Tipos de liderança

Tipos de liderança: o que são e quais as vantagens e desvantagens?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre os tipos de liderança? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que são tipos de liderança?

Não existe uma única definição para descrever os tipos de liderança existentes. De modo geral, podemos definir tipo de liderança como a forma que uma pessoa usa o seu o poder para liderar as outras pessoas.

Em outras palavras, podemos definir tipo de liderança como um conjunto de comportamentos característicos de um líder ao dirigir, motivar, orientar e gerenciar um grupo de pessoas.

Mas de onde surgiram os tipos de liderança?

O interesse sobre as características da boa liderança está presente em nossa cultura desde os pensamentos de Platão até os dias de hoje.

Porém, só na década de 1930 as pesquisas científicas sobre liderança ganharam força. De lá pra cá, os pesquisadores desenvolveram diversos estudos e teorias sobre liderança.

Cada nova teoria nos permite identificar e entender melhor as vantagens e desvantagens dos comportamentos dos líderes.

Assim, surgiram os diferentes estilos de liderança que conhecemos hoje. Ou seja, os tipos de liderança são simplificações das teorias.

Para ajudá-lo a entender o impacto de cada tipo de líder em uma organização, explicarei a seguir os 6 tipos de liderança mais comuns. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


1. Liderança autocrática

O estilo de liderança autocrática é centrado no chefe, ou seja, nesse tipo de liderança o líder detém toda autoridade e responsabilidade.

Nessa forma de liderança os líderes tomam decisões e escolhem o método de trabalho por conta própria, com pouca ou nenhuma participação dos membros da equipe.

Neste modelo, os líderes tomam as decisões, comunicam os subordinados e esperam uma implementação imediata das ações.

Vantagens

O estilo autocrático tende a ser negativo quando utilizado em excesso ou aplicado em todas as situações.

Porém ele pode ser benéfico em situações que exijam decisões rápidas com raciocínio processual, como é o caso de um pronto socorro por exemplo.

Este tipo de liderança também pode ser vantajoso para aliviar o estresse em situações de crise e garantir a alta performance em equipes inexperientes ou com baixa qualificação.

Desvantagens

Apesar das vantagens acima, a liderança autoritária tende a trazer mais problemas do que benefícios quando utilizada em todas as situações.

Entres as desvantagens deste estilo de liderança, destacamos a possibilidade de criar ressentimentos e conflitos dentro da equipe, a desvalorização dos conhecimentos dos subordinados e a maior dependência em relação ao líder.

SAIBA MAIS SOBRE LIDERANÇA AUTOCRÁTICA AQUI!


2. Liderança democrática

O tipo de liderança democrática é o preferido entre os CEOs e subordinados. Neste estilo de liderança os membros do grupo assumem um papel mais participativo no processo de tomada de decisão.

Na maioria das vezes, o líder democrático tem a palavra final, mas ele é conhecido por envolver os membros da equipe no processo de tomada de decisão.

Outra característica marcante deste tipo de liderança é que o líder costuma delegar autoridade a outras pessoas para escolherem os métodos de trabalho.

Vantagens

Graças ao aumento do envolvimento dos subordinados nos processos deliberativos, o tipo de liderança democrático tem muitas vantagens.

Entres a inúmeras vantagens, eu destaco o aumento da satisfação, comprometimento e confiança dos liderados devido a criação de uma visão de futuro comum.

Outros benefícios deste estilo de liderança são o aumento da inovação e conhecimento compartilhado pela equipe.

Desvantagens

Embora a liderança democrática seja descrita como o tipo de liderança mais eficaz em muitas teorias.

Ela pode ter uma implementação difícil e trazer algumas perdas devido a lentidão e falta de assertividade no processo de tomada de decisão.

Além disso, o estilo democrático também pode trazer desconforto em parte dos subordinados que não querem participar do processo de decisão.

SAIBA MAIS SOBRE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA AQUI!


3. Liderança liberal

Já o tipo de liderança liberal é o oposto ao estilo de liderança autocrática.

Enquanto o líder autoritário é responsável por quase tudo, o líder liberal tem pouco envolvimento na tomada de decisões e diretrizes.

Ele atua como apoio e suporte para a equipe, permitindo que os membros do grupo tomem todas as decisões e escolham os métodos de trabalho.

Vantagens

O tipo de liderança liberal tem uma série de vantagens relacionadas principalmente com o ambiente criado pelo líder.

Entre os benefícios deste estilo de liderança eu destaco a maior autonomia e independência da equipe, aumento da satisfação, motivação e qualificação dos subordinados.

Desvantagens

Apesar das vantagens acima serem ser bastante convidativas, o tipo de liderança liberal é descrito em muitos estudos como o menos eficiente.

A falta de autoridade da liderança pode dificultar a capacidade da equipe de atingir metas e criar confusões de papeis e responsabilidades dentro da equipe.

E mais, a ausência da figura do líder pode também deixar alguns colaboradores desconfortáveis e levar a decisões inadequadas.

SAIBA MAIS SOBRE LIDERANÇA LIBERAL AQUI!


4. Liderança situacional

O principal conceito da liderança situacional se baseia na percepção de que não existe um tipo de liderança bom para todas as situações.

Por isso, os criadores desta teoria consideram que o melhor tipo de liderança depende da situação e prontidão dos subordinados.

Desta forma, a teoria propõe 4 tipos de liderança: direcionador, orientador, apoiador e delegador.

Segundo os seus criados, cada tipo de liderança deve ser utilizado conforme o nível de maturidade do subordinado.

Vantagens

As principais vantagens da liderança situacional estão relacionadas ao conceito de que não existe um estilo de liderança melhor para todas as situações.

Esta maior flexibilidade na escolha do melhor tipo de liderança permite ao líder ampliar a sua visão estratégica e aumentar a sua capacidade de atingir metas.

E mais, como o líder situacional molda a sua abordagem de acordo com as necessidades da equipe, o ambiente de trabalho tende a ser mais confortável e motivador.

Desvantagens

Embora tenha grandes benefícios, o modelo de liderança situacional também tem desvantagens quando os líderes têm dificuldade em identificar as abordagens certas.

E mais, a liderança situacional também pode criar confusão dentro da equipe quando as mudanças de abordagem ocorrem com muita rapidez.

SAIBA MAIS SOBRE LIDERANÇA SITUACIONAL AQUI!


5. Liderança coaching

A liderança coaching é um tipo de liderança onde o líder apoia os seus subordinados no desenvolvimento de competências comportamentais.

Diferente dos outros tipos de liderança, a estrutura da liderança coaching não foi proposta por pesquisadores.

Este estilo de liderança ficou conhecido depois que executivos passaram a utilizar ferramentas de coaching para desenvolver os comportamentos dos seus liderados.

Vantagens

São muitas as vantagens da liderança coaching. Por isso, muitos outros tipos de liderança adotam as suas características, como é o caso da liderança situacional e transformacional.

Entre as muitas vantagens deste estilo, eu gostaria de destacar o desenvolvimento de novos líderes com maior direção e clareza.

E mais, como os subordinados enxergam as suas contribuições dentro da organização, este tipo de liderança também tende a aumentar o engajamento e produtividade.

Desvantagens

Apesar da liderança coaching ter muitos benefícios, ela não é a mais indicada para todas as situações e exige um alto grau de comprometimento do líder e subordinado.

E mais, ao adotar este tipo de liderança, os resultados de curto prazo podem piorar para depois melhorar e atingir níveis extraordinários.

SAIBA MAIS SOBRE LIDERANÇA COACHING AQUI!


6. Liderança transformacional

Na liderança transformacional o líder inspira mudanças positivas nos seus liderados transmitindo uma visão clara dos objetivos da organização.

E mais, neste tipo de liderança o líder também deve ajudar todos os membros do grupo a terem sucesso e satisfazerem as suas ambições individuais.

Desta forma, a liderança transformacional conecta as necessidades individuais dos membros da equipe aos objetivos da organização.

Vantagens

A abordagem da liderança transformacional traz uma série de vantagens para as organizações, entre elas eu destaco o aumento da capacidade de adaptação e a melhora no equilíbrio entre curto e longo prazo.

Além disso, a abordagem transformacional também auxilia na formação de novos líderes ao mesmo tempo que aumenta a motivação, desempenho e colaboração.

Desvantagens

Assim como os outros tipos de liderança, a liderança transformacional também apresenta algumas desvantagens quando a definição do objetivo ocorre de forma inapropriada.

E mais, o entusiasmo do líder transformacional também pode levar a organização a negligenciar a realidade e tomar decisões erradas.

SAIBA MAIS SOBRE LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL AQUI!


Qual é o melhor tipo de liderança?

Felizmente não existe uma resposta para esta pergunta. Muitos pesquisados dizem que o tipo de liderança mais apropriado depende da personalidade do líder, da situação e dos subordinados.

Por exemplo, alguns líderes se sentem mais confortáveis ao liderar com um alto grau de participação dos subordinados na tomada de decisões.

Já outros preferem tomar as decisões sozinhos, assumir a responsabilidade e vender a ideia para a equipe.

Ou seja, estudo apontam que não há um tipo de liderança único para todos os negócios e pessoas. Cada organização opera de forma diferente e as características certas da liderança varia de caso a caso.


Conclusão sobre os tipos de liderança

Liderança é uma prática contínua. Estamos sempre mudando e melhorando a forma como ajudamos nossos subordinados a crescer.

No entanto, para nos tornarmos líderes melhores, precisamos saber onde estamos hoje. E para isso existem os tipos de liderança.

O aprendizado dos vários tipos de liderança, nos permite refletir sobre os nossos comportamentos e identificar pontos de melhoria.

Além disso, entender o impacto de cada tipo de líder, não ajuda apenas a adotar as características corretas para nós mesmos, mas também nos auxilia a escolher os melhores gerentes em toda a organização.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Um comentário sobre “Tipos de liderança: o que são e quais as vantagens e desvantagens?

  1. Incrível,me ajudou muito a entender sobre liderança.E agr vou conseguir fazer o meu trabalho com facilidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *