Como ser um bom gerente

8 dicas para você aprender a como ser um bom gerente

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Como ser um bom gerente?

Se você está lendo este artigo é bem provável que tenha sido promovido recentemente a sua primeira função como gestor de pessoas. Parabéns!

Você deve estar ansioso e com muitas expectativas e cobranças. E com certeza deve estar se perguntando: como ser um bom gerente e por onde começar?

Como um novo gerente, é possível que você enfrente alguns desafios novos, como a distribuição das atividades, desenvolvimento de processos e a definição das metas e prioridades da equipe.

Isso tudo, além da responsabilidade de engajar, motivar e garantir que todos da equipe estejam trabalhando no máximo do seu potencial.

Independente se você é um profissional experiente que está fazendo a transição de especialista para gerente ou se é um profissional novo em um processo acelerado de desenvolvimento, a mudança de se auto gerenciar para gerenciar os outros pode parecer assustadora.

Quer você esteja gerenciando uma pequena equipe ou um departamento inteiro, suas principais preocupações provavelmente serão as mesmas:

  • Eu tenho que mudar o meu comportamento com as pessoas?
  • Como eu faço para definir metas efetivas para minha equipe?
  • A minha promoção irá custar as minhas amizades?
  • Eu tenho o que é preciso para motivar e ganhar o respeito da equipe?
  • O que eu faço se a equipe não gostar de mim?

Felizmente, há muita coisa que você pode fazer para começar com o pé direito nesta nova etapa da sua carreira.

Neste artigo mostrarei algumas dicas para você aprender a como ser um bom gerente. Boa leitura!


1. Defina o seu papel e objetivo

Primeiro passo para ser um bom gestor de pessoas é entender as responsabilidades, metas e objetivos da sua nova função.

Por isso, comece estudando sua descrição de cargo e use ela para desenvolver um plano que torne esses objetivos em resultados viáveis.

Se não tiver uma descrição de cargo ou se ela for muito vaga, você deve escrever uma antes de começar. Para isso, fale com seu chefe sobre suas principais responsabilidades e objetivos e tome nota do que ele diz.

Em seguida, se possível, fale também com a pessoa que estava na posição antes de você. Pergunte a ela quais eram as suas principais responsabilidades? O que ela considerou ser os seus principais objetivos e desafios?

Você pode ainda consultar descrições de cargos antigas para descobrir quais eram as responsabilidades listadas nelas. Observe também se havia alguma meta de desempenho? Em caso afirmativo, questione se esta meta ainda é importante?

Após analisar e validar a sua descrição de cargo, converse com os membros da sua equipe. Busque entender como eles veem o seu papel? Que tipo de orientação eles precisam? Qual é o nível de autonomia?

Anote tudo, revise a sua descrição de cargo e mostre a para seu chefe ou mentor. Procure alinhar as expectativas e objetivos antes de iniciar as mudanças necessárias na sua equipe.


2. Procure um mentor

Quando você está começando uma função gerencial, pode ser muito útil trabalhar com um mentor que possa lhe dar feedback sobre seu desempenho e orientá-lo sobre as habilidades específicas necessárias para liderar pessoas.

Um mentor pode fornecer conselhos e orientações inestimáveis em sua nova função e aumentar sua autoconfiança com apoio e incentivo.

Para começar, escreva exatamente o que você gostaria de ganhar com um relacionamento de mentoria. Por exemplo, você pode querer desenvolver conhecimento de mercado, aprender a motivar a equipe, saber como gerenciar conflitos etc.

Para encontrar o mentor certo, procure primeiro na sua organização. Há algum líder mais sênior com quem você gostaria de aprender essas habilidades?

Se dentro da sua empresa atual não existir um bom candidato a mentor, passe a procurar entre as pessoas da sua rede pessoal de contatos. Pergunte-se: conheço alguém bom nas habilidades e conhecimentos que eu necessito?

Lembre-se, que a orientação é um relacionamento de mão dupla. Por isso, para ter um mentor você precisa ter algo para oferecer em troca dos seus conselhos.

Desta forma, você pode oferecer os seus conhecimentos sobre a indústria, dicas sobre novas tecnologias, indicação a outros profissionais da sua rede de contatos etc.

Por outro lado, se o seu candidato a mentor, se beneficiou de ter um mentor quando ele estava começando, a chance de ele aceitar sem nada em troca é bem maior.

Depois de definir o que você deseja ganhar com o processo de mentoria e identificar os potenciais candidatos, é hora de procurar por eles e pedir a sua ajuda.


3. Construa bons relacionamentos

Ser um bom gerente não significa ser um estrategista brilhante ou um palestrante motivacional.

A habilidade mais importante de um gerente é sua capacidade de estabelecer uma conexão autêntica e pessoal com os membros da sua equipe.

Como gerente, você não pode esperar ser amigo de todos. A sua principal responsabilidade é ser um líder, e para isso você precisa ter uma abordagem equilibrada entre gestão e liderança.

Comece criando uma comunicação aberta com a sua nova equipe falando sobre sua experiência nos negócios e histórico de carreira. Explicar e esclarecer por que você está assumindo a posição de gerente irá ajudar você a ganhar a confiança da equipe.

E mais, não tenha medo de compartilhar os erros que você cometeu ao longo da sua carreira (desde que eles não sejam muito sérios!).

Se tratada de forma sensata, uma auto revelação como essa, irá ajudar o seu pessoal a entender quem você é, por que você está lá e por que eles podem confiar em você.

Esta aproximação é importante para você aumentar a confiança da equipe em você e ter um time motivado.

Depois de quebrar o gelo com a equipe, procure se conectar individualmente com os membros da equipe. Para isso faça reuniões individuais e procure identificar as suas habilidades, preferência e necessidades.

Os membros de uma equipe de alta performance geralmente têm características culturais, geracionais e níveis de experiência diferentes. Use esta diversidade para encorajar discussões animadas e evitar o pensamento coletivo.


4. Identifique e comunique as metas

Normalmente, quando você assume o comando de uma equipe, você está cheio de novas ideias para melhorar os processos e procedimentos. Mas tente conter seu entusiasmo, pelo menos no começo.

A “síndrome da vassoura nova” que chega varrendo todos os “velhos hábitos” normalmente acaba deixando as pessoas desconfiadas e desmotivadas. Como você se sentiria se o seu novo gestor dissesse que tudo que você construiu está errado.

Por isso, reserve algum tempo para conhecer os processos e sentir o clima antes de fazer qualquer alteração importante na maneira como a equipe trabalha. Converse com as pessoas sobre como as coisas funcionam e pergunte o que eles acham que pode melhorar.

Depois de estabelecer uma conexão e entender como as coisas funcionam, escreva os seus principais objetivos e faça uma sessão de alinhamento com a equipe.

Em seguida, defina os papeis, responsabilidades e metas de desempenho de cada membro da equipe. Neste momento, busque conciliar as habilidades individuais com os objetivos da sua organização.

Uma vez identificado os objetivos mais importantes da equipe, comunique-os regularmente através de reuniões e relatórios.

Outra dica é usar técnicas de storytelling para ajudar as pessoas a encontrarem um significado mais profundo no que estão fazendo.

Você também deve definir algumas metas pessoais para você desenvolver as novas habilidades necessárias para trabalhar com mais sucesso em sua nova função gerencial.


5. Seja um bom exemplo

Para ser um bom gerente, você precisa estar ciente de que sua equipe irá observar e replicar o seu comportamento o tempo todo.

Se você quer moldar o comportamento dos membros da equipe para melhorar o desempenho e construir bons hábitos, você precisa dar o exemplo.

Mostre a eles, com suas palavras e ações, que você está falando sério e pratica as suas convicções.

Por exemplo, se é importante que todos compareçam às reuniões da equipe nas manhãs de segunda-feira, certifique-se de nunca perder ou chegar atrasado a reunião.

Se você deseja que as pessoas comecem a confiar umas nas outras, demonstre confiança ao compartilhar informações sobre você.

Praticando o que você prega, você será autêntico e as pessoas confiarão em seu julgamento e nas suas decisões. Assim elas se sentirão mais inclinadas a seguir sua liderança.


6. Forneça feedbacks

Seus funcionários não podem melhorar se não souberem onde precisam se desenvolver. E mais, eles não ficarão motivados se você não elogiar e reconhecer as conquistas ao longo do caminho.

É por isso que críticas construtivas e elogios oportunos são tão importantes quanto um bom salário e desafio. Sem feedback sobre o seu desempenho, o seu time estará navegando sem bússola.

Procure dar feedbacks o mais próximo possível do evento e busque encontrar o equilíbrio certo entre críticas construtivas e reconhecimentos.

Seja consistente e marque sessões de feedback semanais ou mensais. O feedback frequente é mais eficiente que as sessões anuais de avaliação de desempenho.

Por isso, procure discutir o desempenho da sua equipe com frequência. Não faz sentido dar um feedback depois que o resultado está consolidado. Neste momento a pessoa não tem mais nada para fazer.

Dessa forma, com feedbacks oportunos, os membros da sua equipe podem melhorar de forma incremental. Isso elevará o desempenho e a produtividade de toda a equipe.

Além disso, use bom senso e sensibilidade ao dar feedback. Sempre aborde problemas de desempenho em particular, mas elogie publicamente para demonstrar seu apreço por um trabalho bem feito e para inspirar outras pessoas a fazer o mesmo.


7. Delegue responsabilidade

Os melhores gerentes sabem que não podem fazer tudo. Por isso você precisa saber delegar com eficiência.

A delegação, quando usada adequadamente, ajuda você a gerenciar melhor suas próprias tarefas e responsabilidades, ao mesmo tempo em que desenvolve as habilidades e aumenta a motivação e confiança dos membros da sua equipe.

Para delegar com sucesso certifique-se de combinar a tarefa certa com a pessoa certa. Tente delegar tarefas que ajudem as pessoas a desenvolverem novas habilidades ou crescerem na sua carreira.

Quando você for delegar uma tarefa, diga ao membro da equipe que o você precisa, mas não diga a ele como fazer o trabalho.

Evite a tentação de micro gerenciar e dizer o que fazer. Ao invés disso, verifique regularmente se ele precisa de ajuda, mas deixe-o realizar a tarefa sozinho.


8. Seja flexível

A gestão não é uma abordagem “tamanho único”. Diferentes situações exigem que você use diferentes estilos de liderança.

Os gerentes mais eficazes sabem intuitivamente quando precisam trocar de abordagem e mudar de função.

Por exemplo, às vezes você precisa ser um líder inspirador, outras você precisa ser um mediador e em outras um negociador.

Leia nossos artigos sobre como gerenciar uma equipe e o papel do gerente para aprender mais sobre as várias funções que você precisa desempenhar como gerente.


Conclusão sobre como ser um bom gerente

Se você é um gerente novo, provavelmente terá várias novas responsabilidades e objetivos que testarão as suas habilidades e autoconfiança.

Mas não se desespere, com paciência e persistência você será capaz de desenvolver as habilidades necessárias para ter sucesso nesta nova função.

Procure começar com o pé direito aplicando as dicas deste artigo e tenha consciência que não existe uma fórmula mágica.

Tenha em mente que você não pode fazer tudo sozinho. Por isso procure sempre formas e técnicas de aperfeiçoar a sua capacidade de liderança e trabalho em equipe.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como gerenciar uma equipe consulte a página trabalha em equipe. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

2 comentários sobre “8 dicas para você aprender a como ser um bom gerente

  1. Amei essa publicação será muito útil no meu novo caminho ,pois procuro ter bons conhecimentos nessa área de gerenciamento . obrigada .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *