Líder Coach Capa

Líder Coach: o que é e quais as suas vantagens e desvantagens?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre líder coach? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que é o líder coach?

O líder coach é um tipo de liderança onde o líder apoia o seu subordinado no desenvolvimento comportamental através de uma parceria baseada na confiança e sigilo.

Em outras palavras, a liderança coaching tem como objetivo desenvolver as habilidades e competências individuais dos membros da equipe através de ferramentas de coaching.

Diferente dos outros estilos de liderança, a estrutura da liderança coaching não foi proposta por pesquisadores.

Portanto, este tipo de líder não está vinculada a nenhum teoria sobre liderança e é uma criação genuinamente brasileira.

O termo líder coach ficou famoso nos últimos anos depois que executivos passaram a utilizar ferramentas de coaching para desenvolver os comportamentos dos seus liderados.

Assim como outros modelos, a liderança coaching tem as suas vantagens e desvantagens conforme a situação, tipo de tarefa e características do subordinado.

Você quer saber tudo sobre este líder coach que está dominando o mercado? É só ler este artigo e ficar por dentro. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


Quais as características da liderança coaching?

A principal característica da liderança coaching está no processo onde o líder apoia o liderado a entender, melhorar e desenvolver as suas atitudes, comportamentos e conhecimentos.

Para que o líder coach possa apoiar o subordinado a mudar os seus comportamentos, é necessário que haja uma parceria entre eles. E esta parceria é construída com confiança mútua e respeito.

Vamos explorar mais as características da liderança coaching?

Confiança mútua e respeito

Esta é a característica fundamental da liderança coaching. Sem confiança mútua e respeito não é possível ter uma parceria genuína entre líder e subordinado.

Por isso, a relação entre o líder e subordinado deve ser pautada pela honestidade e transparência, onde ambos trabalham juntos para alcançar um objetivo comum.

Individualização

O processo de coaching deve ser individualizado. Por isso, o líder coach deve se adaptar e personalizar a sua abordagem ao subordinado que está sendo treinado.

Este é uma característica que diferencia a metodologia do coaching dos treinamentos comuns.

Geralmente, os treinamentos são estruturados de forma a atender as expectativas de várias pessoas ao mesmo tempo.

Já o líder coach analisa o indivíduo e elabora junto com ele um programa de “treinamento” personalizado para as suas necessidades.

Orientação para o futuro

O coaching é um processo que ocorre no presente e utiliza o futuro como uma fonte de motivação e propósito para gerar as ações necessárias para mudar os comportamentos atuais.

Por isso, o líder coach não fica preso ao passado. Ele ajuda o seu subordinado a aprender com o seu passado, analisar os seus comportamentos no presente e juntos eles criam um plano de ação para avançar para o futuro.

Desejo e disposição do subordinado

Um pré-requisito do processo de coaching é o subordinado ter um desejo forte e honesto de ser treinado. Ele precisa estar disposto a trabalhar duro para atingir o objetivo.

Por isso, para o processo funcionar, o subordinado deve realmente querer fazer as mudanças necessárias para melhorar os seus comportamentos.

Quando o colaborador não demonstra esse desejo e disposição, é melhor o líder mudar de abordagem, pois o processo de coaching não pode ocorrer a contragosto.


Quais as vantagens do líder coach?

São muitas as vantagens da liderança coaching, entre elas eu destaco o desenvolvimento de novos líderes como o mais importante.

Vantagens Liderança Coaching

E mais, além de novos líderes, a abordagem do líder coach costuma aumentar a direção, clareza, produtividade e engajamento dos subordinados.

Vamos aprender mais sobre estas vantagens?

Desenvolvimento de novos líderes

O objetivo central da liderança coaching é desenvolver os comportamentos e atitudes dos subordinados individualmente.

Assim, este estilo de liderança é o que melhor prepara as pessoas para assumir posições de liderança.

Através da abordagem do coaching, os subordinados passam a ter mais autoconhecimento dos seus pontos forte e fracos.

E isso faz com que eles assumam a responsabilidade pelos seus comportamentos e melhorem as suas habilidades relacionais.

Maior direção e clareza

Outro benefício importante da liderança coaching é o modo como ela fornece direção e clareza para os liderados.

É normal ficarmos imersos em nossos próprios pensamentos e forma de agir quando não temos um feedback sobre os nossos comportamentos ou atitudes.

Não importa quão auto reflexivo nós somos, outra pessoa sempre nos fornecerá um novo ângulo sobre como estamos fazemos as coisas.

Assim, quando outra pessoa avalia o nosso comportamento e nos fornece um feedback estruturado, podemos nos tornar mais eficazes naquilo que fazemos bem e melhorar as atitudes que criam impactos negativos.

Desta forma, a metodologia coaching permite aumentar a clareza sobre os nossos comportamentos e definir uma direção para o nosso desenvolvimento.

Aumento da produtividade

Ainda relacionado ao item anterior, a partir do momento que temos clareza sobre os comportamentos que devemos desenvolver, é possível estabelecer um plano estratégico para isso.

E mais, o processo de coaching também ajuda o subordinado a identificar como a organização precisa dele para atingir os objetivos.

Assim, a combinação de um plano estratégico de desenvolvimento com uma visão clara sobre o seu papel, faz com que o subordinado seja mais produtivo e capaz se adaptar e reagir às mudanças dentro da organização.

Aumento do engajamento

Para entender melhor seus pontos fortes e fracos e como eles se relacionam com os objetivos organizacionais, é necessário que o subordinado desenvolva o seu autoconhecimento.

Logo, a liderança coaching ajuda os subordinados a desenvolverem os talentos naturais dentro das organizações.

E mais, a abordagem coaching também melhora a comunicação e relacionamentos entres os membros da equipe.

Assim, o clima organizacional melhora e os colaboradores ficam mais engajados com a empresa.

Esses benefícios também são visíveis no nível pessoal dos liderados. Normalmente eles aumentam a sua autoconfiança, inteligência emocional e comprometimento com a organização.


Quais as desvantagens do líder coach?

Embora a liderança coaching tenha muitos benefícios, há também casos em que esse estilo de liderança traz algumas desvantagens.

Desvantagens Liderança Coaching

Vamos entender melhor estas situações?

Não funciona em todas as situações

Assim como os outros estilos de liderança, a abordagem do líder coach não funciona em todas as situações.

Por exemplo, em situações emergenciais a abordagem autoritária continua sendo a mais vantajosa devido a sua velocidade na tomada de decisão e segurança transmitida aos subordinados.

Por isso, o líder eficaz não deve usar a abordagem coaching o tempo todo. Ele deve variar o seu estilo de liderança conforme o contexto e subordinados.

Pode comprometer o resultado de curto prazo

O foco do líder coach no desenvolvimento das habilidades individuais pode causar uma perda de produtividade no curto prazo.

Isso ocorre por que o tempo para desenvolver uma nova competência é maior que o tempo para executar uma tarefa com instruções claras.

Por outro lado, o menor resultado no curto prazo geralmente é compensando pelo aumento do resultado de longo prazo, pois uma vez desenvolvida a competência, os subordinados tendem a aumentar a sua produtividade e independência.

Exige mais tempo da liderança e subordinado

Para o líder apoiar o subordinado a desenvolver uma nova competência é necessária uma maior dedicação de ambos.

Esta maior dedicação vem através de coleta de informação, preparação, diálogos estruturados e feedbacks.

Isso faz com que a liderança coaching exija mais tempo de investimento do líder nos seus subordinados.

Novamente, apesar de “gastar” mais tempo no curto prazo, a abordagem da liderança coaching geralmente traz resultados superiores no longo prazo.


Como se tornar um líder coach?

Como vimos até aqui, a liderança coaching tem a missão de desenvolver os comportamentos dos seus subordinados através de algumas ferramentas da metodologia de coaching.

Competências Liderança Coaching

Logo, o líder coach, para melhorar o seu desempenho, deve aprimorar e dominar habilidades relacionais e técnicas básicas do coaching, como:

Ter autoconhecimento

Na minha opinião, o autoconhecimento é pré-requisito para todos os tipos de liderança, mas para o líder coach esta questão é ainda mais importante.

Sem autoconhecimento não é possível dominar as emoções e pensamentos.

Assim, sem autoconhecimento, o líder coach não consegue estabelecer um diálogo aberto e sem julgamentos com o seu subordinado.

E mais, ao desenvolver o autoconhecimento nós ganhamos junto a auto responsabilidade e autoconfiança necessárias para melhorar a nossa performance e eliminar os pensamentos limitantes ou sabotadores.

Conhecer e gostar das outras pessoas

Outra habilidade fundamental da liderança coaching é conhecer e entender os comportamentos das outras pessoas.

Sem esta habilidade, o líder coach terá dificuldade para criar confiança e estabelecer um diálogo aberto.

Por isso, conhecer ferramentas de análises comportamentais é de suma importância para a liderança coaching.

E mais, o bom líder coach é aquela pessoa que fica feliz quando as outras pessoas atingem os seus objetivos.

Saber se comunicar

A comunicação é outro diferencial do líder coach.

O líder coach deve ter uma comunicação completa e personalizada, ou seja, ele deve sempre comunicar o propósito das atividades e adaptar a sua comunicação as necessidades dos liderados.

Outra característica da comunicação do líder coach é a sua preocupação em compartilhar e manter o time atualizado sobre as metas e objetivos.

Saber escutar

Escutar é diferente de ouvir.

Ouvir é um ato involuntário, ou seja, nós ouvimos os sons em nossa volta sem querer. Já para escutar nós temos que prestar atenção e ter concentração no que está acontecendo.

Desta forma, desenvolver a habilidade de escutar é fundamental para o líder coach entender as necessidades do liderado.

E mais, a escuta do líder coach deve ser sem julgamentos, por isso, ele busca sempre clarificar o significado das palavras.

Por exemplo, a palavra motivação tem significados diferentes de pessoa para pessoa. Por isso, quando o líder coach ouve do seu liderado “o meu time está desmotivado”, ele sempre pergunta “o que significa desmotivado para você?”, “me dê exemplos de desmotivação?”.

Líderes comuns atribuem o seu significado a palavra “desmotivado” e a comunicação entre ele e o liderado é prejudicada.

Desta forma, o líder coach usa a sua escuta atenta para entender os significados das palavras na visão do seu subordinado e não na sua percepção.

Saber fazer perguntas

Saber perguntar é outra habilidade fundamental da liderança coaching.

O coaching é uma metodologia baseada no modelo de ensino socrático, ou seja, ela se baseia na premissa que o indivíduo já tem todas as respostas dentro de si.

Desta forma, saber fazer as perguntas certas é importantíssimo para o líder apoiar o seu subordinado a encontrar as suas respostas.

Por isso, o líder coach deve escutar genuinamente o que o seu liderado está dizendo e usar a sua curiosidade e habilidade de perguntar para explorar os fatos de forma estruturada.

Ou seja, o líder coach não faz perguntas fechadas como “você gostou do resultado da reunião?”. Este tipo de pergunta estimula respostas pobres dos liderados como “sim” e “não”.

E mais, a liderança coaching também não faz perguntas focadas no problema como “Por que você fez isso?”. Este tipo de pergunta faz com que o subordinado busque justificativas ao invés de opões e soluções.

Portanto, o líder coach eficaz sabe fazer perguntas abertas com foco na solução como “o que você achou da reunião?” ou “o que levou você a fazer isso?”.

Com esta abordagem, a liderança coaching consegue extrair mais informações do liderado e apoiá-lo a refletir sobre os seus comportamentos.

Saber dar feedbacks

Um bom líder coach sabe quando deve dar um feedback construtivo, positivo ou negativo.

Por isso, o verdadeiro líder coach faz um balanço dos pontos positivos e negativos, coleta dados e escolhe a forma e momento oportuno para dar o feedback.

E mais, durante o feedback, o líder coach é específico, usa dados e fatos, usa o termo “EU”, e explica os efeitos e consequências.

Após dar o feedback, o líder escuta o seu liderado e o apoia a achar as ações de melhoria e o encoraja e executá-las.

Portanto, saber dar um feedback não é apenas chamar o seu liderado para uma conversa, é necessário preparação, estrutura e apoio.

Ter visão positiva com foco na solução

O líder coach deve sempre manter uma visão positiva das coisas, mesmo em situações difíceis e crises.

A visão positiva da liderança coaching encoraja os subordinados a reagirem de forma positiva as mudanças e buscarem soluções.

E mais, a abordagem positiva permite que os liderados aprendam com os seus erros e adotem as ações necessárias para mudar os seus comportamentos de maneira natural e transparente.

Conhecer ferramentas de coaching

E por último, mas não menos importante, o líder coach deve conhecer as principais ferramentas de coaching para poder apoiar os seus liderados.

Para exercer a liderança coaching não é necessário ter a formação completa em coaching, mas é preciso conhecer e saber aplicar as principais ferramentas.

Entre as várias ferramentas existentes, eu considero fundamental que o líder coach saiba usar a estrutura de diálogo GROW, o conceito de metas SMART, a matriz SWOT e a matriz de ganhos e perdas.


Conclusão sobre a liderança coaching

O estilo de liderança coaching está em evidência e é muito procurado devido a sua capacidade de desenvolver comportamentos e competências nos membros da equipe.

Porém, está poderosa abordagem não deve ser utilizada em todas as situações e interações entre líder e subordinado.

A abordagem coaching exige que o subordinado esteja comprometido e engajado no seu desenvolvimento além das suas responsabilidades contratuais.

Por isso, o processo de coaching deve ser utilizado somente com o consentimento do colaborador.

Por outro lado, o líder coach pode usar as suas habilidades para melhorar a sua atuação como líder com todos os membros da equipe, independente deles estarem passando por um processo de coaching ou não.

Portanto, assim como os outros estilos, a liderança coaching tem as suas vantagens e desvantagens conforme o contexto e maturidade dos subordinados.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *