Liderança Transformacional Capa

Liderança Transformacional: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre liderança transformacional? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


O que é liderança transformacional?

A liderança transformacional é um tipo de liderança onde o líder inspira mudanças positivas nos seus liderados transmitindo uma visão clara dos objetivos e ajudando todos os membros do grupo a terem sucesso.

O conceito de liderança transformacional foi introduzido pela primeira vez por James V. Downton em seu livro “Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process” de 1973.

Porém, o conceito só decolou após a publicação do livro “Leadership” de James MacGregor Burns em 1978.

Para Burns a liderança transformacional é vista quando “líderes e seguidores se ajudam mutuamente para avançar para um nível mais elevado de moral e motivação”.

Mais tarde, em 1985, o pesquisador Bernard M. Bass expandiu as ideias de Burns sobre liderança transacional no seu livro “Leadership and Performance”.

Segundo Bass, a liderança transformacional pode ser definida com base no impacto que ela tem sobre os liderados.

A liderança transformacional está entre as teorias sobre liderança mais recentes e apresenta vantagens e desvantagens assim como os demais estilos de liderança.

Você quer aprender mais sobre este tipo de liderança e conhecer as situações onde é melhor aplicado? Então leia este artigo e fique por dentro. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua liderança? Então faça o nosso teste gratuito Quais as suas habilidades de liderança.


Quais as características da liderança transformacional?

Agora que exploramos o contexto histórico em torno da liderança transformacional, podemos voltar nossa atenção para as principais características deste modelo de liderança.

Para Bass, as principais características da liderança transformacional são: liderança por exemplo, motivação inspirada pela visão, desenvolvimento intelectual e orientação individualizada.

Vamos examinar mais cada uma dessas características?

Liderança por exemplo

O principal motivo pelo qual a liderança transformacional funciona deve-se a premissa de que os líderes devem usar seu próprio exemplo como um motivador para o comportamento dos membros da equipe.

Em outras palavras, o líder transformacional pratica o que prega. Logo ele nunca diz “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço”.

O exemplo cria uma conexão emocional com os subordinados, que começam a ver o líder como um modelo a ser seguido.

E mais, através do exemplo o líder transformacional cria relacionamentos baseados em confiança e respeito com os seus liderados.

Desta forma, o líder cria um processo onde ocorre a internalização dos seus ideais e comportamentos para os subordinados.

Motivação inspirada pela visão

Outra característica marcante da liderança transformacional é a utilização constante da visão, propósito e valores para motivar a equipe.

Os líderes transformacionais têm uma visão apaixonada de onde querem chegar e são capazes de descrever com clareza as ações necessárias para chegar lá.

Com isso em mente, os líderes transformacionais influenciam e ajudam os liderados a sentir a mesma paixão e motivação, lembrando regularmente aos membros da equipe o propósito de seu trabalho.

Devido a clareza no propósito, os subordinados são conscientes do que é exigido deles e qual é seu propósito e contribuição para a organização.

Isso fornece aos subordinados um senso de significado e motivação para trabalhar e alcançar os objetivos.

Desenvolvimento intelectual

A liderança transformacional visa aumentar a criatividade e procura promover a autonomia e a responsabilidade compartilhada com os membros da equipe.

O desenvolvimento intelectual dos subordinados através da tomada de decisões compartilhadas e incentivo a inovação são componentes chave da estrutura de liderança transformacional.

Quando os processos são considerados ineficazes na busca da visão, o líder transformacional incentiva e encoraja os subordinados a buscar ideias inovadores e tomar decisões sem o medo da crítica.

Por isso, ao invés de afirmar que uma certa abordagem está errada, o líder transformacional ajuda os seus subordinados verem as diferentes formas de superar os problemas e desafios.

Orientação individualizada

A última característica da liderança transformacional é a orientação individualizada, ou seja, o líder celebra o esforço da equipe, mas busca entender e satisfazer as necessidades individuais dos subordinados.

Por isso, o líder deve ser capaz reconhecer as necessidades e desejos pessoais dos subordinados, tanto profissionalmente quanto na vida privada.

O líder transformacional sabe que as pessoas são motivadas por coisas diferentes. Por isso, ele acredita que uma única abordagem não serve para tirar o máximo proveito de seus subordinados.

Assim, o líder transformador considera as necessidades específicas de cada membro da equipe na hora de treinar e orientar os seus liderados.

Portanto, a liderança transformacional tem como objetivo encontrar maneiras de atingir as necessidades individuais e alinhá-las a visão e propósito da equipe.

Isso proporciona mais motivação e auto realização para os membros do time. Permitindo assim que eles se desenvolvam e trabalhem nos objetivos com mais dedicação e entusiasmo.


Quais as vantagens da liderança transformacional?

A abordagem da liderança transformacional traz uma série de vantagens para as organizações, entre elas eu destaco o aumento da capacidade de adaptação, a melhora no equilíbrio entre curto e longo prazo, a formação de novos líderes e o aumento da motivação, desempenho e colaboração.

Vantagens Liderança Transformacional

Vamos examinar melhor cada uma delas?

Aumento da capacidade de mudança e adaptação

A primeira vantagem clara da liderança transformacional está gravada no próprio nome: transformação.

A estrutura da liderança transformacional visa criar mudanças e inovação nas organizações através de uma visão clara e compartilhada sobre o futuro.

Desta forma, a abordagem da liderança transformacional ajuda a organização a definir precisamente os seus objetivos e tornar mais fácil o comprometimento dos subordinados.

Melhora o equilíbrio entre curto e longo prazo

A estrutura da liderança transformacional também tende a encontrar um equilíbrio entre os objetivos de curto e longo prazo.

Como o primeiro passo do líder transformacional é definir os objetivos significativos de longo prazo e depois estabelecer as metas realizáveis de curto prazo.

A liderança transformacional provê foco para a organização, entendendo as principais ações que precisam ser tomadas no curto prazo para atingir os objetivos de longo prazo.

Aumento do desempenho e motivação

Além de definir os objetivos, o líder transformacional tem o papel de desenvolver e motivar os subordinados para alcançar esses objetivos.

Desta forma, a liderança transformacional fornece aos subordinados oportunidades de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

Assim, a combinação de visão clara com crescimento profissional cria um senso de comunidade capaz de aumentar a motivação e lucratividade da empresa.

Desenvolvimento de novos líderes transformacionais

Outro grande benefício do estilo transformacional vem do desenvolvimento de novos líderes com qualidades transformadoras.

Como os liderados usam a automotivação e a autorrealização no trabalho, eles tendem a buscar também o autodesenvolvimento.

Assim, os subordinados do regime transformacional se tornam independentes e tendem a usar melhor os seus talentos para se tornarem líderes transformacionais no futuro.

Aumento da colaboração dentro da equipe

Além das vantagens acima, a liderança transformacional aumenta a colaboração em vez da competição dentro da equipe.

Ao criar uma visão de futuro compartilhada para a equipe, o líder transformacional inspira todos os membros da equipe a trabalhem juntos para atingir esta visão.

Desta forma, o modelo transformacional aumenta a cooperação entre os subordinados, que por sua vez melhoram os resultados e implementam mudanças dentro da organização.


Quais as desvantagens da liderança transformacional?

Apesar das vantagens acima, existem certas desvantagens na abordagem transformacional como: definição do objetivo errado, falta de visão da realidade e excesso de autopromoção.

Desvantagens Liderança Transformacional

Vamos aprender mais sobre estas desvantagens?

Definição do objetivo errado

Talvez o principal problema na estrutura da liderança transformacional esteja na definição da transformação desejada.

Geralmente, temos a tendência de acreditar que as transformações são sempre para algo positivo, porém isso nem sempre é verdade.

Às vezes o líder transformacional pode piorar as coisas e causar um enorme sofrimento dentro da organização.

Por exemplo, se você analisar o modelo de liderança de alguns ditadores, verá que a maioria usa características da liderança transformacional, porém as mudanças quase sempre levaram ao sofrimento humano.

Desta forma, usar a abordagem transformacional para promover mudanças positivas e éticas é fundamental para o sucesso da liderança.

Falta de visão da realidade

Além do objetivo errado, o foco e entusiasmos do líder na visão pode causar uma “cegueira da realidade”.

Normalmente, a abordagem entusiástica e apaixonada do líder é uma força para a mudança.

Porém, o entusiasmo e paixão podem diminuir a disposição do líder em investigar as falhas e encarar fatos inconvenientes.

Desta forma, ele pode ignorar a realidade e ser conduzido somente pelos seus ideais e visão aos resultados “desejados”.

Outro elemento que pode causar a falta de realidade está no relacionamento dos subordinados com o líder.

Como o líder cria um relacionamento positivo e de apoio aos subordinados. A capacidade dos subordinados de criticar o líder ou mesmo o projeto pode ficar diminuída.

Assim, a abordagem entusiasta da liderança transformacional pode levar a um otimismo excessivo, no qual a equipe acaba perseguindo metas que não são realistas ou alcançáveis.

Excesso de autopromoção do líder

Semelhante à liderança carismática, o líder transformacional precisa usar o gerenciamento de impressões para motivar seus subordinados.

Porém, o foco em “liderar pelo exemplo” tem um lado negativo quando entra no território da autopromoção excessiva.

Desta forma, existe o risco do líder se tornar mais preocupado com a proteção da sua imagem ao invés de apoiar e desenvolver os seus subordinados.


Como se tornar um líder transformacional?

A liderança transformacional não é um estilo de liderança fácil de implementar e dominar. É preciso muita dedicação e experiência para se tornar um líder realmente bom em criar mudanças significativas.

Competências Liderança Transformacional

Para ajudar você neste processo de desenvolvimento, reuni abaixo as 4 competências que julgo fundamentais do líder transformacional, são elas:

Saber criar uma visão inspiradora

As pessoas precisam de uma razão convincente para se levantarem todas as manhãs e seguirem a sua liderança.

Por isso, você precisa criar e comunicar uma visão inspiradora do futuro. Caso contrária à sua liderança não será considerada transformacional.

Para isso, você precisa ser capaz de entender os valores dos seus subordinados, analisar as capacidades e recursos da sua organização e selecionar o melhor caminho a seguir.

Se você está desenvolvendo uma visão para sua equipe, comece analisando a missão e a visão da empresa e explore as formas como a sua equipe pode contribuir para sua realização.

Motivar as pessoas a comprar e entregar a visão

Uma vez definida a visão, você precisa motivar os seus subordinados a comprar e entregar a visão.

Para isso, você deve conhecer as necessidades dos membros da sua equipe para criar uma narrativa que ajude as pessoas a enxergar o impacto positivo da sua visão no seu desenvolvimento individual.

Por isso, o líder transformacional fala sobre sua visão com frequência e sempre conecta as atividades dos subordinados com o objetivo comum.

Desta forma, você conecta as necessidades individuais dos seus subordinados com o contexto da organização.

Isso ajuda os liderados a verem como eles podem contribuir para a organização e ao mesmo tempo se desenvolverem.

Saber gerenciar a entrega da visão

Uma visão não adianta por si só, ela precisa se tornar realidade.

Muitos líderes cometem o erro de apenas desenvolver uma visão inspiradora e não gerenciar a sua entrega.

Para gerenciar a entrega da visão, você precisa combinar um gerenciamento de projetos eficaz com um gerenciamento de mudanças.

Por isso, comunique claramente os papéis e responsabilidades de cada pessoa e conecte-os a visão e propósito da organização.

E mais, todos os membros do grupo devem entender quais são as suas responsabilidades e saber como você irá medir o sucesso deles.

Para isso, defina metas e objetivos individuais para todos os membros da equipe. Isso ajudará as pessoas a mensurar os seus ganhos e permanecer motivadas.

Além disso, gerencie as atividades junto com a equipe, faça reuniões de acompanhamento frequentemente e esteja disponível para responder às perguntas conforme elas surgem.

Construa relacionamentos fortes e confiáveis

Como um líder transformacional, você precisa concentrar sua atenção em seu pessoal e trabalhar duro para ajudá-los a alcançar seus objetivos e sonhos.

Liderança é um processo de longo prazo, e você como líder, precisa trabalhar constantemente para construir relacionamentos, ganhar confiança e ajudar seu pessoal a crescer como indivíduo.

Para isso, você deve conhecer seu time individualmente para entender suas necessidades de desenvolvimento e ajudá-los a atingir suas metas de carreira.

Outra forma de construir confiança é sendo aberto e honesto nas suas interações. Divulgue informações pessoais seguras sobre si e estreite o seu relacionamento com a equipe.

Por fim, reserve tempo para treinar o seu time. Quando você os ajuda a encontrar as suas próprias soluções, você não apenas cria uma equipe qualificada, mas também fortalece sua autoconfiança e a confiança deles em você.


Conclusão sobre a liderança transformacional

A liderança transformacional é construída em torno da ideia de liderar pelo exemplo e motivar as pessoas através de uma visão clara dos objetivos.

O modelo enfatiza a importância do líder, que deve ser capaz de criar uma visão clara da mudança e explicar essa visão de uma maneira que inspire os seguidores a se juntarem à luta.

Logo, o líder transformacional deve usar a sua inteligência emocional para criar uma estrutura que entusiasme os seus seguidores.

Embora a liderança transformacional possa ser altamente eficaz em algumas situações, ela também tem suas desvantagens e pontos de atenção, como o culto à personalidade do líder.

E mais, a liderança transformacional requer um componente moral e ético, pois a história já nos mostrou que nem todas as mudanças são boas.

Assim, concluímos que a liderança transformacional é um estilo poderoso para manter a equipe aberta e motivada para lidar com as mudanças tecnológicas do mundo atual.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender tudo sobre como liderar consulte a página liderança. Nela nos reunimos todos os conteúdos blog relacionados ao tema.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

2 comentários sobre “Liderança Transformacional: o que é e quais as vantagens e desvantagens?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *