Pessoas antisociais

Como liderar pessoas antissociais, ou melhor, insociáveis?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre como liderar pessoas antissociais? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


Por que você deve aprender a liderar pessoas antissociais?

Imagine que você é gerente de um grupo de profissionais talentosos que trabalham bem juntos de forma colaborativa. Porém, um membro da equipe é a exceção.

Este membro da equipe é muito bom tecnicamente e tem a maior experiência do grupo. Porém, ele é solitário e não gosta de trabalhar com o resto da equipe.

Ele está tão envolvido em suas próprias tarefas que falta as reuniões regularmente e não compartilha suas ideias ou soluções com a equipe.

As suas conversas com ele são muitas vezes estranhas e ele parecer ser rude e não se importar com os outros membros da equipe.

Por causa de sua mentalidade insociável, as pessoas mantêm distância, pois quando ele precisa trabalhar com outras pessoas o conflito é certo.

Você quer mantê-la no time devido as suas competências individuais, ele é um grande especialista, mas você não sabe como integrá-lo ao grupo e não tem certeza se deveria tentar.

Pessoas antissociais são solitárias, porém podem fazer um trabalho brilhante. No entanto, eles também podem afetar a eficácia da equipe se você não lidar com eles bem.

Neste artigo, mostrarei o que você pode fazer para gerenciar os membros solitários de sua equipe. Boa leitura!

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O que significa ser antissocial?

O comportamento antissocial é caracterizado na psiquiatria pelo desprezo ou transgressão das normas da sociedade. Frequentemente ele é associado a um comportamento ilegal.

Porém, na cultura popular, as pessoas usam o termo antissocial para caracterizar as pessoas que evitam o convívio social. Normalmente estas pessoas são solitárias, retraídas, reservadas e de difícil convivência.

A psiquiatria usa o termo misantropia para retratar as pessoas com fobia social. Porém, para facilitar a leitura vamos usar o termo antissocial ou insocial como sinônimos de misantropia neste artigo.

As pessoas insociáveis preferem trabalhar sozinhas. Esses indivíduos geralmente são talentosos, inteligentes e altamente produtivos quando deixados por conta própria.

Geralmente eles têm pouco interesse em compartilhar as suas ideias, colaborar ou socializar com os outros membros da equipe.

E mais, eles podem se tornar tão envolvidos em seu próprio trabalho que muitas vezes perdem prazos e os seus colegas podem vê-los como rabugentos ou ranzinzas.


Qual a diferente entre antissociais e introvertidos?

À primeira vista, pessoas insociáveis podem parecer apenas introvertidos. No entanto, os dois são sutilmente diferentes.

Pessoas introvertidas também preferem trabalhar sozinhas e podem evitar se manifestar em grupos. Porém eles geralmente são bons ouvintes e podem ter um alto grau de inteligência emocional.

Já pessoas antissociais podem se sentir totalmente confortáveis falando em um ambiente de grupo. Geralmente eles têm certeza de suas próprias habilidades.

E mais, eles costumam ser grandes especialistas em sua área de atuação. Por isso podem ter um impacto positivo nos clientes, devido à sua autoconfiança, direcionamento e energia.

No entanto, pessoas antissociais podem não ter autoconsciência e inteligência emocional. Isso faz com que eles ignorarem as ideias e sugestões de outros, preferindo seguir sua própria agenda.


Como reconhecer uma pessoa antissocial?

Claramente há pontos positivos em uma pessoa insocial. Afinal, se esta pessoa não tivesse nenhuma característica boa certamente não estaria empregada.

Porém, existem também pontos negativos capazes de danificar a coesão e relacionamentos dentro da sua equipe.

Para saber se você tem uma pessoa insociável na sua equipe, procure pessoas com as seguintes características:

  • Distantes, mal-humorados ou solitários;
  • Desconfiados ou duvidosos sobre as habilidades dos outros;
  • Desconsidera os prazos ou objetivos da equipe;
  • Se comunicam mal e de forma desinteressada;
  • Insensível e sem empatia;
  • Autoconfiante em suas próprias habilidades;
  • Talentoso, criativo e inteligente.

Isso mesmo, pessoas insociáveis podem trazer uma enorme quantidade de talento e criatividade para a sua equipe. Eles podem produzir um trabalho excepcional e encontrar soluções inovadoras para os problemas.

No entanto, eles também apresentam seu próprio conjunto de desafios, especialmente quando seu comportamento retraído e insensível pode criar atritos dentro da equipe.


Como liderar pessoas antissociais?

Use as dicas abaixo para obter o melhor dos membros da equipe altamente qualificados, mas insociáveis.

1. Entenda porque ele é antissocial

Algumas pessoas podem demonstrar tendências antissociais porque genuinamente amam trabalhar sozinhas. Já outras podem exibir esse comportamento por uma razão específica.

Por exemplo, seu membro da equipe insociável pode se sentir tímido em relação aos outros. Se você perceber que ele tem dificuldade em falar em público, dê a ele oportunidades de se comunicar com o restante da equipe agendando reuniões menores ou sessões individuais com ele.

Já se a sua dificuldade de interação com os outros for resultado de más habilidades de comunicação, incentive-o a melhorar as suas competências através de treinamentos específicos por exemplo.

Enfim, procure entender o que está por trás do comportamento antissocial do membro da sua equipe e o apoie a superar esta limitação.

E lembre-se, você deve se aproximar do seu membro insociável com empatia e compreensão. Procure ver o problema na perspectiva dele. Ter empatia lhe permitirá estruturar sua abordagem para atender às suas necessidades e desejos.

2. Trabalhe os seus pontos fortes e fracos

Para maximizar a produtividade do seu membro da equipe não sociável, identifique seus pontos fortes e fracos.

Depois de conhecer onde a pessoa é boa, procure delegar tarefas que usem estas fortalezas no seu dia a dia.

Tenha em mente que os solitários geralmente são altamente eficientes em seu campo de atuação. Se você lhes der oportunidades para brilhar, eles podem ser um verdadeiro trunfo na sua equipe.

E mais, para mantê-lo motivado, dê a ele um novo desafio assim que ele encerrar um projeto. Isso vai mantê-lo envolvido e aumentará a sua satisfação no trabalho.

Mas lembre-se de nunca micro gerenciar as suas atividades depois de atribuir o trabalho. Em vez disso, dê a ele o tempo e o espaço de que precisa para desempenhar um bom papel.

Já para contornar as suas fraquezas, evite delegar tarefas que dependem do trabalho e interação com as outras pessoas.

Além disso, você pode encontrar um colega com o qual ele se sinta à vontade para aproximar ele do restante da equipe.

3. Identifique a sua motivação

Converse com o membro antissocial da sua equipe para se certificar de que ele realmente prefere trabalhar sozinho.

Algumas pessoas podem parecer solitárias na superfície, mas na verdade elas querem trabalhar com os outros, porém não sabem como se comportar.

Sente-se com ele individualmente e sugira um projeto ou equipe da qual ele possa fazer parte.

Se ele parecer disposto a explorar a ideia, ele pode precisar apenas de treinamento sobre como ser um bom jogador de equipe.

Já se ele resistir, as chances são de que ele é um verdadeiro solitário.

Estudos sugerem que os verdadeiros solitários percebem poucos benefícios de trabalhar como parte de um grupo.

Por isso, pense com cuidado antes de levá-lo a ser mais orientado para a equipe. Trabalhar sozinho é o que os solitários fazem melhor, então evite tentar moldá-lo em algo que ele não é bom.

Sim, há momentos que você precisa que ele trabalhe em equipe. Nestas situações uma boa comunicação é essencial.

Logo, seja honesto sobre o que você espera que ele faça e sobre quanto tempo esse trabalho em grupo será necessário.

Explique que, uma vez terminado o trabalho, ele poderá voltar ao seu estilo de trabalho preferido.

4. Incentive a comunicação

Um dos maiores riscos com membros da equipe insociáveis é a falta de comunicação com o restante do grupo.

Isso pode levá-los a produzir um trabalho incompatível com os demais ou fazer algo que já tenha sido feito.

Portanto, a falta de comunicação pode gerar desperdícios de tempo e recursos valiosos, especialmente em projetos maiores.

Por isso é importante você encorajar o membro da sua equipe antissocial a se comunicar com os seus colegas.

Peça para ele enviar atualizações regulares e participar de todas as reuniões. Ele pode não se interessar, mas deve entender os objetivos e a direção do grupo.

Lembre-se também de informá-lo sobre quaisquer alterações ou decisões que o grupo faça informalmente.

Por exemplo, os membros de sua equipe podem compartilhar ideias durante o almoço ou através de conversas no escritório quando a pessoa antissocial não está por perto.

Por isso, envie um e-mail, mensagem instantânea ou agende uma reunião individual para mantê-lo a par dos eventos atuais.

E por último, fale com ele honestamente sobre como as suas tendências solitárias podem inibir a eficácia do grupo.

Por exemplo, se ele perde as reuniões da equipe com frequência, explique como isso afeta o moral de todos.

E mais, se você quer que ele mude o seu comportamento, seja claro e específico sobre o que exatamente precisa acontecer.

5. Permita que a pessoa trabalhe sozinha

Se o comportamento solitário da pessoa antissocial não afetar a produtividade da equipe, considere permitir que ela trabalhe sozinha em um ambiente em que ela esteja mais confortável.

Por exemplo, você pode deixá-la trabalhar em casa em um modelo home-office se isso for um desejo dela.

Ou ainda, você pode dar-lhe uma sala particular dentro do escritório para que ela se sinta mais à vontade.


Conclusões sobre como liderar pessoas antissociais

Pessoas não sociáveis preferem trabalhar sozinhas. Elas geralmente são talentosas e inteligentes, e podem trazer muito valor para uma organização.

No entanto, elas tendem a evitar trabalhos em grupos e estão mais focados em seus próprios objetivos do que nos interesses comuns.

Esta falta de engajamento e alinhamento com a equipe pode causar conflitos e perdas de prazos importantes.

Portanto, saber liderar pessoas antissociais é fundamental para você usar o máximo dos seus talentos sem prejudicar a coesão da equipe.

Para isso, use as dicas acima e mostre para a equipe por que vale a pena ter uma pessoa insocial no grupo.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas diferentes consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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