O que é Liderança Capa

O que é liderança e o que você precisa ter para ser um líder?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre o que é liderança? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que é liderança?

Não tem como contar a história da humanidade sem mencionar as pessoas que protagonizaram as grandes mudanças, ou seja, não tem como contar a nossa história sem falar sobre liderança.

A palavra liderança tem significados diferentes conforme a situação e varia de pessoa para pessoa.

Agora por exemplo, ao pensar na palavra liderança a sua mente pode estar formando a imagem de um líder político, um explorador, um executivo, um cientista, entre outras figuras.

Mas afinal, o que é liderança?

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


O que não é liderança?

Para nos ajudar a responder à pergunta “o que é liderança”, vamos começar esclarecendo o que não é liderança:

  • Liderança não é um cargo;
  • Liderança não é uma imposição;
  • Liderança não é um título;
  • Liderança não é um atributo pessoal;
  • Liderança não é gerenciamento.

Ou seja, liderança pode ser muitas coisas diferentes, mas com certeza não é algo imposto, e sim algo conquistado.

Dica:

Para saber mais sobre as diferenças entre gestores e líderes leia o artigo gestão e liderança.


Mas afinal, o que é liderança?

A liderança é uma atitude, é um comportamento exercido por uma determinada pessoa.

Para mim, o líder é uma pessoa que influencia as outras pessoas, através do seu exemplo e propósito, a agirem voluntariamente em direção de um objetivo comum.

Em outras palavras, o líder inspira e encoraja as pessoas a agirem por conta própria em prol de um propósito.

O que é liderança

Portanto, liderança é uma atitude que cria movimento nos liderados, através da credibilidade e autoridade do líder, em direção a um mesmo objetivo.

Dica:

Se você quer ver mais definições sobre liderança acesse o post frases sobre liderança.


Quando exercemos a liderança?

Ninguém exerce liderança ou é liderado o tempo todo. Exercemos a liderança em determinadas situações onde nós influenciamos e inspiramos as outras pessoas.

Quando as outras pessoas nos influenciam, inspiraram, orientam ou ajudam, somos liberados por elas.

Por exemplo, o presidente de uma empresa ao falar sobre o propósito da organização aos colaboradores está exercendo um papel de liderança. Já quando o diretor financeiro está apresentando os resultados da empresa o presidente está sendo liderado por ele.

Assim, podemos afirmar que a liderança é uma atitude desempenhada por nós em determinadas situações onde nós influenciamos o comportamento das outras pessoas.

Dica:

Para aprender mais sobre a estrutura necessária para exercer a liderança veja o artigo conceito de liderança.


O líder nasce pronto ou é desenvolvido?

Inicialmente, as teorias sobre liderança afirmavam que os líderes já nasciam prontos, ou seja, a capacidade de liderança era definida conforme os traços da personalidade dos indivíduos.

Embora existam pessoas que apresentem mais habilidades naturais de liderança do que outras, já está provado hoje que as pessoas podem aprender a se tornar líderes desenvolvendo essas habilidades.

E mais, o fato de algumas pessoas já nascerem com mais habilidades do que outras não significa que serão bons líderes. Pois a genética ajuda, mas o ambiente e o aprendizado contínuo são determinantes para o aprimoramento das competências de um líder.


O que você precisa ter para ser um líder?

Responder está simples pergunta não é fácil, os líderes de sucessos têm muitas habilidades diferentes e muitas vezes opostas.

Por exemplo, você com certeza conhece histórias de líderes que tiverem sucesso ao focar a sua energia no desenvolvimento de produtos inovadores, como é o caso do Steve Jobs da Apple.

Por outro lado, existem líderes de sucesso com foco no desenvolvimento da cultura organizacional, como é o caso do Jack Welch da General Electric. E assim vai, cada líder tem uma forma única de influenciar as pessoas a sua volta.

Como não é simples eleger as competências do líder eficiente, vou responder à pergunta “O que você precisa ter para ser um líder?” falando sobre as três qualidades que julgo fundamentais para exercemos a liderança, são elas: objetivo relevante, coragem e persistência.

Dica:

Para saber mais sobre as competência da liderança, leia os artigos como ser um bom líder e o que é ser um líder.

Objetivo relevante

Dado que a liderança é a atitude de influenciar as pessoas em prol de um objetivo comum. A primeira condição importante para liderar pessoas é ter um objetivo relevante.

Um objetivo relevante deve ser específico e importante para todos os membros da organização. Objetivos mesquinhos e individualistas não geram engajamento e propósito no grupo.

Por exemplo, aumentar o lucro da empresa em 10% é um objetivo sem significado relevante para a maioria dos colaboradores. Logo este objetivo por si só não é capaz de motivar as pessoas.

Para saber se o seu objetivo é relevante, você deve responder as seguintes perguntas:

  • O que os seus colaboradores vão ganhar ao atingir o objetivo?
  • O que você poderá oferecer a mais as pessoas após alcançar o objetivo?
  • Como o objetivo irá beneficiar a sociedade como um todo?

Ao refletir e responder estas perguntas você torna o objetivo mais relevante e traz significado aos colaboradores.

Assim você pode reescrever o seu objetivo da seguinte forma: aumentar o lucro em 10% para trocar os computadores da empresa por versões mais modernas.

Note que desta forma, o fato de aumentar em 10% do lucro passa a ser uma condição para atingir o objetivo relevante.

Coragem

Além do objetivo relevante, um líder precisa ter coragem para propor a mudança e enfrentar o medo do fracasso, medo do desconhecido, medo da rejeição, entre outros tipos de obstáculos.

Vale lembrar aqui que o medo é um estado de atenção, ou seja, sentir medo é normal e benéfico, dado que sem medo um líder se torna irresponsável e pode colocar o grupo em uma situação de risco.

Logo, o líder não é aquele que não sente medo, pelo contrário, o verdadeiro líder sente medo, mas tem a coragem para enfrentá-lo de forma responsável e planejada.

Quando um líder expõe os seus medos e receios a sua equipe, ele cria reciprocidade e empatia. Em seguida, quando ele usa a sua coragem para enfrentar esses medos, ele passa a ser um exemplo para a equipe.

Desta forma, o líder inspira e encoraja a todos os membros da equipe a fazer o mesmo, enfrentar os seus medos e seguirem na mesma direção.

Persistência

A terceira qualidade do líder deve ser a persistência, porque as mudanças não são fáceis e levam tempo acontecer.

Atingir um objetivo relevante não acontece da noite para o dia, assim um líder precisa ter paciência, resiliência, perseverança, insistência, obstinação, disciplina, firmeza, garra, entre outros sinônimos de persistência.

Mas de onde vêm a persistência do líder?

A persistência do líder vem da sua certeza que o objetivo é alcançável e relevante, ou seja, o líder eficiente tem uma estratégia para atingir o objetivo e sabe que o resultado irá beneficiar a todos.

Dica:

Para ter determinação é necessário saber se automotivar. Se você quer saber mais sobre isso leia o artigo automotivação.


Conclusão sobre o que é liderança

Como você pode observar neste artigo, não existe uma única definição para o que é liderança, se você fizer uma pesquisa no Google com certeza irá encontrar milhares de definições corretas.

Neste artigo procurei esclarecer o meu conceito de liderança e expor algumas condições que julgo serem importantes para exercemos a liderança.

Porém a discussão não acaba aqui, pelo contrário, o seu aprendizado sobre o que é liderança está apenas começando.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

2 comentários sobre “O que é liderança e o que você precisa ter para ser um líder?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *