Conceito de liderança

Tudo que você precisa saber sobre conceito de liderança

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre conceito de liderança? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que é conceito de liderança?

Conceito é uma ideia, juízo ou opinião sobre algo ou alguma coisa. Desta forma, conceito de liderança pode ser entendido de várias maneiras diferentes.

Por exemplo, há pessoas que relacionam conceito de liderança com a definição de liderança. Já outras pensam nas habilidades e papeis dos líderes.

Ou seja, falar sobre os conceitos de liderança pode ser complicado dado que cada pessoa tem expectativas diferentes ao buscar por este termo.

Por isso, na busca de agradar o máximo número de pessoas possível, mas sabendo que não irei agradar a todos, vou falar neste artigo sobre as definições de liderança, nomenclaturas utilizadas, importância do líder, principais teorias e habilidades da liderança. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


Definição sobre liderança

Se você pesquisar no Google por “definição sobre liderança”, irá encontrar mais de 18 milhões de páginas sobre o assunto. Ou seja, obter uma única definição sobre liderança não é uma tarefa fácil.

Mas como estamos falando neste artigo sobre conceito de liderança, acho interessante analisarmos as definições de alguns dos pensadores de negócios mais respeitados da atualidade.

“A única definição de líder é alguém que tenha seguidores.” – Peter Drucker

Esta definição de Drucker é um tanto simplista e perigosa. Imagine um capitão do exército que é colocado no comando de 200 soldados. Ele nunca sai do quartel e as suas ordens são dadas aos soldados através de um subordinado. Por obrigação as tropas precisam seguir as suas ordens. Este capitão é realmente um líder? Comandante sim, líder não.

“A liderança é a capacidade de transformar a visão em realidade.” – Warren Bennis

Você tem uma visão para um jardim e com muito trabalho planta flores que se tornam realidade. Você é um líder? Não, você é um jardineiro. Esta definição de Bennis parece ter esquecido das outras pessoas.

“Ao olharmos para o próximo século, os líderes serão aqueles que capacitarão os outros.” – Bill Gates

Esta definição inclui as pessoas e o empoderamento que é uma coisa boa. Mas para que fim? Acho que na definição de Bill Gates está faltando falar sobre o objetivo ou visão.

“Liderança é influência, nada mais, nada menos.” – John Maxwell

Eu gosto de minimalismo de Maxwell, mas essa redução é demais. Um ladrão com uma arma tem “influência” sobre sua vítima, mas essa influência faz do ladrão um líder? Acho que definição omite a fonte e propósito da influência.

“Liderança é uma atitude que influencia e encoraja as pessoas através do seu exemplo e propósito, a agir voluntariamente em prol de um objetivo comum.” – Lucas Retondo

Sem querer me gabar e parecer arrogante, a minha definição sobre liderança parece ser a mais completa destas. Nesta definição temos a fonte de poder do líder (influência e coragem), a forma (exemplo e propósito), a ação esperada (agir voluntariamente), a meta (objetivo comum) e as pessoas.

No entanto, ter uma definição única sobre o que é liderança talvez não seja o aspecto mais importante do conceito de liderança. Vamos analisar agora os principais fatores e nomenclaturas?

Dica:

Para conhecer mais definições sobre liderança acesse o post frases sobre liderança.


Fatores e nomenclaturas da liderança

Mesmo não tendo uma definição única sobre liderança, podemos afirmar que a liderança sempre envolve 4 fatores, sendo o líder, o subordinado, a situação e o objetivo.

Vamos entender melhor que o significa cada um destes fatores?

Líder

O líder é o indivíduo que está exercendo o seu poder para influenciar as pessoas ao seu redor. Ele não necessariamente tem uma posição de autoridade na organização. Geralmente é a pessoa mais capacitado naquele assunto.

Nas empresas é comum substituir o termo líder por liderança, chefe, patrão, superior, responsável, especialista ou cargo (gerente, diretor, presidente etc.).

Subordinado

Os subordinados por sua vez são as pessoas que são influenciadas pelo líder. Este grupo de pessoas aceita a liderança por enxergar no líder uma figura de autoridade no assunto.

Normalmente as palavras seguidores, liderados, colaboradores, funcionários e empregados são utilizados como sinônimos de subordinados nas organizações.

Situação

A situação por sua vez são as circunstâncias onde ocorre a interação entre o líder e os subordinados.

Em outras palavras, a situação pode ser entendida como a combinação do local de trabalho, contexto, visão e propósito do grupo.

Objetivo

Já o objetivo é o responsável por conectar o líder, subordinados e situação. Sem objetivo não há liderança.

Ele pode ser expresso de várias formas diferentes. O objetivo pode vir através de uma meta (aumentar as vendas em 10%), ou como resultado esperado de um projeto (criar um novo produto), ou ainda como algo desejado (ser a melhor equipe).

Enfim, o objetivo é a causa que faz com que a liderança exista.


Qual a importância de liderança?

Agora que nós já avançamos nos conceitos sobre liderança através das definições e nomenclaturas, vamos entender por que a liderança é importante.

Ao invés de descrever as causas e consequências da boa liderança. Vou demonstrar a sua importância através dos resultados de algumas pesquisas realizadas sobre o tema:

“relação insatisfatória com o chefe é responsável direta por 80% dos desligamentos” – PwC

“má gestão de funcionários e equipes é responsável por uma redução de 50% da produtividade e de 44% da rentabilidade” – Instituto Gallup

“50% dos colaboradores afirmam que pediriam demissão por causa do gestor ou chefe” – Great Place to Work

“75% dos trabalhadores consideram seus chefes a maior razão de estresse no trabalho” – Travis Bradberry

“falta de orientação, feedback e confiança no gestor são os principais motivos para demissão” – Keeping the People

“44% dos pesquisados alegam ter pedido demissão por causa do chefe tóxico” – BambooHR

Como você pode observar, a liderança desempenha um papel importante na satisfação, comprometimento, motivação e produtividade dos colaboradores.

Portanto, ter uma liderança eficaz não é um luxo somente das grandes empresas. Pelo contrário, em empresas menores a importância do líder é ainda mais acentuada devido a quantidade menor de colaboradores e recursos.


Principais teorias sobre liderança

Para continuarmos avançando no entendimento sobre conceito de liderança, vamos examinar agora as principais teorias sobre o assunto.

Felizmente existem hoje muitas pesquisas e estudos sobre o tema, por isso, neste artigo eu vou falar sobre os 4 grupos principais de teorias.

Para saber mais sobre as teorias consulte o nosso artigo teorias sobre liderança.

Teorias de traço de personalidade

As teorias do traço de personalidade argumentam que os líderes eficazes compartilham uma série de características de personalidade comuns, os chamados “traços”.

Estas teorias nos ajudam a identificar quais traços e qualidades são úteis para liderar as pessoas, por exemplo, integridade, empatia, assertividade, tomada de decisão e simpatia.

Estas teorias acreditam que a liderança é uma qualidade inata e instintiva, ou seja, você nasce com estas qualidades ou não.

Felizmente, hoje nós superamos esta ideia e estamos aprendendo mais sobre o que podemos fazer para desenvolver qualidades de liderança dentro de nós mesmos e nos outros.

Teorias comportamentais

As teorias comportamentais se concentram em entender como os líderes se comportam. Por exemplo, os líderes ditam o que precisa ser feito e esperam cooperação ou envolvem suas equipes na tomada de decisões para incentivar a aceitação e o apoio?

Estas teorias ganharam força a partir da década de 1930, quando Kurt Lewin desenvolveu um estudo sobre os estilos de liderança com base no comportamento de um líder.

É óbvio, que a forma como o líder se comporta afeta seu desempenho e dos seus subordinados. Porém, ao longo dos estudos os pesquisadores perceberam que muitos desses comportamentos são adequados em momentos diferentes.

Hoje acredita-se que os melhores líderes são aqueles que podem usar muitos estilos comportamentais diferentes e escolher o estilo certo para cada situação.

Teorias de contingência

A percepção de que não existe um tipo de liderança certo para todas as situações levou a criação das teorias contingenciais.

Essas teorias tentam prever qual é o melhor estilo de liderança conforme a situação e subordinados.

Por exemplo, quando você precisa tomar decisões rápidas, qual estilo é melhor? Quando você precisa do apoio total da sua equipe, existe uma maneira mais eficaz de liderar?

Essas são algumas das questões que as teorias de contingência de liderança tentam responder.

Teorias de poder e influência

Já as teorias de poder e influência da liderança adotam uma abordagem totalmente diferente, elas são baseadas nas diferentes maneiras pelas quais os líderes usam o seu poder e influência para fazer as coisas acontecerem.

Estas teorias buscam responder as seguintes perguntas: qual é a fonte de poder do líder? Qual estratégia o líder usa para influenciar as pessoas?

Talvez a mais conhecida dessas teorias seja os Cinco Formas de Poder de Raven. Este modelo destaca três tipos de poder hierárquico (legítimo, recompensador e coercitivo) e duas fontes de poder pessoal (especialista e referência).

Como você pode observar não existe uma teoria boa em todas as situações. Cada teoria tem o seu grau de importância e pode ser útil para você entender as causas e consequências de cada forma de atuação.


Quais as habilidades de um líder?

Existem muitas habilidades e competências que podem fazer de você um líder eficaz.

Sei que ter todas estas habilidades é difícil, mas com determinação você pode desenvolver cada uma dessas delas dentro de si.

Vamos conhecer as principais habilidades do líder?

1. Autoconfiança

Pessoas autoconfiantes geralmente são inspiradoras e atraem seguidores. Nós gostamos de estar perto de pessoas que acreditam em si mesmas e no que estão fazendo, não é mesmo?

A autoconfiança é construída através de resultados. Para isso você deve dominar alguma habilidade específica, colocar em prática e colher os resultados.

Se você está com a sua autoconfiança em baixa, uma das melhores maneiras de evoluir é se conscientizando dos seus pontos fortes e das coisas que você já alcançou.

Em seguida, comece com pequenas ações práticas e mensure o resultado. Se o resultado for positivo, comemore. Se for negativo, busque tirar algum aprendizado.

Repita este processo (planejamento, ação e resultado) e aumente o seu nível de confiança gradualmente.

Dica:

Leia o nosso artigo sobre autoconhecimento para ver dicas de como você pode aumentar a sua autoconsciência dos seus pontos fortes e fracos.

2. Atitude positiva

Uma atitude positiva também está associada a uma liderança forte. No entanto, ser positivo é muito mais do que ver o mundo com óculos cor de rosa.

Para ser positivo você precisa desenvolver um forte senso de equilíbrio e reconhecer que surpresas e problemas acontecem. A forma como você lida com esses problemas que fazem a diferença.

Pessoas positivas abordam situações realisticamente e estão preparadas para fazer as mudanças necessárias para solucionar o problema.

Já as pessoas negativas cedem ao estresse e pressão da situação. E isso pode levar ao medo, preocupação, angústia, raiva e fracasso.

Técnicas de gerenciamento de estresse, relaxamento e exercício físico são ótimas maneiras de se livrar de pensamentos e sentimentos negativos.

No entanto, entender seus padrões de pensamento e aprender a identificar e eliminar o pensamento negativo também é fundamental.

3. Inteligência emocional

O conceito de inteligência emocional costuma ser chamado de “soft skills” dentro das empresas e organizações.

A inteligência emocional pode ser definida como a capacidade de reconhecer os seus sentimentos, e os dos outros, e gerenciar essas emoções para criar relacionamentos.

Ter um elevado grau de inteligência emocional é essencial para se tornar um líder eficaz, afinal, quem tem mais chances de ter sucesso, um líder que grita com sua equipe quando está estressado ou um líder que permanece calma e no controle da situação?

Dica:

Nosso artigo sobre inteligência emocional na liderança pode ajudar você a entender mais sobre este conceito e colocá-lo em prática.

4. Visão de futuro

Criar uma visão robusta e convincente do futuro e saber vender essa visão de uma maneira que inspire as pessoas é uma característica comuns dos líderes.

Para fazer isso você precisa primeiro ter um conhecimento profundo da área em que você está operando.

Em seguida, você pode usar técnicas de análise estratégica para ajudá-lo a obter as principais informações de que precisa do ambiente e as necessidades de seus clientes.

Uma fez colhidas as informações, você pode explorar os desafios enfrentados e identificar as opções disponíveis para alcançar os seus objetivos.

Uma vez definida a sua visão, você precisa ser capaz de criar uma história interessante e vívida para explicar a sua visão e inspirar as pessoas.

5. Motivando as pessoas

Um líder deve ser capaz de convencer os outros a comprar a visão e trabalhar em equipe para alcançá-la. Ou seja, para ser um líder você precisa motivar as pessoas a entregar a visão.

Para ficar altamente motivado no trabalho, as pessoas precisam mais do que uma lista de tarefas a serem concluídas diariamente. Elas precisam de desafios e trabalhos interessantes.

O subordinado precisa desenvolver suas habilidades e se sentir apoiado em seus esforços para fazer um bom trabalho.

Para isso, aprenda a delegar as tarefas combinando as habilidades das pessoas com os desafios da empresa. Delegue responsabilidades e ajude as pessoas a crescerem e se desenvolverem.

E mais, você pode ainda realizar avaliações de desempenho e oferecer treinamentos para apoiar os membros da sua equipe a terem sucesso.

Dica:

Acesse a nossa página motivação para conhecer as principais teorias relacionadas ao assunto.

6. Seja um bom exemplo

Verdadeiros líderes lideram pelo exemplo. Eles fazem o que dizem e dizem o que fazem. Esses tipos de líderes são confiáveis e demonstram integridade.

Bons líderes se envolvem no trabalho diário quando necessário, e ficam em contato com o que está acontecendo em toda a organização.

Grandes líderes não ficam sentados em seus escritórios dando ordens, eles demonstram as ações e valores que esperam da equipe em todas as suas ações.

7. Gerenciam o desempenho

Líderes eficazes gerenciam o desempenho, definindo suas expectativas de forma clara e concisa. Quando todos sabem o que é esperado, é muito mais fácil obter alto desempenho.

Portanto, para liderar você precisa criar regras e ajudar os membros de sua equipe a entender por que as regras estão lá.

Para isso, envolva os seus subordinados no processo de criação das regras e certifique-se de que suas expectativas estejam alinhadas com os recursos e suportes disponíveis.

Aplique as regras de forma justa e consistente para obter o máximo de desempenho da sua equipe.


Conclusão sobre conceito de liderança

Como você pode observar neste artigo, falar sobre conceito de liderança pode ser complicado e muito abrangente.

O interesse da humanidade sobre as características da boa liderança não é recente, desde os primeiros filósofos, como Platão e Lao-Tzu, este tema tem sido objetivo de estudo.

Porém, hoje podemos nos dar ao privilégio de conhecer e aprender sobre liderança das mais variadas fontes.

Sim, isso torna a missão de falar sobre conceito de liderança mais difícil, mas por outro lado, torna este assunto muito mais rico e interessante.

Espero ter com este artigo ajudado você a entender um pouco mais sobre os conceitos de liderança, mas sei também que a discussão não termina aqui.

Por isso, quero convidá-lo a aprender mais sobre os temas gestão de pessoas e liderança navegando em nosso blog e acessando o nosso canal no YouTube.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

2 comentários sobre “Tudo que você precisa saber sobre conceito de liderança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *