Comunicação mais velhos

Como se comunicar com pessoas mais velhas no trabalho?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que aprender a se comunicar com pessoas mais velhas?

Liderar é influenciar as pessoas a agir em uma determinada direção. E para influenciar é necessário se comunicar com as pessoas.

Por isso, comunicação é uma das competências fundamentais de um líder eficaz, sem ela não há liderança.

Porém, se você pensar um pouco sobre o assunto, verá que nos últimos anos nós mudamos radicalmente a forma como nos comunicamos.

Há 30 anos atrás era comum as pessoas enviarem cartas e as empresa malas diretas. Os comunicados eram feitos através de memorandos fixados em quadros espalhados pela empresa.

Depois, com a popularização da internet, as empresas passaram a usar o e-mail corporativo como principal canal de comunicação.

E hoje, com internet mais rápida e smartphones, nós temos muitas formas diferentes de nos comunicar. Você pode se comunicar com a sua equipe através de mensagens instantâneas, vídeos chamadas, redes sociais e etc.

No entanto, muitos líderes jovens têm dificuldade em se comunicar com os membros mais velhos da sua equipe devido as diferenças geracionais.

Essas diferenças se manifestam em diversas formas, desde a escolha do melhor canal de comunicação até a linguagem utilizada.

Para ajudá-lo a superar estas barreiras, neste artigo, eu vou te dar dicas valiosas de como se comunicar com pessoas mais velhas no trabalho. Boa leitura!

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1. Ouça antes de falar

Para ser um ótimo comunicador você precisa primeiro aprender a ouvir. Isso mesmo, a boa comunicação começa com uma excelente escuta.

Por isso, quando estiver conversando com as pessoas, independentemente da idade, se concentre exclusivamente na fala do outro.

Quando o outro estiver falando, não fique pensando no que você irá dizer, na pergunta que irá fazer, na sugestão que irá dar.

Faça um esforço consciente para acalmar a voz de dentro da sua cabeça e se concentre unicamente na fala da outra pessoa.

Lembre-se que as pessoas mais velhas da sua equipe têm décadas de experiência e as chances deles lhe darem boas dicas é enorme.

Por isso, antes de sair mudando um processo, sente-se, ouça e aprenda como isso foi feito no passado. Desta forma a sua equipe se sentirá valorizada e aceitará mais fácil as suas sugestões.

Quando as pessoas mais experientes se sentem valorizadas, respeitadas e ouvidas, elas reconhecem a sua maturidade e liderança, e não vêm a sua idade.


2. Entenda como ele gosta de se comunicar

Você pode ter um estilo de comunicação direto ao ponto, enquanto os funcionários mais velhos acostumam passar os primeiros minutos de cada reunião conversando sobre o tempo.

Ou ainda, você prefere enviar as suas solicitações para a equipe através do WhatsApp, já as pessoas mais velhas do seu time preferem receber por e-mail.

Por isso, entenda como eles gostam de se comunicar para ter uma boa comunicação com as pessoas mais velhas da sua equipe. Preste atenção no ritmo que eles estão acostumados e adapte o seu estilo quando apropriado.

Por exemplo, pessoas mais velhas tendem a separar a sua vida pessoal da profissional. Já os jovens não fazem esta separação. Por isso, para eles não pensarem que você espera que eles trabalhem 24h por dia, evite enviar e-mails às 23h para eles.

Considere enviar mensagens e e-mails para pessoas mais velhos somente no horário do expediente, evite se comunicar entre 20h e 6h com eles, a menos que seja absolutamente necessário.

E mais, observe ou converse com eles para entender e alinhar qual é o canal de comunicação mais apropriado.

Por exemplo, jovens estão acostumados a receber elogias dos seus chefes através de uma mensagem. Já pessoas mais velhas geralmente preferem que o chefe pare em sua mesa para agradecer pelo trabalho bem feito.

Portanto, seja flexível e adapte à sua forma de comunicação para ter uma equipe mais produtiva e feliz.


3. Explique o porque

Jovens líderes têm energia e entusiasmo, por isso é comum que eles saiam fazendo um monte de coisas sem parar para explicar o seu pensamento e intenção.

Porém, para envolver e engajar as pessoas da sua equipe, principalmente as mais velhas, é necessário explicar o “porque”.

Portanto, antes de partir a ação, explique para as pessoas “porque” você tomou está decisão. Mostre que você fez a sua lição de casa e considerou todos os impactos.

E mais, use esta oportunidade para falar sobre os motivos que te levaram a tomar esta decisão e quais são as oportunidades que estão em jogo. Ao final, as pessoas devem entender qual é a sua intenção positiva ao tomar esta ação.

Ao explicar para as pessoas mais velhas o “porque” das suas decisões, você estará demonstrando consideração por eles. Isso aumenta a confiança e dá propósito para as suas ações.

E lembre-se, não seja afoito e apressado na sua explicação, fale sobre um tópico de cada vez para não sobrecarregar a sua audiência com um monte de informações. Tenha em mente que nem todas as pessoas tem o mesmo nível de informações que você.


4. Adapte o seu ritmo e linguagem

Outro fator que impacta negativamente a comunicação entre jovens líderes e os membros mais experientes da equipe é o padrão de linguagem.

A língua portuguesa está em constante processo de mudança e sempre surgem novas gírias e jargões.

Na década de 1980 era comum os jovens usarem os termos: bacana (bom), boa pinta (boa aparência), carango (carro), joia (legal) e etc.

Já hoje, os jovens estão usam gírias como: lacrou (elogio), mitou (acerto), sangrou (respondeu com raiva), shippou (casal) e etc. (confesso que tive que pesquisar na internet para pegar estas gírias, acho que estou ficando velho… kkkk).

Logo, se você é um jovem líder e quer que as pessoas mais velhas da sua equipe entendem as suas palavras, evite usar gírias e jargões.

Procure adaptar o seu padrão de linguagem ao seu público. Quando você soltar uma gíria, explique o seu significado e peça para o seu membro sênior falar qual termo ele usaria. Você irá se divertir conheço gírias antigas.

E mais, preste atenção também ao ritmo da sua fala. É comum jovens falarem rápido e com muitas abreviações. Isso dificulta o entendimento das pessoas mais velhas.

Por isso, procure falar de forma mais lenta e utilize uma comunicação completa, ou seja, ao falar procure sempre expressar de forma clara a situação, emoção, necessidade, ação e benefício.

Por exemplo, ao invés de dizer “você pode me enviar o relatório”, prefira falar “amanhã eu tenho uma reunião com a diretoria e eu gostaria de levar comigo o relatório de vendas do mês passado. Você pode enviar o relatório no formato de PDF por e-mail hoje até as 17h? Obrigado”.

E por fim, mas não menos importante, mantenha contato visual enquanto estiver falando ou ouvindo.

O contato visual é uma das formas mais diretas e poderosas de comunicação não-verbal. Ao olhar nos olhos das pessoas você demonstra estar interessado neles e que eles podem confiar em você.

Portanto, evite falar com as pessoas e mexer no celular ao mesmo tempo. Quando alguém estiver falando com você, olhe nos olhos da pessoa por alguns segundos de cada vez para criar uma atmosfera mais positiva e confortável.


5. Dê tempo para ele digerir a comunicação

Todo líder tem que promover mudanças na sua equipe, não importa a sua idade. O mundo e as organizações estão em constante processo de mudança, e se você ficar parado em pouco tempo estará fora do jogo.

Porém, qual é a forma correta de promover mudanças no seu time, empurrando goela a baixo ou influenciando as pessoas a patrocinarem as mudanças?

Não há dúvida que a melhor forma é influenciando as pessoas a patrocinar as mudanças, afinal, quando adotamos a mudança nos tornamos mais engajados e colaborativos.

E como você pode influenciar as pessoas mais velhas a adotarem as mudanças, conversando com eles individualmente para os preparar para a mudança.

E mais, ao falar com eles antes permite que você receba seus comentários e ouça seus pensamentos antes de levá-los a uma reunião com toda a equipe.

Já nas reuniões, dê espaço para eles expressarem as suas opiniões e entenda claramente os seus pontos levantados.

Se necessário, dê um tempo extra para as pessoas mais resistentes digerirem a sua comunicação, não fique pressionando, saiba que cada pessoa tem a sua própria curva de aceitação a mudanças.

O seu papel como líder é ajudar as pessoas a aceitarem as novidades por elas mesmas. Para isso, mantenha uma comunicação frequente sobre benefícios das mudanças, mas sem sobrecarregar, procure falar de um tópico de cada vez.


Conclusão sobre como se comunicar com pessoas mais velhas

Jovens líderes não devem subestimar a importância de se comunicar de maneira assertiva como cada membro da sua equipe.

Saber se comunicar com todas as pessoas é fundamental para o líder usar o seu poder influencia. Caso contrário ele irá usar apenas a força do seu cargo.

E para ter uma comunicação eficiente é necessário se conectar com o seu público. Para isso adapte o seu padrão de comunicação conforme as preferências e necessidades das outras pessoas.

E lembre-se, bons comunicadores são sempre bons ouvintes. Por isso, comece escutando e entendendo as posições e sentimentos das outras pessoas antes de sair falando. Use estas informações para adaptar a sua comunicação para obter melhores resultados.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas mais velhas consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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