Teoria X e Teoria Y

Teoria X e Teoria Y: entendendo o que motiva as pessoas

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Qual a importância da Teoria X e Teoria Y?

O que você acha que motiva as pessoas a irem trabalhar todos os dias?

Você acredita que as pessoas buscam satisfação e querem fazer o melhor trabalho possível? Ou você acha que as pessoas olham para o trabalho como um fardo e simplesmente trabalham pelo dinheiro?

As suas suposições sobre o que motiva os membros de sua equipe podem ter uma influência significativa sobre a forma como você gerencia as pessoas.

Na década de 1960, o psicólogo social Douglas McGregor desenvolveu duas teorias contrastantes que explicavam como as crenças dos gerentes sobre o que motiva as pessoas afetavam seu estilo de liderança.

Por isso, conhecer a Teoria X e Teria Y desenvolvida por McGregor é tão importante. Através dela nós podemos fazer uma autorreflexão sobre o nosso estilo predominante de gestão.

Neste artigo vou explicar tudo sobre a teoria de McGregor e mostrarei como ela se aplica nas empresas. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua capacidade de motivar as pessoas? Então faça o nosso teste gratuito Qual o seu nível das suas habilidades de motivar.


Conhecendo a Teoria X e Teoria Y

As Teoria X e Teoria Y foram explicadas pela primeira vez por McGregor em seu livro “The Human Side of Enterprise” em 1960.

Segundo McGregor, se você acredita que os membros de sua equipe não gostam de seu trabalho e têm pouca motivação, é provável que você use um estilo de gerenciamento autoritário.

Essa abordagem é muito prática e geralmente envolve o micro gerenciamento do trabalho das pessoas para garantir que elas sejam feitas adequadamente. McGregor chamou isso de Teoria X.

Por outro lado, se você acredita que seu pessoal se orgulha de seu trabalho e o vê como um desafio, então você provavelmente adotará um estilo de gerenciamento mais participativo.

Os gerentes que usam a abordagem participativa acreditam que as pessoas se apropriam de seus trabalhos e o fazem efetivamente por conta própria. McGregor chamou isso de Teoria Y.

A abordagem que você adotar terá um impacto significativo na sua capacidade de motivar os membros de sua equipe.

Portanto, é importante entender como suas percepções sobre o que motiva as pessoas podem moldar seu estilo de gerenciamento.

Vamos agora dar uma olhada mais profunda nas duas diferentes teorias e descobrir como e quando elas podem ser úteis no local de trabalho.


Teoria X

Os administradores da Teoria X tendem a ter uma visão pessimista de seu pessoal. Eles acreditam que as pessoas são naturalmente desmotivados e não gostam de trabalhar.

Como resultado, eles acham que os membros da equipe precisam ser cobrados, recompensados ou punidos constantemente para garantir que eles concluam as suas tarefas.

O trabalho em organizações que são gerenciadas pela Teoria X tendem a ser repetitivos e as pessoas geralmente são motivadas por uma abordagem de “resultado e recompensa”.

As avaliações de desempenho e remuneração geralmente são baseadas em resultados tangíveis, como números de vendas, e são usados para controlar.

Esse estilo de gerenciamento pressupõe que os trabalhadores:

  • Não gostam do seu trabalho;
  • Evitam a responsabilidade e necessitam de direção constante;
  • Devem ser controlados, forçados e ameaçados para entregar o trabalho;
  • Precisam ser supervisionados a cada passo;
  • Não são ambiciosos e precisam ser atraídos por recompensas para atingir metas.

De acordo com McGregor, as organizações com uma abordagem de Teoria X tendem a ter vários níveis de gerentes e supervisores para controlar e direcionar os trabalhadores.

A autoridade raramente é delegada e o controle permanece firmemente centralizado. Os gerentes são mais autoritários e intervêm ativamente para fazer as coisas. Eles seguem o estilo de liderança autocrática.

Embora a adoção da Teoria X esteja fora de moda nos últimos tempos, algumas grandes organizações podem achar que adotá-la é inevitável devido ao grande número de pessoas que empregam e aos prazos apertados que precisam cumprir.


Teoria Y

Já os gerentes da Teoria Y têm uma visão otimista e positiva sobre o seu pessoal e usam um estilo de gestão descentralizado e participativo. A sua abordagem se assemelha muito a liderança democrática.

Desta forma, eles encorajam uma maior colaboração baseada na confiança e relacionamento dos gerentes e os membros de sua equipe.

Na Teoria Y as pessoas têm maior responsabilidade e os gerentes as incentivam a desenvolver suas habilidades e sugerir melhorias.

As avaliações são regulares, mas ao contrário das organizações da Teoria X, elas são usadas para encorajar a comunicação aberta ao invés de garantir o controle.

As organizações da Teoria Y também oferecem aos funcionários oportunidades frequentes de promoção e crescimento.

Esse estilo de gerenciamento assume que os trabalhadores são:

  • Felizes por trabalhar por sua própria iniciativa;
  • Devem ser envolvidos na tomada de decisões;
  • São auto motivados para completar suas tarefas;
  • Devem ser responsabilizados pelo seu trabalho;
  • Precisam de pouca orientação;
  • Vêm o trabalho como gratificante e desafiador;
  • Resolvem os problemas de forma criativa.

A Teoria Y tornou-se mais popular entre as organizações devido ao crescente desejo dos trabalhadores por carreiras mais significativas que fornecem mais do que apenas dinheiro.

Ela também é vista por McGregor como superior à Teoria X. Segundo ele o estilo autoritário reduz os trabalhadores a “engrenagens em uma máquina” e desmotiva as pessoas a longo prazo.


Teoria X e Teoria Y nas empresas

A maioria dos gerentes usam uma mistura das Teoria X e Teoria Y nas empresas. No entanto, normalmente uma teoria é predominante sobre a outra.

Por exemplo, você pode ter uma tendência a micro gerenciar o trabalho da sua equipe, enquanto outros preferem adotar uma abordagem mais solta.

Embora ambos os estilos de gerenciamento possam motivar as pessoas, o sucesso de cada um depende em grande parte das necessidades e desejos da equipe.

Por exemplo, você pode usar um estilo de gerenciamento da Teoria X para os novos contratados que precisam de muita orientação. Ou ainda, você pode precisar assumir uma postura autoritária em uma situação que exija controle, como uma crise.

Já ao gerenciar uma equipe de especialistas que estão acostumados a trabalhar por iniciativa própria e precisam de pouca orientação, o gerenciamento através da Teoria Y tende a ser mais eficiente

No entanto, ambas as teorias têm seus desafios. A natureza restritiva da Teoria X pode levar as pessoas a se tornarem desmotivadas e não cooperativas se sua abordagem for muito rígida. Isso pode aumentar a rotatividade de pessoal e prejudicar sua reputação a longo prazo.

Por outro lado, se você adotar a abordagem da Teoria Y de forma exagerada, as pessoas podem se afastar de seus objetivos principais. E mais, indivíduos menos motivados também podem tirar proveito desse ambiente de trabalho mais relaxado, fugindo de seu trabalho.

E mais, as circunstâncias também podem afetar seu estilo de gerenciamento. A teoria X, por exemplo, é geralmente mais presente em organizações maiores ou em equipes nas quais o trabalho é repetitivo e direcionado a objetivos.

Nesses casos, é improvável que as pessoas encontrem crescimento ou realização em seu trabalho, por isso, a abordagem “resultado e recompensa” tende a ser mais bem-sucedida em motivar as pessoas.

Em contraste, a Teoria Y tende a ser mais promissora em organizações com uma estrutura mais plana, onde as pessoas nos níveis mais baixos estão envolvidas na tomada de decisões e têm alguma responsabilidade.


Conclusão sobre a Teoria X e Teoria Y

Segundo a Teoria X e Teoria Y, as suas suposições e a forma como você avalia as necessidades e desejos dos membros da sua equipe influenciam no seu estilo de gerenciamento.

No entanto, é importante que você desafie suas suposições e entende as necessidades individuais de seus membros da equipe regularmente.

Desta forma você estará mais preparado para adaptar a sua abordagem conforme as situações e subordinados.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender mais sobre como motivar as pessoas consulte a página trabalha em equipe. Nela nos organizamos todos os conteúdos blog relacionados a motivação.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Um comentário sobre “Teoria X e Teoria Y: entendendo o que motiva as pessoas

  1. Lucas muito obrigado pela seu artigo! me ajudou muito a entender a diferença entre as teorias X e Y , vou fazer o trabalho da minha faculdade encima desse artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *