Humildade

Humildade: a principal virtude da liderança verdadeiramente eficaz

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre os benefícios da humildade na liderança? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que é humildade?

Algumas palavras têm significados diferentes entre as pessoas e uma dessas palavras é a humildade.

Humildade é uma daquelas palavras que raramente estão na zona neutra. Algumas pessoas, como eu, amam esta palavra e tudo o que ela representa. Já outras, interpretam-na como sinônimo de falta de autoconfiança ou timidez.

No dicionário a definição de humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.

Mas como a humildade está presente na atuação dos líderes? Como a humildade pode tornar um líder mais eficaz?

Neste artigo vou procurar responder estas perguntas e mostrar como você pode se tornar um líder mais humildade e eficaz. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua inteligência emocional? Então faça o nosso teste gratuito Qual o seu nível de inteligência emocional.


Como a humildade está presente na liderança?

Não há ninguém tão admirável quanto um líder humilde e autêntico.

A primeira vez que a palavra humildade me impressionou no contexto da liderança foi quando eu li o livro sobre liderança “Empresas feitas para vencer” do Jim Collins.

Neste livro, Collins examinou as características das empresas que passaram de boas para excelentes.

Para determinar quais eram as empresas excelentes, Collins analisou e selecionou as empresas cuja as suas ações tiverem retorno 3 vezes acima do mercado durante 15 anos consecutivos.

Segundo Collins, entre as muitas características que distinguem essas empresas excelentes das outras é que todas tinham líderes humildes, o que ele chamou de líder de nível 5.

No livro, Collins explica que líderes de nível 5 direcionam seu ego para longe de si. Estes líderes usam a sua energia para atingir um objetivo maior capaz de levar sua empresa ao sucesso.

Esses líderes são uma mistura complexa e paradoxal de intensa vontade profissional e extrema humildade pessoal.

Eles criam excelentes resultados, mas evitam a adulação pública e nunca são orgulhosos. Esses líderes são descritos como modestos e tímidos muitas vezes.

Dica:

Para saber mais sobre o estudo de Jim Collins sobre liderança nível 5 leia o artigo como ser um bom líder.


Exemplos de grandes líderes humildes

Um exemplo de líder humilde é David Packard, o co-fundador da Hewlett-Packard. Nas palavras de Jim Collins, Packard se defini em primeiro lugar como um homem da HP, e em segundo lugar como presidente da empresa.

Segundo relatos, Packard era um homem do povo. Ele costumava andar pelos corredores da empresa e praticar uma gestão próxima e acessível a todos os membros da equipe. Depois esta técnica ficou conhecida como management by walking around (gestão andando por ai).

Packard evitava todos os tipos de publicidade e uma das suas citações famosas é “você não deve se gabar de qualquer coisa que tenha feito, você deve continuar e encontrar algo melhor para fazer”.

Outro grande líder humilde é Patrick Daniel, CEO da Enbridge, empresa norte-americana de energia e gasodutos. Ele defende dois atributos de liderança: determinação para criar resultados e humildade.

Segundo Daniel, o líder deve afastar o foco de si mesmo e continuamente reconhecer as contribuições dos outros. Certa vez ele disse: “aprendi através das vidas de grandes líderes que a grandeza vem da humildade e, às vezes, ela é discreta”.

Outro exemplo de humildade no exercício da liderança é Steve Jobs. Ele foi uma das personalidades que mudou o mundo através das tecnologias desenvolvidas na Apple. Porém ele sempre manteve um padrão de vida discreto.

Uma das suas frases famosas foi “se você faz algo muito bom, você deveria fazer outra coisa sensacional e não se gabar da primeira coisa por muito tempo”.


Mas afinal, o que significa humildade na liderança?

É evidente que esses líderes, e muitos outros como eles, não defendem o significado de humildade como um comportamento passivo. Pelo contrário, eles fazem da humildade uma fonte da sua força.

Porém, atualmente nós lutamos contra a noção de ser discreto devido nossa cultura competitiva. Hoje a maioria das pessoas aproveita as oportunidades para chamar a atenção as suas realizações e habilidades.

E mais, muitas vezes confundimos humildade com timidez ou falta de confiança.

No entanto, ser humildade não é se vestir em uma atitude de auto humilhação ou autodestruição.

Pelo contrário, ser humilde é manter nosso orgulho sobre quem somos, sobre nossas realizações, sobre nosso valor, mas sem arrogância.

Aliás, humildade é o oposto da arrogância. Arrogância essa que muitas vezes leva ao declínio de organizações e líderes corporativos.

Em outras palavras, humildade é uma confiança autêntica, onde não há a necessidade de vender os nossos méritos.

Humildade é se contentar em deixar que os outros descubram os nossos talentos sem ter que se gabar deles. É uma falta de arrogância e não falta de vontade e busca pela realização.

Um dado interessante é que, na maioria das vezes, quanto mais alto as pessoas se elevam, quanto mais elas realizam, maior é o índice de humildade.

Líderes que atingem os pontos mais altos, tem o mínimo de auto bajulação e são tidos como os mais seguros de si. Ou seja, quanto mais importantes, mais humildes eles são.

A humildade é uma virtude que cruza uma série de princípios. Por exemplo, podemos afirmar com segurança que não pode haver autenticidade sem humildade, pois para um líder admitir que não tem todas as respostas e buscar a contribuição dos outros requer humildade.

Enfim, todos nós nos deparamos com pessoas assim e sentimos admiração por elas, não é mesmo?


Como identificar a humildade no trabalho?

A humildade está presente nas pessoas que têm a capacidade de fazer um excelente trabalho sem chamar atenção para si mesmas.

Você pode encontrá-la em um funcionário que está trabalhando em seu computador até tarde por conta própria. Ele está motivado simplesmente por um grande senso de dever e nada mais.

Ou em um gerente, que cancela um compromisso pessoal para ficar depois do horário em uma sexta à noite no escritório vazio, para aguardar o retorno de um vendedor que foi visitar um cliente importante.

Outra marca de um líder que pratica a humildade, é o tratamento que ele dá as pessoas que não podem oferecer nada para ele. Líderes humildade tratam todos com respeito, independentemente da sua posição.


Como a humildade torna um líder mais eficaz?

Acontece uma coisa muito interessante quando abordamos situações de uma perspectiva mais humilde: ela nos abre possibilidades.

Quando abordamos uma situação com a cabeça aberta e curiosa, ao invés de proteger o nosso ponto de vista, nós passamos a observar novas opções e pontos de vistas.

Assim, podemos passar mais tempo naquela maravilhosa posição de aprendiz, onde estamos dispostos a aprender com o que os outros têm a nos oferecer.

Desta forma, nos distanciamos da insegurança e busca da aprovação para nos tornar mais seguros e receptivos.

Logo, esquecemos de ser perfeitos e passamos a aproveitar o máximo do momento presente e das pessoas ao nosso redor.

Portanto, uma postura mais humilde nos permite aproveitar o máximo das competências dos membros da equipe. Além de criar um ambiente participativo e aumentar a confiança das pessoas.


Como se tornar um líder mais humilde?

Há momentos em que engolir o orgulho é particularmente difícil, principalmente quando nos envolvemos em uma competição pela perfeição ou espaço.

Porém, exercitar a humildade é relativamente simples, basta nos tornamos conscientes dos nossos comportamentos e emoções.

Para ajudar você a desenvolver esta importante virtude vou dar algumas dicas.

1. Fale menos e escute mais

Uma forma de praticar a humildade é passar mais tempo ouvindo as pessoas do que falando e dando ordens.

Por isso, nas suas interações com a equipe, procure fazer perguntas com foco na solução, escute com atenção e procure não interromper ou dar conselhos.

Escutar atentamente os membros da sua equipe fará com que eles se sintam mais importantes e confiantes.

E mais, você irá perceber que as outras pessoas também têm boas ideias e que todos à sua volta também estão cheios de preocupações, dúvidas e expectativas em relação ao trabalho.

2. Dê crédito para outras pessoas

Se você quer ser um líder eficaz é bom aprender a dar os devidos créditos aos membros da sua equipe.

Se você for elogiado por fazer um bom trabalho, lembre-se de mencionar que não poderia ter feito isso sem a sua equipe.

Se possível, faça este reconhecimento em público. Não tem nada mais motivante quando o chefe recebe um elogio e reconhece o nosso trabalho duro na frente do chefão.

Além de motivar a sua equipe, você vai se sentir melhor reconhecendo que outras pessoas também trabalharam para o seu sucesso.

3. Reconheça os seus erros

Uma característica de uma pessoa verdadeiramente humilde é a capacidade de admitir que está errada ou mudou de opinião.

Se você cometeu um erro, não negue ou ignore, reconheça este erro na frente de todos. Seja honesto com as pessoas em sua volta e peça desculpas.

Para algumas pessoas é sinal de fraqueza admitir que está ciente de seus erros e pedir desculpas. Porém, se você quer conquistar a confiança da sua equipe, admitir os seus erros é fundamental.

E mais, somente as pessoas confiantes são capazes de assumir os seus erros. Por isso, aceite que você não é perfeito e reconheça os seus erros na frente da equipe.

4. Peça ajuda

É um ato de humildade admitir que você não tem todas as respostas e pedir ajuda das outras pessoas, mesmo que ela esteja em uma posição inferior à sua na hierarquia.

Por isso, líderes verdadeiramente humildes sabem que o conhecimento é infinito e estão sempre pedindo para os membros da equipe para compartilhar o que sabem.

Portanto, não tenha medo de admitir que não sabe algo. A maioria das pessoas adora compartilhar seu conhecimento, ainda mais quando a parte interessada está genuinamente pedindo ajuda.

E mais, aproveite a oportunidade de elogiar quando for pedir ajuda, por exemplo, você pode dizer para um especialista do seu time “eu sei que você é um gênio neste assunto, será que você pode me ajudar”.

5. Mostre admiração pelos outros

Outra forma prática de demonstrar humildade é reconhecendo as realizações das outras pessoas, mesmo que sejam “concorrentes”.

Por isso, quando você observar um trabalho bem feito, não guarde para si, demonstre a sua admiração verbalmente e de preferência na frente da equipe.

Desta forma, além de demonstrar humildade você estará incentivando as outras pessoas do grupo a seguirem aquele exemplo de trabalho.

6. Peça feedback

E por último, mas não mesmo importante, peça feedback sobre como você está desempenhando a sua liderança.

Pergunte para as pessoas da sua equipe: como estou indo?

É preciso humildade para fazer essa pergunta. E ainda mais humildade para ouvir e considerar a resposta sem julgamento.

Para tornar esta experiência ainda mais rica você pode usar o feedback 360º para descobrir como está sendo o seu desempenho na visão do seu superior, subordinados, pares e clientes.


Conclusão sobre a humildade na liderança

Como mencionei no começo deste artigo, eu amo a palavra humildade e admiro muito os líderes que fazem dela uma virtude.

Na verdade, eu acredito que os verdadeiros líderes são sempre humildes. Basta você pensar em figuras mundialmente conhecidas como Gandhi, Mandela, Luther King para perceber que a humildade é um ponto comum entre eles.

Já no mundo corporativo, onde a competição é mais acirrada, a humildade pode ser vista com fraqueza ou falta de brilho.

Porém as pesquisas demonstram que os maiores líderes corporativos também usam esta virtude para influenciar e engajar as suas organizações.

E mais, exercer a liderança com humildade é fundamental para ser um líder autêntico e confiável.

Porém, tenho que ressaltar um ponto de atenção, não adianta fingir ser humilde. Para que as pessoas vejam esta virtude em você é necessário ser verdadeiro.

Por isso, se você tem dificuldade em reconhecer os seus erros e enxergar as competências das outras pessoas, faça uma autorreflexão e procure aumentar o seu autoconhecimento.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre inteligência emocional consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *