O que é desperdício na visão da Startup Enxuta?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Levar coisas loucas a sério é um sério desperdício de tempo. – Haruki Murakami

Quem deve ler este artigo?

  • Empresários que querem transformar a sua empresa em um Startup
  • Empreendedores que querem criar uma Startup do zero
  • Executivos que querem aumentar a inovação dentro das suas organizações
  • Pessoas curiosas que querem saber o que é a Startup Enxuta

Por que você deve ler este artigo?

Você já leu manual de instruções de um carro? Você já analisou quantas funcionalidades existem versus quantas são de fato essenciais?

Se você não gosta de carros, analise o software ou o aplicativo que você mais utiliza no seu dia a dia, aposto que mesmo ele terá muitas funcionalidades que você nem sabia que existiam.

Isso mesmo, os produtos em geral, principalmente os digitais, tem mais funções do que realmente importam para o cliente.

Esta abundância de recursos pode ser uma vista como um diferencial e usada em uma estratégia de marketing para atrair nichos específicos.

Porém, na fase inicial de uma Startup, desenvolver funcionalidades não essenciais pode ser um tiro fatal e determinar quais empresas irão prosperar ou fechar.

Eu mesmo já fiz isso, quando criei a minha primeira Startup eu investi pesado na criação de um sistema completo cheio de funcionalidades.

Quando coloquei o sistema para rodar, percebi que 80% das funcionalidades que eu criei não eram percebidas pelos clientes.

Em outras palavras, 80% do investimento que eu fiz não gerava valor para o cliente.

Se você não quer cometer este mesmo erro, leia este artigo para descobrir o que é e como evitar o desperdício segundo a metodologia da Startup Enxuta. Boa leitura!


O que é desperdício?

Para o pensamento enxuto, desperdício é tudo que não gera benefícios para o cliente, ou seja, desperdício é tudo que não gera valor para os clientes.

Adotantes do pensamento enxuto são incentivados a identificar e eliminar desperdícios sistemicamente.

Isso não significa fazer grandes mudanças. Pelo contrário, a visão é que pequenas melhorias incrementais criam mudanças substanciais no longo prazo.

Por exemplo, colocar o lixo perto do bebedouro para reduzir o tempo de deslocando das pessoas gera uma pequena economia de tempo na hora de jogar os copos descartáveis quando vista de forma isolada. Porém, gera uma grande economia a longo prazo com investimento zero praticamente.

Ações simples como essa quando realizadas de forma sistêmicas geram grandes resultados no longo prazo, essa é a ideai central da filosofia Kaizen adotada pela manufatura enxuta.

Mas como esse pensamento pode ser aplicado na criação de uma Startup?

Para esclarecer isso vou primeiro destacar quais os tipos mais comuns de desperdícios e depois falar sobre como podemos evita-los a seguir.


Quais os tipos de desperdícios mais comuns?

No primeiro momento, o pensamento enxuto de eliminar desperdícios e fazer coisas simples parece ser contra intuitivo.

Somos induzidos a pensar que para ter um produto de qualidade é necessário ter um produto completo com várias funcionalidades.

Porém, este pensamento não está correto, qualidade é entregar o que é prometido e não entregar mais do que é esperado.

Por isso, o primeiro desafio para eliminar os desperdícios é mudar a nossa mentalidade.

Para isso, vou listar abaixo alguns exemplos para você refletir e identificar onde pode melhorar.

Desenvolver produtos completos

Entregar produtos completos já na primeira versão é a forma mais comum de desperdício das Startups.

Empreendedores tendem a construir produtos cheios de funcionalidades com base em suposições. Eles acreditam que conhecem os problemas dos clientes mais que do que eles mesmos.

Desta forma, a maioria dos empreendedores antes de fazerem mentoria comigo cometem o erro de dedicar muitos meses no desenvolvimento do produto.

Eles ficam focados em resolver problemas de integração, criar funcionalidades, otimizar a velocidade e etc.

Quando na verdade o foco deles deveria ser em aprender e estudar o comportamento dos clientes através de produtos simples.

Trabalhos incompletos

Começar uma nova tarefa e não finalizar é outra forma muito comum de desperdício, não só no desenvolvimento de softwares e aplicativos, mas na vida como um todo.

Começar muitas tarefas ao mesmo tempo e não finalizar a maioria delas é um hábito comum de pessoas extrovertidas como eu.

Porém, iniciar algo novo não gera resultado. Pode ser até divertido, mas o resultado real só ocorre quando finalizamos uma tarefa.

Por isso, quando iniciar uma nova tarefa ou experimento, procure pensar de forma simples e quebrar as atividades em pequenos blocos de ação. E não pare a execução da tarefa até finalizá-la.

Só mude de tarefa quando a ação estiver completa. Resista a tentação de mudar de atividades quando as coisas ficam difíceis. É justamente neste momento que você desenvolve as suas habilidades, faz sentido?

Não avaliar o resultado

A metodologia da Startup Enxuta é fundada na ideia de experimentação científica. O objetivo principal é obter um aprendizado validado e contínuo.

Porém, muitos empreendedores adotam a primeira parte de experimentar com empolgação, mas se esquecem de fazer a gestão dos experimentos.

Sem uma gestão disciplinada e consistente não ocorre o aprendizado validado. Afinal, como você vai saber se está indo no caminho certo se não sabe para onde você que ir.

Por isso, antes de iniciar um novo experimento, o passo mais importante é ter clareza sobre o que você quer testar. Qual é o indicador que você deseja impactar com o experimento? Qual é o resultado do indicador antes e depois do experimento?

Desenvolver a disciplina de analisar consistentemente os resultados dos experimentos com base em métricas é fundamental para avaliarmos se estamos no caminho certo ou não.


Como evitar os desperdícios?

Se você se identificou com as formas de desperdícios descritas anteriormente, não se desespere, agora vou dar algumas dicas de como você pode evitar isso, vamos lá.

Desenvolver produtos simples

O principal objetivo de uma Startup é aprender da forma mais barata e rápida possível qual é o produto ideal para solucionar a dor mais aguda dos clientes.

Para isso, fazer experimentos é o caminho mais seguro para entender e avaliar o comportamento real dos clientes.

Portanto, a primeira dica para evitar desperdícios é criar e distribuir produtos com poucos recursos, focando somente nas funcionalidades relevantes para o cliente perceber o valor da solução proposta.

No linguajar das Startups, este experimento recebe o nome de mínimo produto viável (MPV). Falarei mais sobre ele em outros artigos.

Trabalhar em blocos pequenos

Tentar abraçar o mundo não é a opção mais inteligente quando estamos navegando em um terreno cheio de incertezas.

Por melhor que seja o nosso planejamento, acreditar que não teremos surpresas no meio do caminho é uma irracionalidade.

Por isso, a melhor forma de lidar com as incertezas é dar um passo de cada vez.

Para isso, quebra as atividades em blocos pequenos, de forma que uma ação possa ser desenvolvida, testada e validada no menor tempo possível.

Quanto mais rápido você obtém o feedback sobre o resultado de uma ação, maior é a sua capacidade de melhorar o seu planejamento dia a dia.

Solucionar os problemas dos clientes

Quando iniciamos os primeiros testes com clientes reais é comum recebermos sugestões de funcionalidades que deveriam ser incorporadas no produto.

Os adotantes iniciais empolgados com um novo produto querem contribuir com sugestões e dicas.

Porém, o seu papel não é atender a todos os caprichos dos clientes. O papel do fundador de uma Startup é buscar soluções inteligentes que atendam às necessidades dos clientes.

Portanto, não tente fazer tudo que os clientes pedem imediatamente.

Primeiro busque entender qual é o interesse que está por trás de cada sugestão e depois desenvolva uma solução que atenda os interesses mais relevantes.

Estruturar os experimentos

Organizar os experimentos é fundamental para obtermos um aprendizado validado. Caso contrário é bem provável que você mergulhe de cabeça no caos.

Portanto, mantenha sempre atualizada uma ferramenta de acompanhamento com todos os experimentos realizados e seus respectivos resultados.

Para isso, você pode usar uma planilha, um software gratuito no formato Kanban, uma lista em papel. Não importa a ferramenta escolhida.

O que importa de verdade é a forma como você lida e aprende com os experimentos realizados.

Lembre-se, o seu objetivo é encontrar o produto ideal para os clientes e não ter um produto complexo cheio de penduricalhos.

Definir métricas acionáveis

E por fim, mas não menos importante, crie experimentos que impactem as métricas certas. Faça testes que realmente agregam valor ao seu modelo de negócio.

Por exemplo, é muito comum fundadores de Startup acompanharem métricas de vaidade como número de usuários cadastrados.

Esta métrica é interessante para você ter uma ideia de quantos usuários se interessaram pela sua proposta. Porém, ela não revela se você está de fato conseguindo melhorar o seu modelo de negócio.

Por isso, definir métricas acionáveis é a forma correta para você mensurar se o experimento realizado de fato melhorou o seu modelo de negócio.

Por exemplo, algumas métricas acionáveis que você poderia medir no exemplo anterior são:

  • Percentual de crescimento dos usuários cadastrados
  • Percentual de conversão de usuários cadastrados em vendas
  • Tempo de utilização médio do software

Estas métricas percentuais demonstram claramente se o seu experimento está melhorando ou não do seu modelo de negócio.

Falarei mais sobre métricas acionáveis em artigos futuros, fique tranquilo.


O que você aprendeu neste artigo?

Neste artigo falei sobre as formas de desperdícios mais comuns na criação de uma Startup.

Como você pode aprender, eliminar os desperdícios sistemicamente é fundamental para aumentar as chances de sucesso na criação de uma Startup.

E não se engane, este trabalho nunca acaba. A busca constante por oportunidades de melhoria é algo que deve ser incorporado na sua alma. Sempre é possível melhorar algo, por mais simples que seja.

Para continuar a nossa jornada sobre a metodologia da Startup Enxuta, no próximo artigo vou falar sobre as hipóteses mais importantes a serem testadas em uma Startup. Até lá.

Dica:

Para aprender tudo sobre como a metodologia da Startup Enxuta consulte a página Startup Enxuta. Nela eu reuni e organizei todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *