Pirâmide Maslow

Pirâmide de Maslow: a primeira hierarquia de necessidades humanas

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre a Pirâmide de Maslow? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


Por que é importante entender a pirâmide de Maslow?

Bons líderes sabem que para construir times produtivos e bem-sucedidos, é necessário entender e cuidar das necessidades e do bem-estar de todos os membros da equipe.

Atender as necessidades individuais de cada membro da equipe é uma parte importante do “contrato emocional” entre o líder e seus subordinados.

Afinal, quando os liderados sentem que as suas necessidades estão sendo atendidas pelo seu líder, eles retribuem dando o melhor de si em troca.

Por isso, conhecer e entender a hierarquia de necessidades de Maslow é fundamental para os líderes aprenderem a motivar as suas equipes.

Neste artigo vou explicar tudo sobre a teoria de Maslow. Além de mostrar como você pode aplicá-la na sua organização. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua capacidade de motivar as pessoas? Então faça o nosso teste gratuito Qual o seu nível das suas habilidades de motivar.


Conhecendo a hierarquia de necessidades de Maslow

A hierarquia de necessidades de Maslow é umas das teorias de motivação mais famosa. Ela foi desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Maslow e publicada a primeira vez no artigo “Hierarchy of Needs: A Theory of Human Motivation” em 1943.

Naquela época, a grande maioria das pesquisas se concentravam nos comportamentos problemáticos. Porém, Maslow estava mais interessado em aprender sobre o que faz as pessoas felizes e o que elas fazem para atingir esse objetivo.

Ele acreditava que as pessoas têm um desejo inato de serem auto realizadas. Porém, antes de se sentirem realizadas, as pessoas precisam atender as suas necessidades mais básicas de comida, segurança, amor e estima.

Desta forma, ele agrupou as necessidades humanas em cinco conjuntos e depois ordenou em uma hierarquia de necessidades. Esta hierarquia é comumente ilustrada no formato de pirâmide conforme a figura abaixo:

Pirâmide de Maslow

Segundo Maslow, as pessoas são motivadas primeiro a satisfazer às suas necessidades fisiológicas, de segurança, social e estima antes de passar para o nível mais elevado de auto realização.

Ele acreditava que essas necessidades são semelhantes aos instintos e desempenham um papel importante na motivação das pessoas.

Necessidades de deficiência vs. necessidades de crescimento

Além dos cinco conjuntos de necessidade, Maslow também identificou que as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais e estima são necessidades de deficiência por surgirem devido à privação. Ou seja, satisfazer estas necessidades é importante para evitar sentimentos ou consequências desagradáveis.

Já no nível mais alto da pirâmide de Maslow estão as necessidades de crescimento (auto realização). Essas necessidades não resultam da falta de algo, mas sim do desejo de crescer como ser humano.

Embora a teoria seja geralmente retratada como uma hierarquia rígida, Maslow observou que a ordem em que essas necessidades são atendidas nem sempre segue essa progressão padrão.

Por exemplo, ele observou que para alguns indivíduos a necessidade de estima é mais importante do que a necessidade de amor.

Já para outras pessoas, a necessidade de realização criativa pode superar até mesmo as necessidades mais básicas.

Vamos conhecer mais sobre cada conjunto de necessidades?

Nível 1: necessidades fisiológicas

Necessidades fisiológicas são as necessidades vitais para a nossa sobrevivência. Alguns exemplos das necessidades fisiológicas são:

  • Comida;
  • Água;
  • Respiração;
  • Abrigo;
  • Roupas.

Maslow também incluiu a reprodução sexual neste nível da hierarquia de necessidades, uma vez que ela é essencial para a sobrevivência e propagação da espécie.

Nas empresas, as necessidades fisiológicas são atendidas através do salário, cesta básica, vale transporte, vale alimentação e vale refeição.

Segundo o pesquisador, as necessidades fisiológicas vêm em primeiro lugar na busca humana pela satisfação.

Nível 2: necessidades de segurança e proteção

À medida que avançamos na hierarquia de necessidades de Maslow, os requisitos se tornam mais complexos. Neste segundo nível nós temos as necessidades de segurança e proteção.

Segundo Maslow, as pessoas querem controle e ordem em suas vidas. Portanto, a necessidade de segurança e proteção constituem em uma prioridade na satisfação humana. As necessidades que compõem estes grupos são:

  • Segurança financeira;
  • Saúde e bem-estar;
  • Segurança contra acidentes e ferimentos.

Oferecer um emprego estável, plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida e previdência privada são exemplos de ações motivadas pelas necessidades de segurança e proteção.

Juntos, os níveis de segurança e fisiológicos da hierarquia de Maslow compõem o que os pesquisadores chamam de necessidades básicas.

Nível 3: necessidades sociais

As necessidades sociais na hierarquia de Maslow incluem coisas como amor, aceitação e pertencimento.

Nesse nível, as necessidades de relacionamentos emocionais impulsionam o comportamento humano. Alguns exemplos de necessidades sociais são:

  • Amizades;
  • Relacionamentos amorosos;
  • Família;
  • Grupos sociais;
  • Grupos comunitários;
  • Igrejas e organizações religiosas.

Nas organizações, as necessidades sociais podem ser supridas através de ambiente com relacionamentos saudáveis, confraternizações, eventos internos, dia da família, convênios e ações sociais.

Maslow afirma que as pessoas procuram superar sentimentos de solidão e alienação participando de atividades em grupo.

Nível 4: estima

No quarto nível da pirâmide de Maslow está a necessidade de apreciação e respeito. Quando as necessidades nos três níveis inferiores são satisfeitas, as necessidades de estima começam a desempenhar um papel mais dominante na motivação das pessoas.

Neste ponto, torna-se cada vez mais importante ganhar o respeito e a apreciação dos outros. As pessoas têm necessidade de realizar as coisas e, em seguida ter os seus esforços reconhecidos.

Além da necessidade de sentimentos de realização e prestígio, as necessidades de estima incluem autoestima e valor pessoal.

As pessoas precisam sentir que são valorizadas pelos outros e terem a sensação que estão contribuindo para o mundo.

A participação em congressos, premiações, trabalhos acadêmicos e grupos de estudos são exemplos de atividades que podem desempenhar um papel no cumprimento das necessidades de estima.

E mais, quando as pessoas satisfazem as necessidades de estima, elas melhoram a sua autoestima, pois através do reconhecimento das outras pessoas elas tendem a se sentir mais confiantes em suas habilidades.

Juntos, as necessidades de estima e sociais compõem o que é conhecido como necessidades psicológicas da hierarquia de Maslow.

Nível 5: auto realização

No topo da pirâmide de Maslow estão as necessidades de auto realização. De acordo com Maslow “o que um homem pode ser, ele deve ser”.

A auto realização é a necessidade de uma pessoa fazer aquilo que ela acha que deve fazer. Em outras palavras, significa que a pessoa tem propósito naquilo que faz.

Pessoas auto realizadas são autoconscientes e buscam o seu crescimento pessoal e profissional. Elas são menos preocupadas com as opiniões dos outros e se interessam mais em realizar seu potencial.

Portanto, neste nível estão agrupadas as necessidades de satisfação própria, crescimento, aprendizado, criatividade, espontaneidade e aceitação.

Nas empresas os líderes podem atender as necessidades de auto realização mostrando a importância do trabalho individual para a organização e delegando as tarefas conforme os talentos e desejos das pessoas.


Críticas à hierarquia de necessidades de Maslow

A teoria de Maslow se tornou muito popular tanto dentro quanto fora da psicologia. Em particular, as áreas da educação e dos negócios foram as mais influenciadas pela hierarquia de necessidades de Maslow.

Embora seja muito utilizado, o conceito de Maslow também recebe algumas críticas. As mais contundentes são:

As necessidades não necessariamente seguem a hierarquia

Apesar da maioria das pesquisas apoiarem os conjuntos de necessidades descritos por Maslow, elas não conseguiram fundamentar a ideia de uma hierarquia de necessidades.

Em um estudo feito em 2011 com mais de 60.000 participantes, os pesquisadores Louis Tay e Ed Diener relataram que havia pouca evidência sobre a ordem das necessidades sugerida por Maslow. Para eles a hierarquia parece ser mais um guia aproximado do que uma regra estrita.

Por exemplo, as pessoas que vivem na pobreza podem ter problemas para satisfazer suas necessidades de alimento e segurança. No entanto, esses indivíduos relataram a necessidade de se sentirem amados e apoiados pelas pessoas ao seu redor.

Tais resultados sugerem que, embora essas necessidades possam ser poderosas motivadoras do comportamento humano, elas não assumem necessariamente a forma hierárquica descrita por Maslow.

Embora Maslow tenha apresentado suas necessidades em uma hierarquia, ele também reconheceu após a publicação da teoria que atender a cada necessidade não é um fenômeno de tudo ou nada.

A teoria é difícil de ser testada

Outras críticas à teoria de Maslow apontam que sua definição de auto realização é difícil de ser testada cientificamente.

Em sua pesquisa sobre auto realização, Maslow se baseou em uma amostra muito limitada de indivíduos, incluindo pessoas que ele conhecia, bem como biografias de indivíduos famosos que ele acreditava serem auto realizados.


Mas por que a hierarquia de necessidades de Maslow é tão influente?

Independentemente das críticas acima, a hierarquia de necessidades de Maslow representa uma importante mudança na psicologia. Ao invés de se concentrar nos comportamentos anormais, a psicologia humanista de Maslow estava focada no desenvolvimento de indivíduos saudáveis.

Embora poucas pesquisas tenham apoiado integralmente a teoria, a hierarquia de necessidades de Maslow teve uma forte influência nos outros pesquisadores que buscaram construir as suas próprias teorias.

E mais, a pirâmide de Maslow se tornou tão popular que passou a ser utilizada em diversas áreas como marketing, educação, negócios, terapias e economia.


Como aplicar a pirâmide de Maslow nas empresas?

A hierarquia de necessidades de Maslow não é uma técnica ou um método passo a passo. Por isso ela não deve ser aplicada de forma rígida nas empresas.

Apesar dos conceitos e necessidades discutidas na teoria serem um tanto abstratos e ambíguos, eles fornecem aos líderes informações importantes sobre como motivar os membros das suas equipes.

Por exemplo, muitos gestores acreditam que dinheiro é o maior motivador das pessoas. Desta forma eles acabam negligenciando as outras formas de motivar as suas equipes e acabam focando todas as suas ações em aumento salarial, bônus e premiações.

Porém, a teoria de Maslow mostra que o dinheiro é importante, porém ele atende somente as necessidades básicas das pessoas (fisiológicas e segurança).

Por isso, é muito comum ouvir de gestores a seguinte reclamação: eu já tentei de tudo, aumentei os salários, criei um programa de premiação, paguei comissões etc. Mesmo assim as pessoas continuam desmotivadas, o problema são as pessoas.

Para ajudá-lo a colocar em prática os conceitos de Maslow na sua empresa vou te dar algumas dicas a seguir.

Mas atenção, estas dicas são apenas para inspirá-lo, as possibilidades de aplicação da pirâmide de Maslow são infinitas.

1. Identifique as necessidades individuais

Cada um de nós tem as suas próprias necessidades e ambições. Por isso, a maior vantagem ao conhecer a pirâmide de Maslow está relacionada a nossa capacidade de identificar as nossas próprias necessidades, assim como as necessidades dos membros da nossa equipe.

Como foi dito até aqui, as pesquisas feitas não conseguiram comprovar a ordem da hierarquia de necessidades de Maslow. Porém, em praticamente todas as pesquisas realizadas foi comprovado que os cinco conjuntos de necessidades são agentes motivadores.

Por isso, use a teoria de Maslow para identificar e avaliar como as suas necessidades estão sendo atendidas atualmente. Como base nesta avaliação, identifique o que você pode fazer para aumentar a sua motivação.

E mais, use este mesmo conceito para avaliar as necessidades dos membros da sua equipe e assim descobrir a melhor forma de motivá-los individualmente.

Por exemplo, um estagiário geralmente tem mais interesse em suprir as suas necessidades sociais e estima. Já um veterano com 30 anos de empresa provavelmente estará mais preocupado em satisfazer as suas necessidades de segurança e proteção.

Mas lembre-se, este modelo não deve ser aplicado de forma rígida. Por isso, use a pirâmide de Maslow como um guia para ajudá-lo a interpretar melhor as necessidades das pessoas.

2. Atenda às necessidades básicas

Pagar salários compatíveis com o mercado não é uma vantagem, é uma obrigação. Por isso, faça pesquisas salariais e procure oferecer um pacote de remuneração em linha com o seu mercado de atuação. Lembre-se que o barato sai caro.

E mais, oferecer benefícios como plano de saúde, assistência odontológica e seguro de vida, não são mais considerados diferenciais. Hoje praticamente todas as empresas oferecerem diversos benefícios para os seus funcionários.

Por isso, avalie quais benefícios os seus colaboradores mais valorizam e faça o máximo para oferecê-los.

3. Crie eventos para sociabilização

Pesquisas demostram que ter amigos no trabalho aumenta significativamente a satisfação e motivação das pessoas.

Por isso, crie oportunidades para as pessoas interagirem de forma mais informal dentro ou fora da empresa.

Para isso você pode fazer um jantar para os membros da sua equipe, organizar um happy hour na 6ª feira após o expediente, fazer um churrasco dentro da empresa etc.

Enfim, ideias de eventos não faltam. No entanto, busque fazer algo que seja coerente com a cultura da sua empresa.

4. Promova projetos sociais e voluntários

Patrocinar projetos sociais e promover o trabalho voluntário dentro das organizações é uma maneira de aumentar a satisfação dos seus colaboradores.

Ao participar de um projeto social, as pessoas desenvolvem novas habilidades de liderança, trabalho em equipe, autoconfiança, tomada de decisões etc. Além de atender as necessidades sociais, estima e auto realização descritas por Maslow.

Para começar não é necessário investir rios de dinheiro como as grandes empresas. Basta dar uma volta no bairro onde a sua empresa está instalada para identificar potenciais ações que a sua empresa pode fazer na comunidade local.

5. Elogie os seus colaboradores

Está também não é uma ação, é uma obrigação. Reconhecer o bom comportamento é tão importante quando corrigir os problemas e processos.

Líderes eficientes sabem que dizer um “obrigado” sincero é muitas vezes mais importante do que dar um aumento salarial.

Por isso, elogie os membros da sua equipe quando eles fizeram algo certo. Reconheça o comportamento certo na frente de todos e corrija os erros no reservado.

6. Crie um plano de carreira

Plano de carreira é um programa estruturado que mostra o caminho que cada funcionário pode percorrer dentro de uma empresa. Ele determina as competências necessárias para cada cargo e qual é a expectativa da empresa em relação àquela posição.

Ao fazer um plano de carreira para os seus colaboradores, você unirá os objetivos do funcionário com os objetivos da empresa.

Desta forma você estará preparando a sua empresa para crescer, e ao mesmo tempo aumentando a motivação dos seus colaboradores ao atender as suas necessidades de auto realização.


Conclusão sobre a pirâmide de Maslow

A teoria proposta por Maslow em 1943 é muito popular e utilizada até hoje nas empresas e universidades.

Apesar de ser uma teoria antiga e receber muitas críticas, ela foi e é ainda muito influente nas organizações. Acredito que todos os profissionais de RH estudaram este modelo.

Embora não seja um método passo a passo, a pirâmide de Maslow oferece aos líderes uma gama de ferramentas e possibilidades que podem ser utilizadas para aumentar a motivação das suas equipes.

Ao entender a hierarquia de necessidade de Maslow, os gerentes aprendem que dinheiro é importante, mas não é a única, nem a melhor forma de motivar as pessoas.

Portanto, a hierarquia de Maslow ajuda os gerentes a se tornarem bons líderes capazes de formar equipes altamente eficazes e produtivas.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender mais sobre como motivar as pessoas consulte a página trabalha em equipe. Nela nos organizamos todos os conteúdos blog relacionados a motivação.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

2 comentários sobre “Pirâmide de Maslow: a primeira hierarquia de necessidades humanas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *