como motivar a sua equipe

10 dicas incríveis de como motivar a sua equipe

 por Lucas Retondo – especialista em Startups


Você quer assistir uma aula rápida sobre como motivar a sua equipe? Então clique no player abaixo e assista o vídeo. Depois, para se aprofundar no assunto é só ler este artigo até o final.


Por que você deve motivar a sua equipe?

As pessoas são os ativos mais importante e de maior valor em todas as empresas. Quando você tem uma equipe motivada, vocês são capazes de alcançar qualquer objetivo.

Por isso, todo líder eficaz está constantemente pensando em maneiras de motivar e inspirar sua equipe. Esta busca é diária e eterna.

Afinal, como diria Zig Ziglar, um famoso escritor motivacional, “as pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente”.

Para ajudar você a encontrar formas de motivar e inspirar os seus funcionários na direção certa e alcançar os seus objetivos juntos, reuni neste artigo 10 dicas para você colocar em prática imediatamente. Boa leitura!

Dica:

Quer desenvolver mais rapidamente a sua capacidade de motivar as pessoas? Então faça o nosso teste gratuito Qual o seu nível das suas habilidades de motivar.


1. Comece aumentando a sua motivação

Uma pessoa desmotivada, sem energia, sem brilho nos olhos não é capaz de motivar, inspirar e entusiasmar os outros. Pelo contrário, pessoas desanimadas drenam a energia dos demais.

Por isso, o primeiro passo para você motivar a sua equipe é você começar por você. Afinal, liderança é exemplo, as pessoas observam muito mais as suas atitudes do que as suas palavras.

Logo, se você perdeu a sua motivação, sente que seu trabalho é inútil, está sempre desanimado ou tem dificuldade em iniciar novos projetos, leia o artigo automotivação para ver dicas de como mudar este quadro.

Agora, se você se sente motivado, mas acha que a sua equipe é o problema. Pare alguns minutos e busque respostas para as seguintes perguntas:

  • O que você já fez para motivar as pessoas?
  • Qual foram os resultados das suas ações?
  • Você envolveu as pessoas da definição das ações?
  • As pessoas desejavam as recompensas que você ofereceu?
  • Você gostaria de ser influenciado por você mesmo?

Responder estas perguntas de forma superficial é fácil. Porém, se você quer realmente motivar a sua equipe, é importante que você responda elas com profundidade.

Para isso, reserve 30 minutos da sua agenda para fazer uma reflexão profunda sobre os seus comportamentos e ações.

Dica:

Para aumentar a sua consciência sobre as suas habilidades de motivar as pessoas faça este teste gratuito.


2. Tenha consciência sobre o seu estilo

Cada um de nós tem uma personalidade única que se manifesta através dos nossos comportamentos e atitudes.

Estudos científicos já comprovaram que a nossa personalidade é influenciada pela genética. Porém, a maior parte dos nossos pensamentos e impulsos são influenciados por outros fatores, como ambiente, contexto, traumas e experiências.

Isso fica claro e evidente quando observamos gêmeos idênticos (univitelinos). Eles têm a mesma genética e tiverem praticamente a mesma infância, porém, quando adultos eles apresentam personalidades distintas, e muitas vezes completamente diferentes.

Dado este contexto, podemos supor que cada um de nós tem um estilo único de liderança. Cada um de nós tem o seu jeito próprio de influenciar as pessoas ao seu redor.

Porém, assim como existem diversos estudos sobre personalidades, existem várias pesquisas sobre os estilos de liderança.

Estas pesquisas buscam analisar qual o impacto do comportamento do líder nos seus liderados e resultados.

Em outras palavras, estes estudos buscam entender quais as consequências das atitudes do líder na equipe e organização.

Por isso, ter consciência sobre o seu estilo de liderança predominante é o segundo passo para motivar a sua equipe.

Por exemplo, a Teoria X e Teoria Y afirma que as suas suposições sobre o que motiva as pessoas influência significativamente sobre a forma como você gerencia as pessoas.

Ao ter conhecimento sobre o seu estilo e suas vantagens e desvantagens, você estará mais apto a adaptar o seu comportamento conforme a situação e contexto.

Portanto, invista parte do seu tempo para aumentar o seu autoconhecimento e ter consciência sobre os seus comportamentos.

Dica:

Para saber mais sobre os estilos de liderança consulte os artigos Estilos de Liderança e Tipos de Liderança.


3. Atenda às necessidades das pessoas

Líderes eficaz sabem que as pessoas são únicas, ou seja, cada membro da equipe tem as suas próprias necessidades pessoais.

E mais, gerentes eficientes sabem também que estas necessidades mudam com o tempo e contexto.

Logo, para motivar os seus liderados individualmente, procure identificar e atender as suas necessidades pessoais mais importantes no seu momento de vida atual.

Por exemplo, uma funcionária que acabou de voltar de licença maternidade pode desejar ter mais flexibilidade para organizar a sua rotina nos seus primeiros meses.

Assim como um funcionário que está passando por um divórcio provavelmente estará mais preocupado com a sua segurança financeira do que com o seu crescimento neste período.

Converse e se interesse pela vida dos membros da sua equipe para identificar e atender as suas necessidades pessoais consistentemente.

Dica:

Para saber mais sobre as necessidades humanas leia os artigos Pirâmide de Maslow, Teoria do ERG de Alderfer e Teoria da Motivação Humana de McClelland.


4. Higienize o seu ambiente de trabalho

Não conseguimos aumentar a nossa potência de agir quando estamos infelizes ou insatisfeitos. Pelo contrário, quando estamos descontentes a nossa energia interna diminui.

Muito gestores não observam esta relação e acabam adotando iniciativas para motivar as pessoas que não funcionam. Depois eles acabam frustrados e dizem que o problema está nas pessoas.

Não adianta você criar um programa sofisticado de premiação, se os seus funcionários estão insatisfeitos com as condições de trabalho oferecidas pela sua empresa.

Por isso, o primeiro passo para motivar a equipe é eliminar os fatores de higiene. Para isso, converse com as pessoas e busque identificar quais fatores podem estar criando insatisfação nas pessoas.

Uma vez identificados os fatores, trabalhe junto com os membros da sua equipe para eliminar estes fatores. Crie um plano de ação e dê transparência para as decisões tomadas.

Dica:

Se você quer ir mais a fundo neste tema, consulte o artigo Motivadores e fatores de higiene de Herzberg.


5. Ofereça recompensas valiosas

Alguns pesquisadores afirmam que não é possível motivar as pessoas. Eles dizem que as pessoas são motivadas por necessidades internas que não podem ser alteradas pelo ambiente.

Sim, a motivação é um impulso interno. Porém este processo interno é sim influenciado por fatores externos como medo, aprovação social e recompensas.

Se isso não fosse verdade boa parte das crianças não iriam para a escola, muitos jovens não iriam para as faculdades e muitos adultos ficariam em casa vendo Netflix.

Porém, é fato, a motivação intrínseca (interna) é muito mais forte e poderosa do que a motivação extrínseca (externa).

Então a pergunta aqui é, como oferecer recompensas externas que aumentem a motivação interna das pessoas?

E a resposta é simples, ofereça para as pessoas recompensas que elas realmente valorizam e desejam.

Para isso, converse com os membros da sua equipe e descubra o que eles querem e valorizam na sua empresa.

Defina as metas individuais junto com o colaborador e depois explique como essas metas contribuem para os objetivos organizacionais.

Disponibilize todos os recursos necessários para as pessoas atingirem as suas metas. Lembrando que os recursos podem ser físicos e emocionais.

As pessoas ficam motivadas quando acreditam que o seu esforço melhora o desempenho, e que o desempenho traz recompensas atraentes e valiosas.

Dica:

Para saber mais sobre a relação entre desempenho e recompensas leia o artigo Teoria da Expectativa.


6. Sempre espere o melhor das pessoas

Você já ouviu a frase “os deuses quando querem nos castigar atendem as nossas preces” do influente escritor Oscar Wilde?

Pois bem, esta frase não é apenas uma curiosidade, ela foi comprovada cientificamente pelos pesquisadores Robert Rosenthal e Lenore Jacobsen em 1968.

Eles fizerem um experimento em uma escola primária dos EUA e descobriram que as nossas expectativas filtram e alteraram a nossa percepção da realidade, de tal forma, que transformam a nossa expectativa em uma profecia autorrealizável.

Por exemplo, você já desejou comprar algo específico (um carro, uma roupa, um tênis, um sapato e etc) e percebeu que em todo lugar que você olhava lá estava o seu objetivo desejado?

Pois bem, este mesmo mecanismo de filtragem funciona quando temos expectativas negativas sobre um funcionário.

Quando acreditamos que determinado funcionário não é capaz de realizar as suas atividades, transmitimos essa expectativa negativa, mesmo que de forma inconsciente, para a pessoa.

Por exemplo, ficamos menos entusiasmados na hora de delegar uma tarefa, comunicamos os resultados esperados de forma mais superficial, observamos com mais atenção os seus erros e etc.

Enfim, quando achamos que algo vai dar errado, cultivamos em nossa mente pensamentos que comprovam a nossa expectativa e o resultado final é a nossa própria expectativa.

A boa notícia é que o contrário também é verdade, quando cultivamos expectativas positivas sobre os membros da equipe, criamos um círculo virtuoso de desempenho e desenvolvimento.

Portanto, espere sempre o melhor das pessoas. Cultive expectativas positivas e realistas sobre o desempenho dos seus liderados.

Dica:

Para saber mais sobre como motivar as pessoas através das suas expectativas leia o artigo Efeito Pigmaleão.


7. Incentive a automotivação

Apostar todas as suas fichas que somente as recompensas e premiações oferecidas são suficientes para motivar a sua equipe a atingir resultados acima das metas é ingenuidade.

Um bom sistema de recompensas é muito importante para direcionar as ações de curto prazo e alcançar as metas estabelecidas.

Porém, este sistema não incentiva as pessoas a irem além o esperado. Pelo contrário, quando usamos somente recompensas para motivar as pessoas o resultado pode ser desastroso.

Por isso, para tornar as pessoas verdadeiramente envolvidas com o trabalho você deve incentivar a automotivação dos seus funcionários. E para isso você pode utilizar a teoria da Motivação 3.0 de Daniel Pink.

De acordo com Pink, a motivação intrínseca das pessoas é baseada em três fatores principais: autonomia, maestria e propósito.

Segundo ele autonomia significa deixar as pessoas direcionarem e decidirem a sua própria vida e trabalho, ou seja, dar autonomia é deixar as pessoas controlarem o seu próprio trabalho.

Já a maestria é o desejo de melhorar continuamente. Em outras palavras, incentivar a maestria é envolver as pessoas na definição das suas próprias metas por exemplo.

E por fim, o propósito é entender e ter clareza de como o seu trabalho contribui para o sucesso da organização.

Dica:

Para ir mais a fundo na teoria do Daniel Pink leia o artigo como incentivar a automotivação nos seus funcionários.


8. Não acabe com o entusiasmo dos novatos

Uma das teorias sobre motivação que eu mais gosto parte da premissa que todos nós iniciamos um novo emprego entusiasmados e motivados.

Porém, o nosso entusiasmo diminui gradualmente à medida que encontramos um ambiente de trabalho negativo ou práticas de trabalho desfavoráveis. Faz sentido né!

E como você faz para evitar que os novos contratados não percam o seu entusiasmo inicial?

Segundo David Sirota, o pesquisador que desenvolveu esta teoria, os três fatores chave para manter os seus funcionários motivados e entusiasmados até a aposentadoria são: equidade, realização e camaradagem.

Para isso, procure tratar as pessoas de forma justa, ofereça segurança psicológica, torne o trabalho importante, reconheça as conquistas e crie um ambiente com bons relacionamentos dentro da equipe.

Dica:

Para saber mais sobre os três fatores de Sirota consulte o artigo Como manter os funcionários entusiasmados até a aposentadoria.


9. Reconheça e comemore as conquistas

Saber que estamos trabalhando em atividades importantes e necessárias para atingir os nossos objetivos torna os sacrifícios reconfortantes.

Quando encerramos o dia com a sensação de dever cumprido ficamos mais confiantes e motivados a continuar trabalhando duro no dia seguinte.

Por isso, motivar a equipe através de pequenas vitórias é uma das formas mais eficazes se criar engajamento e propósito.

Para isso, defina metas e objetivos claros, forneça todos recursos necessários e dê tempo e autonomia para as pessoas trabalharem.

E mais, forneça suporte e acompanhamento. Fique próximo o suficiente para as pessoas saberem que você está disponível, e ao mesmo tempo distante o suficiente para as pessoas avançarem sozinhas.

E quando você observar uma conquista, comemore!

Não deixe este momento passar em branco. Não perca a oportunidade de mostrar para a pessoa o seu reconhecimento e para a equipe o caminho certo a ser seguido.

Dica:

Para saber mais sobre os benefícios do reconhecimento leia o artigo Como motivar a sua equipe reconhecendo os resultados.


10. Procure alegrar as pessoas

Segundo Baruch Espinoza, um dos grandes racionalistas e filósofos do século XVII, a alegria é o aumento da potência de agir, ou seja, quando estamos alegres a nossa energia para agir é maior.

Por outro lado, a definição de motivação é o impulso interno que nos faz agir para atingir os nossos objetivos.

Portanto, quando uma pessoa está alegre no trabalho, a sua potência de agir aumenta, e consequentemente, a sua motivação também aumenta.

Sei que para muitos isso parece ilusão. Muitas pessoas acreditam que alegria e trabalho não combinam. Que a alegria é sinônimo de falta de produtividade e comprometimento.

Porém, isso não é verdade. Quando estamos felizes as nossas obrigações se transformam em atividades prazerosas. As dificuldades passam a ser vistas como desafios e os erros são vistos como oportunidades de aprendizado.

Por isso, procure tornar o ambiente de trabalho mais leve, ajude as pessoas a criarem bons relacionamentos, permita momentos de descontração e brincadeiras na medida certa.

Mostre através das suas atitudes que existem momentos de descontração e confraternização. E existem momentos de concentração e produção.


Conclusões sobre como motivar a sua equipe

Motivar a equipe é responsabilidade do líder. Por isso, não adianta ficar reclamando do RH ou da cultura da empresa.

Se você é líder, assuma a responsabilidade por este processo, comece aumentando a sua própria motivação e alinhamento com os valores organizacionais. Caso contrário nem adianta tentar motivar os outros.

Quando você tem brilhos nos olhos e acredita que é possível melhorar os resultados da sua equipe, esta expectativa é transmita aos demais mesmo que de forma inconsciente.

Por isso, estabeleça objetivos e metas desafiadoras e realistas ao mesmo tempo. Converse com todos os membros da sua equipe para conhecer as suas necessidades pessoais, expectativas e pontos fortes.

Seja um líder participativo e engajado. Use as dicas acima para criar processos e fluxos de trabalho que aumentam a motivação e bem-estar das pessoas.

E mais, tenha consciência que as coisas mudam constantemente. Logo, não fique preso a modelos que deram certo no passado, busque sempre melhorar e atualizar as formas como você motivada a sua equipe.

E parabéns, se você chegou até aqui, você está no caminho certo. Uma das competências mais importantes de um líder é aprender continuamente.

Não esqueça de deixar as suas dúvidas e sugestões nos comentários. Eu quero muito saber o que você achou deste artigo.

Muito obrigado e até a próxima.

Dica:

Para aprender mais sobre como motivar as pessoas consulte a página trabalha em equipe. Nela nos organizamos todos os conteúdos blog relacionados a motivação.


Quem é Lucas Retondo?

Sou empresário, mentor e consultor especialista em Startups. Atualmente sou sócio fundador da Startup Creator apaixonado por tecnologia e modelos de negócio inovadores.

Em 2017 larguei um emprego estável como gerente executivo em um multinacional para criar a minha primeira Startup, o PraConstruir. Desde então venho atuando na área de tecnologia e apoiando empresários de TI a criarem organizações e soluções exponenciais.

No passado atuei como consultor e executivo em diversos setores e empresas, como: Ford, Mahle, Renault, MWM, Chevrolet, Magneti Marelli, Pirelli, TIM, Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros, Cosan, Mobil, Rumo Logística e Raízen.

Também possuo 5 certificações internacionais em coaching, além dos títulos de MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Para saber mais sobre o meu histórico profissional consulte o meu LinkedIn e me acompanhe no Facebook, Instagram ou YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *