Inteligência Emocional

Qual a importância da inteligência emocional na liderança?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre inteligência emocional? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que é inteligência emocional?

A definição mais comum de inteligência emocional, ou IE, é a nossa capacidade de entender e gerenciar as nossas próprias emoções e as das pessoas ao nosso redor.

Embora haja uma certa discordância entre os psicólogos sobre o que constitui a verdadeira inteligência emocional. Podemos afirmar que inteligência emocional inclui 3 habilidades fundamentais:

  • Capacidade de identificar e nomear as próprias emoções;
  • Capacidade de aproveitar as emoções e aplicá-las;
  • Capacidade de gerenciar as emoções.

Em outras palavras, as pessoas com alto grau de inteligência emocional sabem o que estão sentindo, o que significam suas emoções e como essas emoções podem afetar outras pessoas.

Neste artigo, vamos ver por que a inteligência emocional é tão importante na liderança e como você pode melhorar a sua. Boa leitura!

Dica:

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Qual a importância da inteligência emocional na liderança?

Quando você pensa em um líder perfeito, o que vem à sua mente?

Provavelmente você deve imaginar alguém que nunca deixa seu temperamento sair do controle independentemente da situação ou problema.

Ou você pode pensar em alguém que tem a capacidade de ouvir a sua equipe e criar uma relação de confiança

Ou ainda, você pode imaginar alguém que é fácil de conversar e sempre toma decisões cuidadosas e racionais.

Enfim, estas são algumas das qualidades de alguém com um grau elevado de inteligência emocional.

Por isso, para os líderes, ter inteligência emocional é essencial para o sucesso em qualquer tipo de empresa ou organização.

Afinal, quem tem mais chances de ter sucesso, um líder que grita com sua equipe quando está sob estresse ou um líder que permanece no controle e calmamente avalia a situação?


Quais as vantagens de ter uma alta inteligência emocional?

Líderes com alta inteligência emocional apresentam muitas vantagens, entre elas destacamos:

  • Autoconhecimento: eles sabem quais são seus pontos fortes e fracos. Por isso eles potencializam o seu desempenho atuando diretamente nas áreas onde são melhores e buscando ajuda nas áreas onde são piores;
  • Empatia: eles conseguem se relacionar com os outros e entender o que estão passando facilmente;
  • Coragem: eles não têm medo de mudanças, por isso eles são rápidos para identificar novos fatores e se adaptar;
  • Excelência: eles são comprometidos com a qualidade, mas entendem que a perfeição é um padrão impossível;
  • Equilíbrio: eles são equilibrados e capazes de ter uma vida profissional e pessoal saudável e equilibrada;
  • Curiosidade: eles são curiosos e tem a mente aberta. Desta forma, eles adoram explorar as novas oportunidades e buscar melhorias;
  • Positividade: eles estão sempre olhando para frente e se concentrando em como avançar;
  • Gratidão: eles são graciosos, gratos e felizes. Assim, eles abraçam seus pontos fortes para se tornarem confiantes e seguros.

Enfim, estas são algumas das qualidades do líder com alta inteligência emocional, se você pesquisar irá encontrar muitas outras vantagens.


Quais as desvantagens de ter uma baixa inteligência emocional?

Além de simplesmente inverter as características acima, as desvantagens dos líderes com baixa inteligência emocional são:

  • Instabilidade: eles são incapazes de controlar suas emoções e reações, tornando o ambiente instável e estressante;
  • Insensibilidade: eles são ignorantes sobre os sentimentos dos outros, mesmo aqueles próximos a eles;
  • Imprevisível: eles sempre têm uma “cara de pôquer”, ou seja, as outras pessoas têm dificuldade de entender as suas emoções;
  • Desequilibrado: eles não têm controle sobre suas emoções, por isso, muitas vezes eles reagem inadequadamente as situações;
  • Insegurança: eles não sabem quais sãos seus pontos fortes, por isso se tornam inseguros e desconfiados.

Essas são apenas algumas das desvantagens da baixa inteligência emocional na liderança. Não é difícil prever que pessoas com baixa inteligência emocional tem dificuldade de criar relacionamentos e interagir com as pessoas ao seu redor, concorda?


Quais os níveis da inteligência emocional?

De acordo com os pesquisadores, existem quatro níveis para avaliar o seu grau de inteligência emocional, são eles: percebendo as emoções, usando as emoções, entendendo as emoções e gerenciando as emoções.

Níveis da inteligência emocional

O primeiro nível, percebendo as emoções, refere-se a estar ciente e reconhecer as próprias emoções de forma precisa e honesta.

E mais, neste nível o indivíduo deve ser capaz de identificar as emoções das outras pessoas e expressar com precisão as próprias emoções e necessidades.

Já o nível de usando as emoções envolve redirecionar e priorizar seu pensamento com base nos sentimentos associados a esses pensamentos.

Em outras palavras, o indivíduo passa a usar as suas emoções para facilitar e melhorar o seu julgamento e decisão.

Assim, é possível aproveitar as mudanças de humor para observar outros pontos de vista e melhorar as suas habilidades de resolução de problemas e criatividade.

Agora o nível entender as emoções inclui compreender as relações entre as várias emoções e sentimentos.

Desta forma, o indivíduo é capaz de perceber as causas e consequências das emoções, compreender sentimentos complexos e contraditórios. Além de compreender as transições entre as emoções.

No último nível, gerenciando as emoções, o indivíduo deve estar aberto aos sentimentos agradáveis ​​e desagradáveis.

Neste nível, a pessoa também é capaz de monitorar e refletir tanto sobre as suas emoções e como dos outros. Além disso, ela é capaz de mudar de um estado emocional para outro.


Como desenvolver a sua inteligência emocional?

Segundo Daniel Goleman, o psicólogo e jornalista americano que mais contribuiu para popularizar a inteligência emocional, existem 5 elementos chave da IE: autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidades sociais.

Elementos da inteligência emocional

Vamos analisar com mais detalhes cada elemento para você descobrir como se tornar um líder melhor?


Autoconhecimento

Ter autoconhecimento é sempre saber como você se sente e saber como suas emoções e ações afetam as pessoas ao seu redor.

Na liderança, ser autoconhecimento significa ter uma imagem clara de seus pontos fortes e fracos.

Em outras palavras, ter autoconhecimento significa se comportar com humildade de forma genuína.

E mais, ao tomar ciência dos seus pontos fortes, as pessoas com bom autoconhecimento se tornam mais autoconfiantes e seguras.

Então, como você melhorar o seu autoconhecimento?

1. Mantenha um diário

Criar um diário sobre as suas emoções pode ajudar você a melhorar seu autoconhecimento significativamente.

Investindo apenas alguns minutos por dia anotando seus pensamentos e emoções já é possível elevar o seu grau de autoconhecimento.

Por isso, reserve um período do dia para fazer o seu diário de emoções e depois faça uma reflexão com as seguintes perguntas:

  • Como as minhas emoções afetaram os meus pensamentos e decisões?
  • Como o meu comportamento hoje influenciou as pessoas ao meu redor?
  • O que eu posso fazer da próxima vez para melhorar?

Refletir sobre estas questões ajudará você a buscar novas formas de agir e influenciar as pessoas ao seu redor.

2. Desacelere

Quando você sentir raiva ou outras emoções fortes, diminua a velocidade para examinar o motivo. Busque pensar racionalmente sobre as causas da sua emoção.

Lembre-se, não importa qual seja a situação, você sempre pode escolher como você reage a ela.

Por isso, parar e pensar é uma forma muito eficiente e sair do piloto automático.

Desta forma, você se tornará mais consciente dos seus comportamentos e usará a parte racional do seu cérebro para tomar as decisões.

Dica:

Aprende outras formas de aumentar a sua consciência lendo o nosso artigo sobre autoconhecimento.


Autocontrole

Os líderes com autocontrole raramente atacam verbalmente os outros ou tomam decisões precipitadas e emocionais.

E mais, líderes com bom autocontrole não julgam as pessoas ou comprometem seus valores.

Esse elemento da inteligência emocional, de acordo com Goleman, também cobre a flexibilidade e o compromisso de um líder com a auto responsabilidade.

Então, como melhorar sua capacidade de autocontrole?

1. Conheça seus valores

Você tem clareza sobre as coisas que são realmente importantes para você? Você sabe quais são os valores mais importantes da sua vida?

Passe algum tempo examinando e detalhando seu “código de ética”. Se você sabe o que é mais importante para você, provavelmente não terá que pensar duas vezes quando enfrentar uma decisão moral ou ética.

2. Assuma a responsabilidade

Se você tende a culpar os outros quando algo dá errado, pare imediatamente com este comportamento.

Assuma agora o compromisso de admitir seus erros e enfrentar as consequências, sejam elas quais forem.

Você provavelmente dormirá melhor à noite e ganhará rapidamente o respeito das pessoas ao seu redor.

E mais, só é possível mudar os nossos comportamentos quando nós assumimos a total responsabilidade por nossas ações.

3. Mantenha-se calmo

A próxima vez que você estiver em uma situação desafiadora ou estressante, busque manter a sua consciência sobre a forma que você age.

Por exemplo, se você alivia seu estresse gritando com as pessoas, pratique exercícios de respiração profunda para se acalmar.

Você pode ainda anotar todas as coisas negativas que você quer dizer em um papel, e depois rasgar e jogar o papel fora sem que a pessoa veja.

Expressar as suas emoções no papel é melhor do que falar em voz alta para toda a sua equipe.

E mais, isso ajuda você a refletir sobre as suas reações para garantir que sejam justas!

Dica:

Aprenda mais técnicas para controlar as suas emoções lendo o nosso artigo autocontrole.


Automotivação

Líderes são auto motivados e trabalham consistentemente em direção aos seus objetivos. Eles têm padrões extremamente altos para a qualidade de seu trabalho.

E mais, eles adotam uma postura otimista, por isso têm persistência na busca de objetivos apesar dos obstáculos e retrocessos pontuais.

Mas como você pode melhorar sua automotivação?

1. Reexamine o seu trabalho

No meio da correria do dia a dia, é comum esquecer o que você realmente ama em sua carreira ou profissão. Então, tire um tempo para lembrar por que você queria esse trabalho.

E mais, certifique-se de que suas declarações de metas sejam novas e energizantes. Nos sentimos engajados quando as nossas metas são desafiadoras, mas realistas e alcançáveis.

2. Saiba onde você está

Avalie a sua situação atual e busque entender quais fatores estão diminuindo a sua motivação no dia a dia.

Depois, busque formas de eliminar ou diminuir estes fatores. Desta forma você irá aumentar a sua motivação e capacidade de ajudar as outras pessoas.

3. Pense positivamente

Líderes motivados geralmente são otimistas, não importa quais problemas eles enfrentem. No entanto, adotar essa mentalidade pode exigir prática, mas vale a pena o esforço.

Uma forma de melhorar a sua positividade é ao enfrentar um desafio ou até mesmo um fracasso, buscar encontrar pelo menos uma coisa boa sobre a situação.

Não se preocupe com a magnitude, este fator positivo pode ser algo pequeno como um novo contato ou uma importante lição aprendida.

Pode parecer difícil no começo, mas sempre há algo positivo em um fracasso. Se você se perguntar “o que eu aprendi com isso?” sempre achará algo para melhorar.


Empatia

Para os líderes, ter empatia é fundamental para gerenciar uma equipe ou organização de sucesso.

Líderes com empatia têm a capacidade de se colocar na situação de outra pessoa. Eles ajudam a desenvolver as pessoas desafiando e agindo de forma justa.

E mais, líderes empáticos dão feedback construtivo e escutam atentamente as pessoas. Se você quer ganhar o respeito e a lealdade de sua equipe, mostre a eles que se importa com eles.

E como você pode melhorar sua empatia?

1. Coloque-se na posição da outra pessoa

É fácil apoiar seu próprio ponto de vista. Afinal, ele é seu! Mas reserve um tempo para olhar as situações da perspectiva de outras pessoas.

Para isso, elimine os julgamentos e busque entender o significado das palavras na visão da outra pessoa.

Por exemplo, quando alguém lhe disser “o meu time este desmotivado” não use o seu significado para a palavra “desmotivado”. Pergunte “o que significa desmotivado para você?”.

Desta forma você irá entender o que de fato a pessoa quis expressar com a palavra “desmotivado”.

2. Preste atenção à linguagem corporal

Talvez quando você ouve alguém, você cruze os braços, mova os pés para frente e para trás ou morda o lábio.

Esta linguagem corporal diz aos outros como você realmente se sente sobre uma situação, e a mensagem que você está dando não é positiva!

Aprender a ler a linguagem corporal pode ser um verdadeiro trunfo em um papel de liderança. Desta forma você será mais capaz de determinar como alguém realmente se sente.

Conhecer técnicas de linguagem corporal lhe dá a oportunidade de responder adequadamente as situações e se conectar melhor com as pessoas.

3. Responda aos sentimentos

Você pede ao seu analista que trabalhe até tarde novamente. E embora ele concorde, você pode sentir a decepção em sua voz.

Nesta situação, você deve reconhecer e endereçar os seus sentimentos do seu analista. Diga a ele o quanto você aprecia a sua disposição de trabalhar horas extras.

Demonstre também que você está tão frustrado quanto ele por trabalhar até tarde.

E mais, se possível, descubra uma maneira de as futuras noites serem menos problemáticas e busque uma forma de compensá-lo. Por exemplo, você pode dar as manhãs de segunda-feira de folga para ele.

Dica:

Para aumentar a sua capacidade de se colocar na pele do outro, leia o nosso artigo empatia.


Habilidades Sociais

Líderes que se saem bem no elemento de habilidades sociais da inteligência emocional são ótimos comunicadores.

Eles estão abertos a ouvir tanto as notícias ruins quanto as notícias boas. E mais, eles são especialistas em conseguir que sua equipe os apoie e se empolgue com uma nova missão ou projeto.

Líderes que têm boas habilidades sociais também são bons em gerenciar mudanças e resolver conflitos diplomaticamente.

Eles raramente ficam satisfeitos em deixar as coisas como estão. Eles não se acomodam e dão o exemplo com seu próprio comportamento.

Então, como você pode desenvolver as habilidades sociais?

1. Aprenda a resolver conflitos

Os líderes devem saber como resolver conflitos entre os membros de sua equipe, clientes ou fornecedores.

Para resolver conflitos você deve primeiro acalmar os envolvidos e depois buscar entender quais são as intenções positivas de cada lado.

Nesta hora, você pode usar a sua empatia para se colocar na situação de cada uma das partes e no final ajudá-las a criar um plano de ação para trabalharem juntas em harmonia.

2. Melhore suas habilidades de comunicação

A habilidade mais importante dos bons comunicadores é saber primeiro ouvir.

Por isso, seja um bom ouvinte, preste atenção e não interrompa as pessoas enquanto elas estão falando.

Bons comunicadores são bons em entender as necessidades e a forma que outra pessoa se comunicada.

Desta forma, eles são capazes de adaptar a sua forma de falar às necessidades das outras pessoas para garantir uma boa comunicação.

3. Elogie os outros

Como líder, você pode inspirar a lealdade de sua equipe simplesmente elogiando os comportamentos corretos.

Aprender a elogiar os outros é uma arte e pode ser um grande desafio para algumas pessoas, mas vale a pena o esforço.


Conclusão sobre inteligência emocional

Neste artigo procurei mostrar a importância da inteligência emocional para você ser um líder eficaz.

Acredito que para ser um líder excelente é fundamental ter uma sólida compreensão de como suas emoções e ações afetam as pessoas ao seu redor.

Quanto melhor o líder se relaciona e trabalha com as pessoas, maior será o seu sucesso, independentemente do tipo de empresa ou departamento.

Portanto, aproveite as dicas deste artigo para melhorar o seu autoconhecimento, autocontrole, automotivação, empatia e habilidades sociais.

Desenvolver as suas habilidades nessas áreas, ajudará você a se destacar como líder e ser humano.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre inteligência emocional consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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