O que é ser um líder

Leia este artigo e saiba o que é ser um líder de verdade

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre o que é ser líder e quais as suas habilidades-chave? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que é ser um líder de verdade?

O que é ser líder? Quais as habilidades fundamentais de um líder? O que distingue os líderes eficazes dos medíocres? As suas qualidades são naturais ou foram adquiridos na faculdade?

Se você quer ser um líder de verdade, a boa notícia é que você pode aprender a ser um bom líder, basta ter tempo e vontade de aprender as habilidades fundamentais de liderança.

No entanto, sua eficácia dependerá mais de como você aplica essas habilidades do que a quantidade aprendida.

Então, o que você precisa aprender se quiser ser um líder melhor? Você precisa ir à faculdade ou pode aprender essas habilidades no trabalho?

Sterling Livingston, professor da Harvard Business School, tentou responder a essas perguntas estudando a conexão entre educação formal e liderança bem-sucedida.

Assim, em 1971, ele publicou o seu estudo “Myth of the Well-Educated Manager” na Harvard Business Review.

Uma das conclusões de Livingston foi que uma educação formal de negócios, como uma faculdade ou MBA, não era um bom indicador do sucesso da liderança a longo prazo.

Essa descoberta é muito menos surpreendente hoje do que no início dos anos 70 quando foi proposta.

No entanto, sua outra observação principal é tão relevante hoje quanto naquela época. Durante os seus estudos, Livingston categorizou as 4 habilidades-chave que definem uma liderança bem-sucedida.

Segundo Livingston, ao desenvolver suas habilidades nessas 4 áreas fundamentais, você pode liderar pessoas e inspirá-las a mudar. Além de se tornar mais dinâmico e eficaz na forma como enfrenta os desafios no seu dia a dia.

Habilidades chave da liderança

Vamos examinar essas 4 áreas de habilidade com mais detalhes?

Dica:

Para saber mais sobre liderança, leia os artigos o que é liderança e como ser um bom líder.


Saber tomar boas decisões

Os líderes precisam ser capazes de resolver problemas de maneira eficaz e tomar boas decisões.

Mas se as habilidades de tomada de decisão e resolução de problemas são comumente ensinadas nos MBAs. Por que é tão difícil encontrar bons líderes?

De acordo com Livingston, a diferença geralmente está na sua abordagem para encontrar as soluções.

Se você lida com um problema acreditando que precisa encontrar a “resposta certa”, isso pode levar ao fracasso.

Afinal, você pode analisar um problema para sempre e ainda não ter 100% de certeza de que sua solução é a melhor.

A única maneira de avaliar sua decisão é olhando para trás, após ter tomado a decisão. E mesmo assim, às vezes há tantas variáveis ​​para determinar se você escolheu ou não o caminho certo que é impossível saber.

Portanto, líderes eficazes usam abordagens práticas para a tomada de decisões. Eles sabem que não podem esperar para tomar uma decisão perfeita.

Desta forma, os líderes devem estar confiantes o suficiente para fazer o que precisa ser feito agora. Isso significa que eles são capazes de avaliar rapidamente uma situação e realizar uma ação com alta probabilidade de sucesso.

As decisões que esses líderes tomam sob pressão pode não ser perfeita, mas é consistente com o resultado desejado.

E mais, bons líderes também sabem que a solução de problemas e a tomada de decisões não são processos inteiramente racionais.

Portanto, eles usam o pensamento crítico para questionar cada etapa do seu processo de decisão para gerenciar as suas emoções e tomar boas decisões.

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


Antecipar os problemas

Os líderes não resolvem simplesmente os problemas que as pessoas trazem para eles. Eles procuram problemas que possam estar ocultos.

Em outras palavras, eles geralmente reconhecem possíveis problemas antes deles se tornarem significativos.

Quanto mais rápido você descobre um problema, mais tempo terá para encontrar uma solução e mais fácil será lidar com o problema antes que ele se torne sério.

Assim, líderes habilidosos são proativos e curiosos. Eles fazem perguntas continuamente a equipe na busca de problemas ocultos.

Além disso, eles procurem possíveis problemas que possam ser causados ​​por uma solução proposta antes que a solução seja implementada.


Encontrar oportunidades

Ao resolver problemas, você garante que a organização possa continuar no caminho definido na direção dos objetivos.

Porém, quando você encontra oportunidades, você se concentra em redefinir e melhorar a direção geral da empresa.

Desta forma, líderes de sucesso encontram oportunidades e as utilizam de forma eficaz.

Em termos práticos, eles procuram constantemente maneiras de conseguir mais com a mesma quantidade de esforço e recursos.


Adaptar o seu estilo de liderança

Finalmente, bons líderes usam estilos de liderança eficazes para inspirar as pessoas a agir.

Livingston argumentou que não existe um tipo de liderança único e correto para todas as situações.

Ele acreditava que os líderes fortes reconhecem isso e adaptam sua abordagem conforme o contexto.

Porém, ele argumentou que os líderes bem-sucedidos sempre usam estilos autênticos que se encaixam naturalmente com suas personalidades.

Ao adotar um tipo de liderança compatível com o seu perfil é possível criar um relacionamento aberto e honesto com seus subordinados.

Desta forma, o líder motiva os seus subordinados a trabalhar para alcançar um objetivo comum.


Conclusão sobre o que é ser um líder

Apesar dos estudos de Livingston serem bastante consistentes, eu particularmente discordo que os MBAs não são úteis como forma de aprender.

Eu acredito que um bom MBA é capaz de sintetizar muitos anos de experiência prática em um curso de um ou dois anos.

Por outro lado, eu concordo que os líderes não são criados da noite para o dia e que a liderança é algo que precisa ser desenvolvida todos os dias.

E mais, concordo também que ser um líder é entender como e quando tomar uma decisão, reconhecer os problemas antecipadamente, procurar constantemente por oportunidades e estar ciente de seu estilo de liderança.

Porém, acredito que existem outras características que fazem um líder de verdade, por exemplo, humildade, autoconhecimento, autocontrole, empatia etc.

Contudo, espero que este artigo tenha ajudado você a começar a responder à pergunta: o que é ser um líder de verdade.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *