Pessoas negativas

Como liderar pessoas negativas e pessimistas?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que aprender a liderar pessoas negativas?

Imagine que você está fazendo uma sessão de brainstorming com a sua equipe para procurar formas de aumentar o faturamento da sua empresa.

No meio da sessão um membro da equipe lança a ideia para um novo produto. A maioria das pessoas compra rápido a ideia e começa a apoiar e melhorar o possível novo produto com sugestões.

Porém, do nada, um membro da equipe começar a fazer críticas destrutivas como: “isso nunca vai funcionar, não temos tempo para investir na pesquisa deste novo produto, e o departamento financeiro não aprova a solicitação de qualquer maneira. Precisamos nos concentrar em algo mais sólido que tenha uma chance real de ser financiado.”

Dentro de alguns segundos, você começa a sentir a energia e entusiasmo das pessoas acabar. No restante da sessão de brainstorming, o grupo não consegue recuperar o ânimo que teve no início simplesmente por causa dos comentários negativos do membro pessimista.

Se você tem uma pessoa pessimista na sua equipe esse cenário pode parecer familiar. O pessimismo persistente pode diminuir o moral da equipe, minar novas ideias promissoras e retardar o progresso de uma equipe inteira.

No entanto, em algumas situações, os pessimistas podem trazer novas perspectivas e benefícios exclusivos para sua equipe.

Por isso, neste artigo, mostrei como você pode liderar pessoas pessimistas de forma eficaz de forma a aproveitar os benefícios desse tipo de personalidade, por vezes desvalorizados. Boa leitura!

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O que é o pessimismo?

A palavra “pessimismo” deriva do latim “pessimus”, que significa “o pior”.

O pessimismo é a crença muitas vezes subconsciente de que os resultados indesejáveis ​​são inevitáveis ​​e que as dificuldades e os contratempos superam os eventos positivos da vida.

Pessoas pessimistas podem acreditar que a infelicidade, o desapontamento e o fracasso são normais e que os bons eventos e sentimentos positivos são o resultado da sorte, do acaso ou de eventos fora de seu controle.

Martin Seligman, ex-presidente da Associação Americana de Psicologia, diz em seu livro “Aprenda a ser otimista” que os pessimistas têm uma certa forma de explicar a adversidade a si mesmos que afeta sua mentalidade. Ele chama isso de “estilo explicativo” e diz que isto influencia toda a sua visão da vida.

De acordo com Seligman, existem três dimensões para o estilo explicativo de uma pessoa pessimista.

Permanência

A primeira dimensão é permanência. As pessoas pessimistas assumem inconscientemente que as causas dos eventos ruins são permanentes, enquanto os otimistas acreditam que os eventos ruins são temporários.

Por exemplo, imagine que você teve um dia ruim e não teve tempo de ajudar um colega que precisava do seu conhecimento. Um pessimista pode pensar: “eu nunca deveria ser amigo de ninguém no trabalho porque sou um amigo terrível”. Já uma pessoa otimista pode pensar: “eu fui um amigo terrível hoje”. A diferença é sutil, mas realmente é importante para criar a uma visão da vida diferenciada.

Generalização

A segunda dimensão é “generalização”. Os pessimistas fazem declarações universais sobre suas vidas quando algo vai mal, enquanto os otimistas fazem declarações específicas.

Por exemplo, um pessimista após receber um feedback negativo pode pensar: “todos os relatórios que escrevi são inúteis”. Enquanto um otimista tende a pensar: “esse relatório foi inútil”. Mais uma vez, a diferença é sutil para impactante na forma ver a vida.

Ao generalizar, os pessimistas fazem um evento negativo transformar toda a sua vida em uma catástrofe. Enquanto os otimistas reconhecem que podem ter falhado em uma área, mas não permitem que essa falha sobrecarregue outras partes de suas vidas.

Personalização

A terceira das dimensões de Seligman é personalização. Quando vivenciamos um evento negativo, podemos pensar sobre isso de duas maneiras. Podemos internalizar e nos culpar pelo evento ou podemos externalizar e culpar algo fora de nós mesmos.

Os pessimistas geralmente internalizam a culpa, eles pensam: “isso é tudo culpa minha” ou “eu sou burro demais para fazer esse trabalho”.

Já os otimistas têm maior autoestima porque tendem a externalizar a culpa pensando: “Ainda não aprendi o suficiente sobre essa habilidade, é por isso que não estou indo bem nessa tarefa”.


Como reconhecer uma pessoa pessimista?

Agora que você já sabe o que é o pessimismo, como você identifica uma pessoa negativa dentro da sua equipe?

Os pessimistas são previsivelmente negativos. Eles muitas vezes deixam de apreciar os outros e raramente se sentem gratos ou dizem “obrigado”.

Pessoas pessimistas sentem regularmente que os outros os prejudicaram ou fizerem as coisas intencionalmente para atacá-los.

