Candidato ativo ou passivo

O que é recrutamento de candidato ativo ou passivo?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que aprender a diferença entre candidato ativo ou passivo?

Não é segredo que o recrutamento para alguns setores e cargos pode ser mais fácil do que para outros.

Por exemplo, encontrar um profissional talentoso competente em uma tecnologia especifica é muito mais difícil do que contratar um garçom.

Em alguns setores e posições, você tem muitos candidatos para escolher. Já em posições que exigem habilidades especializadas é mais difíceis encontrar bons candidatos.

Agora eu te pergunto, o que você faz quando os candidatos qualificados são escassos e sua empresa precisa de mais pessoas para atender um novo cliente?

Ou qual é a melhor forma de encontrar os melhores candidatos para as posições que você tem abertas dentro da sua equipe?

Para responder estas perguntas precisamos analisar as diferenças entre candidato ativo e passivo.

Assim, neste artigo, eu vou discutir quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de candidato e também darei dicas de como encontra-los. Boa leitura!


O que é um candidato ativo?

Candidato ativo é a pessoa que está procurando ativamente um novo trabalho. Lembre-se, isso não significa necessariamente que ela está desempregada.

Uma pessoa pode estar procurando uma nova oportunidade por vários motivos, os mais comuns são:

  • Está desempregada;
  • Está preocupada com a estabilidade no seu emprego atual;
  • Quer assumir mais responsabilidades;
  • Quer mudar de setor ou área de atuação;
  • Etc.

Pesquisas apontam que maioria dos brasileiros empregados se encontram nesta categoria, por exemplo, levantamento feito pela Love Mondays em 2018 mostrava que 70% dos trabalhadores queriam mudar de emprego.

E mais, de acordo com pesquisa divulgada pelo site de vagas Catho, 92% dos profissionais já vislumbram um novo emprego ainda em 2020.

Em suma, podemos afirmar que os candidatos ativos são aqueles que procuram por vagas e enviam currículos para as empresas.


Quais as vantagens do candidato ativo?

Não é à toa que a maioria das empresas recrutam candidatos ativos, eles têm várias vantagens. As principais são:

Candidatos são mais engajados

Os candidatos ativos estão trabalhando em sua marca pessoal e estão ativamente procurando por novas oportunidades.

Isso faz com que eles estejam mais engajados na busca do novo emprego. Por isso, é comum candidatos ativos já terem o hábito de enviar currículos e participar de processos seletivos.

A motivação pessoal dos candidatos ativos torna eles mais interessados em conhecer, ouvir e aceitar proposta de trabalho.

As pessoas estão disponíveis

Na maioria das vezes os candidatos ativos estão prontos para começar a trabalhar imediatamente.

Mesmo quando empregados, estes candidatos estão dispostos a abandonar rapidamente os seus cargos atuais para iniciar uma nova jornada.

É mais “barato”

Na maioria das vezes, encontrar candidatos ativos é bastante fácil. Com as altas taxas de desemprego e insatisfação, basta você fazer uma boa divulgação das vagas abertas na sua empresa para receber vários currículos.

Desta forma, o investimento por candidato geralmente é baixo, porém nem sempre é vantajoso dado que você terá mais trabalho para fazer a seleção, o que é uma desvantagem como veremos a seguir.


Quais as desvantagens do candidato ativo?

Agora que você já conheceu as principais vantagens do candidato ativo, chegou a hora de conhecer as duas principais desvantagens:

Dá mais trabalho para selecionar

Como já comentei anteriormente, atrair candidatos para uma vaga de emprego é relativamente simples, porém a quantidade de candidatos não qualificados para o cargo é enorme.

A maioria das pessoas que estão procurando emprego saem atirando para todos os lados. Assim elas acabam se candidatando para todos as vagas que tem acesso sem fazer muitos filtros.

Desta forma, o recrutador que optou por atrair candidatos ativos deve otimizar o seu processo de seleção, é inviável entrevistar todos os candidatos.

Nesta hora é muito útil utilizar testes e análise de currículo para selecionar os melhores candidatos.

Diminui o controle sobre o processo

Ao optar pelo recrutamento passivo você está automaticamente abrindo mão de parte do controle sobre o processo de recrutamento.

Isso ocorre por que você não controla se as pessoas certas irão ver e se interessar pelo seu anuncio de emprego.

E mais, a pessoa pode até ver o anuncio e se interessar, porém você não tem como garantir que ela não irá esquecer ou ter problemas na hora de fazer a sua inscrição.


Como encontrar candidatos ativos?

Para atrair os candidatos ativos é necessário divulgar as vagas de empregos e disponibilizar um local onde as pessoas possam enviar os seus currículos. Este processo recebe o nome de recrutamento passivo.

A forma mais comum hoje de divulgar as vagas é através de sites especializados e redes sociais. Os classificados dos jornais impressos eram antigamente o canal mais utilizado e hoje ainda são úteis se você deseja atrair profissionais menos qualificados.

Na hora de escolher o melhor canal para divulgar as suas vagas de emprego tenha clareza sobre qual é o público alvo que você deseja atingir e otimize as suas campanhas divulgando informações completas sobre o cargo e perfil desejado.

Outro ponto importante é divulgar informações sobre a empresa nas mídias sociais, sites de anúncios e site institucional. Lembre-se que os melhores candidatos filtram as empresas para as quais eles desejam trabalhar.

E mais, facilite o processo de inscrição dos candidatos para garantir uma aplicação rápida e fácil.

É muito importante você ter um processo de acompanhamento eficaz das inscrições, uma experiência ruim por parte dos candidatos pode danificar sua marca de empregador e afetar negativamente sua capacidade de recrutar os melhores talentos no futuro.

Além disso, para atingir os candidatos ativos empregados, ofereça opções flexíveis como entrevistas em vídeo e/ou em horários fora do horário comercial.


O que é um candidato passivo?

Candidatos passivos são as pessoas que não estão procurando uma nova oportunidade de trabalho. Este grupo inclui pessoas que estão empregadas, empresários e autônomos que estão satisfeitos com as suas posições atuais.

Apesar do candidato passivo não estar procurando ativamente um novo emprego, isso não significa que ele não esteja disposto a participar de um processo de recrutamento.

E mais, estudos demonstram que as pessoas que tem maior satisfação com o trabalho apresentam melhores desempenho.

Portanto, é bem provável que os melhores talentos para sua equipe estejam empregados e sejam candidatos passivos.


Quais as vantagens do candidato passivo?

Recrutar candidatos passivos garantem uma série de vantagens, as principais são:

É mais assertivo

A grande vantagem do recrutamento ativo é que você pode rastrear e analisar os candidatos antes de entrar em contato com eles.

Assim, as chances de você encontrar um candidato que corresponda ao trabalho e à organização é muito mais alta.

Menor concorrência

Um candidato passivo não está procurando uma nova oportunidade de trabalho, por isso é provável que ele não esteja participando de mais nenhum processo de recrutamento, ou seja, a concorrência com outras empresas é menor.

Desta forma, as chances de você conseguir contratar um grande talento para a sua equipe é maior, principalmente se a sua empresa não é grande e famosa.

Maior qualificação

Se você precisa contratar um profissional com uma habilidade técnica específica, buscar candidatos passivos pode ser a única solução.

A falta de candidatos qualificados é uma das razões pelas quais muitas empresas optam por recrutar ativamente.

Afinal, se você seja de algo específico é mais fácil ir atrás do que precisa do que ficar contanto com a sorte da pessoa certa te encontrar.

Maior segurança

Uma reclamação comum dos recrutadores é que pessoas desempregadas acabam ficando desesperadas e mentem em seus currículos e entrevistas, tornando o processo de seleção mais inseguro.

Por outro lado, é improvável que um candidato passivo aumente as suas qualificações, afinal, você que está procurando por ele.


Quais as desvantagens do candidato passivo?

Apensar das muitas vantagens, o recrutamento ativo também tem as suas desvantagens. As principais são:

Consume mais tempo

Encontrar os candidatos passivos qualificados para a sua vaga de emprego pode consumir muito tempo, principalmente quando você não tem experiência.

Para encontrar os melhores candidatos é necessário pesquisar vários perfis em sistemas de comunicação menos formais e estruturados quando comparado aos sistemas de rastreamento de candidatos.

Além disso, um candidato passivo geralmente não tem um currículo pronto e muitas vezes você precise convencê-lo a participar do processo de seleção.

Exige maior flexibilidade

Uma pessoa empregada tende a ter mais dificuldade e cuidado para se ausentar do seu trabalho fazer uma entrevista. Especialmente se elas estão felizes com o atual empregador.

Por isso, para recrutar candidatos passivos é necessário ter um processo de seleção mais flexível.

Por exemplo, para facilitar a adesão dos candidatos passivos pode ser necessário realizar as entrevistas por vídeo chamada em horários fora do período comercial.

Dá mais trabalho para engajar

Como pode ser difícil distinguir um candidato passivo que está interessado em falar com você de um que não deseja sair do seu emprego atual em hipótese nenhuma.

Muitas vezes, candidatos passivos rejeitam participar do processo de seleção apenas por não conhecerem a empresa ou estarem sem tempo de falar no momento da ligação.

Por isso, um recrutador experiente sabe que não deve chatear os candidatos passivos com muitas perguntas antes de engajá-los e motivá-los para participar do processo de recrutamento.


Como encontrar candidatos passivos?

Existem muitas formas de você encontrar bons candidatos passivos para fazer parte da sua equipe.

A maneira mais comum é pesquisar os perfis que você deseja nas redes sociais, sites de recrutamento ou bancos de currículos da sua própria empresa.

Procurar nas redes sociais tem se mostrado uma ótima estratégia para os pequenos empresários atualmente. Como a maior parte dos brasileiros tem um perfil ativo nas mídias sociais, você tem acesso a muitos candidatos em potencial.

Outra maneira de encontrar candidatos passivos é usar referências e indicações dos seus próprios funcionários. As indicações abrem a porta para ampliar seu pool de candidatos de forma rápida e seletiva.

Além disso, a sua equipe atual conhece o tipo de funcionários que a sua empresa precisa para se destacar. Sem contar que as pessoas costumam indicar somente pessoas de confiança.

Por isso, estabeleça um programa de indicação. Peça aos funcionários que indiquem as pessoas para preencher as vagas. Lembre-se que funcionários talentosos geralmente conhecem outros talentos e estão dispostos a conectá-lo a eles.

Uma outra forma bastante comum de encontrar candidato passivos qualificados é contratando uma empresa de recrutamento ou profissional especializado, mais conhecido como headhunter.


Como lidar com candidatos super passivos?

Na sua busca por candidatos passivos, você pode encontrar pessoas que estão perfeitamente satisfeitas com seu trabalho atual e não estão interessadas em mudar, por mais maravilhosa que seja a oportunidade da sua empresa.

Neste caso, a sua interação com este potencial candidato deve ter um foco mais de longo prazo. Informe a ele que você deseja manter um contato aberto mesmo que não estejam interessados hoje.

Ao buscar criar um relacionamento mais duradouro com candidato qualificados você aumenta a sua rede de conexões e chances de encontrar os melhores talentos.

Lembre-se, eles podem não estar interessados agora, mas as suas circunstâncias podem mudar eles podem querer a vir trabalhar com você no futuro ou até mesmo indicar colegas tão qualificado quanto eles.

Por isso, procure criar uma ampla rede de contatos e tenha consciência que você deve estar constantemente recrutando talentos para a sua equipe.


Quando recrutamento de candidatos ativos ou passivos?

Agora que você já conhece as respectivas vantagens e desvantagens, deve estar se perguntando: quando eu devo buscar por candidatos ativos ou passivos?

Responder esta pergunta não é fácil, existem muitos fatores a serem considerados para tomar esta decisão.

Por exemplo, para decidir qual é a melhor estratégia para a sua empresa você deve avaliar o perfil desejado, a senioridade esperada, a cultura organizacional, a disponibilidade de tempo, a política interna e etc.

Porém, para ajudá-lo a tomar um direcionamento eu sempre gosto de comparar a estratégia de contratar candidatos ativos ou passivos com a pesca com rede ou arpão respectivamente.

Quando um pescador usa uma rede de pesca, ele não tem controle sobre o que irá pegar. Ele lança a rede e depois seleciona quais peixes são bons ou não. Esta lógica é a mesma do recrutamento de candidatos ativos.

Já quando um pescador decide usar um arpão, ele deve ter clareza sobre qual peixe ele deseja pescar antes de se jogar na água. Isso ocorre da mesma forma na busca de candidatos passivos onde o recrutador vai atrás de um perfil específico.

Portanto, não existe uma fórmula mágica para determinar qual é a melhor estratégia para a sua equipe, porém umas das variáveis mais significativas na escolha é o perfil do candidato ideal para a vaga.

Se você precisa de um perfil com habilidades específicas, recrutar candidatos passivos pode ser mais vantajoso. Já se você procura por talentos com habilidades variadas, usar uma estratégia com candidatos ativos podem ser mais interessantes.


Conclusões sobre recrutamento de candidato ativo ou passivo

Na hora de definir a melhor estratégia de recrutamento e seleção para a sua equipe, saber as vantagens e desvantagens dos candidatos ativos ou passivos é muito importante.

Como você pode observar ao longo deste artigo, ambas as estratégias podem funcionar para a sua empresa conforme o perfil de candidato desejado.

Por isso, empresas de sucesso não ficam presas a somente uma estratégia. Pelo contrário, elas adaptam a sua estratégia de recrutamento conforme o perfil do profissional desejado.

Portanto, tenha consciência que contratações bem-sucedidas podem ser obtidas tanto com candidatos ativos ou passivos.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender mais sobre recrutamento e seleção consulte a página trabalha em equipe. Nela nos organizamos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *