Como liderar uma equipe

Como liderar uma equipe de forma verdadeiramente eficaz

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre como liderar uma equipe? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


Como liderar uma equipe de forma eficaz?

Líderes de sucesso sabem que precisam desenvolver suas habilidades de liderança continuamente para influenciar as pessoas ao seu redor. Mas como liderar uma equipe de forma eficaz?

Quais são as habilidades necessárias para liderar equipes? Como desenvolver estas habilidades? Como os líderes mais bem-sucedidos agem?

Para responder a estas perguntas vou usar o artigo “Seven Transformations of Leadership” da Harvard Business Review, onde os pesquisadores David Rooke e William Torbert demonstram que existem 7 estágios pelos quais os líderes mais bem-sucedidos passam para aprender a como liderar equipes.

Neste artigo, vou explicar essas 7 transformações da liderança e discutirei como você pode aprender as habilidades necessárias para passar de uma etapa para outra. Boa leitura!

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Conhecendo as 7 transformações da liderança

Rooke e Torbert publicaram suas 7 transformações da liderança na Harvard Business Review em 2005, após 25 anos de pesquisas onde pediram que os executivos completassem 36 frases relacionadas à liderança.

Após entrevistarem milhares de executivos, eles avaliaram as respostas e criaram categorias para descrever como os líderes abordam o mundo ao seu redor.

Assim, eles definiram as 7 transformações que descrevem as maneiras pelas quais os líderes pensam e agem, ou seja, eles acabaram descobrindo como eles lideram as suas equipes.

Rooke e Torbert argumentam que cada maneira de agir tem seus benefícios, mas algumas formas são mais eficazes do que outras.

Para eles, algumas formas de agir são mais bem-sucedidas em um número maior de situações e isso leva a um desempenho geral mais elevado.

Desta forma, você pode usar esta teoria para entender sua forma atual de agir e identificar as mudanças necessárias para avançar para o estágio superior.

Em outras palavras, você pode aprender a como liderar uma equipe de forma mais eficaz usando a teoria das 7 transformações da liderança.

Transformações da liderança

Vamos examinar as 7 categorias em detalhes e descobrir como você pode evoluir?


1. Como liderar uma equipe de forma oportunista

Oportunistas se concentram no sucesso pessoal e não no sucesso de sua equipe ou organização.

Eles se aproveitam dos outros, projetam situações em benefício próprio e manipulam seus colegas para conseguir o que querem.

Ser um líder oportunista pode prejudicar sua reputação e suas relações no trabalho.

Embora o oportunismo às vezes possa ser útil em situações de vendas, os líderes oportunistas precisam se transformar rapidamente na próxima forma de ação, caso contrário, o seu sucesso será sempre limitado.

Desenvolvendo um líder oportunista

Se você adotou a forma de ação oportunista, então tome medidas para se concentrar no sucesso de outras pessoas, assim como no seu próprio.

Faça algo diariamente para ajudar outra pessoa em sua equipe. Mesmo um pequeno ato de bondade pode começar a mudar sua reputação e mostrar que você se importa com as outras pessoas.

Além disso, comece a desenvolver sua inteligência emocional, esta é uma qualidade fundamental dos líderes eficazes.

Procure também construir boas relações reconhecendo o trabalho da sua equipe, e lembre-se que um sincero “obrigado” pode gerar muita confiança.


2. Como liderar uma equipe de forma diplomática

Diplomatas evitam conflitos sempre que possível. Eles querem pertencer ao grupo e agradar a todos, especialmente aos seus superiores.

Eles também procuram evitar atritos com outros membros da equipe com feedbacks, pois temem ser visto como negativos.

Como você pode imaginar, os diplomatas não são bons em implementar mudanças devido aos inevitáveis conflitos que isso causa.

Os pontos fortes do diplomata são resolver conflitos e manter uma equipe unida, especialmente nos níveis mais baixos da organização.

No entanto, os diplomatas tendem a ser líderes pobres ao longo prazo, pois podem ser passivos ou evitar tomar decisões difíceis ou controversas.

Desenvolvendo um líder diplomata

O conflito pode ser saudável e produtivo, contanto que todos os envolvidos sejam respeitosos e honestos.

Você pode usar o conflito positivamente desenvolvendo as suas habilidades de resolução de conflitos. É importante que você se senta mais confortável em situações onde as pessoas têm pontos de vista diferentes.

E mais, diplomatas geralmente têm problemas em se defender, porque têm medo do conflito que isso possa causar.

Se isso descreve você, trabalhe no desenvolvimento de sua assertividade. Seus desejos e necessidades são tão importantes quanto das outras pessoas.

Ficar em segundo plano apenas para obter consenso pode prejudicar sua autoestima e sua reputação.

Comunique-se abertamente com os membros da equipe e aprenda a dizer “não” com mais frequência.

Diplomatas geralmente acham difícil dar feedback. Porém, lembre-se, o melhor feedback é geralmente construtivo, mesmo quando crítico.

O feedback ajuda as pessoas a aprenderem e crescerem. Por isso, não guarde seus pensamentos para si mesmo, ajude as outras pessoas a se desenvolverem dando feedback.


3. Como liderar uma equipe de forma especialista

A maioria dos líderes são categorizados como especialistas e seu poder de especialista significa que as pessoas tendem a segui-los de bom grado.

Os especialistas dependem de seus conhecimentos e habilidades para liderar e geralmente se concentram na lógica ao tomar decisões.

Eles são muito eficientes e trabalham consistentemente para melhorar produtos, processos e habilidades no local de trabalho.

Os especialistas podem agregar muito valor a uma organização porque valorizam precisão e qualidade.

No entanto, às vezes eles não são bons líderes, porque podem adotar uma abordagem autoritária e resistem à colaboração.

Muitas vezes os especialistas ignoram as opiniões das outras pessoas que não são tão bem informados e instruídas como eles.

Desenvolvendo um líder especialista

Se você é um especialista, então você tem muito a oferecer, mas pode precisar trabalhar em suas “habilidades pessoais”.

Procure opiniões de outras pessoas antes de tomar uma decisão. Mesmo que você não concorde com uma opinião, faça perguntas para descobrir o que levou a essa maneira de pensar. Isso ajudará você a desenvolver mais empatia e inteligência emocional.

Especialistas são frequentemente micro gerenciadores. Se você suspeitar que está gerenciando muitos os outros, aprenda a delegar.

Delegar de forma eficiente liberará parte do seu tempo para se concentrar no pensamento estratégico ao mesmo tempo que irá aumentar a moral da sua equipe.


4. Como liderar uma equipe de forma empreendedora

Os empreendedores são orientados por objetivos. Eles estabelecem metas efetivas para sua equipe e para eles mesmos.

E mais importante, eles têm uma inteligência emocional maior do que as pessoas com as 3 formas de ação anteriores.

Eles têm uma maior compreensão sobre as pessoas e conflitos. Normalmente eles têm a sensibilidade e inteligência para responder adequadamente as diferentes situações.

Isso significa que eles podem se tornar grandes líderes, porque se preocupam em criar um ambiente de trabalho positivo.

A fraqueza dos empreendedores é que eles geralmente acham difícil pensar de forma inovadora. Desta forma, muito líderes param neste estágio.

Desenvolvendo um líder empreendedor

Provavelmente você é bem-sucedido, as pessoas respeitam sua motivação, comprometimento e você tem uma equipe produtiva.

No entanto, pense profundamente sobre as metas que você está definindo e porque elas são significativas. Isso ajudará você a melhorar as metas futuras.

Como você é focado em metas, é fácil se envolver nos detalhes operacionais em vez de se concentrar no pensamento estratégico e na visão geral.

Você será um líder melhor se puder aprender a delegar melhor e resolver problemas criativamente. Para isso use técnicas de brainstorming para aproveitar melhor essas sessões com a sua equipe.


5. Como liderar uma equipe de forma individualista

Os individualistas entendem que cada indivíduo tem sua visão de mundo diferente e que isso influencia o modo como as pessoas se comportam.

Assim, esses líderes procuram entender como cada indivíduo vê o mundo e adaptam sua abordagem de acordo com isso.

Os individualistas refletem sobre as diferenças entre os objetivos que estão tentando alcançar e as formas atuais que eles ou sua organização estão se comportando.

Desta forma, eles procuram alinhar as diferenças e fazem o melhor possível para garantir que eles e a sua equipe permaneçam fiéis aos valores e missão da organização.

Devido a sua expertise nas visões de mundo das outras pessoas, eles são capazes de se comunicar bem com os outros e construir grandes relacionamentos de trabalho.

Apesar de serem excelentes engajadores, os individualistas podem frequentemente desconsiderar os processos estabelecidos se não perceberem um motivo para eles. Atenção, isso pode causar aborrecimentos em seus colegas.

Desenvolvendo um líder individualista

Nesse ponto, você domina as habilidades pessoais de trabalhar com outras pessoas em sua equipe ou unidade organizacional. Agora é hora de olhar para a foto maior.

Para isso, você precisa aprender a trabalhar de forma mais colaborativa com pessoas dentro e fora de sua equipe para atingir seus objetivos.

Procure desenvolver a sua consciência sobre o que outras pessoas querem alcançar para conectá-las aos seus objetivos.

Geralmente, os individualistas são conhecidos por quererem fazer o trabalho do seu jeito, independentemente das regras existentes.

Para fazer essa transição, encontre um mentor para desafiar o seu estilo de trabalho e suposições.

Um bom mentor pode ajudá-lo a continuar realizando seus objetivos do seu próprio jeito, mas com mais cautela durante o processo. Ele também pode ser um guia útil sobre questões éticas.


6. Como liderar uma equipe de forma estrategista

Os estrategistas têm o dom de ver obstáculos organizacionais como oportunidades em potencial.

Eles são bons em administrar conflitos. Geralmente são altamente éticos e buscam promover essas éticas além da equipe.

A sua forma de liderar é semelhante à do individualista, pois ambos são adeptos da comunicação com pessoas que usam outras formas de ação.

No entanto, os estrategistas se diferenciam pela capacidade de construir uma visão compartilhada com outros líderes.

Isso une as pessoas para atingir metas importantes e leva à transformação pessoal e organizacional.

Como resultado, os estrategistas geralmente são excelentes para liderar equipes e implementar mudanças.

Desenvolvendo um líder estrategista

É preciso uma mudança sutil para passar do estrategista para o próximo estágio.

Como estrategista, você domina as habilidades de comunicação necessárias para uma excelente liderança, além de se sobressair na criação de uma visão compartilhada em diferentes grupos.

Um bom mentor ainda pode ajudá-lo a aprender e crescer, talvez desenvolvendo ainda mais seus princípios éticos e estratégicos.

A área mais importante para você trabalhar, é a sua capacidade de colaborar com outras pessoas, especialmente com pessoas que possam pensar de maneira diferente de você.

Para seguir em frente, você precisa desenvolver uma rede relacionamentos capaz de desafiar à sua maneira de pensar e não apenas concordar com você o tempo todo.


7. Como liderar uma equipe de forma alquimista

Os alquimistas são diferentes dos estrategistas porque têm a força e a capacidade de se reinventar quando precisam.

Os alquimistas também se destacam em lidar com projetos e tarefas de curto prazo, mantendo os objetivos de longo prazo em mente.

Eles têm um ótimo relacionamento com as pessoas de todos os níveis da organização.

Alquimistas sempre dizem a verdade, mesmo quando pode ser difícil de ouvir. Eles também usam histórias de negócios para capturar a imaginação e as emoções das pessoas com quem trabalham, e isso cria uma cultura corporativa positiva e envolvida.

Os alquimistas tendem a ser extremamente ocupados, mas encontram tempo para cuidar de todas as suas responsabilidades e relacionamentos.

Isso inclui encontrar tempo para falar pessoalmente com as pessoas de todos os níveis da organização.

Desenvolvendo um líder alquimista

Quando você chega a este último estágio, provavelmente já domina a arte de fazer as coisas e liderar a sua equipe.

Não importa o quão ocupado você esteja, certifique-se de dedicar tempo suficiente para construir bons relacionamentos. Isso é especialmente importante para pessoas em posições inferiores a você na hierarquia da organização.


Conclusão sobre como liderar uma equipe

David Rooke e William Torbert publicaram seu modelo de como liderar uma equipe ou organização na Harvard Business Review em 2005.

Este modelo é muito interessante para nós fazer refletir sobre o estágio que estamos hoje e identificar como podemos continuar nos desenvolvendo para níveis mais avançados de liderança.

Muitos líderes progridem para o estágio de especialista ou empreendedor e depois param devido a crença que já sabem gerenciar as suas equipes.

No entanto, os líderes mais eficazes continuam a se esforçar até chegar às duas últimas etapas: estrategista e alquimista.

Portanto, para descobrir as melhores estratégias de como liderar uma equipe de forma eficaz é necessário aprender e evoluir continuamente.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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