Como liderar pessoas mais velhas

Como liderar pessoas mais velhas no trabalho?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que aprender a liderar pessoas mais velhas?

Como um líder jovem e promissor, você pode estar gerenciando hoje uma equipe diversificada e multigeracional. Se não está ainda, se prepare que em breve isso irá acontecer.

Atualmente a força de trabalho é composta de cinco gerações diferentes. E cada geração têm as suas próprias opiniões e expectativas sobre a dinâmica de poder e autoridade, sobre o equilíbrio de vida pessoal e profissional, e sobre a cultura organizacional.

E de um modo geral, isso é uma coisa boa, pois as pesquisas demonstram que as equipes multigeracionais são mais produtivas e têm menos rotatividade.

Porém, a diferença de idade entre um gerente jovem e um funcionário mais velho pode causar mal-entendidos e frustrações de ambos os lados.

As diferentes visões de mundos e valores organizacionais podem gerar conflitos dentro e fora da equipe. E estes problemas podem comprometer a moral, coesão e produtividade da sua equipe.

Felizmente existem várias maneiras de liderar pessoas mais velhas e preencher a lacuna de idade sem prejudicar o desempenho organizacional.

Afinal, não existe uma idade mínima para ser um líder eficaz, mas é necessário ter um tato especialmente importante nessas situações.

Neste artigo eu vou te dar 6 dicas de como você pode liderar pessoas mais velhas que você. Boa leitura!

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1. Cuide das suas crenças

Assumir um cargo de liderança já um baita desafio, ainda mais com pessoas mais velhas que você na equipe.

Eu passei por isso quando fui promovido a gerente pela primeira vez. Na época eu tinha 28 anos e os meus 3 coordenadores eram mais velhos do que eu. E mais, metade dos analistas que respondiam para estes coordenadores também eram mais velhos.

Lembro que no começo eu ficava questionando as minha capacidade de liderar esta equipe o tempo todo. No entanto, com o tempo entendi que é normal nos sentirmos inseguros quando assumimos um papel que nunca estivemos antes, não há nada de errado com isso.

Porém, você não deve permitir que a insegurança se transforme em crenças limitantes que impeçam você de atingir o seu máximo potencial como líder.

Por isso, observe se você tem pensamentos negativos como: “os funcionários mais velhos não gostam de mim”, “eles não me respeitam”, “eu não tenho conhecimento e experiência suficiente”, “eu não mereço estar em um papel de liderança”, “eles acham que eu não deveria ser chefe deles” etc.

Estes pensamentos são automáticos e você não pode impedir que eles venham a sua mente. Porém, você pode muda-los e substitui-los de forma consciente.

Para isso, busque se lembrar por que você foi escolhido para esta posição de liderança. Qual foi a sua trajetória? Quais são os seus pontos fortes? Como você pode ajudar as pessoas mais velhas da sua equipe a se desenvolverem?

Uma vez identificada as suas crenças fortalecedoras (perguntas anteriores), basta você consciente se lembrar delas toda vez que os pensamentos automáticos negativos se manifestarem.

Por exemplo, sempre que vier a sua mente o pensamento “os funcionários mais velhos não me respeitam”, force o seu cérebro conscientemente a pensar “eu posso ajudar as pessoas mais velhas a se desenvolverem”.

No começo pode parecer estranho fazer isso, mas com a repetição o seu cérebro vai entender que você prefere o novo pensamento e irá torna-lo inconsciente.

Lembre-se, duvidar de si mesmo pode impedir que você dê o seu melhor e desenvolva à sua equipe. Tenha consciência que você chegou aonde está por uma razão: você está pronto e merece estar onde está!


2. Tenha empatia com cada faixa etária

Certa vez li um artigo que caracterizava cada faixa etária com uma pergunta simples que as pessoas se fazem:

  • Aos 20 anos: o que devo fazer da minha vida?
  • Aos 30 anos: como vou fazer isso tudo?
  • Aos 40 anos: por que algumas pessoas estão se saindo melhor do que eu?
  • Aos 50 anos: por quanto tempo posso continuar fazendo as coisas que me definem?
  • Aos 60 anos: alguém sabe quem eu era?
  • Aos 70 anos: alguém se lembra quem eu sou?

Embora genéricas, estas perguntas nos ajudam a refletir sobre as diferenças entre as visões de mundo das pessoas conforme a sua faixa etária.

Desta forma, para aumentar a sua sabedoria, se coloque no lugar da pessoa mais velha da sua equipe. Sinta na sua pele as dores que esta pessoa sente. Imagine quais são as suas inseguranças, quais são os seus desejos.

Por exemplo, faça o possível para evitar que as pessoas de 40 anos se sintam atrasadas com comentários insensíveis, como: você não tem Instagram? Você ainda usa táxi? Você nunca comprou nada na internet?

Já, se o membro da sua equipe está na faixa dos 50 anos, tenha cuidado na hora de diminuir as suas responsabilidades, mesmo que ele concorde inicialmente, esta diminuição de poder pode ser vista como um ataque à sua identidade ou capacidade.

Use estas perguntas para se colocar no lugar das pessoas mais velhas da sua equipe. E lembre-se, a autoridade do cargo é automática, mas o respeito não, e você precisa de ambos para liderar.


3. Seja humilde

Não deixe que a sua ambição e necessidade de aprovação se transformem em arrogância.

Alguns líderes jovens sentem que precisam mostrar as suas qualidades para conquistar o respeito das pessoas mais velhas.

Para isso, mesmo que de forma inconsciente, eles se vangloriam do seu impressionante currículo, falam sobre os  cursos internacionais que fizeram e contam histórias sobre as suas vitórias e conquistas.

Apesar da intenção positiva, esta abordagem pode distanciar o líder jovem das pessoas mais velhas. Na maioria das vezes é melhor o líder falar menos e ouvir mais.

Normalmente, as pessoas mais velhas são mais sensíveis a qualquer sinal de poder e privilégio. Elas podem se sentir frustradas e ressentidas por ter um chefe mais jovens.

Por isso, procure ser humilde na sua liderança. Deixe que as suas habilidades de gerenciamento falem por si mesmas através das suas ações.

Mas atenção, você precisa saber a diferença entre ser humilde e autodepreciar o seu próprio conhecimento por causa da sua idade.

Portanto, nunca peça desculpas pela sua idade e evite frases como: “eu sei que só estou aqui há apenas dois anos”.

Seja humilde, honre a experiência e conhecimento das pessoas mais velhas da sua equipe, porém não se autodeprecie.

Dica:

Para saber mais sobre os benefícios de ser humilde, considere ler o artigo humildade na liderança.


4. Seja confiante

Muitas pessoas acham que o contrário de humildade é autoconfiança, mas elas estão erradas. O oposto de humildade é arrogância.

Pelo contrário, a humildade é a confiança autêntica, é quando não há a necessidade de vender os nossos méritos, é deixar que as outras pessoas descubram as nossas virtudes através das nossas atitudes.

Portanto, um líder jovem deve sim demonstrar confiança ao conversar com os seus funcionários, incluindo os membros mais velhos da equipe.

Para isso, comece com o que você sabe. Fale com convicção. Dê àqueles que você gerencia uma noção clara de onde você está indo, onde você quer chegar com os projetos, o que você quer conquistar com os clientes.

Por isso, não desqualifique as suas declarações com frases do tipo “isso pode estar errado, mas …”, “não tenho certeza se você concorda, no entanto …” ou “eu sei que você está aqui há mais tempo, mas acho que deveríamos…”.

Essas declarações são completamente condenatórias e desnecessárias. Elas acabam com a sua autoridade.

Em vez disso, comunique com confiança compartilhando as suas ideias, iniciativas e estratégias abertamente. Desta forma as pessoas vão acreditar que você sabe do que está falando.

E mais, não pergunte o que fazer e não peça orientação diretamente. Apresente as suas posições, opiniões ou direção estratégica e depois obtenha feedback.

Ou seja, pergunte o que as pessoas acham da sua ideia? Questione se elas veem algum risco. Pergunte o que pode dar errado. Identifique junto com a equipe quais são os obstáculos e próximos passos.

Sim, seja receptivo aos pensamentos e ideais de sua equipe. Solicite as suas opiniões, use as suas experiências, mas não peça autorização ou permissão.

Desta forma a sua abordagem demonstrará competência e confiança, e não inexperiência ou insegurança.

Portanto, dê voz a sua equipe, envolva-os no processo de tomada de decisão, use as suas competências, mas certifique-se de que você é quem define e lidera a agenda.


5. Se prepare para as objeções

Imagine que você está no meio de uma apresentação para a equipe quando o seu funcionário sênior faz as seguintes perguntas: “quantos anos você tem?”, “você estudou com a minha neta?” ou “qual a sua experiência neste tema?”.

Não é incomum que pessoas mais velhas desafiem a sua liderança simplesmente porque você é mais jovem e, portanto, é menos sábio.

Nessas situações, o ideal é que você mantenha uma posição respeitosa, ao mesmo tempo em que demonstra estar aberto à opinião dele e é capaz de reconhecer as suas boas ideias.

Porém a pergunta que fica é: como se preparar para estas situações?

A melhor forma de manter o seu autocontrole nestas situações é antecipando as suas reações as possíveis objeções e intimidações dos profissionais mais velhos da sua equipe.

Por exemplo, você pode imaginar qual seria a sua reação caso o seu funcionário sênior questionasse a sua autoridade na frente do seu diretor. Qual seria o seu comportamento ideal? O que você deveria falar?

Ao imaginar como será a sua reação, você aumenta a plasticidade do seu cérebro dando a ele mais opções de reações.

Desta forma, quando a situação ocorrer você estará mais presente e terá mais opções para contornar a situação sem perder o controle sobre as suas emoções.


6. Adapte o seu estilo de liderança

É provável que os seus funcionários seniores tenham expectativas e necessidades diferentes em comparação aos membros mais jovens da equipe.

Por isso, para liderar pessoas mais velhas efetivamente, você deve reconhecer as diferentes necessidades e adaptar seu estilo de liderança a cada indivíduo da sua equipe.

Toda pessoa aprende à sua maneira, independentemente da sua idade. Pessoas diferentes se comunicam de maneiras diferentes, preferem receber feedback de formas diferentes, querem ser reconhecidas de jeitos diferentes etc.

Portanto, reserve um tempo para conhecer sua equipe individualmente. Busque aumentar a sua compreensão sobre os pontos fortes e fracos de cada pessoa.

Marque conversas individuais e pergunte para as pessoas: “Como você quer que eu te lidere?”, “Qual é a única coisa que você não quer ver mudar?”, “Qual é a única coisa que acha que precisa mudar?” ou “Qual deve ser o meu papel para apoiar o seu desenvolvimento?”.

E mais, ao dedicar tempo para conhecer as pessoas, você entenderá qual é as suas preferências e métodos preferidos de treinamento, comunicação, delegação etc.

E lembre-se, não chegue mudando tudo no primeiro dia. Vá com calma e influencie as pessoas a ajudar a fazer as mudanças.

Adaptar o seu estilo de liderança conforme as necessidades dos seus liderados é uma estratégia válida para todas as idades.


Conclusão sobre como liderar pessoas mais velhas

No primeiro momento, liderar pessoas mais velhas pode parecer assustador devido aos seus próprios pensamentos. Eu mesmo já passei por isso.

Porém, quando um líder jovem demonstra empatia, humildade e confiança, ele ganha rapidamente o respeito da equipe, independentemente da idade das pessoas.

Sim, é verdade que, se a pessoa mais velha é irritadiça, rígida ou problemática, você não deve adicioná-la à sua equipe. Mas, isso é verdade para todas as idades.

No entanto, pesquisas demonstram que equipes multigeracionais obtém resultados melhores, tem menos rotatividade e mais engajamento.

Portanto, nunca permita que as percepções dos outros sobre a sua capacidade de liderar diminuam o seu valor e moral.

Fortaleça os seus pensamentos, aumente a sua confiança e exerça a sua liderança com alma e coração. Desta forma as pessoas mais velhas irão te reconhecer naturalmente.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas mais velhas consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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