Habilidades sociais

Habilidades sociais: a arte de se conectar com as pessoas

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre habilidades sociais na liderança? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


Por que as habilidades sociais são importantes?

Você já trabalhou com um líder que sempre olhava nos olhos dos seus subordinados e sorria com frequência?

Este gerente também era cooperativo e durante as reuniões de equipe ele sempre sabia como resolver os conflitos?

E mais, ele também era generoso e sempre colocava os interesses da equipe na frente dos seus próprios interesses?

Enfim, ele era um ótimo líder e todas os membros da equipe confiavam nele?

Pois bem, estas características são comuns em pessoas com elevado grau de habilidade social. Líderes com boas habilidades sociais sabem se comunicar verbalmente e não-verbalmente, são persuasivos e tem facilidade em lidar com conflitos.

As habilidades sociais são essenciais para construir bons relacionamentos, e nenhum líder pode ser eficiente e eficaz se não puder se relacionar bem com os seus subordinados não é mesmo.

Neste artigo, vou detalhar o que são as principais habilidades sociais, qual o seu impacto na liderança e como você pode se desenvolver nesta área. Boa leitura!

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O que são habilidades sociais?

Habilidades sociais é um termo muito amplo, na inteligência emocional ela se refere às habilidades necessárias para lidar e influenciar efetivamente as emoções das outras pessoas.

À primeira vista isso pode parecer manipulação, mas na verdade é tão simples quanto entender que sorrir para as pessoas faz com que elas se sintam melhor e mais positivas.

Podemos considerar as habilidades sociais como a peça final do “quebra-cabeças” da inteligência emocional.

O desenvolvimento da inteligência emocional começa com a compreensão das nossas próprias emoções e comportamentos através do autoconhecimento.

Uma vez que aumentamos a nossa consciência, passamos a ser capazes de gerenciar as nossas emoções através do autocontrole e usá-las para atingir os nossos objetivos com a automotivação.

Depois que você se torna capaz de entender e administrar a si mesmo, você começa a usar a sua empatia para entender as emoções e sentimentos das outras pessoas, para finalmente, passar a influenciá-las com as suas habilidades sociais.

Para ser mais facilmente entendida, podemos dividir as habilidades sociais em 7 tipos de habilidades, sendo:

Habilidades de persuasão

A persuasão é a arte de entusiasmar as outras pessoas a comprar as nossas ideias ou propostas de ação.

Pessoas persuasivas são capazes de entender as emoções das pessoas em uma situação e ajustar a sua comunicação para atrair os envolvidos.

Habilidades de comunicação

Comunicação é vital para a inteligência emocional. Você precisa ser capaz de ouvir os outros e transmitir seus próprios pensamentos e sentimentos.

Líderes comunicativos estão abertos para ouvir sobre os problemas e não querem ser informados apenas sobre as notícias boas. Eles lidam com as questões difíceis de imediato e não permitem que os problemas apodreçam.

Habilidades de gestão de conflitos

Os conflitos e desentendimentos podem surgir a qualquer momento em uma equipe, muitas vezes eles parecem surgir do nada.

Bons gerentes são capazes de trazer as divergências à tona e resolvê-las. Eles estimulam o debate e a discussão aberta, reduzindo as panelinhas e os problemas ocultos.

Eles ajudam cada parte envolvida no conflito a reconhecer a intenção positiva e a posição lógica uns dos outros. Eles sempre buscam obter soluções ganha-ganha.

Habilidades de liderança

Pode parecer estranho incluir habilidades de liderança como parte das habilidades sociais. Certamente, a inteligência emocional faz parte da liderança e não o contrário.

Porém, pesquisadores descrevem as habilidades de liderança como a capacidade do indivíduo de articular uma visão e entusiasmar as outras pessoas com ela.

E mais, eles caracterizam a liderança como a capacidade de influenciar os outros a irem junto com você. Ou seja, para os estudiosos, para liderar não é necessário ter um cargo de liderança formal, basta ser capaz de apoiar e orientar o desempenho dos colegas, mantendo-os responsáveis.

Habilidades de gerenciamento de mudanças

Todos nós sabemos que as mudanças são naturalmente estressantes para todos os envolvidos.

Porém, líderes com habilidades sociais são bons catalisadores de mudanças. Eles transformam as ameaças e obstáculos em oportunidades estimulantes.

Eles também reconhecem a necessidade de mudança e removem as suas barreiras. Para isso, desafiam o status quo e a agem proativamente liderando a sua equipe pelo exemplo.

Habilidades de relacionamento

É vital para o líder saber construir e manter relacionamentos com as outras pessoas, sejam elas subordinados, pares ou superiores.

Ter habilidades de relacionamento significa ser capaz de construir e manter uma forte rede de contatos e conexões. Líderes com esta capacidade costumam ter muitos amigos entre seus colegas de trabalho.

Para construir relacionamentos forte, os líderes demonstram um genuíno interesse pelas pessoas ao seu redor. Eles quererem saber mais sobre as pessoas de forma verdadeira e sem falsidade.

Habilidades de colaboração e cooperação

Existem algumas pessoas que trabalham bem em equipe. Essas pessoas tendem a ver a relação interpessoal tão importante quanto a tarefa em si, ou seja, elas valorizam as pessoas tanto quanto o resultado.

Por isso, líderes com boas habilidades de cooperação compartilham os seus objetivos e trabalham junto com a equipe para construir um plano para atingi-los. Assim eles promovem um clima cooperativo no qual todos são convidados a contribuir.

Desta forma eles atraem e engajam os membros da equipe em um objetivo comum ao mesmo tempo que constroem a identidade do time.


Qual a importância das habilidades sociais na liderança?

Uma das coisas mais difíceis na liderança é saber como se conectar com pessoas diferentes. Se relacionar com alguém que pensa igual a você é mais fácil do que liderar alguém que tem visões radicalmente diferentes.

Bons líderes devem ser capazes de se conectar com todos os membros da sua equipe, especialmente aqueles que discordam deles.

Afinal de contas, uma equipe é mais forte quando tem diversidade de pensamentos e competências. E é responsabilidade do líder garantir que pessoas diferentes trabalhem na direção do mesmo objetivo.

Para se conectar e liderar diversos grupos de pessoas, um líder deve ter uma ampla gama de habilidades sociais. Isso lhe permite determinar qual será a maneira mais produtiva de se conectar com cada pessoa.

Por exemplo, a forma como um gerente se comunica com um estagiário de 20 anos deve ser muito diferente da forma como ele se conecta com um veterano de 30 anos da empresa.

E mais, além de construir relacionamentos individuais, as habilidades sociais estão relacionadas a capacidade do líder em influenciar as pessoas, gerenciar conflitos, promover mudanças e criar um ambiente cooperativo.

Portanto, as habilidades sociais são cada dia mais importantes para o líder saber se conectar e gerenciar diferentes gerações no mesmo ambiente de trabalho.


Como aumentar as suas habilidades sociais?

Como vimos até aqui, são muitas as habilidades sociais, elas vão desde a comunicação verbal e não-verbal até o gerenciamento de conflitos e mudanças.

Para você não ficar confuso com tantos conceitos e possibilidades, vou listar agora algumas dicas para você avaliar o seu comportamento atual e melhorar o necessário.

1. Olhe nos olhos das pessoas

Estudos demonstram que quando não olhamos nos olhos de alguém enquanto falando, a pessoa que está ouvindo acha que estamos mentindo ou escondendo algo.

E mais, quando não olhamos nos olhos das pessoas quando estamos ouvindo, as pessoas tendem a se sentirem ignoradas ou pensarem que não gostamos a sua aparência.

Enfim, as duas situações são terríveis para uma boa liderança. Ou seja, não é possível estabelecer uma relação de confiança sem olhar nos olhos das pessoas.

Mas isso não significa que você tenha que ficar encarando todas as pessoas. Muito contato visual, principalmente no começo de um relacionamento profissional, pode ser inquietante e constrangedor.

Por isso, procure sempre olhar nos olhos das pessoas quando estiver falando ou ouvindo, mas de formal natural e espontânea.

2. Demonstre respeito por todos

Você deve tratar a todos com respeito, seja o veterano com 30 anos de empresa ou o estagiário recém contratado.

Como líder, as pessoas só se conectarão com você se elas o respeitarem, e a melhor forma de ganhar respeito é concedê-lo.

O respeito é a base de qualquer relacionamento e é a habilidade social suprema. Se as pessoas o respeitarem, elas vão confiar em você, ser honestas com você e trabalhar duro com você.

3. Cause uma boa impressão

Pessoas socialmente inteligentes consideram a impressão que causam nas outras pessoas em todas as suas interações.

Considerado como um dos elementos mais complexos da inteligência social, administrar uma reputação requer um equilíbrio cuidadoso entre a imagem desejada e a autenticidade.

Desta forma, você deve procurar criar uma imagem positiva sobre a sua reputação nas outras pessoas de forma autêntica.

Por isso, a única solução é buscar sempre melhorar a si mesmo. Para isso você deve conhecer os seus valores e aumentar o seu nível de consciência sobre os seus comportamentos através do autoconhecimento.

4. Entenda as comunicações não verbais

Um líder social qualificado não depende apenas da comunicação verbal. Ele é capaz de entender todos os tipos de comunicação: verbal, não verbal, escrito, visual etc.

Para interpretar efetivamente as pistas não verbais nas suas interações com as pessoas, você deve ser capaz de reconhecer como sua percepção pessoal filtra as informações.

Para isso você precisa desligar a voz da sua cabeça que fica julgando as pessoas. Assim você terá condições de ler as outras pessoas e entender o que está acontecendo com elas de fato.

Outra opção para aumentar a sua capacidade de comunicação não verbal é aprender sobre linguagem corporal e ficar atento ao tom de voz e olhar das pessoas.

5. Interaja regularmente

Você não precisa saber tudo que está acontecendo com os filhos dos seus funcionários. No entanto, saber o nome deles e estar ciente de como os funcionários, colegas, parceiros e clientes estão pensando, sentindo e reagindo sim.

Para isso você deve se envolver e procurar as outras pessoas de forma proativa, nem que seja através de mensagens digitais simples e despretensiosas.

Você não precisa enviar tweets ou enviar mensagens 24 horas por dia, mas precisa se sentir à vontade para se conectar pessoalmente e nos canais sociais.

6. Discuta os seus valores e propósitos

As pessoas se juntam às empresas por muitas razões, mas o mais interessante é entender por que elas permanecem e se comprometem com as empresas na qual trabalham.

Pesquisas indicam que as pessoas ficam e se engajam nas organizações quando sentem um senso de valores, propósito, missão e visão compartilhados.

Em outras palavras, se você quer reter e motivar as pessoas talentosas da sua empresa, compartilhe regularmente o valor e o propósito da empresa. Aproveite cada nova decisão, para explicar como a decisão tomada se alinha a visão e missão da organização.

7. Seja sincero e autêntico

Você pode aprender algumas habilidades e fingir outras, mas é difícil fingir sinceridade.

Alguns podem argumentar que isso é um atributo de personalidade e não uma habilidade. Mas na minha opinião a sinceridade faz a diferença entre um líder e um gerenciador de tarefas.

Se você não for sincero, fará coisas que podem até fazer sentido para os negócios, mas acabarão sem sentido para as pessoas.

Por isso, seja sempre sincero nas suas interações com a equipe. Não tenha medo de expor as suas fraquezas e medos. Ao adotar uma postura humildade você será autêntico e verdadeiro.

8. Delegue as tarefas corretamente

Delegar tarefas não é simplesmente falar para as pessoas o que elas devem fazer. Delegar envolve transferir parte da sua responsabilidade e autoridade para a outra pessoa.

Quando delegamos devemos avaliar o que iremos delegar, quem é a melhor pessoa para receber a delegação e qual o resultado esperado.

E mais, devemos explicar “porquê” a tarefa é importante. As pessoas não querem que o seu trabalho seja apenas uma parte de projeto ou operação. Elas precisam saber as razões pelas quais estão fazendo alguma coisa.

Por isso, use a delegação de tarefas para aumentar a confiança da sua equipe em você e ao mesmo tempo aumentar o seu engajamento e comprometimento com a organização.

Dica:

Para saber mais como transferir responsabilidade na delegação, leia o nosso artigo como delegar tarefas.

9. Faça reuniões produtivas

Os objetivos das reuniões geralmente são: comunicar informações relevantes a todos participantes, alinhar ou solicitar a realização de um projeto ou resolver um problema comum.

Porém muitos de nós acabem sendo envolvidos em reuniões improdutivas que custam tempo e dinheiro das organizações.

Por isso, busque fazer reuniões somente quando realmente for necessário e procure torná-las as mais produtivas possíveis.

Para isso, divulgue a pauta da reunião com antecedência e peça para as pessoas se preparem para a reunião. Evite fazer reuniões para compartilhar informações que poderiam ser enviadas por e-mail ou fazer reunião para marcar a próxima reunião.

Quando valorizamos o tempo e conhecimento das pessoas, elas passam a valorizar a nossa autoridade e liderança.

10. Tenha uma comunicação positiva

Os subordinados observam de perto tudo que os seus líderes fazem. Não importa se você acabou de receber uma notícia ruim, aja sempre de forma positiva.

Evite fazer reclamações de qualquer natureza para as pessoas da sua equipe. Se você tem um funcionário com baixo desempenho, não exponha isso para as outras pessoas, apenas trate o problema.

E mais, busque sempre pensar na solução dos problemas ao invés de ficar julgando ou procurando culpados. Adote uma postura positiva perante a equipe e resolva os problemas ao invés de ficar justificando.

11. Busque o ganha-ganho

Quando estiver em uma disputa, identifique qual é o ponto de conflito e procure uma solução que seja ganha-ganha.

Para isso, antes de sair dando sugestões, verifique se você e a outra pessoa concordam sobre quais são realmente os problemas.

Depois, proponha soluções que sejam mutuamente benéficas e que sejam solidárias com quaisquer concessões que a outra pessoa não esteja disposta a fazer.

Buscar o ganha-ganha não significa que você deve abrir mão das suas necessidades. Pelo contrário, para os dois lados saírem ganhando a solução deve ser boa para ambos.

12. Seja colaborativo

Normalmente os relacionamentos funcionam melhor quando todos os envolvidos sabem que estão no mesmo barco.

Por isso, quando não for possível terminar uma disputa de forma positiva com um ganha-ganha, certifique-se de que a última comunicação seja cooperativa.

Mostre para o seu chefe ou colega de trabalho que você quer trabalhar com o mesmo objetivo, mesmo que vocês tenham visões diferentes.

13. Desafie as suas percepções

Muitas vezes temos conflitos com outras pessoas devida as percepções diferentes. Por exemplo, em algumas situações podemos ver o copo meio cheio enquanto a outra pessoa vê o mesmo copo meio vazio, ou vice-versa.

Para fugir desta situação, desafie as suas percepções e intuições buscando pensar racionalmente de maneira inversa.

Por exemplo, se alguém está criticando uma ideia que você sugeriu, ao invés de ver a pessoa como inimiga ou contrária aos seus interesses, procure vê-la como um potencialmente aliado e considere as suas críticas como sugestões para melhorar a sua proposta.

14. Mantenha a sua mente aberta

Pessoas com habilidades sociais sabem que argumentar ou provar um ponto de vista fazendo com que a outra pessoa se sinta mal não é o melhor caminho.

Por isso, elas inicialmente não rejeitam as ideias das outras pessoas, mas as escutam com a mente aberta mesmo quando não é uma ideia com a qual elas concordam pessoalmente.

Depois de entender os argumentos de forma clara e sem julgamentos, elas buscam expor as suas ideias contrárias sem ofender ou criticar as outras pessoas.

Desta forma, pessoas emocionalmente inteligentes estão sempre buscando debater ideias racionais na busca do consenso.

15. Aprenda com as diferenças culturais

Procure as diferenças culturais para que você possa entendê-las.

A maioria das pessoas desenvolve as suas habilidades sociais com a sua família, amigos e comunidades que frequentam.

Porém, uma pessoa socialmente inteligente entende que as outras pessoas podem ter respostas e costumes diferentes com base em sua educação e vivência.

Por isso, ao invés de ficar julgando quais costumes estão certos ou errados, elas buscam entender e aprender com as respostas sociais das outras pessoas.


Conclusão sobre as habilidades sociais

Já ouvi muitas pessoas falarem que não gostam de gente e preferem trabalhar sozinhas ao invés de contratar funcionários para expandir os seus negócios.

Doce ilusão, todos nós somos seres sociais e a vida não seria possível se vivêssemos de forma complemente independente.

Por isso, ter e cultivar habilidades sociais é crucial para você criar relacionamentos fortes e duradouros no trabalho e na sua vida pessoal.

E não se engane pensando que as habilidades sociais estão atreladas somente a nossa personalidade.

Assim como todas as habilidades, algumas pessoas têm mais talento natural que outras. Porém, sem treino, mesmos as pessoas consideradas carismáticas podem acabar não desenvolvendo as suas capacidades de persuasão, comunicação etc.

Tenha certeza que mesmo as pessoas com ótimas habilidades sociais “naturalmente” trabalham duro para mantê-las, mesmo que de forma inconsciente.

Portanto, busque sempre melhorar e ter consciência de como os seus comportamentos e ações impactam as pessoas ao seu redor.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre inteligência emocional consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

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