Como funciona a contabilidade para inovação da Startup Enxuta?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


A perseverança não é uma longa corrida; ela é muitas corridas curtas, uma depois da outra. – Walter Elliott

Quem deve ler este artigo?

  • Empresários que querem transformar a sua empresa em um Startup
  • Empreendedores que querem criar uma Startup do zero
  • Executivos que querem aumentar a inovação dentro das suas organizações
  • Pessoas curiosas que querem saber o que é a Startup Enxuta

Por que você deve ler este artigo?

Certa vez ouvi uma história que mudou radicalmente o seu conceito sobre o mito da perseverança. A história é mais ou menos assim. 

Duas moscas caíram em um copo de leite.

A primeira mosca era forte e valente e logo que caiu no leite, ela nadou até a borda do copo e fez de tudo para sair. 

Porém, a superfície era muito lisa e ela não conseguiu sair. Acreditando que não havia saída, a mosca forte e valente desanimou, parou de tentar, afundou e morreu.

Já a segunda mosca não era tão forte como a primeira. 

Porém, ela era persistente e continuou se debatendo no leite até que o leite ao seu redor foi se transformando em nata.

Desta forma, a mosca conseguiu com muito esforço subir na nata e dali voar para um lugar seguro.

No entanto, esta história não acaba aqui. Tempos depois, a segunda mosca, por descuido ou acidente, caiu novamente em um copo.

Como já havia aprendido com sua experiência anterior, começou a se debater, na esperança de que, no devido tempo, ela se salvaria.

Outra mosca, passando por ali e vendo a situação da companheira, pousou na beira do copo e gritou: “Tem um canudo ali, nade até lá e suba por ele”.

A mosca não lhe deu ouvidos, baseando-se na sua experiência anterior de sucesso, continuou a se debater até que ficou exausta, afundou no copo cheio de ÁGUA e morreu.

Todos nós conhecemos histórias de empreendedores que alcançaram o sucesso graças a sua perseverança.

Porém, não ficamos sabendo das histórias dos milhares de empreendedores anônimos que perseveraram e foram a falência.

Para descobrir como usar a sua perseverança da forma correta, neste artigo vou falar sobre a contabilidade para inovação, a melhor maneira de mensurar o aprendizado de uma Startup. Boa leitura!


O que é a contabilidade para inovação?

As grandes empresas estão acostumadas a mensurar os seus resultados através da contabilidade tradicional composta por indicadores financeiros como EBITDA, fluxo de caixa e volume de vendas.

Como elas já tem um modelo de negócio estabelecido, estas métricas são de fato úteis para os seus executivos tomarem decisões e direcionarem as empresas para o caminho correto.

Porém, estas formas de mensurar resultados não se aplicam as Startups. Elas ainda não têm um modelo de negócio estabelecido.

Pelo contrário, uma Startup está buscando encontrar um modelo de negócio sustentável em um contexto de profunda incerteza.

Por isso, a contabilidade para inovação proposta por Eric Ries no livro “A Startup Enxuta” é uma forma diferente de mensurar os aprendizados ideal para uma Startup.


Como funciona a contabilidade para inovação?

A contabilidade para inovação proposta por Eric Ries se baseia em 3 etapas. A primeira é conhecer a sua situação atual através de um MPV para estabelecer o marco da aprendizagem.

Em seguida, a próxima etapa é fazer experimentos para melhor os resultados, ele chama esta fase de calibrar o motor.

A última etapa da contabilidade para inovação é analisar os resultados de todos os experimentos e tomar a decisão de pivotar ou perseverar.

Vou detalhar mais sobre cada uma destas etapas a seguir:

Etapa 1 – Estabelecer o patamar

Primeiro passo para melhorar qualquer coisa é ter consciência sobre o nosso estado atual. Se não sabemos onde estamos hoje, como vamos saber se melhoramos amanhã.

Para isso Eric sugere que as Startups usem um MPV para testar as hipóteses mais críticas do seu modelo de negócio e obter dados reais sobre o seu marco de aprendizado.

Por exemplo, ao criar um site simples para testar se as pessoas compram alimentos veganos através da internet, além de validar a hipótese de valor, o empreendedor irá obter dados reais sobre a taxa de registros, taxa de conversão de vendas, tempo de uso do site e etc.

Estes primeiros dados reais mostram qual é o estado atual do seu modelo de negócio, mesmo que as notícias não sejam boas, é melhor ter um diagnóstico rápido do que insistir em caminhos errados.

Em outras palavras, estas primeiras métricas representam o seu patamar de aprendizagem inicial.

Etapa 2 – Calibrar o motor

Uma vez estabelecido o seu patamar de aprendizagem, a próxima etapa é realizar experimentos para melhorar os seus resultados, seja através do desenvolvimento do produto, ações de marketing ou qualquer outra iniciativa que impulsione o seu modelo de crescimento.

Por exemplo, suponha que a taxa de registros obtidas com o site simples de venda de alimentos veganos do exemplo anterior seja 2% (total de clientes registrados divididos por total de usuários do site).

A partir deste patamar, os empreendedores podem realizar pequenos ajustes no produto com o objetivo de melhorar a taxa de registros e mensurar os seus resultados.

Por exemplo, eles podem simplificar a página de cadastro de novos clientes e comparar a taxa de registros antes e depois. Se a taxa aumentar, o resultado foi positivo e manter a nova página será benéfico.

Caso contrário, se a taxa de registros diminuir, eles devem assumir que o experimento foi um fracasso e voltar a usar a página anterior.

Mas atenção, na hora de realizar os experimentos é muito importante ter clareza sobre a métrica que você deseja impactar e realizar um experimento de cada vez.

Conheço vários casos de empreendedores que implementam várias mudanças ao mesmo tempo e depois não sabem mensurar qual delas causou a mudança no resultado.

Etapa 3 – Pivotar ou perseverar

Após realizar os primeiros experimentos, é muito comum as métricas crescerem significativamente em relação ao primeiro MPV.

Porém, este crescimento muitas vezes não é suficiente para atingir os patamares necessários para estabelecer um modelo de negócio sustentável.

Por isso, a terceira etapa da contabilidade para inovação é analisar os resultados das métricas após os experimentos e decidir é hora de pivotar ou perseverar.

Falarei mais sobre o que é pivotar e quais critérios analisar nos próximos artigos.


O que você aprendeu neste artigo?

Neste artigo você aprendeu o que é a contabilidade para inovação proposta por Eric Ries no livro “A Startup Enxuta”.

E mais, você estão foi apresentado as 3 etapas da contabilidade para inovação, sendo:

  • Etapa 1 – Estabelecer o patamar
  • Etapa 2 – Calibrar o motor
  • Etapa 3 – Pivotar ou perseverar

Se você ficou na dúvida de como colocar em prática esta nova forma de contabilidade, não se preocupa, este foi apenas o nosso primeiro artigo sobre o tema.

Nos próximos posts vou detalhar mais cada aspecto da contabilidade para inovação. Já no próximo artigo vou falar sobre Como criar métricas acionáveis segundo a Startup Enxuta. Até lá.

Dica:

Para aprender tudo sobre como a metodologia da Startup Enxuta consulte a página Startup Enxuta. Nela eu reuni e organizei todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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