum ouvirmos os gestores falaram após uma reclamação: pode deixar, eu vou dar um feedback para o fulano.

Mas você já parou para pensar o que realmente significa dar um feedback?

Se traduzirmos ao pé da letra, a palavra feedback significa retroalimentação. Ou seja, dar feedback implica em algo que vai e volta.

Portanto, dar feedback não é falar para a pessoa o que ela tem que fazer. Pelo contrário, o feedback é um processo de comunicação contínuo.

Neste processo de comunicação, o líder mostra para o seu liderado algo específico e juntos eles elaboram um plano de melhoria.

Logo, podemos definir feedback como uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a sua melhoria.


Qual é a importância do feedback?

O feedback vai além de uma simples orientação, ele é uma poderosa ferramenta para o aprendizado contínuo.

Frequentemente as pessoas acabam caindo em rotinas de trabalho repetitivas e monótonas. Elas param de aprender coisas novas e o desempenho fica estagnado.

Ao fornecer feedbacks construtivos e frequentes aos membros do seu time, você inclui novas áreas a serem desenvolvidas e encoraja os seus funcionários a fazer as coisas de forma diferente.

Desta forma, os seus colaboradores estão sempre melhorando e alcançando padrões mais elevados de desempenho e produtividade continuamente.

E mais, quando os seus funcionários vêm que os seus esforços são reconhecidos, eles se sentem mais valorizados. Isso aumenta a motivação e engajamento das pessoas com a organização.

Por isso, saber fornecer feedbacks positivos e negativos é uma das habilidades mais importantes de um líder.

Ao dominar esta habilidade, você irá aumentar a confiança mútua entre você e os seus liderados. Isso fará eles se sentirem mais felizes ao vir trabalhar.


Quais os tipos de feedback?

Existem infinitas situações que demandam feedback, é impossível tentar prever todas.

Por exemplo, quando um funcionário comete um erro ele precisa um feedback, assim como quando ele manifesta um comportamento inadequada, ou quando ele toma uma decisão correta.

Enfim, todas as situações acima pedem que você dê um feedback para a seu colaborador.

Portanto, ficar catalogando um tipo feedback para cada situação é humanamente impossível e pouco produtivo.

Porém, para facilitar o seu aprendizado dos meus alunos, eu costumo dividir os feedbacks em 4 tipos, sendo:

  • Feedback imediato: é quando você precisa dar orientação pontual acompanhada de uma sugestão de melhoria;
  • Feedback construtivo: é utilizado para encorajar e apoiar o liderado a mudar o seu comportamento ou erros recorrentes;
  • Feedback positivo: é quando você deseja reconhecer um comportamento e encorajar o seu liderado a continuar evoluindo;
  • Feedback 360º: é uma ferramenta poderosa para realizar uma avaliação completa sobre o seu comportamento e desempenho da pessoa.

Lembrando que esta categorização é utilizada por mim apenas para fins didáticos. Nos próximos artigos irei detalhar mais cada uma delas.


Quando dar cada tipo de feedback?

Agora que você já conheceu os quatro tipos de feedback que eu ensino nos meus treinamentos, está na hora de saber quando e como aplicar cada um deles.

Vamos começar com o feedback imediato. Este é o tipo mais simples de feedback, ele é utilizado em ações pontuais que não precisam de investigação e reflexão.

Normalmente o feedback imediato envolve questões técnicas, processuais ou manifestações de comportamentos novos pela primeira vez.

Já o feedback construtivo é mais estruturado e utilizado em ações mais complexas que necessitam de investigação e reflexão. Geralmente ele envolve questões comportamentais ou erros recorrentes.

Diferente do anterior, o feedback construtivo demanda uma preparação maior do líder para colher evidências e planejar a melhor abordagem.

Agora o feedback 360º é um processo de obtenção de comentários de várias pessoas de forma ampla e abrangente. Ele recebe o nome 360 por envolver o superior, pares e subordinados no processo.

O grande diferencial do feedback 360º é que ele permite que as pessoas conheçam os seus pontos cegos. Ele traz à tona fraquezas e percepções que nós geralmente não temos consciência.

E por fim, porém o mais importante, nós temos o feedback positivo. Líderes eficazes usam diariamente este tipo de feedback para aumentar a motivação das pessoas e mostrar o caminho certo a ser seguido.

Não há contraindicações sobre quantas vezes reconhecer as contribuições dos membros da sua equipe, desde que o seu elogio seja sincero e justo.

Se você reconhecer qualquer resultado, as pessoas vão acabar se acostumando e não dando valor. Já se você nunca reconhecer, as pessoas vão acabar desmotivadas. Por isso o segredo é você encontrar o equilíbrio entre desafios e elogios.

Dica:

Para saber mais sobre como elogiar a sua equipe, leia o artigo Como motivar a sua equipe reconhecendo os resultados.


Conclusões sobre o que é feedback

Uma das competências mais importantes de um líder eficaz é saber dar feedback. Através deste processo os gestores guiam e motivam os membros da equipe da melhorarem o seu desempenho continuamente.

Por isso, o feedback é essencial para o desenvolvimento pessoal e profissional do líder e de todos os membros da equipe.

Portanto, aprender a dar feedback justos, regulares e oportunos é uma das prioridades número um dos líderes.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como dar feedback consulte a página trabalha em equipe. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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