Recrutamento interno e externo

O que é recrutamento interno, externo ou misto?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Por que aprender a diferença entre recrutamento interno e externo?

Imagine que o seu melhor analista sênior pediu demissão de repente. Ele não estava demonstrando nenhum sinal de descontentamento e por isso você foi pego de surpresa.

E para piorar a situação, você acabou de fechar um grande projeto com um novo cliente. Você sabe que será impossível executar este projeto no prazo sem ter o time completo.

Desesperado você contratar uma empresa especializada para recrutar um novo analista sênior. Devido a urgência a empresa contratada cobra o dobro do convencional e você aceita sem pestanejar.

Depois de algumas semanas, a empresa lhe envia 3 candidatos potenciais. Você entrevista-os, e decide contratar um deles pagando 20% a mais de salário em relação ao analista sênior que pediu demissão.

Aliviado, você acha que agora os seus problemas acabaram, com o time completo será moleza entregar o projeto para o novo cliente.

Doce ilusão, o seu novo analista sênior parece um peixe fora da água, ele não consegue se adaptar a cultura da sua equipe e os outros integrantes não estão fazendo nenhum esforço para ajudá-lo.

Pelo contrário, eles parecem estar jogando contra o seu novo contratado. A moral e a coesão da sua equipe não são mais as mesmas, tudo se tornou mais difícil.

Depois de observar e conversar com algumas pessoas você percebe que cometeu um grave erro.

Por causa do seu desespero em repor o analista sênior e iniciar o projeto, você não considerou os seus potenciais candidatos internos para preencher a vaga.

No seu time há 2 analistas plenos prontos a assumir a posição de sênior reconhecidos pelo time. Porém, você não deu a eles a oportunidade de participar do processo de seleção.

Com isso você acabou prejudicando a moral da sua equipe e contratando uma pessoa com pouco ajuste cultural. Sem contar no gasto extra com a empresa e salário.

Para evitar esta situação é muito importante você saber as diferenças entre recrutamento interno e externo.

Para ajudá-lo, neste artigo eu vou falar sobre os seus prós e contras. Também vou explicar quando você deve usar cada uma delas. Boa leitura!


O que é recrutamento interno?

Recrutamento interno é quando uma empresa ou organização pretende preencher uma vaga usando a sua força de trabalho existente.

Em outras palavras, recrutamento interno é quando você procura funcionários de dentro da sua empresa para transferir ou promover de cargo e função.

Além dos funcionários ativos, o recrutamento interno também é caracterizado quando a empresa procura preencher a vaga com ex-funcionários, indicações de funcionários ou candidatos que participaram de recrutamentos anteriores.

Vamos agora explorar quais sãos as vantagens e desvantagem do recrutamento interno?


Quais as vantagens do recrutamento interno?

Recrutar internamente traz uma série de vantagens para a sua organização, desde a redução de custos e tempo, até o maior engajamento e moral da equipe.

Vamos falar com mais detalhes sobre cada ponto positivo a seguir:

É mais barato

Recrutar funcionários internamente custa menos do que contratar externamente. Algumas pesquisas apontam que o recrutamento externo custa em média 1,7 vezes a mais.

E de fato, ao contratar internamente você não precisará gastar com anúncios, empresas de recrutamento e verificação de antecedentes por exemplo.

É mais rápido

Para recrutar externamente é necessário divulgar a vaga, selecionar os candidatos e persuadir o profissional escolhido para ingressar na empresa. Tudo isso leva tempo.

Por outro lado, os candidatos internos já fazem parte do seu local de trabalho. Portanto, o tempo necessário para encontrar e envolver esses candidatos é muito menor. Muitas vezes os gerentes nem fazem uma entrevista completa quando já conhecem o candidato.

É mais seguro

Avaliar as competências de um funcionário que você já conhece é muito mais fácil e seguro do que descobrir as competências de uma pessoa através de entrevistas e testes.

Quando você recruta internamento, você conhece por experiência prática os pontos fortes e fracos, o estilo de trabalho e o desempenho dos candidatos. Desta forma o seu processo de seleção se torna mais assertivo e consistente.

Mas atenção, se você gosta pessoalmente de um funcionário, pode não olhar para ele com um olhar tão crítico quanto faria se tivesse contratado alguém de fora. Por isso, fique atento para não privilegiar ou favorecer ninguém durante o processo de seleção.

É mais produtivo

Candidatos internos têm uma curva de aprendizado mais curta. Eles já conhecem a empresa e a cultura da organização.

Desta forma, o tempo para um funcionário interno se adaptar e atingir um bom patamar de entrega em uma nova função é menor que um candidato externo.

Reduz a rotatividade

O recrutamento interno promove a lealdade e melhora o moral dos funcionários. Valorizar os candidatos internos é visto como uma recompensa pelos colaboradores existentes.

Portanto, recrutar internamente contribui para reduzir a rotatividade de funcionários, que ao ficarem mais tempo na empresa aumentam a sua produtividade e dão suporte ao seu planejamento de sucessão.

Aumenta o engajamento

E por fim, o recrutamento interno é visto como um exemplo de crescimento de carreira por todos os membros da equipe.

Organizações que valorizam os seus talentos internos aumentam o moral e a motivação dos funcionários dando a eles oportunidades para subir e se desenvolverem.

Por essas e outras vantagens, concluímos que as contratações internas são mais eficazes para engajar a motivar a sua equipe do que as contratações externas.


Quais as desvantagens do recrutamento interno?

Apesar das suas vantagens, recrutar internamente também tem as suas desvantagens. Vamos conhecer mais sobre elas a seguir:

Limita as suas escolhas

O recrutamento interno limita a sua escolha aos talentos disponíveis dentro da organização. Desta forma, ele impede que você traga para dentro da sua equipe novas habilidades e especialidades.

Este problema é ainda mais acentuado em empresas pequenas. Por exemplo, se a sua empresa possui apenas 10 funcionários, é possível que nenhum dos seus funcionários atuais tenham as competências necessárias para atuar em uma posição especializada.

Desencoraja a concorrência

No recrutamento interno os candidatos internos são protegidos da concorrência. Este sistema não dá oportunidade para candidatos competentes de fora da organização.

A sensação de que os candidatos internos certamente serão promovidos desenvolve uma tendência entre os funcionários de receber a promoção sem mostrar desempenho extra.

Isso pode estagnar ou tornar obsoletas as suas habilidades a longo prazo, diminuindo a produtividade e a eficiência da organização.

Pode criar ressentimentos

O recrutamento interno pode fazer com que os funcionários que foram preteridos para a vaga se sintam ressentidos. Eles podem julgar as competências da pessoa que acabou sendo promovida e acusar o gerente de favorecimento.

Além disso, os gerentes geralmente ficam desconfortáveis com a perda de bons membros da equipe e podem até chegar ao ponto de dificultar o processo de transferência ou promoção.

Cria lacunas na força de trabalho

Quando você promove alguém para preencher uma posição em aberto, sua antiga posição fica vaga. Isso significa que pode ser necessário recorrer ao recrutamento externo, além da contratação interna.

E mais, se as movimentações e promoções ocorrerem em série podem atrapalhar as operações da sua empresa. Ter pessoas muitas pessoas aprendendo novas funções ao mesmo tempo pode acabar em perdas e conflitos.

Limita a inovação

O recrutamento interno limita as chances de novas ideias e inovações. Normalmente os funcionários atuais se sentem mais confortáveis com os processos e não desejam trazer mudanças para o local de trabalho quanto alguém novo.

Isso ocorre porque os funcionários costumam se sentir mais à vontade com a formas como as coisas são feitas. Por isso eles tendem a se esforçam menos para detectar ineficiências e experimentar novas maneiras de trabalhar.

Limita a diversidade cultural

Fazer a maioria das contratações de dentro da empresa pode resultar em uma cultura estagnada e não diversificada.

Nos dias de hoje, com as constantes mudanças, uma cultura inflexível é problemática em posições de liderança. Líderes pós-modernos muitas vezes precisem defender mudanças e melhorias, em vez de confiar em práticas estabelecidas e ineficientes.

Portanto, confiar apenas no recrutamento interno significa que você pode perder a chance de contratar pessoas com novas habilidades e ideias capazes de agitar e adicionar a cultura da sua organização.


O que é recrutamento externo?

O recrutamento externo é quando uma organização procura preencher vagas com candidatos de fora da empresa.

Ou seja, recrutamento externo é o processo de procurar profissionais fora da empresa para ocupar um cargo ou função.

Existem diversas formas de buscar candidatos fora da organização, as mais comuns são: sites e aplicativos de empregos, agências de recrutamento, eventos de recrutamento, feiras de emprego, anúncios em mídias sociais e o site da própria empresa.

Assim como no recrutamento interno, buscar candidatos fora da empresa também tem as suas vantagens e desvantagens que discutirei a seguir:


Quais as vantagens do recrutamento externo?

Contratar alguém de fora é uma oportunidade de trazer novas ideias, perspectivas e formas de fazer as coisas. Isso pode agitar e melhorar os negócios.

Vamos conhecer mais a fundo as vantagens do recrutamento externo?

Processo mais amplo

O recrutamento externo é um processo mais aberto e amplo. Por isso, ele normalmente atrai um grande número de candidatos.

E isso por sua vez, amplia as suas opções de seleção. O número maior de candidatos torna o processo mais competitivo, aumentando assim a possibilidade de você encontrar e selecionar os profissionais mais talentosos.

Tira as pessoas na zona de conforto

Ao contratar um profissional externo capacitado, bem treinado e eficiente; você tira os membros atuais da sua equipe da zona de conforto.

Quando um novo jogador entra no time e trabalha com vigor e atitude positiva, os outros jogadores sentem que precisam trabalhar mais para manterem as suas posições. Isso cria uma concorrência saudável e um ambiente de trabalho propício à organização.

Aumenta a especialização

Contratar externamente oferece a você a chance de adquirir habilidades, conhecimentos e experiências em áreas e especialidades que os seus funcionários não tem.

Por exemplo, ao contratar um profissional de um concorrente que você está trazendo para dentro da sua equipe conhecimentos e experiências valiosas para melhorar os seus processos de negócios e produtos

Outro exemplo é contratar um profissional especializado em marketing de outro segmento. Este intercâmbio de experiências pode trazer ideias de novos produtos e posicionamento para a sua organização.

Amplia a sua rede de contatos

O recrutamento externo permite a você ampliar a sua rede de contatos. Ao recrutar os melhores trabalhadores de outras empresas, você está trazendo junto com eles todos os seus contatos.

Desta forma, quando você precisar contratar mais funcionários, poderá recorrer as indicações dos novos contratados para tornar o seu processo de seleção mais ágil e barato.

Diversifica a cultura

Ao contratar externamente, você tem a oportunidade de trazer pessoas com visões e perspectivas totalmente novas para a sua organização.

Assim, você pode formar uma equipe mais diversificada em habilidades, estilos de trabalho, faixas etárias, origens e etc.

E mais, esta diversidade de competências é fundamental para você criar um time de alta performance, afinal, um time onde todas as pessoas são iguais é mais vulnerável e limitado.

Aumenta a quantidade de talentos

Se a sua empresa está crescendo, é inevitável usar o recrutamento externo. Neste cenário você precisa de mais pessoas e elas necessariamente virão de fora da sua organização.

Porém, isso não significa que você deve abrir mão da qualidade e contratar qualquer um. Pelo contrário, o segredo das empresas mais bem-sucedidas é crescer de 50 para 100 funcionários adicionamento mais talentos as suas equipes.

Logo, cada novo contratado deve ser melhor que o anterior. Cada novo integrante da equipe deve subir a régua e tirar todos os outros da zona de conforto.

Desta forma você irá criar um ciclo virtuoso de melhoria contínua de desempenho e motivação.

Portanto, com o recrutamento externo você pode aumentar as suas chances de contratar profissionais experientes e qualificados capazes de turbinar a sua equipe.


Quais as desvantagens do recrutamento externo?

Infelizmente, como tudo na vida, o recrutamento externo também tem as suas desvantagens. Vamos falar mais sobre elas agora.

É mais caro

Uma grande desvantagem de contratar talentos de fora da organização é que o custo maior. Nesta modalidade você precisa pagar para anunciar a vaga ou contratar uma empresa para encontrar os candidatos.

Normalmente os honorários de uma empresa de recrutamento varia de 1 a 3 salários por candidato. Já as despesas com anúncios ocorrem por clique ou mensalidade.

É mais demorado

Além de mais caro, o recrutamento externo consome tempo dos candidatos e recrutadores.

Pesquisas apontam que o tempo médio para concluir um processo interno é de cerca de 22 dias. Já o recrutamento externo demora entre 42 dias em média.

É mais arriscado

Sempre que você traz alguém novo para sua equipe, você está assumindo o risco deste movimento não dar certo. Toda mudança na escalação mexe com a coesão e o moral da equipe.

Por isso, ao contratar pessoas externas com menos compreensão sobre o ambiente e a cultura da empresa aumenta o risco do movimento causar problemas.

Por mais que o candidato externo seja bem avaliado, você não terá uma indicação verdadeira de seu desempenho e comportamento até que ele esteja trabalhando dentro da sua equipe.

Integração mais longa

Os candidatos externos precisam de mais tempo para se ambientar dentro da empresa. Por mais que eles conheçam o trabalho, eles precisam conhecer também as pessoas e a forma como a empresa trabalha.

Por isso, pessoas de fora da empresa levam mais tempo do que alguém de dentro para se familiarizar com a empresa. No começo funcionários vindos de outras empresas ficam desconfortáveis até para ir no banheiro e tomar café.

Pode desmotivar os seus funcionários

Os seus funcionários podem ficar desmotivados se eles nunca são promovidos. Por isso, não mesclar o recrutamento externo com o interno pode desencorajar as pessoas a trabalharem duro, diminuindo assim a produtividade da organização.

E mais, abusar do recrutamento externo costuma criar disputas e conflitos quando os funcionários existentes sentem que eram mais adequados para o cargo.

Estudos mostram que contratações externas, especialmente no nível gerencial e diretoria, tendem a aumentar as taxas de rotatividade e a insatisfação da força de trabalho atual.


O que é recrutamento misto?

O recrutamento misto é um processo que une o recrutamento interno e o externo, ou seja, o recrutador opta por dar oportunidade de concorrer à vaga em aberto aos colaboradores que já fazem parte da empresa e também a candidatos que estão no mercado.

O principal intuito do recrutamento misto é aproveitar as vantagens dois tipos de recrutamento (interno e externo) e minimizar as suas desvantagens no processo de seleção.

Normalmente as empresas que adotam o recrutamento misto oferecem a vaga primeiro internamente e depois para o mercado. Porém existem organizações que preferem fazer o contrário ou os dois ao mesmo tempo.


Quando usar fontes internas e externas de recrutamento?

Quando a empresa é uma startup ou está começando, contratar pessoas de fora é a única opção se você deseja mais do que membros da família e amigos trabalhando para você.

No entanto, depois que sua empresa tiver cerca de 20 funcionários, é melhor começar a considerar candidatos internos para promoções e transferências.

De fato, você não deve usar somente um tipo de recrutamento, tudo 100% interno ou externo. O ideal é você usar o tipo de recrutamento mais adequada a sua situação e contexto.

Algumas organizações sempre dão aos candidatos internos a chance de se candidatar para as vagas em aberto e, se nenhum pretendente é for forte o suficiente, eles abrem para candidatos externos.

Outras empresas têm como política priorizar a contratação externa somente para as posições iniciais (estagiários, trainee e nível júnior). Já para preencher os cargos mais elevados elas priorizam o recrutamento interno.

Enfim, não existe um modelo ideal para definir quando contratar internamente ou externamente.

O que você deve ter em mente na hora de definir o melhor tipo de recrutamento é o objetivo do seu processo.

Se você está procurando uma pessoa capaz de mudar a forma de trabalho, agregar novas ideias, práticas e conhecimentos, o recrutamento externo é uma opção mais vantajosa.

Por outro lado, se você quer preencher a posição com alguém que já saia jogando e tenha um alto nível de entrega inicial, o recrutamento interno parece ser mais adequado.

Enfim, para decidir se o seu processo de recrutamento será interno, externo o misto, avalie qual é o perfil do candidato que você está procurando.


Conclusões sobre recrutamento interno e externo

Contratar é sempre um momento crítico, todas pessoas ficam ansiosas para saber o que está acontecendo. Por isso, a transparência é a palavra-chave neste momento.

Independente o tipo de recrutamento que você escolher, comunique para a sua equipe por que você está contratando mais pessoas e por que você escolheu este tipo de recrutamento.

Como discutimos ao longo deste artigo, existem vantagens e desvantagens no recrutamento interno e externo. Mas a verdade é que você precisa fazer as duas coisas.

Ao recrutar internamente você está reconhecendo as competências dos funcionários já existentes na organização. Isso aumenta o moral, motivação e engajamento.

Por outro lado, ao recrutar externamente você está agregando a sua equipe conhecimentos, experiências e habilidades capazes de elevar o seu patamar de entrega.

E mais, à medida que sua empresa cresce, você precisará de habilidades que os seus funcionários atuais não possuem, ou simplesmente precisará de mais funcionários e ponto final.

Portanto, use os três tipos de recrutamento (interno, externo e misto) conforme a necessidade e estratégia do seu negócio.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender mais sobre recrutamento e seleção consulte a página trabalha em equipe. Nela nos organizamos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Um comentário sobre “O que é recrutamento interno, externo ou misto?

  1. o recrutamento interno é um processo pelo qual as empresas procuram preencher vagas de emprego através de promoção ou transferência de funcionários interno.
    Já o recrutamento externo é o processo de preenchimento de vagas através da contratação de candidatos que estão fora da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *