Estilos de Liderança Lego

Estilos de liderança: o que são, pra que servem e qual é o melhor?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre estilos de liderança? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que são os estilos de liderança?

Em 1939, um grupo de pesquisadores liderados pelo psicólogo Kurt Lewin, fez um estudo com crianças em idade escolar para observar o comportamento delas em resposta aos diferentes estilos de liderança.

As crianças foram divididas em 3 grupos. Cada grupo foi conduzido por um perfil diferente de líder em um projeto de artes e ofícios.

Desta forma, os pesquisadores puderam observar o comportamento das crianças em resposta aos diferentes estilos de liderança.

Assim nasceu a primeira teoria sobre liderança baseada no comportamento do líder ao tomar decisões.

Este estudo influenciou e estabeleceu um marco para as pesquisas sobre liderança desenvolvidas até hoje.

Dica:

Quer saber qual é o seu estilo de liderança predominante? Então faça o nosso teste gratuito Qual é o seu estilo de liderança.


Pra que servem os estilos de liderança?

Um estilo de liderança se refere aos comportamentos característicos de um líder ao dirigir, influenciar, orientar e gerir um grupo de pessoas.

Ao agruparmos os comportamentos característicos dos líderes, podemos analisar como esses comportamentos influenciam o resultado do grupo.

Isso permite aos pesquisadores desenvolverem diferentes teorias e estruturas que nos permitem identificar e entender melhor os pontos fortes e fracos dos diferentes estilos de liderança.


Quais sãos os estilos de liderança de Lewin?

O estudo liderado por Lewin identificou 3 perfis de liderança, sendo: autoritário, participativo e delegativo (laissez-faire).

Estilos de liderança

Após este estudo, surgiram outras teorias e tipos de liderança, os mais famosos são: situacional, coaching, transacional, transformacional e servidor.

Neste artigo vamos explorar somente os 3 estilos de liderança propostos por Lewin.

Líder autoritário

Os líderes autoritários, também conhecidos como liderança autocrática, fornecem expectativas claras sobre o que precisa ser feito, quando deve ser feito e como deve ser feito.

Este estilo de liderança é focado no comando do líder e no controle sobre os seguidores. Há com isso uma divisão clara entre o papel do líder e os membros da equipe.

Líderes autoritários tomam decisões de forma independente, com pouca ou nenhuma contribuição dos membros do grupo.

Em sua pesquisa, Lewin identificou que a liderança autoritária é mais benéfica em situações onde há pouco tempo para a tomada de decisões em grupo ou quando o líder é o membro mais experiente do grupo.

Assim, a abordagem autocrática pode ser boa quando a situação exige decisões rápidas e ações decisivas.

Por outro lado, os pesquisadores descobriram que as tomadas de decisões eram menos criativas sob a liderança autoritária.

E mais, este perfil de liderança tende a criar ambientes disfuncionais e até mesmo agressivos, muitas vezes colocando liderados contra o líder dominador.

O abuso desse modelo de liderança é geralmente visto como controlador, autoritário e ditatorial.

Líder participativo

O estudo de Lewin descobriu que a liderança participativa, também conhecida como liderança democrática, é tipicamente o estilo de liderança mais eficaz.

Os líderes democráticos oferecem orientação aos membros do grupo, mas também participam do grupo e permitem a contribuição de todos os membros da equipe.

No estudo de Lewin, as crianças desse grupo eram menos produtivas que os membros do grupo autoritário, mas suas contribuições eram de maior qualidade.

O líder participativo incentiva os membros do grupo a participar, mas mantêm a palavra final no processo de tomada de decisão. Desta forma, os membros do grupo se sentem engajados no processo e são mais motivados e criativos.

Os líderes democratas tendem a fazer com que os seguidores se sintam parte importante da equipe, ajudando assim a promover o comprometimento com os objetivos da organização.

Líder delegativo

Os pesquisadores descobriram que as crianças sob liderança delegativa, também conhecida como liderança liberal, eram as menos produtivas dos três grupos.

Os líderes delegativos oferecem pouca ou nenhuma orientação aos membros do grupo e deixam a tomada de decisões para os membros da equipe.

As crianças deste grupo exigiam mais do líder, mostravam pouca cooperação e não trabalhavam de forma independente.

Embora esse estilo possa ser útil em situações que envolvam especialistas altamente qualificados, isso geralmente leva a papéis mal definidos e falta de motivação.

Lewin observou que a liderança laissez-faire (deixe fazer) tendia a resultar em grupos com falta de direção e objetivo.

Ele observou também que os membros do grupo culpavam uns aos outros por erros e se recusavam a aceitar responsabilidade pessoal, o que impactava negativamente no desempenho da equipe.


Qual o melhor estilo de liderança para Lewin?

Nos estudos aplicados as crianças, os pesquisadores chegaram à conclusão que a liderança participativa era a mais eficaz para inspirar os seguidores e obter um bom desempenho.

Como a abordagem da liderança democrática é centrada nos seguidores, ele tende a ser mais eficaz para desenvolver os relacionamentos dentro do grupo.

As pessoas que trabalham com líderes democráticos tendem a se apoiar e a consultar outros membros do grupo quando tomam decisões.

No enquanto, os pesquisadores observaram também que estilo autoritário pode ser eficaz nos casos em que os seguidores precisam de muita orientação e onde regras e padrões devem ser seguidos ao pé da letra.

Eles também destacaram que o estilo delegativo tende a ter bons resultados em times maduros de especialistas altamente qualificados.


Conclusão sobre os estilos de liderança?

Atualmente existem muitos estilos de liderança descritos e testados cientificamente. Muitos estudos já foram feitos e muitos ainda estão por vir.

Neste estudo, Lewin descreveu 3 modos distintos de comportamento para os líderes e destacou os seus pontos fortes e fracos.

Esta metodologia nos permite comparar os benefícios de cada estilo de liderança com as circunstâncias impostas pelo ambiente.

Assim podemos usar este estudo como um guia para identificar as necessidades dos nossos liderados e ajustar nossas ações de acordo com a necessidade do grupo.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *