Como motivar a equipe através de pequenas vitórias

Como motivar a equipe através de pequenas vitórias?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que você deve ler este artigo?

Há muitas formas de motivar e inspirar sua equipe. Por exemplo, você pode fornecer um local de trabalho positivo e estimulante com muitas oportunidades para as pessoas construírem relacionamentos.

E mais, você pode também usar incentivos, como bônus ou outras recompensas, para manter sua equipe focada. Ou ainda fornecer um ótimo suporte e reconhecer publicamente o trabalho árduo das pessoas.

No entanto, pesquisas recentes mostraram que o modo como as pessoas concluem seu trabalho também pode ter um efeito significativo sobre a motivação, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Nele, veremos como o progresso consistente na forma de pequenas vitórias pode aumentar a motivação e o desempenho das pessoas.

Também vamos explorar estratégias que podem ser usadas para ajudar sua própria equipe a obter pequenas vitórias como parte de seu trabalho. Boa leitura!

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Conhecendo mais sobre a teoria do progresso

Os professores Teresa Amabile e Steven Kramer escreveram em detalhes sobre como o progresso pode melhorar o desempenho em seu livro de 2011, “The Progress Principle“.

Na sua pesquisa, eles pediram a 238 pessoas de 26 equipes de projeto em 7 grandes organizações para manter um diário anônimo.

Desta forma eles puderam acompanhar as experiências diárias das pessoas. Ao todo eles receberam mais de 12.000 entradas de diário separadas.

Ao analisar os diários, Amabile e Kramer puderam explorar a rotina de trabalho das pessoas. Eles observaram como as suas percepções, emoções e níveis de motivação afetaram o seu desempenho diário.

Eles descobriram que, quando as pessoas consistentemente avançam em projetos significativos, mesmo em pequenos passos, elas são mais criativas, produtivas e engajadas.

E mais, eles observaram também que através dos pequenos avanços as pessoas têm melhores relacionamentos que influência positivamente em seu desempenho no trabalho.

Resumidamente, alcançar e reconhecer pequenas vitórias regulares ajuda as pessoas a terem uma vida profissional mais rica, engajada e produtiva.

E todo gerente já sabe, ou deveria saber, membros da equipe felizes, engajados e produtivos conseguem muito mais resultados do que os membros da equipe infelizes.


Como aplicar a teoria do progresso?

Agora, como você pode aplicar essa teoria do progresso com sua equipe?

Em seu livro, Amabile e Kramer sugerem 6 estratégias que você pode usar para dar às pessoas a chance de experimentar e reconhecer um progresso significativo continuo.

1. Defina metas e objetivos claros

Quando as pessoas não sabem em que focar quando os objetivos são poucos claros ou mudam constantemente. A consequência é que as pessoas se envolvam menos com o trabalho que estão fazendo e não vejam as tarefas do dia a dia como vitórias.

Por isso, certifique-se de definir metas SMART (específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com praza) para todos os membros da sua equipe e altere essas metas somente quando for necessário.

Seu pessoal precisa entender o que é esperado deles para que eles saibam priorizar as suas tarefas diariamente. Além de ter consciência de como eles estão progredindo em relação aos objetivos.

E mais, eles também precisam entender a conexão entre o trabalho que estão fazendo e o valor que ele fornece aos clientes da organização, a própria organização ou até a sociedade como um todo.

Afinal, todos nós queremos sentir que nosso trabalho tem significado e como ele beneficia os outros.

2. Dê autonomia

Embora seu pessoal precise de objetivos específicos, eles precisam de um pouco de liberdade para decidir como atingir esses objetivos.

Quanto mais controle as pessoas tiverem sobre seu próprio trabalho, mais capacitadas e criativas elas serão, e mais reconhecerão suas próprias conquistas, mesmo em pequenas tarefas.

Então, certifique-se de evitar o microgerenciamento. Isso destrói a moral, o engajamento e não deixa espaço para autonomia.

3. Forneça os recursos

Sem recursos suficientes, será difícil para o seu time ter sucesso de forma consistente em seu trabalho.

Eles podem concluir que seu trabalho não é importante e podem perder tempo em tarefas não essenciais que não os ajudam a alcançar seus objetivos.

Portanto, certifique-se de que seu pessoal tenha as ferramentas e os recursos de que precisa para realizar seu trabalho corretamente.

Os recursos incluem tecnologia, conhecimento, treinamentos, suporte, suprimentos etc.

4. Dê tempo suficiente

Seu pessoal precisa de tempo suficiente para concluir seu trabalho. Estabelecer prazos curtos sistematicamente prejudica a criatividade e reduz a qualidade do trabalho. Além de causas desgastes.

Por outro lado, líderes sabem que existe uma quantidade ideal de pressão que pode realmente melhorar o desempenho.

Portanto, você precisa fornecer a quantidade certa de pressão. Para isso busque estabelecer prazos que criem pressão suficiente para motivar um bom desempenho, e ainda assim permitir que as pessoas tenham liberdade para serem criativas e inovadoras.

5. Forneça suporte e experiência

Certifique-se de que sua equipe tenha acesso à ajuda e à experiência de outras pessoas para que elas possam avançar em seu trabalho.

Como seu gerente, isso inclui você, mas também inclui outros gerentes, colegas, especialistas externos ou até mesmo clientes e fornecedores.

Além disso, promova um ambiente colaborativo, onde as pessoas possam ser criativas e discutir as suas ideias com as pessoas ao seu redor.

6. Aprenda com os erros

Não importa quão bem você planeje e se prepare, haverá momentos em que as pessoas falham em tarefas ou projetos.

Às vezes, isso acontece porque o trabalho deles foi descuidado, em outras, as pessoas podem ter feito o melhor de si, mas falharam por motivos fora de seu controle.

Claramente, o trabalho desleixado precisa ser tratado apropriadamente. No entanto, algumas organizações lidam duramente com o fracasso honesto.

Isso não só diminui a moral e faz com que as pessoas tenham medo de experimentar coisas novas, mas também as encoraja a ver os fracassos como tempo perdido, em vez de experiências com as quais podem aprender.

Portanto, apoie seus funcionários quando eles fizerem o melhor possível, mas ainda assim falharem. Não procure por culpados, busque junto com a equipe por soluções para que todos vocês avancem e cresçam. Ensine o seu time a superar o medo do fracasso e assumir riscos apropriados e controlados.


Como reconhecer e comemorar o sucesso

Esses 6 mecanismos ajudarão seu pessoal a obter um progresso consistente e significativo. No entanto, é particularmente importante que você reconheça e celebre o sucesso rotineiramente.

Para isso, incentive as pessoas a acompanhar suas conquistas e sucessos diariamente. Proponha que eles mantenham um diário das suas conquistas.

E mais, use as reuniões de acompanhamento com a equipe para celebrar e recompensar o seu pessoal por suas pequenas vitórias.

Note que as recompensas não têm que ser necessariamente monetárias, um sincero obrigado e um reconhecimento simples é muitas vezes mais que suficiente.

Além disso, dedique tempo para aprender com os sucessos das pessoas. Mostre para as pessoas que você se importa e reconhece as suas vitórias.


Conclusão sobre a teoria do progresso

A Teoria do Progresso desenvolvida por Teresa Amabile e Steven Kramer mostra a importância das pequenas vitórias diárias no aumento da motivação e engajamento.

Em seus estudos eles mostraram que obter ganhos consistentes e pequenos era o maior indicador de uma vida rica profissionalmente.

Por sua vez, o enriquecimento da vida profissional permite que as pessoas sejam mais produtivas, mais engajadas e mais criativas no trabalho que fazem.

Em seu livro, Amabile e Kramer sugeriram 6 mecanismos que os gerentes podem usar para ajudar sua equipe a obter pequenas vitórias: metas e objetivos claros, autonomia, recursos, tempo suficiente, suporte e conhecimento e aprendizado com os erros.

Além de usar esses mecanismos, você também deve incentivar seu pessoal a reconhecer e celebrar seus próprios sucessos nas reuniões de equipe.

Portanto, ter consciência diariamente sobre como as nossas tarefas do dia a dia nos aproximam das nossas metas e objetivos é fundamental para manter a sua equipe motivada e engajada.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender mais sobre como motivar as pessoas consulte a página trabalha em equipe. Nela nos organizamos todos os conteúdos blog relacionados a motivação.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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