Quais são os tipos de MPVs da Startup Enxuta?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Quanto mais você transpira no treinamento, menos sangra no campo de batalha. – George Patton

Quem deve ler este artigo?

  • Empresários que querem transformar a sua empresa em um Startup
  • Empreendedores que querem criar uma Startup do zero
  • Executivos que querem aumentar a inovação dentro das suas organizações
  • Pessoas curiosas que querem saber o que é a Startup Enxuta

Por que você deve ler este artigo?

Imagine que você está pensando em lançar um novo produto inovador que irá mudar o mundo.

Neste momento de alta inspiração, é possível que você tenha muitas questões na sua mente:

  • Quais problemas você pode resolver com este produto?
  • Quais as funcionalidades o seu produto ou serviço deve ter?
  • Como será a experiência dos clientes?
  • Quais atividades são necessárias para entregar a solução para os clientes?
  • Quais recursos são necessários para criar a empresa?
  • Quanto vai custar para começar o negócio?
  • Quais são os potenciais parceiros?
  • Etc.

Sim, todas estas questões são importantes. Porém, elas devem ser respondidas somente após você ter a confirmação de que os clientes realmente desejam o seu produto.

Caso contrário, pensar na solução destes problemas inexistentes é no mínimo um desperdício de tempo e imaginação. É como elaborar o projeto de uma casa sem ter o terreno.

Por isso, é muito importante iniciar o processo de aprendizado sobre o comportamento real dos clientes o mais rápido possível através de um MPV.

No artigo anterior desta série, Como testar as hipóteses, eu falei o que é um MVP e qual a sua importância.

Já neste post eu vou dar exemplos reais de mínimos produtos viáveis utilizados em Startups para testar as suas hipóteses de valor e crescimento de forma simples e barata.

Espero assim tornar o conceito de mínimo produto viável mais claro e aplicável para você. Boa leitura!


Quais os tipos de MVPs?

Relembrando, o objetivo de um MPV é iniciar o processo de aprendizagem e não o terminar. Ele é utilizado para testar as hipóteses fundamentais do modelo de negócio de forma rápida e barata.

Geralmente as hipóteses de valor e crescimento são as primeiras a serem validadas, conforme falei no artigo Quais são as hipóteses mais importantes, elas dão sustentação ao modelo de negócio.

Então vamos lá, agora que já recapitulamos o conceito, vou mostrar 7 exemplos reais da MVPs mais utilizados por Startups, são eles:

1. MVP como um blog

Esta foi a forma que os fundadores do Groupon encontraram para iniciar o seu aprendizado sobre o comportamento das pessoas em relação aos cupons de desconto.

Para testar se os clientes estavam interessados em comprar produtos por preços baixos de forma coletiva, os fundadores da Startup não investiram em um sistema completo. Eles usaram a forma mais fácil e barata, criarmos apenas um blog.

No início eles, publicavam posts e produziam os cupons de desconto em PDF manualmente. Somente após validar a ideia com centenas de clientes, eles decidiram automatizar e criar o portal de ofertas especiais que atingiu mais de 375 cidades no mundo em 2011.

2. MVP como uma landing page

Também conhecido como MVP Fumaça, esta estratégia é útil para avaliar o interesse dos potenciais clientes em um produto ou serviço antes de iniciar o desenvolvimento do mesmo.

A estratégia consiste em criar uma landing page falando sobre o produto ou serviço que está sendo desenvolvido e disponibilizar um cadastro para as pessoas serem avisas assim que o lançamento ocorrer.

Desta forma, os empreendedores podem medir o interesse das pessoas a partir da taxa de conversão de cadastros ao mesmo tempo que aprendem mais sobre o perfil dos clientes através das informações colhidas no formulário.

3. MVP como um anúncio

Outra forma bastante simples de testar o interesse do público é fazendo um anúncio pago no Google Ads ou Facebook Ads.

Através do anúncio pago é possível mensurar o interesse das pessoas através da taxa de conversão e incentivar os potenciais clientes para realizarem ações como acessar um site ou fazer um cadastro por exemplo.

Geralmente o anúncio é utilizado junto com outras estratégias, por exemplo, você cria uma landing page sobre um produto que será lançado e faz um anúncio para levar as pessoas até a página.

4. MVP como um vídeo

Isso mesmo, você não leu errado, um simples vídeo pode servir com MPV para validar uma das suposições mais importantes de uma Startup, a hipótese de valor.

Esta estratégia ficou famosa com o Dropbox, um dos serviços pioneiros de armazenamento de arquivos na nuvem.

Para validar a sua hipótese de valor, um dos seus fundadores, Drew Houston, gravou um vídeo simples de 3 minutos mostrando como o sistema iria funcionar.

Este simples vídeo foi suficiente para aumentar a lista de pessoas interessadas em usar a versão beta do Dropbox de 5 mil para 75 mil pessoas da noite para o dia.

5. MPV Concierge

Concierge é o profissional responsável por atender qualquer pedido que os clientes tenham em hotéis e cruzeiros. Daí vem o nome desta estratégia de MVP.

A técnica do MVP Concierge consiste em atender às necessidades dos clientes de maneira próxima e personalizada para mapear as tarefas realizadas e orientar as funcionalidades que precisarão ser desenvolvidas posteriormente.

Ela ficou famosa quando os fundadores da Food on the Table (FotT) a aplicaram. A FotT é uma plataforma que cria cardápios e listas de compras semanais com base na comida preferida dos clientes.

Antes de desenvolver a plataforma, os fundadores da FotT realizavam visitas semanais aos clientes para aprender sobre as suas comidas favoritas e ajustar a solução de forma pessoal e não escalável.

Eles começaram a desenvolver a plataforma somente quando ficaram ocupados demais para atender os clientes. Este foi o sinal de que as hipóteses de valor e crescimento estavam validadas.

No MPV Concierge o serviço personalizado não é o produto, e sim uma atividade de aprendizado projetada para testar as hipóteses.

6. MVP Mágico de Oz

O MVP Mágico de Oz se assemelha ao Concierge, porém ele se diferencia por exibir uma interface que aparentemente está pronta e funcionando.

Esta estratégia já foi utilizada por diversas Startups, a mais famosa no Brasil foi a EasyTaxi, o primeiro aplicativo para chamar taxis na época.

Para testar a sua hipótese de valor, os fundadores da EasyTaxi criam inicial um site com um formulário simples.

Quando os clientes solicitavam um taxi através do site, os fundadores ligavam nas cooperativas e enviavam o taxi para o solicitante.

Os clientes tinham a impressão que a plataforma fazia tudo automaticamente, sem saber que por trás das cortinas quem fazia o trabalho eram os próprios fundadores.

7. MVP através do financiamento coletivo

Nos últimos anos surgiram várias plataformas de financiamento coletivo no Brasil, entre as mais famosas temos o Catarse, Kickante e Broota.

Para as Startups, o financiamento coletivo não é uma simples “vaquinha” onde pessoas contribuem para financiar projetos e novos produtos.

Ao criar um projeto em um crowdfunding, as Startups estão na verdade fazendo uma pesquisa de mercado, testando as suas hipóteses e fazendo as suas primeiras vendas.

Por ser um teste robusto, o financiamento coletivo está sendo cada vez mais utilizado por Startups para validar as suas hipóteses e gerar aprendizado, ou seja, para fazer um MPV.


O que você aprendeu neste artigo?

Neste artigo você conheceu 7 tipos de MPVs que exigem baixo investimento financeiro e são capazes de gerar aprendizados valiosos, são eles:

  1. MVP como um blog
  2. MVP como uma landing page
  3. MVP como um anúncio
  4. MVP como um vídeo
  5. MPV Concierge
  6. MVP Mágico de Oz
  7. MVP através do financiamento coletivo

Infelizmente não existe uma fórmula matemática para apontar qual é o melhor tipo de MPV para a sua Startup. Cada situação é única e deve ser analisa individualmente.

No entanto, a minha dica é você analisar os seus pontos fortes e escolher o tipo de MPV que mais se adeque a eles.

Lembre-se, o objetivo do MPV é iniciar o processo de aprendizado, por isso, não perca muito tempo pensando a longo prazo. Escolha a estratégia que você tem mais facilidade e coloque em prática o mais rápido possível.

Com estes exemplos espero ter deixado mais claro o conceito de MVP. No próximo artigo da nossa série vou explicar como você deve mensurar o seu aprendizado através da contabilidade para inovação da Startup Enxuta. Até lá.

Dica:

Para aprender tudo sobre como a metodologia da Startup Enxuta consulte a página Startup Enxuta. Nela eu reuni e organizei todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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