Liderança Autocrática Capa

Liderança Autocrática: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre liderança autocrática? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que é liderança autocrática?

A liderança autocrática, também conhecida como liderança autoritária, é um estilo de liderança caracterizado pelo controle individual do líder sobre as decisões, métodos, políticas e procedimentos de trabalho.

O primeiro estudo formal a caracterizar a liderança autocrática foi conduzido pelo psicólogo Kurt Lewin. Em 1939, ele e seus colegas publicaram um artigo na revista “American Journal of Sociology” com a primeira descrição sobre este perfil de liderança.

Assim como outros estilos de liderança, o estilo autocrático tem as suas vantagens e desvantagens conforme a situação, tipo de tarefa e características dos membros da equipe.

Se você tende a utilizar esse tipo de liderança ou conhece pessoas que usam, ler este artigo e aprender mais sobre ele pode ser útil para você se tornar um líder melhor. Boa leitura!

Dica:

Para saber mais sobre o estudo de Kurt Lewin leia o artigo estilos de liderança.


Quais as características da liderança autocrática?

A principal característica da liderança autocrática é a pouca participação dos liderados nas decisões e definições dos métodos de trabalho.

Abordagem Liderança Autocrática

Além da pouca participação, este tipo de liderança também apresenta um processo de trabalho estruturado e controlado.

E mais, para contrapor a falta de participação dos subordinados no processo de decisão, este estilo de liderança costuma apresentar uma estrutura de benefícios bem definida.

Vamos explorar mais cada uma destas características?

Pouca ou nenhuma participação dos liderados na tomada de decisão

A falta de participação dos subordinados no processo de decisão não significa necessariamente que o líder não peça informações ou considere o bem-estar do grupo ao tomar as suas decisões.

Muitas vezes ele considera e analisa as diferentes opções e opiniões da equipe, mas no final o líder toma as decisões com base em seu próprio entendimento e julgamento.

Por exemplo, em um ambiente de negócios o líder autoritário poderá consultar a equipe sobre o melhor horário de trabalho. Porém, em vez do grupo decidir o que deseja através de uma votação, a decisão de mudar ou não o horário de trabalho será apenas do líder.

Pouca participação dos liderados na definição dos métodos de trabalho

Neste estilo de liderança, o líder geralmente usa a sua autoridade e experiência para estabelecer as regras e procedimentos utilizados pela equipe para operar e atingir as metas.

Como o líder centraliza as decisões, se algo não está funcionando corretamente a culpa cai sobre os seus ombros.

Por isso, neste modelo, o líder precisa implementar cuidadosamente sua visão através de procedimentos e instruções de trabalho rígidas e detalhadas.

Processo de trabalho estruturado, rígido e controlado

Uma vez que o líder está encarregado das regras e métodos processuais, a liderança autocrática tende a apresentar um processo de trabalho muito estruturado e rígido.

Neste modelo, os subordinados são supervisionados, monitorados e pressionados de perto pelo líder. Com isso o líder acaba se envolvendo nas atividades do dia-a-dia dos seus liderados.

Este acompanhamento mais próximo aumenta a produtividade e qualidade, porém cria uma maior dependência da figura do líder. Na ausência do líder a produtividade tende a diminuir.

Estrutura de recompensas e benefícios bem definida

Não se espera que os subordinados trabalhem sem recompensa no modelo autocrático, isto é, não devemos confundir o estilo autocrático com uma mentalidade de escravidão.

Por ser um sistema bastante rígido, ele exige uma estrutura clara de recompensas e benefícios para garantir a motivação dos trabalhadores e gerar o equilíbrio.

Geralmente, neste modelo de liderança, os benefícios são monetários (bônus e participação nos lucros) ou outras vantagens semelhantes.

Dica:

Quer saber qual é o seu estilo de liderança predominante? Então faça o nosso teste gratuito Qual é o seu estilo de liderança.


Quais as vantagens da liderança autocrática?

O estilo autocrático pode ser benéfico em alguns casos quando as decisões precisam ser tomadas rapidamente ou quando a incapacidade de aplicar um processo pode levar pessoas ao perigo.

Vantagens Líder Coach

Por isso, apesar de ser impopular atualmente, o estilo de liderança autocrático traz benefícios relevantes quando utilizado nas situações certas.

Vamos aprender mais sobre estas vantagens?

Decisões e implementações rápidas

Um dos pontos fortes da liderança autocrática está no processo de tomada de decisões que garante que as decisões sejam tomadas com base no conhecimento e julgamento somente do líder.