E mais, eles costumam encontrar falhas na maioria das situações ou interações, e as coisas raramente são boas o suficiente.

Além disso, pessoas negativas geralmente guardam rancor e têm dificuldade em deixar as coisas acontecerem. Eles tendem a temer a mudança, percebendo-a como algo muito arriscado.

Mas atenção, a princípio o pessimismo pode parecer depressão, mas os dois são bem diferentes.

As pessoas que estão deprimidas muitas vezes se sentem desencorajadas ou derrotadas, e não conseguem explicar seus sentimentos de tristeza e desesperança.

Por outro lado, os pessimistas muitas vezes têm argumentos para explicar e justificar seus pontos de vista negativos.

Dica:

Leia este artigo para ver dicas de Como liderar pessoas com depressão.


Quais as desvantagens de ter uma pessoa pessimista na equipe?

Como gerente, pode ser frustrante ter uma pessoa pessimista em sua equipe por vários motivos.

Os pessimistas podem ser uma pedra no moral da equipe. A sua negatividade pode se espalhar rapidamente por todo um grupo.

Eles geralmente derrubam iniciativas, preveem o destino de novos projetos como catastróficos e consomem energia de sua equipe inteira.

Muitas vezes, pessoas pessimistas causam conflitos, especialmente com membros da equipe que ficam na defensiva quando sua ideia ou projeto é atacado.

E mais, pessoas negativas costumam ter um locus de controle externo, ou seja, eles se veem como vítimas de eventos e fazem acusações com frequência.

Portanto, pessimistas acreditam que as coisas acontecem por acaso com eles além do seu controle, e não como resultado de seu próprio comportamento, trabalho ou habilidades.

Por causa dessa crença, as pessoas pessimistas geralmente não têm autoconfiança e automotivação. Desta forma eles não costumam estar dispostos a tomar iniciativas em novos projetos.


Quais as vantagens de ter uma pessoa pessimista na equipe?

Apesar das desvantagens apresentadas anteriormente, o pessimismo pode oferecer vários benefícios para a sua equipe e organização.

As pessoas pessimistas são excelentes em antecipar problemas, e são frequentemente as primeiras a preparar planos de contingência para gerenciar e controlar riscos.

Dessa forma, pessoas negativas podem oferecer perspectivas e visão que os otimistas de sua equipe podem não ver ou até mesmo evitar.

Outro benefício é que as perspectivas negativas de alguns pessimistas podem realmente ajudá-los a ter um melhor desempenho. Isso é chamado de “pessimismo defensivo”.

Os pessimistas defensivos usam pensamentos negativos para se adaptarem as novas situações, especialmente quando enfrentam estresse e ansiedade.

Eles geralmente estabelecem metas conservadoras e analisam uma situação ou projeto de todos os ângulos, listando os riscos e possíveis contratempos.

E mais, as baixas expectativas dos pessimistas defensivos e o planejamento detalhado dão a eles uma sensação de controle, força e motivação que precisam para ter um bom desempenho. Isso pode torná-los resilientes em situações difíceis.

Além disso, pesquisas mostram que quando os pessimistas defensivos recebem tempo para analisar os riscos de antemão, eles podem canalizar sua energia negativa de maneira útil para obter resultados positivos.

Já outros estudos concluem que os pessimistas defensivos experimentam tanto bem-estar subjetivo como os otimistas.

Portanto, pessimistas defensivos podem ser tão eficazes e bem-sucedidos quanto os otimistas de sua equipe.

Quando o membro pessimista da sua equipe é construtivo e não afeta negativamente o resto da sua equipe, você pode adotar uma abordagem aberta e simplesmente apreciar os benefícios que ele pode trazer para o grupo.


Como liderar pessoas negativas e pessimistas?

Os pessimistas podem drenar a energia dos colegas, causar conflitos e retardar o progresso da equipe se o comportamento deles não for tratado adequadamente.

Use as dicas abaixo para aproveitar os pontos fortes das pessoas pessimistas e limitar seu impacto negativo.

1. Reconheça seu ponto de vista

Apesar de sua perspectiva negativa ou crítica, os pessimistas geralmente têm um ponto de vista válido.

Lembre-se, eles podem identificar riscos e obstáculos que o resto do grupo não percebe em sua empolgação para levar o projeto a adiante.

Por isso, o ponto de vista dos pessimistas pode sim economizar tempo, dinheiro e recursos de sua equipe.

Use as suas habilidades de escuta ativa e dê aos seus pessimistas tempo para explicar seus pensamentos. Mantenha a sua mente aberta e tente ser objetivo sobre o que eles dizem.

Se você acha que um comentário negativo não tem fundamento, peça a pessoa pessimista explicar por que ela pensa assim.

Por exemplo, uma declaração negativa como “este projeto nunca será aprovado pelo conselho” pode estar correta, mas só é útil se explicar o porquê.

2. Peça a sua ajuda para achar a solução

Além de reconhecer e entender os argumentos das pessoas pessimistas da sua equipe, você também pode perguntar o que vocês podem fazer para evitar os problemas identificados.

Por exemplo, você poderia perguntar para a pessoa pessimista: “o que podemos fazer para garantir que o conselho aprove este projeto?”

Outra abordagem eficaz é validar as perspectivas dos pessimistas e, em seguida, pedir-lhes algumas sugestões positivas.

Por exemplo, você pode dizer: “você nos deu algumas boas razões pelas quais a diretoria pode não aprovar este projeto. E o que nós podemos fazer para eles aprovarem o projeto?”

E lembre-se também, diga “obrigado” aos seus pessimistas por sua contribuição e análise. Desta forma eles vão se sentir apreciados.

3. Aumente a sua consciência

Algumas pessoas podem não perceber que são persistentemente pessimistas e podem não ter ideia de como sua atitude e comportamento afetam o restante da equipe.

Por isso, sente-se com as pessoas pessimistas individualmente e explique como a atitude negativa deles influencia as outras pessoas.

Cite exemplos específicos para que eles entendam o efeito de seu comportamento no restante da equipe.

Apoie e incentive as pessoas negativas da sua equipe a desenvolverem maneiras mais construtivas de contribuir para o grupo.

4. Ajude a passar para o outro lado

Muitos pessimistas não têm autoconfiança, por isso eles são rápidos em dizer “eu não posso…”.

Trabalhe para mudar as atitudes dos membros pessimistas da sua equipe empurrando-os para ver como eles poderiam fazer algo.

Por exemplo, pergunte a eles: quais recursos ou assistência você precisa para realizar esta tarefa? Como eu posso ajudá-lo?

Essas perguntas forçam as pessoas pessimistas a procurar um caminho a seguir em vez de simplesmente fazer afirmações genéricas e negativas que as impedem de buscar a solução.

E mais, encontre formas de reduzir o “fator medo” das pessoas negativas do grupo criando planos de contingência para os riscos.

Por exemplo, peça para a pessoa pessimista explicar por que ela acredita que um projeto não funcionará. Depois, coloque os riscos em um gráfico de impacto vs. probabilidade de risco e trabalhe com ele para criar planos de contingência para os fatores mais prováveis.

Seu apoio reduzirá os seus sentimentos de medo e hesitação, ao mesmo tempo que este trabalho de mapeamento de riscos beneficiará toda a equipe.

5. Aumente a sua confiança

A maioria dos pessimistas temem falhar. Eles derrubam ideias e iniciativas porque temem se envolver e não ter sucesso.

Se você suspeitar que este é o caso, concentre-se em aumentar a autoconfiança do membro negativo da sua equipe.

Por exemplo, trabalhe com seus pessimistas para obter alguns ganhos rápidos com um novo projeto. Expresse sua confiança em sua capacidade de atingir essa meta ou objetivo.

Quando um membro pessimista da sua equipe atingir o seu objetivo, parabenize-o. E se você julgar apropriado, compartilhe as boas novas com o restante de sua equipe.

E mais, apoie os seus pessimistas a vencerem a sua auto sabotagem. Para isso você pode pedir para ele fazer um diário com os pensamentos negativos que ocorreram com ele ao longo do dia.

Ao fazer o diário as pessoas pessimistas geralmente identificam os pensamentos negativos como “eu não posso fazer isso” ou “isso nunca funcionará”. Neste caso apoie eles a substituir essas crenças por pensamentos mais positivos como “eu posso fazer isso” ou “isso pode dar certo”.


Conclusão sobre como liderar pessoas negativas

O pessimismo é a crença de que resultados indesejáveis ​​são inevitáveis ​​e que as dificuldades e retrocessos da vida superam os eventos positivos.

Se por um lado as pessoas negativas podem drenar a energia e o entusiasmo de sua equipe, por outro, eles podem fornecer perspectivas importantes sobre os riscos envolvidos.

Por isso, para liderar pessoas negativas de forma eficaz, ouça e reconheça os seus pontos de vista.

Lembre-se, eles podem fornecer uma perspectiva valiosa para você e sua equipe, por isso não esqueça de agradecer as suas contribuições e ideias.

E mais, para tirar o máximo proveito das suas habilidades de planejamento, quando uma pessoa pessimista da equipe derrubar uma sugestão, peça que ela encontre maneiras de ter sucesso.

Não ignore as colocações do membro pessimista da equipe, pelo contrário, busque entender as suas preocupações e use a sua expertise para criar um plano de contingências para os riscos mais prováveis.

Ao demonstrar interesse pela sua visão, você ajuda a pessoa negativa a mudar o seu pensamento e a obriga a encontrar um caminho criativo para seguir em frente.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar pessoas diferentes consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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