O que é trabalho em equipe

O que é trabalho em equipe e qual a sua importância?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


O que é trabalho em equipe?

Basta fazer uma busca rápida no Google do termo “o que é trabalho em equipe” para perceber que não existe uma única definição para trabalho em equipe.

De fato, a definição do que é trabalho em equipe é um pouco vaga e muitas vezes irrelevante, dado que a melhor forma de definir trabalho em equipe é junto com a sua equipe.

Acredito que é a forma como o seu time define o que é trabalho em equipe, que faz toda a diferença entre uma definição que funciona e uma que é irrelevante.

Isso ocorre porque quando você define o que é trabalho em equipe em conjunto, é mais provável que a definição incentive e engaje as pessoas.

Para ajudar você a encontrar a melhor definição do que é trabalho em equipe junto com o seu time, reuni neste artigo os principais conceitos, características, vantagens e desafios do trabalho em equipe.

E mais, no final do artigo vou te mostrar uma dinâmica de grupo para você executar com sua equipe e definir junto o que é trabalho em equipe. Boa leitura!


Principais conceitos sobre trabalho em equipe

Uma forma de definir o que é trabalho em equipe é buscando a definição das palavras “trabalho” e “equipe” separadamente.

No dicionário temos que “trabalho” é uma atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento.

Já “equipe” no dicionário é definida como reunião de indivíduos que realizam (em conjunto) uma mesma tarefa ou trabalho.

Assim podemos definir trabalho em equipe como uma reunião de indivíduos que realizam uma atividade coordenada, de caráter físico e/ou intelectual, necessária à realização de um objetivo.

Apesar desta definição parecer interessante, ela é bastante vaga. Por isso, vamos analisar agora algumas definições dadas por alguns empresários e pesquisadores:

“O trabalho em equipe é a capacidade de trabalhar juntos em direção a uma visão comum. A capacidade de direcionar realizações individuais em direção a objetivos organizacionais. É o combustível que permite que pessoas comuns obtenham resultados incomuns”. – Andrew Carnegie

“Lembre-se, o trabalho em equipe começa construindo confiança. E a única maneira de fazer isso é superar nossa necessidade de invulnerabilidade”. – Patrick Lencioni

“Nenhum de nós é tão inteligente quanto todos nós.” – Ken Blanchard

“A união é um começo. Manter juntos é o progresso. Trabalhar juntos é sucesso.” – Henry Ford

“A força da equipe é cada membro individual. A força de cada membro é a equipe.” – Phil Jackson

“O melhor trabalho em equipe vem de homens que estão trabalhando independentemente para um objetivo em uníssono”. – James Cash Penney

“Você precisa estar ciente do que os outros estão fazendo, aplaudir seus esforços, reconhecer seus sucessos e incentivá-los em suas atividades. Quando todos nós ajudamos uns aos outros, todos ganham.” – Jim Stovall

Como você pode observar, a definição sobre o que é trabalho em equipe envolve algo a mais do que somente uma reunião de indivíduos.

Para tornar a discussão ainda mais interessante, vamos analisar agora quais as características das equipes vencedoras?


Quais as características de uma equipe vencedora?

Enumerar todas as características de equipes vencedoras é impossível, muitos pesquisadores já tentaram e falharam.

Assim como não existe uma relação única de habilidades que definem um líder eficaz, não existe uma única lista com as características das equipes vencedoras.

Como o meu objetivo neste artigo é ajudar você a definir o que é trabalho em equipe junto com o seu time, vou elencar as características que julgo serem as mais importantes:

  • Clareza sobre missão e objetivos: equipes vencedoras sabem onde querem chegar (objetivo) e por que querem chegar (missão);
  • Adotam uma comunicação aberta: a comunicação é aberta, honesta e respeitosa. As pessoas se sentem livres para expressar seus pensamentos, opiniões e soluções para os problemas;
  • Compromisso com o grupo: os membros de equipe vencedores têm um forte senso de pertencimento ao grupo. Para eles os objetivos da equipe vêm antes dos seus interesses individuais;
  • Todos são importantes: equipes de sucesso sabem que cada pessoa do time tem um papel importante a desempenhar e contribuir para alcançar os objetivos;
  • Tem um código de ética próprio: membros de equipes eficazes compartilham os mesmos valores, por isso eles criam um código de ética mesmo que informal;
  • Tem vários especialistas: equipes vencedoras sempre tem pessoas que chamam a responsabilidade e fazem as coisas acontecerem conforme a situação;
  • Confiam mutuamente: integrantes de equipes vencedores devem ser capazes de contar uns nos outros, principalmente em situações críticas;
  • Buscam novos desafios: equipes de sucesso nunca ficam acomodas, elas estão sempre buscando novos desafios e melhorias;
  • Medem os seus resultados: times eficientes estão sempre medindo os seus resultados e ajustando os processos e procedimentos;
  • Tem reservas de qualidade: toda equipe tem jogadores titulares e reservas. Porém só as equipes vencedoras têm reservas de qualidade que desafiam e substituem os titulares sempre que necessário;
  • Comemoram as vitórias: equipes de alta performance costumam trabalhar duro para atingir os seus objetivos. Porém, quando os objetivos são atingidos elas sabem comemorar em grande estilo;
  • Cuidam uns dos outros: membros de equipes ganhadoras cuidam uns dos outros. Quando um membro da equipe esta para baixo, todos se preocupam e buscam levantar o seu astral;
  • Resolvem os conflitos: equipes vencedoras são unidas, por isso, quando os inevitáveis conflitos acontecem os seus membros buscam formas de solucioná-los o mais rápido possível.

Sei que a lista de características é um pouco extensa. Sei também que nem todas as equipes vencedoras tem todas essas características.

Porém, a construção de equipes ganhadoras não ocorre do dia para noite, por isso, tem em mente o máximo de características possíveis nos ajuda a sempre buscar formas de melhorar o entrosamento da equipe.


Quais as vantagens do trabalho em equipe?

Você com certeza que já ouvi o ditado “duas cabeças pensam melhor do que uma” não é mesmo?

Pois bem, além de pensar melhor, somente com duas ou mais cabeças é possível alcançar grandes objetivos.

Por isso, os benefícios do trabalho em equipe vão muito além do pensar melhor. Vamos analisar algumas destas vantagens?

Aumenta a criatividade

A criatividade prospera quando as pessoas trabalham juntas em uma equipe. Nas sessões de brainstorming é possível combinar as perspectivas e visões diferentes de cada membro da equipe.

Esta combinação de ideias e expertises cria soluções mais eficazes e criativas. Além de melhorar a motivação e comprometimento das pessoas.

Aumenta o aprendizado

O seu aprendizado e experiência individual é diferente dos seus colegas de trabalho. Assim, o trabalho em equipe também maximiza o conhecimento compartilhado no local de trabalho.

Esta troca da experiência ajuda você a aprender novas habilidades que serão uteis para o trabalho atual e sua carreira.

E mais, ao compartilhar as nossas descobertas com o resto de sua equipe, nós aprendemos mais ao mesmo tempo que estimulamos o aprendizado dos outros.

Combina competências

Somente o trabalho em equipe permite que os membros da equipe desenvolvam os seus talentos naturais.

Por exemplo, enquanto a maior competência de um membro da equipe é o pensamento criativo, um outro membro pode brilhar na organização e planejamento. E assim por diante.

Desta forma, as competências dos membros do grupo se multiplicam e todos saem ganhando e desenvolvem as suas habilidades naturais.

Caso contrário, se você decidir trabalhar sozinho, terá que atuar em todas as áreas e isso não será muito produtivo, dado que cada um de nós tem as suas preferências naturais.

Cria forte vínculos

Confiar em outras pessoas gera reciprocidade e estabelece fortes relacionamentos com os colegas de trabalho.

Apesar das discordâncias ocasionais, uma equipe eficaz gosta de trabalhar junta e compartilha um vínculo forte.

Quando você coloca sua confiança em um colega de trabalho, você está estabelecendo a base de um relacionamento que pode suportar conflitos e durar por muito tempo.

E mais, confiar em seus colegas de equipe também proporciona uma sensação de segurança que permite expor novas ideias e fragilidades.

Cria senso de propriedade

Superar obstáculos e criar um trabalho notável juntos faz com que os membros da equipe se sintam satisfeitos e orgulhosos.

Trabalhar em equipe para atingir as metas da empresa permite que os funcionários se sintam conectados à empresa.

Desta forma, os funcionários aumentam a sua conexão com seu local de trabalho e têm maior probabilidade de permanecer na empresa.

Ou seja, o trabalho em equipe permite que as pessoas se envolvam com a empresa e aumentem o quadro geral de satisfação e senso de propriedade.


Quais os desafios para trabalhar em equipe?

Embora o trabalho em equipe tenha muitas vantagens, há alguns desafios para você enfrentar e criar uma equipe vencedora. São eles:

Montar o time

O trabalho em equipe só atinge o desempenho máximo quando cada membro desempenha o seu papel e responsabilidade com êxito.

Por isso, o primeiro grande desafio do líder de uma equipe é definir os papeis e responsabilidades de cada membro.

Porém, encontrar todas as peças do quebra-cabeça e encaixá-las é difícil, caro e demorado. Para escolher os melhores membros para sua equipe, o melhor conselho é procurar incessantemente pelos melhores e evitar contratar alguém sobre o qual você tenha dúvidas.

Gerenciar os conflitos

Os conflitos são inevitáveis no trabalho em equipe. Sempre que há uma grande diferença de ideias, métodos de trabalho ou comportamentos entre os membros da equipe eles aparecem.

Você como líder deve ter consciência deste fato e aprender a gerenciá-los da melhor maneira possível.

Avaliar a contribuição individual

Como as equipes tem responsabilidades compartilhadas, é muito difícil determinar se um indivíduo apresentou desempenho acima ou abaixo das expectativas.

Porém, não avaliar as contribuições individuais pode gerar insatisfação nos melhores membros da equipe, pois as pessoas que contribuíram mais esperam que o seu esforço extra seja recompensado.

E mais, as pessoas com alto desempenho também poderão ficar descontentes e desmotivadas caso os membros da equipe com desempenho inferior recebam as mesmas recompensas.

Afinal de contas, elas precisaram se esforçar mais para compensar o desempenho inferior dos seus colegas com baixa empenho.

Portanto, não avaliar individualmente é o mesmo que agradar os funcionários com baixo desempenho e desagradar os com alta performance.

Falta de decisão

A falta de decisão ocorre quando uma situação é super analisada ao ponto em que uma pessoa empurra a responsabilidade pela decisão para outra pessoa sucessivamente.

Uma parada repentina na tomada de decisões pode custar tempo, dinheiro e, em certos casos, até mesmo reputação da sua empresa.

Em equipes bem equilibradas e funcionais, isso não ocorre com frequência, mas quando acontece, deve ser resolvido o mais rapidamente possível.

Pensando em grupo

Embora os membros da equipe sejam incentivados a se relacionar, as coisas às vezes podem ir longe demais.

Se você perceber que sua equipe está negligenciando opções alternativas ou tomando ações irracionais, pode ser um sinal de que eles estão sofrendo com o pensamento em grupo (em inglês groupthink).

As principais causas do pensamento em grupo são o isolamento de opiniões externas e falta de regras para a tomada de decisões.


Como definir o que é trabalho em equipe em conjunto?

Agora que você já sabe as características, vantagens e desafios do trabalho em equipe, chegou a hora de aprender a como definir o que é trabalho em equipe junto com o seu time.

A dinâmica para você definir o que é trabalho em equipe em conjunto pode ser dividida em 4 etapas: preparação, brainstorming, definição e validação.

1. Preparação

Reserve uma sala adequada e agende uma reunião com 2 horas de duração com todos os membros da sua equipe.

Ao enviar a convocação para a reunião, comunique a todos o objetivo da reunião: alinhar e definir o que é trabalho em equipe.

Nesta convocação, peça para que os membros da sua equipe reflitam e anotem as suas respostas para as seguintes perguntas:

  • Identifique as características de uma equipe que você considera eficaz?
  • Identifique as características de uma equipe que você considera ineficaz?
  • Quais as diferenças entre estas duas equipes?

Além das perguntas acima, você pode enviar também para a sua equipe este artigo sobre trabalho em equipe. Quanto mais informações eles tiverem melhores serão as respostas.

2. Brainstorming

No dia da reunião, chegue na sala reservada com alguns minutos de antecedência e certifique-se que há lugares para todos os membros da sua equipe.

Abra a reunião comunicando qual é o objetivo e propósito da reunião. Procure deixar as pessoas relaxadas reforçando que não há nada de errado e mostrando que o objetivo é beneficiar a todos.

Em seguida, explique como será a dinâmica de trabalho e fale e explique quais são as suas respostas para as perguntas enviadas na convocação.

Depois, peça para cada membro da equipe falar e explicar as suas respostas. Neste momento, não faça julgamentos ou críticas, apenas anote as palavras-chave e frases em um flip-chart ou quadro branco.

3. Definição

Depois que todos os membros da equipe tiverem dado a sua contribuição, agradece de forma sincera e genuína.

Em seguida, comece a agrupar palavras e frases semelhantes junto com a equipe. Tente dar um nome para cada grupo, de preferência usando alguma das palavras sugeridas pela equipe.

Após organizar as palavras em grupos, produza uma definição inicial usando as palavras e frases como ponto de partida.

Trabalhe junto com a equipe para refinar esta frase com a definição do que é trabalho em equipe para vocês.

Quando você sentir que a frase ficou boa, anote a frase completa no flip-chart ou quadro branco e peça para todos refletirem sobre ela.

Encerre a reunião agradecendo a participação de todos e peça para que eles busquem exemplos que comprovam como a definição dada por vocês se aplica no dia a dia.

4. Validação

Na próxima reunião que você fizer com a sua equipe, inclua na pauta a validação da definição do que é trabalho em equipe.

De preferência, inicie a reunião com a validação da definição. Para isso, anote no flip-chart ou quadro branco a definição que vocês deram na reunião anterior.

Em seguida, peça para os membros da sua equipe falarem sobre os exemplos que eles encontraram após a reunião anterior.

Neste momento, procure reforçar ainda mais o impacto positivo dos exemplos explicando quais foram os benefícios para a organização.

Deixe as pessoas contribuírem livremente e depois pergunte a todos se a definição precisa ser revisada ou refinada.

Esta definição do que é trabalho em equipe na sua empresa ou departamento não é eterna, ela deve ser revista e melhorada de tempo em tempo.

Por isso, procure sempre usá-las nas reuniões e revise sempre que achar necessário.


Conclusão sobre o que é trabalho em equipe

Como você percebeu neste artigo, definir o que é trabalho em equipe não é uma tarefa fácil, são muitas características e peculiaridades.

Porém, a definição sobre o que é trabalho em equipe deve ser útil e representar as características importantes da sua organização ou empresa.

Desta forma, você pode usar a definição para unir os membros da sua equipe e engajá-los a trabalhar na mesma direção.

Portanto, não se preocupe em achar uma definição boa, se preocupe em envolver as pessoas da sua equipe para encontrar a melhor definição de vocês.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como gerenciar uma equipe consulte a página trabalha em equipe. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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