Como o líder sozinho é responsável pelas decisões, a implementação das mudanças e correções tendem a ser mais rápidas do que nos outros estilos de liderança.

Esta maior rapidez nas decisões pode significar maior eficiência e velocidade para a organização.

Raciocínio rápido e processual

A liderança autocrática é benéfica para indústrias e organizações que exigem raciocínio rápido e processual, como é o caso da saúde, manufaturas e construção.

Nestas organizações, as ações devem ser tomadas rapidamente com base nos procedimentos. Caso contrário as pessoas podem ser expostas ao perigo de acidentes e ferimentos.

Desta forma, ao invés de gastar dias ou meses para chegar a um consenso, ter alguém no comando das decisões traz segurança e assertividade ao processo.

Por exemplo, imagine como seria o atendimento em um pronto socorro caso o médico responsável fizesse uma reunião consultiva com a equipe a cada novo paciente.

Alívio em situações estressantes ou de crises

O processo de tomada de decisão rápida e centralizada costuma beneficiar o líder autocrático em situações estressantes ou crises.

Por isso, não é de se admirar que os militares, a polícia e outras instituições com atendimentos de emergências tendem a favorecer o modelo de liderança autocrático.

Durante períodos de estresse ou crises, o estilo de liderança autoritário proporciona alívio e segurança para os membros da organização.

Aumento da qualificação e especialização

Um sistema autocrático sólido cria diretrizes e regras claramente definidas, com as decisões sendo tomadas pelo líder de forma transparente e consistente.

Isso garante que os subordinados possam se concentrar apenas nas tarefas com as quais são altamente qualificados.

Assim, os liderados podem colocar sua energia no desempenho das tarefas para as quais são mais adequados, sem ter que gastar tempo em outras tarefas e decisões.

Este foco em tarefas especificas é benéfico a produtividade em equipes com membros experientes e altamente especializados.

Melhora performance em equipes inexperientes

Em situações onde o líder é o mais bem informado e tem muito mais experiência do que os subordinados, consultá-los para cada decisão é um desperdício de tempo.

Em uma equipe inexperiente, é preferível que o líder tome a decisão rapidamente e dedique o seu tempo para mostrar para a equipe os diferentes aspectos que considerou para tomar a decisão.

Além disso, em setores onde a segurança e o sigilo são primordiais, certas informações podem não estar disponíveis aos subordinados e isso não permitiria que eles tomassem uma decisão eficiente ou correta.

Garante a performance de equipes com pouca qualificação

Quando a força de trabalho é pouco qualificada, é essencial que cada pessoa tenha uma tarefa claramente definida com prazos e regras a seguir.

Nestas situações, os líderes autocráticos tendem a se dar bem porque garantem que os projetos sejam concluídos no prazo.

E mais, além do cumprimento dos prazos, em áreas com risco de acidentes, a figura rígida do líder autocrático é necessária para que os trabalhadores sigam as regras de segurança.

Além das vantagens acima, a liderança autocrática pode trazer outros benefícios como: cadeia clara de comando e supervisão, menor estagnação devido à má organização e equipes eficientes em cumprir prazos com qualidade.


Quais as desvantagens da liderança autocrática?

Embora a liderança autocrática possa ser benéfica em algumas situações, há também muitos casos em que esse estilo de liderança pode ser problemático devido a centralização do poder de decisão.

Desvantagens Líder Coach

Geralmente, quando utilizado em excesso, o estilo autocrático pode criar ressentimento e conflitos dentro do grupo, desvalorizar as competências dos subordinados, aumentar a dependência em relação ao líder, entre outras desvantagens.

Vamos analisar melhor cada uma delas?

Criação de ressentimentos e conflitos dentro do grupo

As pessoas que abusam de um estilo de liderança autocrático são frequentemente vistas como mandonas, controladoras e ditatoriais.

Como os subordinados não têm voz na tomada de decisões, isso pode causar ressentimentos e conflitos dentro do grupo.

Quando as pessoas se sentem excluídas do processo, a sua disposição e comprometimento com um bom desempenho e trabalho em grupo tendem a diminuir.

Desvalorização das habilidades e conhecimentos dos liderados

Pessoas de alta desempenho são capazes de expressar as suas opiniões com qualquer tipo de liderança, mas se as suas opiniões nunca são ouvidas, a disposição para continuar expondo as suas ideias tendem a diminuir.

Desta forma, o estilo autocrático tende a ser menos atrativo para funcionários com paixão e desejo de serem ouvidos e de destacar seu talento.

Assim, a capacidade de retenção de talentos e desenvolvimento de novos líderes é prejudicada neste estilo de liderança.

E mais, como os subordinados podem não ser consultados na tomada de decisão, as suas habilidades e conhecimentos podem não ser aproveitados pela organização.

Maior dependência em relação ao líder

Como mencionado no estudo de Lewin, a liderança autocrática também pode ter o impacto negativo de criar uma cultura de dependência dentro de uma organização.

Neste modelo de liderança, as pessoas acabam se acostumando a não tomar decisões, o que faz com que os subordinados evitem tomar decisões mesmo quando necessário.

O ambiente rígido pode levar a uma cultura na qual os subordinados fazem o que lhes é dito literalmente e nada mais. Criando assim uma grande dependência em relação a presença do líder.

Como todas as decisões e procedimentos passam pela aprovação do líder, este tende a ficar mais sobrecarregado e estressado.

Menor desenvolvimento organizacional

Como as habilidades relacionais das pessoas não são testadas, elas podem evitar ou falhar ao assumir posições de poder no futuro.

A cultura de dependência elimina a responsabilidade. E a falta de responsabilidade pode desmotivar as pessoas dispostas a assumir posições de liderança.

Desta forma, a capacidade da organização de desenvolver novos líderes pode ser comprometida.

Menos criatividade e inovação

Em situações extremas, a liderança autocrática pode levar a um ambiente menos criativo e inovador devido à falta de espaço para ideias concorrentes e a não contestação das decisões tomadas.

Como as decisões são centralizadas pelo líder, ele pode desconsiderar as sugestões de melhorias trazidas pelos subordinados.

Isso pode fazer com que contribuições interessantes ou mesmo fundamentais sejam negligenciadas, fazendo com que a organização não atue com os mais altos padrões.

Decisões mais arriscadas

A eficiência da liderança autocrática depende diretamente da competência do líder. E confiar apenas em uma pessoa para tomar todas as decisões corretas pode ser um caminho perigoso.

Se o líder for conhecedor e eficaz, a organização será beneficiada, mas o líder não é tão competente nesses quesitos, a organização pode sofrer com decisões erradas e precipitadas.

Menor diversidade de competências

Neste modelo de liderança, é esperado que somente as pessoas com perfil mais conformistas e seguidoras de regras acabem permanecendo na organização.

Esta “seleção natural” de perfis geralmente resulta em uma menor diversidade de competências e culturas.

Diversos estudos mostraram que a diversidade é uma parte importante da criação de uma equipe de alta performance. Pesquisas demonstram que a falta de diversidade pode levar a níveis mais baixos de inovação.

Além das desvantagens acima, a centralização do poder na liderança autocrático pode trazer outros problemas como: abuso do poder por personalidades excessivamente poderosas e falta de comunicação aberta entre líderes e subordinados.


Como se tonar um líder autocrático melhor?

O estilo autocrático pode ser benéfico em alguns contextos, mas também tem suas armadilhas e não é apropriado para todas as situações e grupos.

Competências Líder Coach

Este estilo de liderança autocrático tende a ser dominante e em casos extremos pode chegar a ser abusivo.

Para melhorar a sua atuação e contrapor ao excesso de autoritarismo, o líder autocrático pode adotar as seguintes competências:

Escute os membros da equipe

Você pode não mudar de ideia ou implementar seus conselhos, mas os subordinados precisam sentir que podem expressar suas preocupações.

Muitos líderes autocráticos fazem com que os membros da equipe se sintam ignorados ou até mesmo rejeitados.

Por isso, ficar atento e ouvir os subordinados com mente aberta pode ajudá-los a sentir que estão contribuindo de maneira importante para a missão do grupo.

Estabeleça regras claras

O líder autocrático espera que os membros da equipe sigam suas regras, mas para isso ele precisa garantir que as diretrizes estejam claramente estabelecidas e que cada pessoa em sua equipe esteja totalmente ciente delas.

Embora o líder autocrático tome as decisões, isso não significa que as coisas devam ser feitas em sigilo. A sua capacidade de explicar claramente as regras, as tarefas e os processos, garante que os subordinados sejam capazes de executar o que é exigido deles nos mais altos padrões.

Desta forma, o líder autocrático aumenta a sua eficiência documentando e comunicando as regras e procedimentos de forma consistente e transparente.

Não adianta falar somente uma vez, você tem que ter paciência e tolerância para repetir e fiscalizar com justiça e igualdade.

Aumente o seu conhecimento técnico

Como os líderes autocráticos são responsáveis pela tomada de decisões e pelos processos operacionais, eles devem ter altos níveis de especialização e uma boa compreensão dos diferentes níveis da organização.

O líder autoritário deve ter conhecimento do setor e da organização para garantir que está tomado as decisões na direção certa.

E mais, o conhecimento técnico não só garante que o líder autocrático atinja os resultados corretos, mas também ajuda a obter apoio e confiança dos subordinados.

Quando os subordinados sentem que são liderados por um indivíduo talentoso e habilidoso, ficam mais relaxados e motivados a seguir.

Os subordinados não costumam questionar a autoridade de líderes experientes e conhecedores do assunto, por isso busque sempre aumentar o seu conhecimento técnico.

Forneça o conhecimento e as ferramentas necessárias

Uma vez que seus subordinados entendem as regras, você precisa ter certeza de que eles realmente têm o conhecimento e habilidades necessárias para realizar as tarefas que você definiu.

Caso eles precisarem de assistência adicional, cabe ao líder oferecer a supervisão e treinamento para preencher essa lacuna de conhecimento.

Seja confiável e consistente

Como o estilo autocrático tende ter dificuldade em motivar os subordinados, uma abordagem inconsistente pode causar confusão e resistência dentro da equipe.

Líderes inconsistentes podem rapidamente perder o respeito de suas equipes. Por isso, siga e cumpra as regras que você estabeleceu.

E mais, garanta que os comportamentos, regras e procedimentos sejam os mesmos para todos. Neste estilo, funcionários diferentes não podem ser tratados de maneira diferente para não causar ressentimento dentro do grupo.

Seja o exemplo de conduta e lembre-se que neste tipo de liderança, a postura do líder garante um ambiente de trabalho mais seguro e previsível. Este é o divisor de águas entre alta e baixa performance.

Assuma a responsabilidade

Líderes autocráticos são responsáveis por tudo. Logo, o líder deve estar pronto para assumir a responsabilidade e as consequências das suas decisões.

Para demonstrar responsabilidade, você deve cumprir todas as suas promessas e evitar passar a culpa para os outros, dado que eles não são responsáveis pelas decisões.

Ao assumir a responsabilidade sobre as suas ações e decisões, você ganha a confiança e respeito dos subordinados.

E mais, você consegue estabelecer confiança e credibilidade com a equipe. Logo, assumir a responsabilidade é uma qualidade importante para criar motivação no grupo.

Reconheça o sucesso

Sua equipe pode perder rapidamente a motivação se for lembrada apenas quando cometer erros.

Reconheça os bons comportamentos e use as recompensadas para reforçar casos de sucesso.

Desta forma o grupo terá mais condições de diferenciar os comportamentos certos dos errados.


Conclusão sobre a liderança autocrática

A ideia de que uma pessoa ser responsável por todas as decisões e procedimentos pode parecer uma tirania para muitos atualmente. Mas a liderança autocrática não deve ser comparada à tirania.

O líder autocrático de hoje é um indivíduo apaixonado e motivado. Ele quer que a organização tenha sucesso acima de tudo.

E mais, cultura autocrática não significa que a comunicação precisa ser unidirecional. Ela simplesmente coloca a palavra e responsabilidade final na alçada do líder.

Como vimos neste artigo, a liderança autocrática tem seus benefícios e lugar no mundo de hoje. Imagine um atendimento de emergência com uma abordagem participativa.

Por outro lado, centralizar todas as decisões e supervisionar os subordinados de perto pode criar um ambiente desmoralizante.

Opiniões diferentes, flexibilidade nos procedimentos e capacidade de pensar são pontos fortes para uma empresa moderna.

Portanto, acredito que a liderança autocrática é a mais eficaz quando usada em situações específicas.

Por isso, é necessário equilibrar esse estilo com outras abordagens mais democráticas e participativas para elevar o desempenho da equipe.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Um comentário sobre “Liderança Autocrática: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

  1. Olá Lucas, tudo bem?
    Quero agradecer pelo conteúdo apresentado sobre liderança autocrática.
    Meu nome é Geremias Barbosa, sou Psicólogo e pastor de uma Igreja em São Gonçalo no Rio de Janeiro. Estou me valendo desse conteúdo para treinar minha equipe de líderes de Ministérios em nossa igreja.
    Grato, precisando estamos às ordens.
    Grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *